Pesquisa
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: Bolsa PDE FAPDF - Análise de Sistemas Comportamentais: Descrição de Metodologias de Investigação

Coordenador(a): ALESSANDRA ROCHA DE ALBUQUERQUE
Vigência: 23/11/2019 a 22/11/2020
Situação: Inativo
Programa/Curso: Psicologia - Stricto Sensu
Escola: {nme_escola}
Agência: Universidade Católica de Brasília
Edital: UCB Nº 63/2019 PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR
Chamada UCB Nº 63/2019 PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR
Resumo:
O presente projeto visa atender ao Edital de Seleção de Bolsistas de Pós-Doutorado no Exterior e é apresentado em consonância com os objetivos do Edital 05/2018 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) o qual rege o Edital 63/2019 da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Contexto Temático

Problemas comportamentais de diferentes tipos (e.g. indisciplina, hiperatividade, falta de atenção, fracasso na aprendizagem de repertórios acadêmicos como leitura e matemática), no contexto escolar, são frequentemente abordados sob perspectivas dicotômicas; professores atribuem o problema à família ou ao aluno, famílias culpabilizam a escola (e.g. Asbahar & Lopes, 2007; Martini & Del Prette, 2005; Mattos, 2005). Essa atribuição de culpa exclusivamente aos alunos ou condições familiares é simplista e desconsidera outras variáveis igualmente importantes no contexto escolar.

Sob uma perspectiva Analítico Comportamental ensino e aprendizagem são compreendidas como processos interdependentes que podem ser igualmente descritos em termos de comportamentos emitidos por quem ensina e por quem aprende (Kubo & Botomé, 2001). Neste sentido, se houve falha na aprendizagem infere-se que houve também falha no ensino já que “ensinar define-se por obter aprendizagem do aluno e não pela intenção (ou objetivo) do professor ou por uma descrição do que ele faz em sala de aula” (Kubo & Botomé, 2001, página indeterminada).

Para além da relação professor-aluno deve-se considerar que os comportamentos de ambos estão inseridos em um contexto sistêmico, o qual os mantém e define seus significados (Brenthoer, 2006). Uma importante proposta que tem norteado a busca de uma compreensão sistêmica de fenômenos comportamentais, é a Análise de Sistemas Comportamentais (Behavioral Systems Analysis – BSA), a qual conjuga a Análise do Comportamento e a Teoria Geral dos Sistemas para compreender o desempenho humano em contextos organizacionais (Brenthoer, 1999; 2006).

Análises de sistemas comportamentais têm sido realizadas, no âmbito da Análise do Comportamento, com base no conceito de metacontingência (Houmanfar, Rodrigues, & Smith, 2009), o qual refere-se a um conjunto de Contingências Comportamentais Entrelaçadas (CCEs) que resultam em um produto agregado (PA) (Glenn, 1986,1988, 2004). Neste sentido, organizações de um modo geral e escolas, como um tipo de organização, podem ser compreendidas como um conjunto de interações entre indivíduos – CCEs (e.g. professores, gestores, família, alunos) - que levam a um resultado ou meta comum – PA (e.g. aprendizagem do aluno, conclusão de um curso, ser aprovado no vestibular).

Haumanfer et al. (2009) afirmam que no contexto organizacional os comportamentos entrelaçados podem ser afetados pela comunicação entre seus membros e apontam a importância de se considerar as redes comunicacionais (communication networks) na análise de sistemas comportamentais. Neste contexto, os autores definem redes comunicacionais como “uma descrição das interações verbais que mediam as influências entre componentes e grupos organizados ... e entre membros individuais de uma determinada organização” (p. 258).

A investigação de intervenções que promovem aprendizagem, que remediam histórias de fracasso, envolvendo diferentes repertórios acadêmicos, sejam de caráter básico ou aplicado, são de extrema importância e tradicionais na Análise do Comportamento. Considera-se, contudo, que mesmo quando tais intervenções têm efeito no contexto da pesquisa este pode ser minorado no ambiente natural e, defende-se que, em parte, a não generalização desse efeito (para o contexto natural) se deva ao fato de aspectos sistêmicos não terem sido levados em conta, o que é sustentado por Brenthoer (2006).

Apesar de Brenthoer (2002, em Aureliano & Pêssoa, 2017) destacar a Análise de Sistemas Comportamentais como “um conjunto de conceitos e técnicas que ajuda a tornar mais saudáveis os ambientes de trabalho, de ensino e ambientes clínicos” (p. 42), seus conceitos e métodos têm sido aplicados e pesquisados principalmente no campo da indústria (Hayes, Dubuque, Fryling, & Pritchard, 2009). Atribui-se esta característica ao fato de
a aplicabilidade da análise de sistemas comportamentais ser ainda mais desafiadora quando os produtos de uma organização, independentemente do seu tipo, são inerentemente instáveis. Tal é o caso dos produtos de uma entidade científica, onde o fator novidade está implicado por definição... Por esta razão, algumas dificuldades podem ser antecipadas na aplicação da análise de sistemas comportamentais em entidades deste tipo (Hayes et al., 2009, p. 316)

A escola pode ser considerada como mais um exemplo de entidade deste tipo e, ao mesmo tempo, acredita-se que análises sistêmicas neste contexto são de extrema importância pelos motivos expostos anteriormente. Deste modo, o presente projeto de pesquisa e estágio pós-doutoral versará sobre o tema da análise de sistemas comportamentais e redes comunicacionais, buscando descrever métodos de investigação utilizados em pesquisas empíricas anteriores bem como em pesquisas em curso na Universidade de Nevada, com vistas a identificar possibilidades aplicáveis a investigações no contexto escolar.
Equipe:
1 - ALESSANDRA ROCHA DE ALBUQUERQUE - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
Valor TotalR$ 0,00
Ir para o menu
Parceiros da UCB
  • FIES
  • Universa
  • Periodicos Capes
  • ProUni
Redes dos cursos
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 Lote 01 EPCT, Águas Claras - CEP: 71966-700 - Taguatinga/DF - Telefone: (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7134
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Webadvisor WEBADVISOR