Resumo: O diagnóstico sobre permanência estudantil nos anos finais do ensino fundamental, viabilizado por uma ferramenta preditiva, é o foco do presente estudo. Este recorte temático está estruturado a partir da convicção da necessidade de um diagnóstico preditivo sobre a abandono e evasão do aluno, cujos dados viabilize maior autonomia a gestão escolar, como principal objetivo a ser alcançado pelos resultados da pesquisa. Desta maneira, delineiam-se as variáveis, fatores, condições e perspectivas de modo a constituir um protótipo de software capaz de produzir informações consolidadas para se compreender e possibilitar autonomia para gestão em discutir soluções visando a permanência dos estudantes na escola, na garantia de seu direito à educação e, em um sentido mais amplo, na continuidade dos estudos nas etapas da Educação Básica. O lócus de desenvolvimento da pesquisa será a rede pública de ensino do Distrito Federal, considerando-se a distribuição de unidades escolares localizadas em uma das suas quatorze coordenações regionais de ensino. A amostra para levantamentos e testagens relacionadas ao estudo é composta por duas unidades escolares ofertantes dos anos finais do ensino fundamental, podendo ser ampliado o número de escolas, caso seja necessário para o refinamento do estudo. O embasamento teórico será composto por revisão de literatura concernente ao tema da permanência, evasão, abandono, tecnologia utilizada para o acompanhado da coleta de dados empíricos por meio de visitas técnicas e a consulta a documentos e referenciais de órgãos públicos de nível federal e distrital, com vistas ao fortalecimento das bases teóricas, metodológicas e analíticas referentes a pesquisa proposta. Como principais resultados a serem alcançados está a elaboração de protótipo, como ferramenta tecnológica munido da inteligência artificial (IA), capaz de delinear diagnóstico preventivo sobre a evasão escolar discente para a rede pública de ensino do Distrito Federal em relação aos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio da ferramenta informatizada tornar-se-á possível às unidades escolares realizarem sistematicamente o acompanhamento de indicativos de risco de abandono e evasão discente, assim como atuar para mitigá-los. |