Coordenador(a): | ALEXANDRE SCHIRMER KIELING | ||||||||||
Vigência: | 16/10/2021 a 16/10/2023 | ||||||||||
Situação: | Inativo | ||||||||||
Programa/Curso: | Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa | ||||||||||
Escola: | {nme_escola} | ||||||||||
Agência: | Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal | ||||||||||
Edital: | Secretaria de Estado de Turismo 2021 | ||||||||||
Chamada | Chamada Única | ||||||||||
Resumo: A execução da pesquisa é uma antiga demanda do trade turístico, reforçada pela Câmara de Economia Criativa da FECOMERCIO e por todos os setores nela representados. A proposta efetiva uma articulação e aproximação do setor produtivo, do setor público e setor acadêmico. A Economia Criativa tem como característica a produção de bens que resultam de alguma atividade criativa. As áreas mais conhecidas são música, artes cênicas, áudio visual, edição de livros e periódicos, design, artesanato, gastronomia e criação de softwares. Os "setores criativos são aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo, gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social", como diz o Plano de Brasília. Este é um projeto Macro que se desdobra em três subprojetos que ao seu turno, vão apurar produção, consumo e planejamento. O propósito é realizar um Panorama da Economia Criativa do DF e propor estratégias e um plano de ações de curto, médio e longo prazo para a organização de polos articulados em clusters e mesmo em arranjos produtivos locais nas regiões administrativas. Polos inseridos na cadeia de valor desta economia com base empreendedora e tecnológica com vistas à promoção da mudança da matriz econômica e a ampliação das oportunidades de trabalho, especialmente em setores atingidos e impactados pela pandemia. Desta maneira • Reforçar a capacidade institucional e a administração pública eficiente no setor; • Promover a qualificação dos recursos humanos e a sensibilização da população; • Conhecer todas as atividades criativas do DF; • Detectar as competências e vocações por região; • Mapear a natureza das organizações produtivas por segmento. O estudo vai buscar informações sobre grupos potenciais na região: “Grupo 1 - Patrimônio, incluindo as expressões culturais e os sítios culturais. Turismo patrimonial, urbanístico, arquitetônico e paisagístico; ecológico, cívico. Grupo 2 - Artes, em todo o amplo universo das artes visuais e performáticas. Grupo 3 - Mídia, abrangendo publicações e mídia impressa e todas as atividades contidas no audiovisual. Panorama da Economia Criativa no Distrito Federal 12 Grupo 4 - New media e serviços criativos, produção de conteúdo. Pode ser incentivada a produção de softwares, aplicativos, redes e conteúdos orientados a problemáticas coletivas e/ou de grupos sociais específicos. Grupo 5 - Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente em biotecnologia, aproveitando o que resta da biodiversidade no Distrito Federal e adjacências, decorrente da confluência das três grandes bacias hidrográficas brasileiras. O alto nível de instrução da população local indica que o incentivo a atividades de P&D é atividade particularmente apropriada”. |
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Equipe:
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Orçamento Aprovado:
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