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Projeto: AS INTERAÇÕES ENTRE CULTURA E INSTITUIÇÕES E SEUS EFEITOS SOBRE CRIME, EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Coordenador(a): PHILIPP EHRL
Vigência: 12/12/2018 a 28/02/2023
Situação: Ativo
Programa/Curso: Programa Stricto Sensu em Economia
Escola: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Agência: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Edital: MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 - UNIVERSAL
Chamada MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 - UNIVERSAL
Resumo:
O presente projeto pretende ampliar a fronteira de conhecimento sobre as interações entre a cultura nacional, o funcionamento das instituições e os fenômenos socioeconômicos. Mais especificamente, propõe-se uma agenda de pesquisa em quatro áreas do conhecimento:
empreendedorismo, educação, gestão financeira e crime. O eixo comum é a metodologia empírica e as dimensões de cultura.
A qualidade das instituições, suas origens e os efeitos sobre a economia são campos extensivamente investigados, principalmente depois dos trabalhos seminais de Acemoglu, Johnson e Robinson (2001, 2005). Entretanto a inclusão das diferenças culturais é um aspecto mais recente,
inovador e menos explorado.
Cultura, assim como o funcionamento das instituições é algo que se assimila desde a infância e de maneira quase inconsciente. Ambos são muito persistentes ao longo do tempo, porém as raízes da cultura são mais profundas e difíceis de se alterar. Apesar da sua complexidade, a cultura tem sido mensurada empiricamente. Hofstede (2001, 2010), por exemplo, desenvolveu um modelo com seis dimensões que objetiva capturar as maiores diferenças culturais entre as nações. Portanto, estudar os efeitos da cultura sobre a qualidade das instituições, a educação, gestão financeira, crime e sobre o
desempenho dos empreendedores é mais do que um exercício científico, é revelar a existência de conexões e a natureza das inter-relações, que podem conscientizar os policy makers, bem como os indivíduos sobre os motivos de suas próprias ações na sociedade. Para tais fins, coletar-se-á uma base de dados com amplas informações dos países por meio de diversas fontes. Para evitar problemas, como causalidade reversa e viés de variáveis omitidas, na identificação dos efeitos, recorrer-se-á ao uso de diversas variáveis instrumentais. Por exemplo, Gorodnichenko e Roland (2017) e Gründler e Köllner (2018) usaram informações genéticas, linguísticas e regionais para instrumentalizar dimensões culturais em outros contextos. Ainda se pretende aprimorar as derivações de hipóteses concretas e motivar as estimações através de modelos teóricos de equilíbrio geral.
Equipe:
1 - Bolsista a Ser Definido - Aluno
2 - DAISY ASSMANN LIMA - Aluno
3 - FABIANA DE ASSIS ALVES - Aluno
4 - JAIME JOSE ORRILLO CARHUAJULCA - Pesquisador Interno
5 - PHILIPP EHRL - Pesquisador Interno
6 - RENATO SCHWAMBACH VIEIRA - Pesquisador Interno
7 - VINICIUS VIZZOTTO ZANCHI - Aluno
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 4.000,00
Material de ConsumoR$ 5.556,25
Material PermanenteR$ 3.572,73
Valor TotalR$ 13.128,98
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