Resumo: Trata-se da 4ª fase do projeto PELD, Programa Ecológico de Longa Duração, financiado pelo CNPq e FAPs. O Grupo de Estudos de Ecossistemas Aquáticos da Universidade Católica de Brasília vem participando de todas as fases do PELD, desde o estabelecimento do sítio do Distrito Federal, em 2010. O sítio PELD está localizado na APA Gama e Cabeça de Veado, DF, que contém algumas unidades de conservação e corpos d’água de excelente qualidade, tais como riachos e lagoas. Em função da proteção provida a esses ecossistemas aquáticos, a APA é uma área estratégica para estudos de longa duração. Para a fase 4 do PELD, esta proposta está centrada na abordagem “estado-pressão-resposta”. Buscamos contribuir nas seguintes metas: 1. Verificar o papel de insetos aquáticos e crustáceos na manutenção da integridade ecológica de sistemas aquáticos; 2. Inventariar e monitorar populações de anfíbios, relacionado à integridade dos sistemas 3. Avaliar modificações espaço-temporais dos bancos de sementes e contribuição da manutenção das zonas ripárias; 4. Buscar indicadores funcionais da conexão entre sistemas aquáticos e zona ripária, visando aprimorar o monitoramento da biodiversidade; 5. Analisar as variáveis físicas e químicas da água e sedimentos; 6. investigar respostas dos invertebrados aquáticos e o banco de sementes a potenciais pressões antropogênicas na escala local; 7. Elaborar materiais didáticos e para divulgação científica do projeto junto à sociedade. Além da manutenção das atividades de monitoramento e coleta de dados abióticos e bióticos em riachos e lagoas, o projeto avança na parte experimental e na difusão do conhecimento técnico-científico para a sociedade, especialmente na sensibilização da população local e de estudantes de ensino básico. Os principais produtos da proposta estão relacionados ao treinamento de recursos humanos (especialmente estudantes de graduação da UCB), produção de banco de dados e imagens de séries temporais, que contribuirão para apoio à gestão das áreas de conservação, apresentação de trabalhos em eventos, produção de artigos científicos, exposições, produção de material didático. Como o projeto tem um forte componente de extensão e de longa duração, pretende-se alinhar projetos integradores e de extensão do curso de Ciências Biológicas, incorporando estudantes na produção de materiais. Adicionalmente, no quesito de extensão, o projeto visa envolver estudantes de cursos como Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Arquitetura, Comunicação e Publicidade, entre outros, nas estratégias e ações para democratização do conhecimento junto à sociedade. Os dados obtidos pelos sítios PELD compõem um esforço internacional (LTER), do qual o Brasil é participante oficial, para obtenção e partilha de dados ecológicos em escalas temporais longas, visando uma melhor compreensão dos efeitos de distúrbios, eventos climáticos extremos e dinâmica dos ecossistemas. O projeto tem previsão de duração de 48 meses e é uma parceria entre Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, ICMBio, Jardim Botânico de Brasília, Reserva Ecológica do IBGE. |