Pesquisa
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: Bolsa PDE FAPDF - RESPOSTAS CARDIOVASCULARES INDUZIDAS PELO O EXERCÍCIO ISOMÉTRICO COM DIFERENTES MASSAS MUSCULARES

Coordenador(a): MILTON ROCHA DE MORAES
Vigência: 13/01/2020 a 13/01/2021
Situação: Inativo
Programa/Curso: Educação Física - Stricto Sensu
Escola: {nme_escola}
Agência: Universidade Católica de Brasília
Edital: UCB Nº 72/2019 PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR
Chamada UCB Nº 72/2019 PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR
Resumo:
O exercício é considerado um adjuvante de suma importância no tratamento da hipertensão arterial. No entanto, a maioria dos estudos na literatura científica é com o exercício aeróbio. Pouco se sabe sobre as respostas no sistema cardiovascular e no metabolismo de pacientes hipertensos submetidos ao exercício de força. Ademais, o aumento na força muscular é uma resposta importante para reduzir a morbidade e mortalidade desta população. O exercício de força pode ser classificado em dinâmico, tradicionalmente, conhecido como musculação, e exercícios isométricos, sem movimento, estático (Moraes et al., 2012; Souza et al., 2019). Ambos vem sendo estudados isoladamente, é escasso o conhecimento sobre os seus efeitos nos parâmetros cardiovasculares e bioquímicos, principalmente os exercícios de força isométrico. A possibilidade de utilizar um modelo de exercício isométrico, com equipamentos portáteis, como os dinamômetros, e.g. de preensão palmar (handgrip), de rápido e fácil aprendizado, com menor tempo total de execução e, com ampla aplicação, nos estimula a desenvolver este projeto.

Já é bem descrito na literatura que a prática regular de exercício físico como recomendação e tratamento contínuo para o tratamento da hipertensão (Pescatello et al., 2004; Herrod et al., 2018). O treinamento físico, como o exercício aeróbio (Cornelissen et al., 2013; Cornelissen e Smart, 2013) e o treinamento de força dinâmico (ST) (Moraes et al., 2012a; Moraes, et al., 2012b; Sales et al., 2018) o mais estudado e classicamente recomendado. No entanto, recentemente, o uso de exercícios de preensão palmar (IHG, por exemplo, TF estático) para o tratamento da HAS vem ganhando atenção na literatura científica ( Souza et al., 2018; Souza et al., 2019). No entanto, não existe literatura científica atuais estudos que mostrem os efeitos cardiovasculares das respostas agudas do exercício isométrico quando realizado com agrupamentos musculares com maior quantidade de massa muscular, por exemplo, no equipamento Leg press (LP) e/ou no banco de Supino (Sup), equipamentos de TF convencionais, popularmente usados nas sala de musculação. É de suma importância este tipo de análise com uma proposta de descrição da segurança cardiovascular imposta por este tipo de exercício, sobretudo em pacientes hipertensos.

Deste modo, o presente projeto de pesquisa e estágio pós-doutoral versará sobre o tema das Respostas cardiovasculares induzidas pelo exercício isométrico, com vistas a identificar possibilidades aplicáveis a investigações no contexto da área da fisiologia do exercício aplicada à clínica médica.
Equipe:
1 - Demetra Christou - Pesquisador Externo
2 - MILTON ROCHA DE MORAES - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
Valor TotalR$ 0,00
Ir para o menu
Parceiros da UCB
  • FIES
  • Universa
  • Periodicos Capes
  • ProUni
Redes dos cursos
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 Lote 01 EPCT, Águas Claras - CEP: 71966-700 - Taguatinga/DF - Telefone: (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7134
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Webadvisor WEBADVISOR