Pesquisa
Plataforma de Apoio a Gestão Estratégica - PAGE/UCB

Projeto: AS FORMAS DO MITO NAS NARRATIVAS DIGITAIS SERIADAS: Contribuição ao Letramento Digital

Coordenador(a): FLORENCE MARIE DRAVET
Vigência: 15/02/2022 a 28/02/2025
Situação: Ativo
Programa/Curso: Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa
Escola: {nme_escola}
Agência: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Edital: CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - UNIVERSAL
Chamada Chamada Única
Resumo:
Como toda forma de cultura, a cultura digital é atravessada pelo mito, em suas produções narrativas, suas manifestações e organização nas redes sociais, nas séries ficcionais e nas diversas formas de arte. Trata-se, em um primeiro momento, de investigar como o mito (enquanto pensamento, mas também enquanto potência arquetípica manifesta em suas diversas mitologias) se apresenta nas narrativas audiovisuais digitais seriadas, de maneira a propor uma contribuição ao Letramento Digital nas escolas de Ensino Médio. Analisaremos narrativas seriadas a fim de identificar como o mito, sob suas mais diversas formas, é potencializado pelas possibilidades criativas fornecidas pelas ferramentas tecnológicas à disposição na cultura digital (plataformas de streaming, tecnologias imersivas, linguagens multimídia e transmídia, estruturas complexas etc). Como a inovação tecnológica dialoga com a tradição mítica? E nesse contexto, quais são os velhos e novos saberes necessários a um letramento digital transdisciplinar e a uma retomada da narrativa como construção de saber? O corpus a ser estudado para esta pesquisa corresponde a um recorte feito no universo das narrativas digitais seriadas. Foram selecionadas três séries de animação (The midnight gospel; Mushishi e Primal) direcionadas ao público juvenil e adulto que nos interessa analisar aqui pelo seu teor reflexivo, de alta densidade mítica e simbólica, que requerem atenção bem como pelo seu caráter transmidiático. Visa-se, por fim, elaborar propostas para o letramento audiovisual transdisciplinar na perspectiva dos estudos do imaginário, apoiadas por um material didático online em acesso aberto, que possa ser utilizado na educação básica, especialmente no ensino médio, dada a natureza do corpus escolhido.
Abstract

Like every form of culture, digital culture is crossed by myth, in its narrative productions, its manifestations and organization in social networks, fictional series and in various forms of art. This project aims, at first, to investigate how the myth (as a thought, but also as an archetypal power manifested in its various mythologies) is presented in serial digital audiovisual narratives, in order to propose a contribution to Digital Literacy in high school. We will analyze serial narratives in order to identify how the myth, in its most diverse forms, is enhanced by the creative possibilities provided by the technological tools available in digital culture (streaming platforms, immersive technologies, multimedia and transmedia languages, complex structures etc.). How does technological innovation dialogue with the mythical tradition? And in this context, what are the old and new knowledges necessary for a transdisciplinary digital literacy and for a resumption of narrative as a construction of knowledge? The corpus to be studied for this research corresponds to a cut made in the universe of serial digital narratives. At first, three animation series were selected (The midnight gospel; Mushishi and Primal) aimed at young and adult audiences, which we are interested in analyzing here for their reflective content, of high mythic and symbolic density, which require attention as well as their character transmedia. The aim is to elaborate proposals for transdisciplinary audiovisual literacy from the perspective of imaginary studies, supported by online teaching material in open access, which can be used in basic education, especially in high school, given the nature of the chosen corpus.
Equipe:
1 - ALEXANDRE SCHIRMER KIELING - Pesquisador Interno
2 - ALEXSANDER SEVERINO SILVA BARBOSA - Aluno
3 - ANA JÚLIA FREIRE RORIZ - Aluno
4 - CIRO INACIO MARCONDES - Pesquisador Interno
5 - FLORENCE MARIE DRAVET - Pesquisador Interno
6 - LEANDRO DE BESSA OLIVEIRA - Pesquisador Interno
Orçamento Aprovado:
BolsasR$ 49.200,00
Material de ConsumoR$ 900,00
Material PermanenteR$ 4.000,00
Serviço de TerceirosR$ 20.000,00
Valor TotalR$ 74.100,00
Ir para o menu
Parceiros da UCB
  • FIES
  • Universa
  • Periodicos Capes
  • ProUni
Redes dos cursos
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 Lote 01 EPCT, Águas Claras - CEP: 71966-700 - Taguatinga/DF - Telefone: (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7134
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Webadvisor WEBADVISOR