Coordenador(a): | RENATO DE OLIVEIRA BRITO | ||||||||
Vigência: | 08/09/2021 a 30/06/2025 | ||||||||
Situação: | Ativo | ||||||||
Programa/Curso: | Educação - Stricto Sensu | ||||||||
Escola: | {nme_escola} | ||||||||
Agência: | Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal | ||||||||
Edital: | FAPDF 04/2019 - EDUCAÇÃO INOVADORA | ||||||||
Chamada | FAPDF 04/2019 - EDUCAÇÃO INOVADORA | ||||||||
Resumo: O PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora tem por objetivo implementar a cocriação de uma escola de educação inovadora atendendo os anos finais do ensino fundamental levando em consideração em uma escola localizada em Taguatinga/DF. Os anos finais do ensino fundamental têm apresentado índices preocupantes tanto em termos de acesso quanto de permanência e qualidade das aprendizagens. Enquanto a taxa de reprovação nos anos iniciais do ensino fundamental é de 6,8% e de abandono é de 1,9%, nos anos finais do ensino fundamental os percentuais sobem para 12,5% de reprovações e 3,5% de abandono (CENSO ESCOLAR/INEP, 2016). Além disso, as taxas de distorção idade- série são significativas, fazendo com que jovens com mais de 15 anos convivam às vezes com pré-adolescentes de 11 anos. É preciso que estas novas gerações se sintam comprometidas com o aprendizado, motivadas pelos saberes que a instituição escolar oferece e que se sintam pertencentes ao espaço escolar. Nesse sentido, tendo como eixo transversal melhorar os índices de permanência e conclusão dos anos finais do ensino fundamental, é que propomos a criação de um projeto que gere senso de pertencimento no espaço escolar por parte dos docentes, estudantes e suas famílias, requer uma proposta inovadora e uma gestão participativa. O foco da ação educativa será no espaço das relações entre a escola e a comunidade, convocando aos diferentes atores da comunidade escolar através de projetos baseado no trabalho colaborativo, buscando a cooperação interna e externa da escola. A implementação do PROJETO ALPHA - Piloto de uma escola inovadora, em cocriação e colaboração com a comunidade escolar, também envolve a dimensão curricular pois exige interdisciplinaridade das práticas pedagógicas e a flexibilização na gestão do tempo e espaço escolar. Serão trabalhadas estratégias de facilitação de diálogo na perspectiva de uma Escola Inovadora, estratégias - manifestações culturais na comunidade e envolvimento da escola nestas manifestações, bem como a implementação de espaços de laboratórios de práticas sustentáveis, visando ações integrativas entre a escola e a comunidade a fim de criar as condições essenciais para promover a articulação entre a escola e a comunidade ao seu redor. Para que a promoção das práticas inovadoras e sustentáveis na escola seja eficaz, a escola deve ater-se às necessidades de sua comunidade, elaborando projetos que tragam benefícios extramuros. A nova tendência social nos impulsiona para uma realidade na qual os muros da escola não satisfazem mais a necessidade premente de nossos alunos. Para tal, propomos este projeto de cocriação de escola inovadora por meio da formação docente para o uso de tecnologias educacionais, práticas sustentáveis, cultura maker e economia criativa, bem como a implantação de recursos tecnológicos pedagógicas e gerenciais e adaptação da infraestrutura física e tecnológica da escola. A abordagem metodológica será desenvolvida por meio da pesquisa-ação, sendo os resultados esperados são: • Melhoria dos indicies IDEB, PISA; • Arranjo produtivo com os laboratórios de empreendedorismo e economia criativa; • Articular escolas de Educação Básica com a Universidade Católica de Brasília, visando projetos de intervenção na aprendizagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e na realidade do entorno da escola; • Formar 20 professores especialistas em Gestão e Educação Inovadora; • Utilização de novas estratégias de letramento digital e metodologias de ensino de Matemática, Português e demais áreas curriculares nas escolas da rede pública do Distrito Federal; • Formação e preparação de agentes que vão manter a sustentabilidade do projeto, com o intuito de deixar capacidade instalada nas instituições educativas envolvidas; • Produção de livro e difusão dos resultados da pesquisa em seminários nacionais e internacionais; • Realização de Seminários sobre Escolas Inovadoras e sua a organização, sustentação e crescimento Distrito Federal; • Elaboração de Indicadores qualitativos de inovação nas escolas; • Possibilidade de multiplicação deste projeto em outros contextos e realidades; • Qualificar a permanência dos estudantes nos anos finais da educação básica. |
|||||||||
Equipe: |
|||||||||
Orçamento Aprovado:
|