Resumo: A Biotecnologia é temática e precisa ser acessível para toda a sociedade, com destaque a estudantes da Educação Básica. Neste cenário, esta proposta tem como foco central a disseminação do ensino de biotecnologia no ensino médio e a promoção e a potencialização da Biotecnologia enquanto temática de inovação tecnológica no processo ensino-aprendizagem. É uma proposta que envolve 3 (três) áreas interdisciplinares, de convergência e cooperação - biotecnologia, ensino e tecnologia da informação e comunicação – que convergem para a proposição de uma ferramenta (um aplicativo) de ensino em biotecnologia no ensino médio. Envolve a participação de docentes do Ensino Médio do Distrito Federal, das redes pública e privada, objetivando a socialização da temática, ampliando e permeando a Biotecnologia no desenvolvimento humano de adolescentes antes do acesso à Educação Superior. Para operacionalizar esta pesquisa será adotada como Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) um Mapa Conceitual Interativo de Biotecnologia (MCIBiotec), enquanto tecnologia de auxílio aos/às docentes do Ensino Médio para o planejamento pedagógico de suas aulas, com a temática da Biotecnologia e, para os estudantes para facilitar e modernizar o processo de aprendizagem. MCIBiotec é um aplicativo de planejamento de aulas que auxilia o/a docente quanto à utilização da Biotecnologia para suas aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio; baseia-se na concepção do ensino da Biotecnologia pelo uso das cores, conforme concepção proposta por Kafarski (2012). O aplicativo estará disponível para os ambientes operacionais Android e IOS, bem como acessível na WEB; ele permite que cada docente desenvolva seu planejamento pedagógico e disponibilize-o aos/às estudantes, utilizando as cores como elemento de identificação de cada tema dentro da Biotecnologia. O aplicativo já foi desenvolvido e encontra-se validado em tese defendida na área da Biotecnologia, junto à Universidade Positivo em colaboração com a Universidade Católica de Brasília, embora ainda necessite de alguns ajustes que serão propostos neste projeto. Pretende-se adotar o uso do MCIBIotec em quatro escolas, públicas e privadas do DF, com docentes do Ensino Médio, para que seu uso seja testado e qualificado em ambiente real. Ao escolher a temática da Biotecnologia pela cor cada docente será conduzido ao planejamento da apresentação da aula à avaliação dos estudantes. Espera-se que a utilização do aplicativo por docentes do Ensino Médio do Distrito Federal potencialize e dissemine a temática da Biotecnologia com adolescentes que brevemente escolherão um curso no Ensino Superior. Espera-se ainda, que a Biotecnologia se protagonize como elemento central em discussões realizadas dentro das escolas de Educação Básica, desenvolvendo um processo de ensino-aprendizagem baseado em conhecimento e na Ciência atual e necessária para o pleno desenvolvimento humano. |