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Projeto: EFEITOS DE ACAMPAMENTO RECREATIVO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DE ACOMPANHAMENTO INTERDISCIPLINAR SOBRE PARÂMETROS DE SAÚDE EM CRIANÇAS OBESAS

Coordenador(a): CARMEN SILVIA GRUBERT CAMPBELL
Vigência: 19/02/2015 a 30/09/2020
Situação: Inativo
Programa/Curso: Educação Física - Stricto Sensu
Escola: {nme_escola}
Agência: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Edital: MCTI/CNPq UNIVERSAL Nº 14/2014 - FAIXA C - ATÉ 120.000,00
Chamada Chamada Única
Resumo:
A obesidade, associada aos maus hábitos alimentares e inatividade física, tem sido considerada um
problema de saúde pública mundial e está relacionada não só a prejuízos sociais, físicos, emocionais e
fisiológicos. Além disso, crianças obesas possuem maior prejuízo da função cognitiva e pior desempenho
escolar em comparação com crianças mais ativas fisicamente e eutróficas. Em estudo prévio observamos,
por meio de registros eletroencefalográficos, que crianças eutróficas submetidas a brincadeiras ativas
apresentaram melhor desempenho em teste cognitivo subsequente, porém isso não foi investigado em
crianças obesas. Outra condição alterada no indivíduo obeso que está associada à alimentação inadequada é
a microbiota intestinal. Esta alteração está relacionada à maior absorção de alimentos ricos em lipídios e
carboidratos advindos da dieta resultando em inflamação intestinal e sistêmica. A mudança de hábitos
alimentares pode contribuir para uma microbiota intestinal que contribua para uma melhor saúde de
crianças obesas. No entanto, para o sucesso no combate à obesidade infantil, um bom programa
interdisciplinar de educação em saúde deve conter diferentes atividades, estratégias e instrumentos
motivadores direcionados às crianças e aos seus pais. Neste sentido, a procura por acampamentos de férias
voltados para a saúde das crianças tem crescido atualmente. Porém, a maioria destes acampamentos não é
realizada com objetivos científicos. Após cinco dias de acampamento recreativo de educação em saúde com
crianças obesas, denominado KiDivertido Ser Saudável (KiDS), conduzido pelo nosso grupo, observou-se
melhora de todos os parâmetros de saúde investigados, bem como alteração positiva no estilo de vida.
Porém ao final do acompanhamento de três meses realizado após o KiDS não foi observada melhora
adicional nestes parâmetros. A aplicação de um diário de hábitos, aliado a um programa semanal de
orientação sobre hábitos saudáveis, pode exercer um papel importante na mudança positiva do estilo de
vida e consequente melhora nos parâmetros de saúde nestas crianças, assim como observado em estudo
com crianças eutróficas realizadas pelo nosso grupo. Novas e diferentes estratégias precisam ser aplicadas
durante o acompanhamento, após o KiDS, para que a criança continue a progredir nos parâmetros de saúde
avaliados. Os aplicativos para celular, voltados para a promoção de um estilo de vida mais saudável
conquistaram o público adulto, porém pouco se tem desenvolvido este tipo de instrumento tecnológico de
apoio à promoção da saúde voltada para o público infantil. Sendo assim, o objetivo deste projeto de
pesquisa é avaliar o efeito de cinco dias do acampamento recreativo de educação em saúde KiDS, e a
utilização de diferentes instrumentos educativos, motivacionais e tecnológicos aplicados durante três meses
sobre parâmetros relacionados à saúde em crianças obesas. Para a realização do estudo serão recrutadas 30
crianças obesas, não portadoras de hipertensão arterial e diabetes, liberadas para prática de atividade física
por médico cardiologista. Atividades educativas e motivacionais também serão direcionadas aos pais e
demais familiares das crianças participantes do projeto. As crianças serão avaliadas nos momentos pré e
após KiDS, após acompanhamento de três meses e ao final de três meses do término do acompanhamento
nas seguintes variáveis: antropométricas, composição corporal, pressão arterial, nível de atividade física,
aptidão física relacionada à saúde, estilo de vida, comportamento alimentar, microbiota intestinal e
cognição. O desempenho escolar das crianças será avaliado nos momentos pré KiDS, pós acompanhamento
de três meses e ao final de três meses do término do acompanhamento. Nestes momentos também será
aplicado aos pais/responsáveis pela criança um questionário de estilo de vida e sobre o seu grau de
envolvimento e colaboração para com o programa. Maiores detalhes da metodologia podem ser visualizados
no projeto em anexo.
OBJETIVO
Avaliar a influência de cinco dias de acampamento recreativo de educação em saúde com atividades físicas,
educativas e alimentação saudável, bem como acompanhamento durante seis meses sobre fatores de risco
à saúde, estilo de vida, cognição e desempenho escolar de crianças obesas.
