Coordenador(a): | CARMEN SILVIA GRUBERT CAMPBELL | ||||||
Vigência: | 19/02/2015 a 30/09/2020 | ||||||
Situação: | Inativo | ||||||
Programa/Curso: | Educação Física - Stricto Sensu | ||||||
Escola: | {nme_escola} | ||||||
Agência: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | ||||||
Edital: | MCTI/CNPq UNIVERSAL Nº 14/2014 - FAIXA C - ATÉ 120.000,00 | ||||||
Chamada | Chamada Única | ||||||
Resumo: A obesidade, associada aos maus hábitos alimentares e inatividade física, tem sido considerada um problema de saúde pública mundial e está relacionada não só a prejuízos sociais, físicos, emocionais e fisiológicos. Além disso, crianças obesas possuem maior prejuízo da função cognitiva e pior desempenho escolar em comparação com crianças mais ativas fisicamente e eutróficas. Em estudo prévio observamos, por meio de registros eletroencefalográficos, que crianças eutróficas submetidas a brincadeiras ativas apresentaram melhor desempenho em teste cognitivo subsequente, porém isso não foi investigado em crianças obesas. Outra condição alterada no indivíduo obeso que está associada à alimentação inadequada é a microbiota intestinal. Esta alteração está relacionada à maior absorção de alimentos ricos em lipídios e carboidratos advindos da dieta resultando em inflamação intestinal e sistêmica. A mudança de hábitos alimentares pode contribuir para uma microbiota intestinal que contribua para uma melhor saúde de crianças obesas. No entanto, para o sucesso no combate à obesidade infantil, um bom programa interdisciplinar de educação em saúde deve conter diferentes atividades, estratégias e instrumentos motivadores direcionados às crianças e aos seus pais. Neste sentido, a procura por acampamentos de férias voltados para a saúde das crianças tem crescido atualmente. Porém, a maioria destes acampamentos não é realizada com objetivos científicos. Após cinco dias de acampamento recreativo de educação em saúde com crianças obesas, denominado KiDivertido Ser Saudável (KiDS), conduzido pelo nosso grupo, observou-se melhora de todos os parâmetros de saúde investigados, bem como alteração positiva no estilo de vida. Porém ao final do acompanhamento de três meses realizado após o KiDS não foi observada melhora adicional nestes parâmetros. A aplicação de um diário de hábitos, aliado a um programa semanal de orientação sobre hábitos saudáveis, pode exercer um papel importante na mudança positiva do estilo de vida e consequente melhora nos parâmetros de saúde nestas crianças, assim como observado em estudo com crianças eutróficas realizadas pelo nosso grupo. Novas e diferentes estratégias precisam ser aplicadas durante o acompanhamento, após o KiDS, para que a criança continue a progredir nos parâmetros de saúde avaliados. Os aplicativos para celular, voltados para a promoção de um estilo de vida mais saudável conquistaram o público adulto, porém pouco se tem desenvolvido este tipo de instrumento tecnológico de apoio à promoção da saúde voltada para o público infantil. Sendo assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o efeito de cinco dias do acampamento recreativo de educação em saúde KiDS, e a utilização de diferentes instrumentos educativos, motivacionais e tecnológicos aplicados durante três meses sobre parâmetros relacionados à saúde em crianças obesas. Para a realização do estudo serão recrutadas 30 crianças obesas, não portadoras de hipertensão arterial e diabetes, liberadas para prática de atividade física por médico cardiologista. Atividades educativas e motivacionais também serão direcionadas aos pais e demais familiares das crianças participantes do projeto. As crianças serão avaliadas nos momentos pré e após KiDS, após acompanhamento de três meses e ao final de três meses do término do acompanhamento nas seguintes variáveis: antropométricas, composição corporal, pressão arterial, nível de atividade física, aptidão física relacionada à saúde, estilo de vida, comportamento alimentar, microbiota intestinal e cognição. O desempenho escolar das crianças será avaliado nos momentos pré KiDS, pós acompanhamento de três meses e ao final de três meses do término do acompanhamento. Nestes momentos também será aplicado aos pais/responsáveis pela criança um questionário de estilo de vida e sobre o seu grau de envolvimento e colaboração para com o programa. Maiores detalhes da metodologia podem ser visualizados no projeto em anexo. OBJETIVO Avaliar a influência de cinco dias de