Pesquisa
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Projeto: Panorama da Economia Criativa no DF

Coordenador(a): ALEXANDRE SCHIRMER KIELING
Vigência: 16/10/2021 a 16/10/2023
Situação: Inativo
Programa/Curso: Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa
Escola: {nme_escola}
Agência: Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal
Edital: Secretaria de Estado de Turismo 2021
Chamada Chamada Única
Resumo:
A execução da pesquisa é uma antiga demanda do trade turístico, reforçada pela Câmara de Economia Criativa da FECOMERCIO e por todos os setores nela representados. A proposta efetiva uma articulação e
aproximação do setor produtivo, do setor público e setor acadêmico.
A Economia Criativa tem como característica a produção de bens que resultam de alguma atividade criativa.
As áreas mais conhecidas são música, artes cênicas, áudio visual, edição de livros e periódicos, design, artesanato, gastronomia e criação de softwares. Os "setores criativos são aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo, gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social", como diz o Plano de Brasília.
Este é um projeto Macro que se desdobra em três subprojetos que ao seu turno, vão apurar produção, consumo e planejamento.
O propósito é realizar um Panorama da Economia Criativa do DF e propor estratégias e um plano de ações de curto,
médio e longo prazo para a organização de polos articulados em clusters e mesmo em arranjos produtivos locais
nas regiões administrativas. Polos inseridos na cadeia de valor desta economia com base empreendedora e
tecnológica com vistas à promoção da mudança da matriz econômica e a ampliação das oportunidades de
trabalho, especialmente em setores atingidos e impactados pela pandemia.
Desta maneira
• Reforçar a capacidade institucional e a administração pública eficiente no setor;
• Promover a qualificação dos recursos humanos e a sensibilização da população;
• Conhecer todas as atividades criativas do DF;
• Detectar as competências e vocações por região;
• Mapear a natureza das organizações produtivas por segmento.
O estudo vai buscar informações sobre grupos potenciais na região:
“Grupo 1 - Patrimônio, incluindo as expressões culturais e os sítios culturais. Turismo patrimonial,
urbanístico, arquitetônico e paisagístico; ecológico, cívico.
Grupo 2 - Artes, em todo o amplo universo das artes visuais e performáticas.
Grupo 3 - Mídia, abrangendo publicações e mídia impressa e todas as atividades contidas no
audiovisual. Panorama da Economia Criativa no Distrito Federal 12
Grupo 4 - New media e serviços criativos, produção de conteúdo. Pode ser incentivada a produção de
softwares, aplicativos, redes e conteúdos orientados a problemáticas coletivas e/ou de grupos sociais
específicos.
Grupo 5 - Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente em biotecnologia, aproveitando o que resta da
biodiversidade no Distrito Federal e adjacências, decorrente da confluência das três grandes bacias
hidrográficas brasileiras. O alto nível de instrução da população local indica que o incentivo a atividades de
P&D é atividade particularmente apropriada”.
Equipe:
1 - ALEXANDRE SCHIRMER KIELING - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 13.200,00
Material de ConsumoR$ 75.192,00
Material PermanenteR$ 2.660,48
Serviço de TerceirosR$ 124.318,32
Valor TotalR$ 215.370,80
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