Pesquisa
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: Bolsa PDE FAPDF - Desfechos das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em idosos e a saúde pública - acompanhamento cardiológico e vascular para elaboração de políticas públicas.

Coordenador(a): VICENTE PAULO ALVES
Vigência: 15/02/2020 a 14/02/2021
Situação: Inativo
Programa/Curso: Gerontologia - Stricto Sensu
Escola: {nme_escola}
Agência: Universidade Católica de Brasília
Edital: UCB Nº 63/2019 PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR
Chamada UCB Nº 63/2019 PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR
Resumo:
A saúde pública é um desafio para todos os países que estabeleceram políticas públicas universais e gratuitas, porque envolve planejamento, orçamento e empenho de todos os agentes públicos, gestores, médicos, enfermeiros e demais profissionais da área de saúde. Relativo ao planejamento, a epidemiologia pode contribuir de forma significativa enquanto aponta as prevalências de determinadas doenças e sua formas de prevenção, razão pela qual se vem institucionalizando em diversas países, a Vigilância Epidemiológica. Aqui no Brasil ela é formada pelos órgãos estaduais da Secretaria de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde, sendo “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”1. Seu objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida.
Relativo à epidemiologia do envelhecimento, deve-se levar em conta o que ocorre com a maioria dos idosos, que é a prevalência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT), que são majoritariamente, hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, osteoporose e sarcopenia. A hipertensão arterial é uma doença crônica, que pode levar a diversos outros problemas de saúde, como a disfunção renal, o enfarte, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) etc. A diabetes mellitus tipo 2 podem levar também ao agravo desses problemas, além da cegueira total e à trombose. A dislipidemia, aos problemas de aterosclerose, doenças vasculares periféricas, surgimento de placas no coração e carótidas, que são causadores dos enfartos e AVCs. A osteoporose provoca as quedas e fraturas dos membros inferiores e superiores, que precisam de internação prolongada e causa de pneumonia de idosos acamados. A sarcopenia é a fraqueza dos músculos, que se vai perdendo por falta de atividades físicas repetidas e baseada em treinos específicos, características de idosos frágeis, sujeitos a quedas e dependência total nas Atividades da Vida Diária (AVD).
No Dipartimento di Scienze Cardio-Toraco-Vascolari e Sanità Pubblica da Università di Padova (Itália) se poderá realizar estudos de alto nível, porque aí se faz pesquisas e investigações sobre as principais causas das doenças cardíacas, vasculares e torácicas, além de elaborar propostas de políticas de saúde pública de prevenção desse tipo de doenças. O prof. Dario Gregori, professor desse departamento, que tem diversas publicações na área do envelhecimento e saúde pública2,3, com projetos correlacionados aos temas do departamento em que atua, como aqueles que dizem respeito a criação de uma rede de pesquisadores internacionais na prevenção imediata da causa mortis de milhares de crianças no mundo, vítimas de ingestão, aspiração, inalação ou inserção de corpos estranhos, que muitas vezes exigem intervenção urgente na região torácica, razão pela qual tem se dedicado ultimamente a visitar diversos países da Europa, Ásia, África, América do Norte e América Latina. Um dos seus projetos é o “Sistema de Vigilância em Lesões de Corpo Estranho em Crianças”, criado como projeto internacional, em 2004, denominado “The SUSY SAFE Working Group" com o objetivo identificar quais objetos apresentam maior risco de lesão em crianças de 0 a 9 anos. No Brasil, estas atividades estão apenas engatinhando, sem ter instituições universitárias associadas, mas apenas algumas instituições públicas ou de prestação de serviços, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) estão participando do projeto.
Equipe:
1 - VICENTE PAULO ALVES - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
Valor TotalR$ 0,00
Ir para o menu
Parceiros da UCB
  • FIES
  • Universa
  • Periodicos Capes
  • ProUni
Redes dos cursos
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 Lote 01 EPCT, Águas Claras - CEP: 71966-700 - Taguatinga/DF - Telefone: (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7134
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Webadvisor WEBADVISOR