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Projeto: Rede Federal de Educação Profissional: políticas educacionais de nível médio

Coordenador(a): VALDIVINA ALVES FERREIRA
Vigência: 10/01/2019 a 10/02/2021
Situação: Inativo
Programa/Curso: Educação - Stricto Sensu
Escola: {nme_escola}
Agência: Universidade Católica de Brasília
Edital: UCB 54/2018
Chamada UCB 54/2018
Resumo:
O objetivo do projeto é investigar, discutir e analisar as Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, na rede Federal de Educação Profissional a partir de 2008. O período escolhido para a realização da pesquisa deve-se à relevância dos estudos a serem empreendidos a partir do que consta a Lei 11.892/2008 que “Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” (BRASIL, 2008) em todo o Brasil, decretada em 29/12/2008. É uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Para tanto, dialogamos com os autores: Kuenzer e Grabowski (2006) sobre a relação ensino médio e o trabalho; Moura (2010) e Saviani (2004) que discutem a dualidade histórica e perspectivas de integração entre ensino médio e EPT; Nosella (2009) que apresenta uma análise histórica sobre a legislação que trata sobre EPT; Ciavatta; Ramos (2011) que apresentam uma crítica ao formato da EPT como política pública atrelada aos interesses neoliberais; Frigotto (2007) que discute sobre a formação profissional na perspectiva de adaptação aos objetivos do mercado e a formação do cidadão produtivo; Pacheco (2011) que apresenta uma reflexão sobre os IFs e a Lei 11.892/2008, além dos documentos oficiais que prescrevem a finalidade e os princípios, bem como os objetivos sobre o desenvolvimento das políticas que tratam da Educação Profissional Tecnológica de nível médio. O campo de investigação empírico eleito nessa pesquisa será o Instituto Federal de Brasília. Os sujeitos da pesquisa serão o diretor de ensino e a coordenação de gestão acadêmica. Os instrumentos de coleta de dados serão entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados será observada a orientação de Bogdan & Biklen (1994) como sendo o processo de busca e organização sistemática de transcrições de entrevistas e de outros materiais que forem obtidos por meio da coleta de dados.
Equipe:
1 - ALISSON MOURA CHAGAS - Aluno
2 - ANDRÉ LEITE DE FARIAS - Aluno
3 - CAMILA LAGO DE SOUZA - Aluno
4 - CRISTIANE ALVES CARDOSO - Aluno
5 - CRISTIANO PEREIRA DA SILVA - Aluno
6 - ERIKA DE OLIVEIRA LIMA - Aluno
7 - EUDIRA DA SILVA PINTO ALMEIDA - Aluno
8 - MYLENA DA SILVA GUIMARÃES - Aluno
9 - ROSEMEIRE CARDOSO DE ALBUQUERQUE LEOCADIO - Aluno
10 - VALDIVINA ALVES FERREIRA - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
Valor TotalR$ 0,00
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