Coordenador(a): | ROBSON BORGES DIAS | ||||||||||
Vigência: | 05/02/2019 a 31/08/2022 | ||||||||||
Situação: | Inativo | ||||||||||
Programa/Curso: | Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa | ||||||||||
Escola: | {nme_escola} | ||||||||||
Agência: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | ||||||||||
Edital: | MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 - UNIVERSAL | ||||||||||
Chamada | MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 - UNIVERSAL | ||||||||||
Resumo: O presente projeto pretende mapear em pesquisa exploratória, documental, histórica, de abordagem qualitativa (processamento de análise textual pelo software livre Iramuteq), quantitativa (processamento SPSS), por meio de análise de conteúdo, como se estruturam e operam os prêmios em Relações Públicas e em Publicidade e Propaganda. O estudo será feito a partir um montante de 60 editais e regulamentos de premiações em todo o Brasil . O objetivo é o de entender e sistematizar tendências de práticas operacionais das premiações (1), estratégias de criação de discursos e de narrativas autorizadas (2), certificação das melhores práticas e de profissionais autorizados (3) certificação de organizações autorizadas a falar de dado tema com seus públicos (4), negociação de reputação e de credibilidade (5). Tem o potencial de sistematizar e de contribuir com o arcabouço teórico de Comunicação Organizacional ao produzir conhecimento sobre Comunicação e Cultura organizacional, Cultura Profissional em RP e em PP, Planejamento em comunicação, Comunicação com os stakeholders, Relacionamento com a mídia, Imagem e reputação organizacional, no âmbito de sociedades de pesquisa, tais como: Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (ABP2). Este estudo tem como antecedentes as pesquisas de mestrado (DIAS, 2008), de doutorado (DIAS, 2013) e o relatório de projeto de pesquisa recente (DIAS, 2018) voltados para premiações em Jornalismo e em Comunicação Organizacional. Todos de autoria do proponente deste projeto. Neste contexto, a aplicação também discute a relação entre comunicação e estratégia nas organizações (BALDISSERA, 2009; BUENO, 2009; BULGACOV; CURVELLO, SCROFERNEKER, 2008; MARCHIORI, 2010; 2011; KUNSCH, 2009; LIMA, 2014; PÉREZ, 2008; 2012; PÉREZ; MASSONI, 2009; REIS; MARCHIORI; CASALI, 2010). Acreditamos que nossa proposta pode contribuir para a consolidação e para a ampliação das abordagens comunicacionais em torno da temática das premiações com categorias e subcategorias exclusivas voltadas para Relações Públicas e Publicidade e Propaganda revelando contextos atuais de atuação profissional, relacionamento com públicos, práticas de excelência, produção de discursos sobre a estratégia e reputação organizacional. É importante frisar que se trata de um estudo com foco nas profissões com premiações que certificam o trabalho, o profissional e ainda organizações comprometidas com dado ethos discursivo (falas autorizadas) de RP e de PP. Nesse sentido, nos posicionamos entendendo a Comunicação Organizacional como “processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais” (BALDISSERA, 2008, p. 169). Nessa perspectiva, a negociação de sentidos em processos comunicacionais pode ser classificada em dimensões: a da Organização Comunicada, da fala oficial, autorizada, os processos planejados (BALDISSERA, 2009); a da Organização Comunicante, relações dos sujeitos com a organização (IDEM); e a da Organização Falada, fora do ambiente organizacional (IDEM). Sendo esta última dimensão o polo no qual focamos o olhar sobre os prêmios em Relações Públicas e em Publicidade Propaganda. Assim como ocorre na pesquisa sobre prêmio em Jornalismo (DIAS, 2017, 2016A, 2016B, 2016C, 2014A, 2014B, 2014C, 2014D, 2014E, 2014F, 2014G), que investiga muito a Cultura Organizacional e a Cultura Profissional dos jornalistas, tentaremos sistematizar os dados coletados na busca de elementos do ideário da profissão de RP e de PP que sejam alvo das premiações em estratégias de ethos discursivo buscando o engajamento desses profissionais. |
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Equipe: |
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Orçamento Aprovado:
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