Pesquisa
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: PROJETO ALPHA: Piloto de uma escola inovadora

Coordenador(a): RENATO DE OLIVEIRA BRITO
Vigência: 08/09/2021 a 30/06/2025
Situação: Ativo
Programa/Curso: Educação - Stricto Sensu
Escola: {nme_escola}
Agência: Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal
Edital: FAPDF 04/2019 - EDUCAÇÃO INOVADORA
Chamada FAPDF 04/2019 - EDUCAÇÃO INOVADORA
Resumo:
O PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora tem por objetivo implementar a cocriação de uma escola de educação inovadora atendendo os anos finais do ensino fundamental levando em consideração em uma escola localizada em Taguatinga/DF. Os anos finais do ensino fundamental têm apresentado índices preocupantes tanto em termos de acesso quanto de permanência e qualidade das aprendizagens. Enquanto a taxa de reprovação nos anos iniciais do ensino fundamental é de 6,8% e de abandono é de 1,9%, nos anos finais do ensino fundamental os percentuais sobem para 12,5% de reprovações e 3,5% de abandono (CENSO ESCOLAR/INEP, 2016). Além disso, as taxas de distorção idade- série são significativas, fazendo com que jovens com mais de 15 anos convivam às vezes com pré-adolescentes de 11 anos. É preciso que estas novas gerações se sintam comprometidas com o aprendizado, motivadas pelos saberes que a instituição escolar oferece e que se sintam pertencentes ao espaço escolar.

Nesse sentido, tendo como eixo transversal melhorar os índices de permanência e conclusão dos anos finais do ensino fundamental, é que propomos a criação de um projeto que gere senso de pertencimento no espaço escolar por parte dos docentes, estudantes e suas famílias, requer uma proposta inovadora e uma gestão participativa. O foco da ação educativa será no espaço das relações entre a escola e a comunidade, convocando aos diferentes atores da comunidade escolar através de projetos baseado no trabalho colaborativo, buscando a cooperação interna e externa da escola. A implementação do PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora, em cocriação e colaboração com a comunidade escolar, também envolve a dimensão curricular pois exige interdisciplinaridade das práticas pedagógicas e a flexibilização na gestão do tempo e espaço escolar.
Serão trabalhadas estratégias de facilitação de diálogo na perspectiva de uma Escola Inovadora, estratégias - manifestações culturais na comunidade e envolvimento da escola nestas manifestações, bem como a implementação de espaços de laboratórios de práticas sustentáveis, visando ações integrativas entre a escola e a comunidade a fim de criar as condições essenciais para promover a articulação entre a escola e a comunidade ao seu redor.

Para que a promoção das práticas inovadoras e sustentáveis na escola seja eficaz, a escola deve ater-se às necessidades de sua comunidade, elaborando projetos que tragam benefícios extramuros. A nova tendência social nos impulsiona para uma realidade na qual os muros da escola não satisfazem mais a necessidade premente de nossos alunos.
Para tal, propomos este projeto de cocriação de escola inovadora por meio da formação docente para o uso de tecnologias educacionais, práticas sustentáveis, cultura maker e economia criativa, bem como a implantação de recursos tecnológicos pedagógicas e gerenciais e adaptação da infraestrutura física e tecnológica da escola.

A abordagem metodológica será desenvolvida por meio da pesquisa-ação, sendo os resultados esperados são:

• Melhoria dos indicies IDEB, PISA;
• Arranjo produtivo com os laboratórios de empreendedorismo e economia criativa;
• Articular escolas de Educação Básica com a Universidade Católica de Brasília, visando projetos de intervenção na aprendizagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e na realidade do entorno da escola;
• Formar 20 professores especialistas em Gestão e Educação Inovadora;
• Utilização de novas estratégias de letramento digital e metodologias de ensino de Matemática, Português e demais áreas curriculares nas escolas da rede pública do Distrito Federal;
• Formação e preparação de agentes que vão manter a sustentabilidade do projeto, com o intuito de deixar capacidade instalada nas instituições educativas envolvidas;
• Produção de livro e difusão dos resultados da pesquisa em seminários nacionais e internacionais;
• Realização de Seminários sobre Escolas Inovadoras e sua a organização, sustentação e crescimento Distrito Federal;
• Elaboração de Indicadores qualitativos de inovação nas escolas;
• Possibilidade de multiplicação deste projeto em outros contextos e realidades;
• Qualificar a permanência dos estudantes nos anos finais da educação básica.
Equipe:
1 - CELIO DA CUNHA - Pesquisador Interno
2 - IDALBERTO JOSE DAS NEVES JUNIOR - Pesquisador Interno
3 - JOSE IVALDO ARAUJO DE LUCENA - Pesquisador Interno
4 - PRICILA KOHLS DOS SANTOS - Pesquisador Interno
5 - RENATO DE OLIVEIRA BRITO - Pesquisador Interno
6 - VICTOR MARCIO LAUS REIS GOMES - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
Material de ConsumoR$ 100.000,00
Material PermanenteR$ 824.240,00
Serviço de TerceirosR$ 2.622.060,00
Valor TotalR$ 3.546.300,00
Ir para o menu
Parceiros da UCB
  • FIES
  • Universa
  • Periodicos Capes
  • ProUni
Redes dos cursos
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 Lote 01 EPCT, Águas Claras - CEP: 71966-700 - Taguatinga/DF - Telefone: (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7134
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Webadvisor WEBADVISOR