Pesquisa
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: Efeitos da Interconectividade na Economia: uma abordagem microeconométrica e com redes complexas

Coordenador(a): THIAGO CHRISTIANO SILVA
Vigência: 01/03/2020 a 28/02/2023
Situação: Ativo
Programa/Curso: Programa Stricto Sensu em Economia
Escola: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Agência: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Edital: CNPq N º 06/2019 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa
Chamada Chamada CNPq N º 06/2019 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa
Resumo:
A proposta de pesquisa pretende estimar o efeito de políticas públicas na economia e como a interconectividade econômico-financeira entre os agentes econômicos contribui para atenuar ou amplificar tais efeitos. O projeto abarca várias áreas de pesquisa na Economia e Finanças, bem como métodos instrumentais de Aprendizado de Máquina e Redes Complexas. São eles:

- Microeconometria moderna e estratégias de identificação para estimação causal de efeitos de políticas públicas ou eventos exógenos na economia real e setor financeiro. Serão utilizados choques de políticas públicas creditícias, introdução de reformas legais, tais como a lei das falências ou da alienação fiduciária no Brasil, desastres naturais, a crise financeira de 2008, entre outros.

- Teoria de redes complexas para construção do grafo de interconectividade entre os agentes econômicos. A interconectividade será modelada a partir de um rede complexa entre agentes econômicos. A rede é composta por um conjunto de vértices e arestas. Vértices serão os agentes econômicos e as arestas denotarão exposição financeira ou dependência econômica entre dois agentes econômicos. Existem poucos trabalhos econométricos na literatura explicitando a interconectividade em modelos econométricos. Como motivação, esse projeto tenta suprir essa lacuna proporcionando o estudo do efeito de políticas econômicas em um ambiente conectado.

- Algoritmos de aprendizado de máquina para buscar padrões nos dados. Utilizaremos técnicas de aprendizado não supervisionado para verificar a importância de cada variável explicativa no problema. Tal tarefa é chamada de \textit{seleção de atributos} na literatura de aprendizado de máquina. Essa tarefa é importante para descobrir a significância econômica das variáveis explicativas em vez de somente significância estatística trazida por um método tradicional de econometria de regressão.

- Finanças e economia regional. Em finanças, utilizaremos painéis de dados em nível de conglomerados bancários ou de firmas, e até o nível micro de empréstimos bancários de todo par banco-firma no Brasil ao longo do tempo. Em economia regional, usaremos painéis de dados em nível de municípios e estados. Os painéis lidaram preponderantemente com microdados. A motivação disso é que a agregação não nos permite defender, muitas vezes, argumentos causais. Assim, é importante manter a maior granularidade possível dos dados.
Equipe:
1 - THIAGO CHRISTIANO SILVA - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 39.600,00
Valor TotalR$ 39.600,00
Ir para o menu
Parceiros da UCB
  • FIES
  • Universa
  • Periodicos Capes
  • ProUni
Redes dos cursos
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 Lote 01 EPCT, Águas Claras - CEP: 71966-700 - Taguatinga/DF - Telefone: (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7134
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Webadvisor WEBADVISOR