Resumo: O estudo parte de algumas hipóteses sobre a violência nas escolas e de suas manifestações em diversas categorias. São utilizadas categorias interpretativas inspiradas em paradigmas sociológicos, que nos permitem uma leitura dos condicionantes externos da violência (em perspectiva estrutural) como também daqueles que se encontram presentes nas atitudes, valores e crenças, no quotidiano das pessoas (perspectiva cultural). Uma leitura em perspectiva estrutural delinea algumas teorias ligadas à socialização e integração social, à ecologia urbana, à desorganização social do território e à aceleração dos processos de mudança social, como de industrialização e de modernização. É uma interpretação que contempla os condicionamentos externos em nível macro social geradores de mal-estar social e de reações de tipo marginalizante e violento. Uma leitura em perspectiva cultural mostra como ocorrem certas dinâmicas da criação e transmissão de valores, atitudes, crenças a nível micro social e na relacional na vida quotidiana. São analisados potenciais geradores de violência como a percepção das desvantagens alimentadas pelo sentimento de privação relativa, de desigualdade social e pelos fatores de risco externos e internos aos sujeitos. Objetivo da pesquisa é de identificar as matrizes estruturais e culturais mais incidentes na geração da violência no meio universitário, segundo a percepção de alunos e docentes de uma IES de Brasília. Os objetivos especificos estão orientados à compreensão das manifestações de violência percebidas no meio univesitário; na identificação de possíveis razões que levam a utilizar-se de expressões violentas; e na projeção de práticas e de processos educativos voltados à prevenção da violência entre os estudantes. A metodologia prevê aplicações de questionários para gestores; de grupos focais para estudantes universitários; e num segundo momento a construção de questionário para um maior numero de estudantes. Espera-se que os resultados manifestem a prevalência dos fatores culturais sobre os estruturais, abrindo espaços para a atuação da educação para a convivência, a cidadania e a construção de culturas de paz.
Palavras-chave: Violência escolar, Escola, Universidade, Prevenção da violência nas escolas, Culturas de paz. |