Coordenador(a): | EDUARDO AMADEU DUTRA MORESI | ||||
Vigência: | 01/02/2019 a 30/06/2023 | ||||
Situação: | Inativo | ||||
Programa/Curso: | Educação - Stricto Sensu | ||||
Escola: | {nme_escola} | ||||
Agência: | Empresa Privada Nacional | ||||
Edital: | CONVÊNIO SOFTEX | ||||
Chamada | CONVÊNIO SOFTEX | ||||
Resumo: Os avanços tecnológicos que compõem a nova realidade trouxeram uma reconfiguração das áreas de Tecnologia, Comunicação e Educação. As mudanças mediadas pela tecnologia estão transformando a sociedade e a vida de cada indivíduo. Com um telefone móvel, cada pessao tem acesso a conteúdos de forma quase instantânea, independente da localização geográfica da fonte de informação. Na educação, as novas metodologias de ensino e aprendizagem baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão reconfigurando a sala de aula e criando novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Essa mudança no perfil da sociedade atinge cada Instituição de Ensino, exigindo que ela se dedique, cada vez mais, ao seu objetivo maior: a formação de cidadãos críticos. Essas mudanças consolidam a instituição de ensino e sobrelevam o papel do professor. Nesse sentido, a tecnologia se tornou ubíqua. Não exatamente na forma de computadores sofisticados,considerando que a inclusão digital está se tornando realidade por meio dos telefones móveis. Os estudantes, como resultado desse mundo pleno de tecnologias e conectado, independentemente do nível socioeconômico a que pertencem, deixam de ser o aprendiz passivo para se tornarem protagonistas de seu aprendizado. Por isso, no campo da educação, o desafio maior tem sido a busca da incorporação dessa tecnologia na dimensão sociocultural. Nessa reconfiguração e redimensionamento da instituição de ensino, um dos eixos é ensinar o estudante a trabalhar a informação, dando-lhe condições de incorporá-la a partir do conjunto de idéias, valores e objetivos educacionais, tornando-a conhecimento e utilizando-a para colaborar na solução dos problemas de sua realidade. Este projeto tem o objetivo geral de desenvolver aplicações móveis para aplicações nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Educacionais. Os obejtivos específicos são: - empregar a metodologia ativa da aprendizagem baseada em desafios para o desenvolvimento dos aplicativos; - desenvolver jogos educacionais utilizando as metodologias ativas do aprendizado baseado em jogos, da gamificação e dos serious games; - publicar artigos científicos em eventos nacionais e internacionais; - publicar artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais com classificação Qualis Interdisciplinar mínima de B2; - registrar no INPI os aplicativos desenvolvidos e publicados na App Store no ID da Universidade Católica de Brasília. Outro ponto relevante nesta proposta é o entendimento da importânica da inovação educacional, apoiada pelas TICs, na transformação do processo de ensino e aprendizagem. A compreensão dos conceitos de mudança e inovação educacional passa pela sua integração numa visão sistêmica das chamadas reformas estruturais dos sistemas educativos, em particular, nas últimas décadas do séc. XX. A inovação é uma prática institucionalmente situada, que engloba a decisão, os processos e a intervenção. A inovação centra-se nas instituições de ensino, nas salas de aula e nas práticas dos professores e agrega três componentes: a utilização de novas tecnologias, o uso de novas práticas educacionais e a mudança nos modelos mentais dos educadores. Nesse contexto, o projeto terá como seu principal foco a pesquisa sobre as tecnologias móveis aplicadas a essa transformação da sala de aula. |
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Equipe: |
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Orçamento Aprovado:
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