Resumo: A investigação pretende sistematizar a percepção do fenômeno da exclusão/inclusão social por parte de estudantes universitários de ambos os sexos, entre 18 e 24 anos em 5 Universidades da rede IUS (UCSH/CHILE, UPS/ECUADOR, UCB/BRASIL, USB/BOLIVIA e UDB/EL SALVADOR). A proposta encontra relevância teórica na medida em que busca dar fundamento empírico a uma leitura particular da inclusão/exclusão, a partir de uma perspectiva claramente multidimensional à compreensão do fenômeno. Constitui-se, além do mais, como um aporte à construção local de conhecimento sobre o tema da exclusão social. Para tanto busca-se analisar a exclusão/inclusão a partir de um grupo que vivencia o paradoxo de ser uma coletividade, os jovens universitários, que, a partir da variável etária encontra-se estruturalmente excluído, e sobre o qual se depositam as %u201Cesperanças sociais%u201D de continuidade, mudança e transformação. As questões que motivam a pesquisa referem-se ao avançar da compreensão das manifestações da inclusão/exclusão na juventude brasileira através de um modelo que contemple os âmbitos e níveis de exclusão/inclusão propostos. Para analisar o fenômeno, o modelo teórico que se propõe funciona em dois vetores: por um lado contempla em paralelo as três dimensões descritas para a exclusão social (politica, econômica e cultural); porem agrega a ideia de que nessas dimensões é possível apreciar manifestações estruturais, intergrupais e subjetivas da exclusão. O objetivo geral do projeto é o de compreender as continuidades e descontinuidades entre as dimensões estruturais e subjetivas do fenômeno de inclusão/exclusão, nos âmbitos politico, econômico e cultural de jovens universitários brasileiros e latino-americanos entre 18 e 24 anos. A metodologia da pesquisa será mista, contendo elementos qualitativos, de análise social do discurso e análise documental; e quantitativos próprios da construção de um instrumento psicométrico. Para a colheita de dados serão utilizadas inicialmente entrevistas abertas com jovens de diversos cursos; seguem-se grupos focais por cursos. Segue-se uma análise social do discurso. A segunda parte, quantitativa, constará da elaboração de um questionário e apresentação de resultados. Espera-se, como resultado, a constituição de uma rede temática sobre inclusão/exclusão juvenil no âmbito educativo na Rede IUS; A sistematização de uma escala de percepção da exclusão e inclusão social entre os jovens universitários; construção de um instrumento de medição de tal percepção no mundo universitário. |