O exercício físico, a alimentação saudável, o suporte psicológico e o acompanhamento da saúde são
fundamentais para a população obesa, porém para que estas intervenções resultem em êxito é necessária a
conscientização por meio da educação em saúde, da motivação para a mudança de comportamento e do
comprometimento da criança e de sua família. Isso pode ser alcançado com o apoio de profissionais de
diferentes áreas, atuando de forma interdisciplinar em busca do mesmo objetivo. Acerca da atuação das
áreas da saúde, o profissional da educação física pode desenvolver e estimular a prática de exercício físico;
assim como o profissional da nutrição pode tratar dos assuntos pertinentes à dieta; ao médico cabem as
avaliações e acompanhamento do desenvolvimento e da saúde; e ao psicólogo o acompanhamento para a
superação das dificuldades enfrentadas. É pouco provável que algum desses profissionais trabalhando
sozinho obtenha êxito considerável na melhora da saúde de uma criança obesa, haja vista o grande número
de pessoas que se matriculam em programas de controle de peso após tentativas prévias frustradas. Todos
estes profissionais são fundamentais para o êxito de qualquer programa de promoção da saúde e prevenção
de doenças, como a obesidade. Além disso, as estratégias, atividades e instrumentos empregados num
programa como este precisam estimular e motivar as crianças obesas a fazer o melhor para sua saúde.
Porém isto não é uma tarefa fácil, pois frequentemente crianças obesas e suas famílias apresentam muita
dificuldade e/ou resistência a mudar seu comportamento. As estratégias de intervenção que poderão
induzir uma maior adesão à prática de atividade física e busca por alimentação saudável precisam ser
investigadas. Sabe-se que uma grande dificuldade no combate à obesidade é o fato do retorno aos hábitos e
a consequente perda dos benefícios adquiridos após o término de um programa de acompanhamento. Neste
sentido, verificamos que a adesão ao programa de mudança de hábitos ocorre quando existe não só um
acompanhamento por uma equipe interdisciplinar, mas também no emprego de instrumentos educativos
atraentes e motivadores que auxiliem na eficiência do programa nos momentos em que as crianças estejam,
por exemplo, em suas residências com seus familiares, fazendo compras no supermercado em ambientes
fora do domínio e/ou assistência dos membros da equipe. O desenvolvimento destas estratégias irá
contribuir para estimular reflexões sobre os programas de atividades físicas voltados para a criança obesa,
bem como levantar questionamentos tais como: Por onde estão estas crianças obesas? O que estarão
fazendo? Por que preferem se isolarem a participarem das aulas de educação física na escola? Será que ela
sente que as atividades físicas programadas foram elaboradas para incluí-la ou para excluí-la? Que tipo de
atividade física talvez ela prefira realizar? As de caráter competitivo ou alguma que ela possa alcançar
algum êxito e ir, aos poucos, adquirindo confiança em si mesma, e sentindo prazer e vontade de executá-la
novamente num próximo momento? Muitas vezes o que muitos acham ser o melhor para estas crianças não
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o é na realidade. Em termos de estímulos às atividades físicas, o melhor é incentivá-la a fazer o que ela
pode, consegue, deseja e sente prazer em fazer. E isso somente os profissionais da área da saúde
trabalhando conjuntamente conseguirão ter acesso, e dessa forma, a adesão a qualquer programa de saúde
voltado para elas poderá ser eficaz. A avaliação da função cognitiva, do desempenho escolar, da microbiota
e de estratégias para manter as crianças e famílias motivadas na continuidade do programa de mudança de
hábitos visa acrescentar algo além do que geralmente é investigado nas pesquisas com crianças obesas
(peso, IMC, %G, PA, lipidemia, insulinemia, glicemia e aptidão física).
Dessa forma,este projeto visa contribuir para o corpo de conhecimento sobre estratégias e instrumentos que
possam ser efetivos no combate à obesidade infantil.
Equipe:
1 - CARMEN SILVIA GRUBERT CAMPBELL - Pesquisador Interno
2 - ELAINE CRISTINA VIEIRA - Pesquisador Interno
3 - HERBERT GUSTAVO SIMOES - Pesquisador Interno
4 - ISABELA ALMEIDA VIANA RAMOS - Aluno
5 - MILTON ROCHA DE MORAES - Pesquisador Interno
6 - OCTAVIO LUIZ FRANCO - Pesquisador Interno
7 - Raiane Maiara dos Santos Pereira - Aluno
8 - Stéphany Vieira Brito - Aluno
9 - Suliane Beatriz Rauber - Aluno
Orçamento Aprovado:
Material de ConsumoR$ 30.500,00
Serviço de TerceirosR$ 3.000,00
Valor TotalR$ 33.500,00
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