Coordenador(a): | PRICILA KOHLS DOS SANTOS | ||||||||
Vigência: | 01/12/2021 a 31/07/2024 | ||||||||
Situação: | Ativo | ||||||||
Programa/Curso: | Educação - Stricto Sensu | ||||||||
Escola: | {nme_escola} | ||||||||
Agência: | Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal | ||||||||
Edital: | FAPDF 03/2021 - DEMANDA INDUZIDA | ||||||||
Chamada | Chamada Única | ||||||||
Resumo: Atualmente, vivemos uma crise sanitária de proporções nunca antes vistas. O ano de 2020 foi marcado por profundas transformações. Novas formas de ser e estar, diferentes maneiras de viver a vida cotidiana e, principalmente, um novo jeito de nos relacionarmos. Concomitantemente, no mundo, neste momento, universidades e escolas estão muito preocupadas em identificar como incentivar a permanência de seus alunos, cientes de que eles devem ir além do fator econômico, dos quais diferentes estudos demonstram sua importância, mas há outros fatores que afetam a permanência do estudante na instituição, e neste momento assumem relevância. A busca por indicadores que permitam compreender os fatores de permanência na educação superior em contextos emergentes é um desafio. Nesse sentido, será realizado um estudo de caráter quali-quantitativo a fim de verificar as necessidades e expectativas dos estudantes imersos em uma cultura globalizada, com o intuito de perceber o potencial da internacionalização para a permanência estudantil na educação superior. Assim, para implementação do modelo integracionista para a permanência, proposto por Santos (2020), uma das propostas é a articulação de Mentorias como Política Institucional para a permanência estudantil. As políticas atuais das instituições de ensino - como as de acompanhamento de alunos - fazem mais sentido quando para o seu desenvolvimento se efetua um processo de articulação dos atores diretos, ou seja, os docentes, aqueles que foram designados para realizar este trabalho e são os que socializam com a comunidade acadêmica, conscientizando os estudantes sobre as iniciativas de apoio institucionais. Os alunos dos semestres avançados serão mentores dos novos estudantes e também devem alcançar uma compreensão dos conceitos básicos sobre mentoria e refletir sobre sua posição como mentor, é de pouca utilidade colocar o aluno no centro das atenções como um sujeito que aprende, mas sim o ensino funciona a partir de uma nova perspectiva, conectada com modelos educacionais emergentes que visam alcançar a autonomia do aluno. A Mentoria é, portanto, uma estratégia importante para a integração de novos alunos, o aumento da permanência na universidade e o desenvolvimento de competências nos mentores. Falar sobre permanência é um desafio, pois é um fenômeno multifatorial em que não há um único ponto de atenção, há vários aspectos e são os gestores das instituições que são responsáveis por olhar para o conjunto e planejar alternativas de intervenção. O desafio é, primeiro entender o contexto e depois entender que professores, gestores e estudantes são diferentes, e perceber isso já é um grande desafio. Nesse sentido, busca-se nesse projeto o conhecimento e a contextualização das variáveis que constituem o Modelo Integracionista de permanência estudantil. Para tanto, apresentamos a seguir: O Objetivo Geral: analisar os fatores constitutivos da permanência estudantil que viabilizam o sucesso do estudante na educação superior. E para operacionalização do objetivo geral aqui pretendido, apresenta-se: Os Objetivos específicos: - Contextualizar os fatores que influenciam a permanência do estudante na educação superior; - Realizar a pesquisa do Estado do Conhecimento sobre os fatores constitutivos do modelo Integracionista para a permanência; - Apresentar um aplicativo para o acompanhamento do estudante, por meio da Mentoria Virtual, no processo de permanência estudantil na educação superior. A partir das concepções teóricas e do trabalho de campo realizado, pretende-se realizar o levantamento de possíveis indicadores e fatores para a Permanência na Educação Superior, em especial na perspectiva de contextos emergentes, sendo estes a serem publicados em periódicos nacionais e/ou internacionais O presente projeto sinaliza como resultados esperados, além do estudo aprofundado da Permanência estudantil e seus desafios frente ao contexto emergente de educação superior, outras metas que envolvem pelo menos: Desenvolver um aplicativo de Mentoria Virtual para o acompanhamento do estudante na educação superior; Produção de livro e difusão dos resultados da pesquisa em seminários nacionais e internacionais; A Produção de artigos relacionados à Permanência na Educação Superior submetidos em revistas com qualis A1 ou A2; Participação em eventos e grupos de pesquisa nacionais e/ou internacionais; Proposição, a partir da análise de dados, de indicadores para a permanência estudantil em contextos emergentes, a fim de que outras instituições possam ter subsídios para o acompanhamento de estudantes e para proposição de políticas institucionais de permanência. |
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Equipe: |
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Orçamento Aprovado:
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