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Projeto: A contribuição do pensamento ecossistêmico no exercício da docência na educação superior

Coordenador(a): LUIZ SIVERES
Vigência: 20/12/2017 a 23/02/2021
Situação: Inativo
Programa/Curso: Educação - Stricto Sensu
Escola: {nme_escola}
Agência: Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal
Edital: FAPDF Nº 04/2017 - Demanda Espontânea
Chamada Chamada Única
Resumo:
Fatores como a globalização competitiva e exacerbada, o consumismo moldando desejos, vontades e relações humanas, tornando-as cada vez mais frágeis e voláteis, uma civilização insensível e a crise de valores éticos e morais podem ser aspectos que influenciam e são influenciados por instituições escolares. Instituições escolares que prometem aos indivíduos a prosperidade e o sucesso pela colação de grau de currículos formatados em épocas da revolução industrial. Um mundo líquido-moderno onde as ações humanas se constroem e se conduzem a partir da perspectiva da busca da felicidade, do sucesso e da utilidade pautada sob a ótica da descartabilidade. Esses aspectos impactam a educação das pessoas pela formação mecanicista, pela atuação individualista e pela busca racional de maximização de resultados. Um fantasma escolar de centro de repetição, de prescrição e de tratamento que inibe outras oportunidades de aprendizagem, onde o caráter disciplinar é o indicativo da formação. Um pensamento linear de origem cartesiana que entrega para a sociedade sujeitos e organizações com pouca capacidade de resolver problemas. Indivíduos que têm dificuldades em desenvolver um pensamento que articula e une os modos de pensar das pessoas. Uma formação e educação disciplinar, disciplinada e especializada. Sujeitos fragmentados pelo caráter disciplinar de projetos educativos que agem como se fossem ilhas reproduzindo o discurso institucional de prosperidade, de sucesso e de reprodução do conhecimento que dificulta os processos de articulação e de integração do conhecimento que contribuiriam para a aprendizagem significativa das pessoas. Essa situação requer a postulação do pensamento ecossistêmico como princípio articulador do pensamento integrado que une diferentes modos de pensar, que permita construção de uma tessitura comum entre sujeito e objeto, ordem e desordem, estabilidade e movimento, professor e aluno e todos os tecidos que regem os acontecimentos, as ações e interações que tecem a realidade da vida, o que pode propiciar uma educação transformadora que potencializa os processos de ensino e de aprendizagem à resolução de problemas de natureza complexa (MORAES, 2004). Com essa proposta, uma Universidade do Distrito Federal foi reorganizada em cinco Escolas de Educação que agrupam cursos de áreas de conhecimentos similares da graduação, da especialização e de programas de mestrado e de doutorado, em uma concepção do pensamento ecossistêmico, que teria o objetivo de desenvolver de forma integrada e complementar o ensino, a pesquisa e a extensão, porém sua organização curricular manteve uma formação e educação disciplinar, disciplinada e especializada. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é explorar a concepção do pensamento ecossistêmico presente em proposta de Universidade estruturada em Escolas em sua forma de agir e de pensar de professores reconhecidos por seus alunos pela capacidade de estimular o aprendizado sob o olhar do pensamento complexo e transdisciplinar. Este estudo foi classificado como pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e com o uso de técnicas estáticas e de análise de conteúdos para o tratamento dos dados. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a aplicação de questionário de pesquisa e entrevistas em profundidade. Utilizando o critério de acessibilidade, optou-se por aplicar os estudos em quinze cursos de graduação, respectivamente, em três cursos de cada Escola da Universidade, o que permitiria a comparabilidade entre cursos de áreas de conhecimentos diferenciadas. Para efeito de comparação dos resultados desta pesquisa com instituição de ensino internacional, definiu-se a Universidade de Ottawa – Canadá que possui parceria institucional com a Universidade objeto deste estudo. Os participantes da pesquisa serão 450 discentes (30 por curso de graduação), até 45 professores reconhecidos por seus alunos pela capacidade de estimular o aprendizado (3 professores por curso de graduação), 15 coordenadores e 15 assessores dos cursos (direção dos cursos de graduação) e 5 pesquisadores da área da educação (dois do Pensamento Ecossistêmico e Transdisciplinar, um da Pedagogia da Presença, da Proximidade e da Partida; um de Políticas Educacionais; um dos Sentidos da Docência). Os coordenadores, os assessores e os pesquisadores terão o caráter de validação e de complementação das informações. Os sujeitos da pesquisa da Universidade de Ottawa serão, respectivamente, 30 estudantes do curso de graduação, até 3 professores indicados por seus alunos pela capacidade de estimular o aprendizado e o coordenador do curso. Os discentes responderão pesquisa do tipo survey para a evidenciação de descritores – adjetivos que qualificam os professores – e a identificação de professores reconhecidos pela sua capacidade de estimular a aprendizagem discente. O resultado final da pesquisa será discutido com os coordenadores e assessores dos cursos e pesquisadores da área da educação. Os resultados esperados desta pesquisa se apresentam diante da possibilidade de proposição de iniciativas que poderiam permitir o exercício de uma docência integradora e articuladora que une os modos de pensar e de agir, contribuindo para o fortalecimento de uma Universidade organizada por Escolas, onde o pensamento ecossistêmico é concepção pedagógica em ação.
Equipe:
1 - ALENCAR FERNANDO DOMINGUES - Aluno
2 - Bolsista a Ser Definido - Aluno
3 - Daniel Santos Souza - Pesquisador Externo
4 - EDUARDO AMADEU DUTRA MORESI - Pesquisador Interno
5 - Giuliano Pagy Felipe dos Reis - Pesquisador Externo
6 - IDALBERTO JOSE DAS NEVES JUNIOR - Pesquisador Interno
7 - JOSE IVALDO ARAUJO DE LUCENA - Pesquisador Interno
8 - Leonard Swidler - Pesquisador Externo
9 - LUIZ SIVERES - Pesquisador Interno
10 - Maria Candida Borges de Moraes - Pesquisador Externo
11 - Rosa Jussara Bonfim Silva - Pesquisador Externo
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 32.400,00
Material PermanenteR$ 3.578,91
Serviço de TerceirosR$ 50.118,60
Valor TotalR$ 86.097,51
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