Coordenador(a): | CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ | ||||||||||
Vigência: | 01/12/2023 a 30/11/2025 | ||||||||||
Situação: | Ativo | ||||||||||
Programa/Curso: | Políticas Públicas - Stricto Sensu | ||||||||||
Escola: | {nme_escola} | ||||||||||
Agência: | Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal | ||||||||||
Edital: | EDITAL N. 010/2023 - PROGRAMA FAPDF LEARNING | ||||||||||
Chamada | Chamada 04/2023 TECH Learning | ||||||||||
Resumo: Os atos de violência nas escolas têm se intensificado de uma maneira alarmante nos últimos dias, despertando a necessidade de pensar em estratégias que possam promover o bem estar coletivo e a transformação social, a partir da criação de políticas públicas nessa direção. Este projeto tem como propósito analisar as demandas socioemocionais e os impactos delas no desenvolvimento afetivo, cognitivo e nas relações interpessoais dos estudantes, bem como, identificar se o conjunto de competências indicam fragilidades emocionais que podem potencializar a violência nas escolas da rede pública do Distrito Federal. Diferentes eixos das competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental serão abordados como: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. Assim, diversos podem ser os fatores internos e externos à escola que podem contribuir com os aspectos Biopsicossocial dos alunos, que estão relacionados com a segurança educacional, tais como: i) senso de pertencimento ao ambiente escolar; ii) receptividade por parte dos professores; iii) acolhimento dos colegas de classe; iv) percepção de valorização do aluno; v) segurança alimentar; envolvendo alunos, professores, direção e colaboradores. Pretende-se, a partir da intervenção proposta neste projeto e a coleta de dados, contribuir com a escola de modo que toda a comunidade escolar desenvolva reflexões que permitam-na compreender a realidade e a ajudem a saber se expressar com consciência social. Portanto, almeja-se oportunizar a criação de grupos reflexivos e a implementação de políticas públicas educacionais que valorizem as emoções e sentimentos, e que reconheçam a importância de valorizar a autenticidade das emoções. Adicionalmente, as emoções e os sentimentos podem afetar o desempenho educacional dos alunos de diferentes formas, sejam elas no contexto afetivo, cognitivo ou social. Justamente pelo fato de as fragilidades emocionais exercerem influência sobre aspectos intelectuais dos indivíduos, pretende-se medir o impacto da intervenção proposta sobre o desempenho acadêmico dos alunos, bem como verificar se houve mudanças na rotina escolar, avaliando professores, alunos e colaboradores. As informações geradas são essenciais para embasar estudos e orientar a estruturação de políticas públicas preventivas. |
|||||||||||
Equipe: |
|||||||||||
Orçamento Aprovado:
|