Coordenador(a): | CARLOS ANGELO DE MENESES SOUSA | ||
Vigência: | 08/02/2020 a 08/08/2020 | ||
Situação: | Inativo | ||
Programa/Curso: | Educação - Stricto Sensu | ||
Escola: | {nme_escola} | ||
Agência: | Universidade Católica de Brasília | ||
Edital: | UCB Nº 63/2019 PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR | ||
Chamada | UCB Nº 63/2019 PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR | ||
Resumo: Este projeto de pesquisa envolve pesquisadores da Universidade Católica de Brasília e da Universidade de Lisboa em seus Programas de Educação. A proposta de investigação “Sociabilidades juvenis e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC): aprendizagens e protagonismos” está vinculada à Linha de Pesquisa “Educação, Tecnologia e Comunicação” e à Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade do Programa Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB. É um projeto de pesquisa focado nas relações entre o uso e a apropriação de jovens das TDIC, especialmente nas (re) configurações de suas sociabilidades, aprendizagens e de seus protagonismos. Sua potencialidade investigativa recai nas interseções entre as áreas da educação, sociologias da educação, do conhecimento e da comunicação com possíveis desdobramentos para as crescentes demandas no campo da educação que envolvem o uso das TDIC, como nas Metodologias Ativas de Educação, na Educação a Distância (EaD), relações de alteridade nos espaços educacionais, educação para o convívio com a diversidade e as culturas de paz entre outros, em uma perspectiva crítica que endosse processos educativos emancipatórios( ADORNO, 1995) No contexto nacional e internacional, lamentavelmente, tem se acentuado perspectivas políticas, econômicas e educativas que se afastam ou secundarizam a centralidade do respeito à dignidade do ser humano e da promoção de sua cidadania, em vista de uma sociedade efetivamente democrática, pois vale a pena lembrar, que “[...] sem direitos humanos reconhecidos e protegidos, não há democracia; sem democracia não existem as condições mínimas para a solução pacífica dos conflitos” (BOBBIO, 1992, p. 1). Urge estudos que investiguem, problematizem e apresentem propostas nesse sentido, pois como constataram Franky e Chiappe( 2018), como as tecnologias permeiam a educação, as instituições educacionais, mormente a escola atual é tida como retrógada e pouco eficiente em responder as demandas tecnológicas contemporâneas. Assim, esta proposta de pesquisa se inscreve no lastro de quase uma década de pesquisas sobre juventudes e tecnologias da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade do Programa Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB. |
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Equipe:
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Orçamento Aprovado:
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