Resumo: A interiorização de artefatos de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) em parceria com o uso cada vez mais intensivo da internet simultaneamente criaram oportunidades de participação em grupos de interação e ativismo social, polí-tico e ideológico, em atividades educacionais de formação profissional, oportunidades de trabalho, grupos de amizade entre parentes, colegas de trabalho e de escola entre outros. Por outro lado, também tem propiciado o crescimento contínuo de práticas conflitantes com a veracidade dos fatos ao divulgarem informações que vão além de meros enganos ou brincadeiras. Trata-se de desinformação em conjunto com práticas de indução e controle social e político, ao lado do crescimento contínuo da desigual-dade socioeconômica. O foco da presente proposta é cartografar a desinformação em seu contexto, estratégias de ação, e seu impacto intergeracional em jovens de 17 a 19 anos e idosos a partir de 65 anos de idade. Tendo assim seu objetivo geral: cartografar a desinformação e seus impactos intergeracionais em vista de potencializar perspecti-vas de fortalecimento da democracia. Visa-se assim aprofundar o conhecimento, dis-cutir e formular programas educativos que auxiliem jovens e idosos a identificarem a veracidade das inúmeras mensagens que recebem cotidianamente e subsidiar institui-ções que trabalham com esse público. Em termos metodológicos o projeto prioriza a abordagem qualitativa, não obstante lançar mão de dados quantitativos, a partir do método cartográfico. Como resultados espera-se gerar subsídios para o gerenciamen-to das respostas públicas à desinformação e desenvolver intervenções para limitar sua propagação. Em paralelo, o levantamento de dados primários junto a população men-cionada tem como propósito produzir insumos qualitativos e quantitativos que permi-tam a difusão do conhecimento por meio da publicação de artigos científicos, relató-rios e sínteses no contexto nacional e internacional. |