Resumo: Vivemos em uma sociedade amplamente desigual. As desigualdades não se encontram apenas na esfera econômica, mas também perpassam as diferenças culturais, o acesso a bens e serviços, a saúde e a educação. O combate às desigualdades sociais está fortemente atrelado ao combate as diferentes formas de preconceito e discriminação que perpassam todos os níveis sociais. A fim de contribuir para as transformações sociais em prol de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa, iremos analisar as interações entre elementos do macrossistema, especificamente políticas públicas de inclusão e ações afirmativas, e os processos desenvolvimentais ocorridos ao longo das trajetórias de vida de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência nos contextos de trabalho e de educação escolar. Especificamente pretendemos compreender as barreiras atitudinais que dificultam o desenvolvimento de carreiras e o acesso à cargos de liderança e suas repercussões nas trajetórias profissionais de mulheres trabalhadoras; analisar o impacto das ações afirmativas de inclusão racial em órgãos públicos e a percepção de funcionários e funcionárias públicas sobre oportunidades de ascensão social, equidade e justiça no trabalho; e identificar fatores relacionais e contextuais, tais como crenças, atitudes, adequações físicas e pedagógicas, que estão associados à inclusão e a permanência de estudantes com deficiência em escolas públicas do Distrito Federal. Para isso, desenvolveremos diversas pesquisas embasadas no paradigma sistêmico e no modelo bioecológico em três vertentes: raça, gênero e deficiência. Serão utilizados métodos de pesquisa mistos que permitem uma análise abrangente e mais completa dos fenômenos estudados. |