Resumo: A última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), aplicada em 2016, indicou que 55% dos alunos concluintes do ciclo básico de alfabetização apresentavam níveis insuficientes de leitura. O sucesso e fracasso do processo de alfabetização são atribuíveis a diferentes variáveis (e.g., características individuais do aluno; condições sócio-familiares; métodos de ensino) sendo, uma delas, as habilidades ou repertórios básicos que antecedem o ensino da leitura, estes denominados de repertório de pré-requisitos ou habilidades de prontidão para leitura. O ensino destes repertórios são foco da Educação Infantil, segmento que sofreu maior evasão de alunos (22,4%) durante os anos iniciais da pandemia do Covid-19, deste modo, prevê-se déficits na aprendizagem de pré-requisitos as quais podem ter impacto no processo de alfabetização de estudantes que ingressaram na escola a partir de 2020. O presente estudo visa avaliar diferenças entre alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerados bem ou mal sucedidos no processo de alfabetização, em relação aos respectivos repertórios de pré-requisitos. Para tanto será realizado um estudo quantitativo e descritivo. Serão utilizados diferentes instrumentos de avaliação de pré-requisitos e de leitura e escrita e, a partir dos resultados obtidos nos mesmos os participantes serão categorizados em relação ao nível de leitura e escrita e do repertório de pré-requisitos. Buscar-se-á, também, identificar possíveis correlações entre os diferentes comportamentos componentes destes dois repertórios (pré-requisito e leitura e escrita). Considera-se relevante a realização de estudos desta natureza, especialmente neste momento de retomada ao ensino presencial após o período de lockdown em decorrência da pandemia do Covid-19, quando déficits tanto no repertório de pré-requisitos quanto de leitura e escrita são esperados. A identificação desses déficits bem como de correlações entre repertórios básicos e a aprendizagem de leitura e escrita podem subsidiar intervenções e pesquisas com foco na prevenção de fracassos no processo de alfabetização. |