Resumo: O projeto de pesquisa objetiva compreender os sentidos da formação universitária e suas relações com o mundo do trabalho no contexto do século XXI para estudantes e docentes de graduação. Para tanto, pretende-se realizar leituras e interpretações de produções científicas acerca do problema, considerando o contexto sociocultural e político das décadas iniciais do presente século. A investigação terá como base os fundamentos teórico-conceituais atinentes à educação superior pensada em sua relação com o mercado de trabalho. Trata-se de elaborar reflexões e questionamentos sobre os sentidos da formação universitária tendo como referencial teórico autores cujas abordagens salientam os inúmeros significados das relações e/ou implicações, historicamente construídas, entre o ensino superior e a preparação para o mercado de trabalho. Nesse sentido, serão investigados também, sob uma perspectiva histórico-sociológica, a formação e o desenvolvimento da universidade no Brasil. Para que a pesquisa alcance seus objetivos, serão estudados os pensamentos críticos de Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e Ricardo Antunes, bem como de outros autores cujas pesquisas contribuam para a ampliação da compreensão sobre o problema a ser investigado. A proposta ora apresentada visa instaurar releituras acerca dos desafios da universidade enquanto instituição cujos significados devem ser revisitados tendo em vista as complexidades próprias ao contexto – global, regional e local - no qual ela está inserida. Considerando os objetivos do projeto, bem como sua natureza conceitual e prática, pretende-se adotar pesquisas bibliográfica e de campo tendo em vista a adoção do método fenomenológico. Para a realização da pesquisa, serão aplicados junto ao público-alvo (estudantes e docentes do ensino superior) instrumentos que permitam a geração de dados e análise dos resultados tendo em vista a investigação fenomenológica, pois existe consonância entre esta, o problema e os objetivos propostos. |