Coordenador(a): | CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ | ||||
Vigência: | 01/03/2023 a 28/02/2026 | ||||
Situação: | Ativo | ||||
Programa/Curso: | Políticas Públicas - Stricto Sensu | ||||
Escola: | {nme_escola} | ||||
Agência: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | ||||
Edital: | CNPq - Nº 09/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ 2022 | ||||
Chamada | Chamada CNPq Nº 09/2022 Bolsas de Produtividade em Pesquisa | ||||
Resumo: A inclusão digital é um fator imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico de uma nação, onde é importante que a sociedade tenha conhecimento mínimo da utilização dos recursos da tecnologia da informação. Este projeto tem como objetivo avaliar o impacto de políticas de inclusão digital em escolas rurais e de políticas públicas de inclusão para portadores de necessidades especiais no Brasil. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil revela que domicílios situados em zonas rurais, a parcela de indivíduos acima de 10 anos que utiliza é de apenas 52,5%. O principal motivo apontado por aqueles que não utilizaram a internet no período de referência da pesquisa foi o desconhecimento em como utilizar essa ferramenta (43,8%), a falta de interesse em acessá-la (31,6%) e o elevado custo do serviço ou equipamentos necessários (18,0%). As disparidades se fizeram ainda mais presentes com o advento da pandemia COVID-19, onde a falta de internet dificultou o acesso dos alunos às salas de aula virtuais, fazendo com que esses perdessem conteúdo e tivessem obstáculos ao acompanhamento do ensino, enquanto a incompreensão plena do mecanismo mostrou-se uma barreira para professores, que tiveram que adaptar-se ao novo sistema e se habituar com técnicas modernas de aprendizagem. Estudos direcionados a encontrar e avaliar o impacto dos programas de inclusão e analfabetismo digital são de interesse para saber se esses programas estão trazendo benefícios esperados no combate ao analfabetismo digital e na melhora do desempenho educacional. Outro tema importante é o de respeitar a diversidade, sejam elas étnico-raciais, geracionais, de pessoas com deficiência ou qualquer outra natureza. Nesta linha de políticas públicas, podemos citar os programas de ações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) que são voltados para a formação inicial e continuada de profissionais da educação, o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos específicos, a promoção de melhoria da infraestrutura física e tecnológica para as escolas. Esses programas buscam o pleno acesso à escolarização e à participação de todos os estudantes com redução das desigualdades educacionais e respeito às diferenças. Em particular, podemos mencionar programas educacionais para crianças portadoras de necessidades especiais (PNEs) onde elas demandam adaptações físicas e pedagógicas que tornem o espaço mais receptivo a esses educandos, bem como ações voltadas para o melhor desenvolvimento de suas habilidades. As tecnologias digitais desempenham um importante papel nesse processo, tornando-se essencial para que parcelas da população para que não fiquem à margem dos fenômenos, das mudanças, das oportunidades e das facilidades que as tecnologias da informação trazem. |
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Equipe:
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Orçamento Aprovado:
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