acampamento recreativo de educação em saúde com atividades físicas, educativas e alimentação saudável, bem como acompanhamento durante seis meses sobre fatores de risco à saúde, estilo de vida, cognição e desempenho escolar de crianças obesas. O exercício físico, a alimentação saudável, o suporte psicológico e o acompanhamento da saúde são fundamentais para a população obesa, porém para que estas intervenções resultem em êxito é necessária a conscientização por meio da educação em saúde, da motivação para a mudança de comportamento e do comprometimento da criança e de sua família. Isso pode ser alcançado com o apoio de profissionais de diferentes áreas, atuando de forma interdisciplinar em busca do mesmo objetivo. Acerca da atuação das áreas da saúde, o profissional da educação física pode desenvolver e estimular a prática de exercício físico; assim como o profissional da nutrição pode tratar dos assuntos pertinentes à dieta; ao médico cabem as avaliações e acompanhamento do desenvolvimento e da saúde; e ao psicólogo o acompanhamento para a superação das dificuldades enfrentadas. É pouco provável que algum desses profissionais trabalhando sozinho obtenha êxito considerável na melhora da saúde de uma criança obesa, haja vista o grande número de pessoas que se matriculam em programas de controle de peso após tentativas prévias frustradas. Todos estes profissionais são fundamentais para o êxito de qualquer programa de promoção da saúde e prevenção de doenças, como a obesidade. Além disso, as estratégias, atividades e instrumentos empregados num programa como este precisam estimular e motivar as crianças obesas a fazer o melhor para sua saúde. Porém isto não é uma tarefa fácil, pois frequentemente crianças obesas e suas famílias apresentam muita dificuldade e/ou resistência a mudar seu comportamento. As estratégias de intervenção que poderão induzir uma maior adesão à prática de atividade física e busca por alimentação saudável precisam ser investigadas. Sabe-se que uma grande dificuldade no combate à obesidade é o fato do retorno aos hábitos e a consequente perda dos benefícios adquiridos após o término de um programa de acompanhamento. Neste sentido, verificamos que a adesão ao programa de mudança de hábitos ocorre quando existe não só um acompanhamento por uma equipe interdisciplinar, mas também no emprego de instrumentos educativos atraentes e motivadores que auxiliem na eficiência do programa nos momentos em que as crianças estejam, por exemplo, em suas residências com seus familiares, fazendo compras no supermercado em ambientes fora do domínio e/ou assistência dos membros da equipe. O desenvolvimento destas estratégias irá contribuir para estimular reflexões sobre os programas de atividades físicas voltados para a criança obesa, bem como levantar questionamentos tais como: Por onde estão estas crianças obesas? O que estarão fazendo? Por que preferem se isolarem a participarem das aulas de educação física na escola? Será que ela sente que as atividades físicas programadas foram elaboradas para incluí-la ou para excluí-la? Que tipo de atividade física talvez ela prefira realizar? As de caráter competitivo ou alguma que ela possa alcançar algum êxito e ir, aos poucos, adquirindo confiança em si mesma, e sentindo prazer e vontade de executá-la novamente num próximo momento? Muitas vezes o que muitos acham ser o melhor para estas crianças não Página 2 de 8 o é na realidade. Em termos de estímulos às atividades físicas, o melhor é incentivá-la a fazer o que ela pode, consegue, deseja e sente prazer em fazer. E isso somente os profissionais da área da saúde trabalhando conjuntamente conseguirão ter acesso, e dessa forma, a adesão a qualquer programa de saúde voltado para elas poderá ser eficaz. A avaliação da função cognitiva, do desempenho escolar, da microbiota e de estratégias para manter as crianças e famílias motivadas na continuidade do programa de mudança de hábitos visa acrescentar algo além do que geralmente é investigado nas pesquisas com crianças obesas (peso, IMC, %G, PA, lipidemia, insulinemia, glicemia e aptidão física). Dessa forma,este projeto visa contribuir para o corpo de conhecimento sobre estratégias e instrumentos que possam ser efetivos no combate à obesidade infantil. |
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Equipe: |
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Orçamento Aprovado:
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