Resumo: O objetivo do projeto é investigar, discutir e analisar as Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, na rede Federal de Educação Profissional a partir de 2008. O período escolhido para a realização da pesquisa deve-se à relevância dos estudos a serem empreendidos a partir do que consta a Lei 11.892/2008 que “Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” (BRASIL, 2008) em todo o Brasil, decretada em 29/12/2008. É uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Para tanto, dialogamos com os autores: Kuenzer e Grabowski (2006) sobre a relação ensino médio e o trabalho; Moura (2010) e Saviani (2004) que discutem a dualidade histórica e perspectivas de integração entre ensino médio e EPT; Nosella (2009) que apresenta uma análise histórica sobre a legislação que trata sobre EPT; Ciavatta; Ramos (2011) que apresentam uma crítica ao formato da EPT como política pública atrelada aos interesses neoliberais; Frigotto (2007) que discute sobre a formação profissional na perspectiva de adaptação aos objetivos do mercado e a formação do cidadão produtivo; Pacheco (2011) que apresenta uma reflexão sobre os IFs e a Lei 11.892/2008, além dos documentos oficiais que prescrevem a finalidade e os princípios, bem como os objetivos sobre o desenvolvimento das políticas que tratam da Educação Profissional Tecnológica de nível médio. O campo de investigação empírico eleito nessa pesquisa será o Instituto Federal de Brasília. Os sujeitos da pesquisa serão o diretor de ensino e a coordenação de gestão acadêmica. Os instrumentos de coleta de dados serão entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados será observada a orientação de Bogdan & Biklen (1994) como sendo o processo de busca e organização sistemática de transcrições de entrevistas e de outros materiais que forem obtidos por meio da coleta de dados. |