Resumo: Objetivo: Este projeto tem como objetivo investigar os correlatos e determinantes dos comportamentos de risco à saúde em adolescentes escolares das zonas urbana e rural do Distrito Federal. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, de base populacional escolar, a ser realizado com uma amostra representativa de 640 estudantes de 14 a 19 anos do ensino médio integrado de 10 escolas urbanas e rurais da rede federal de ensino no Distrito Federal. Os comportamentos de risco à saúde analisados neste estudo incluem comportamentos de movimento de 24 horas (volumes e padrões de atividade física, comportamento sedentário e sono) medidos objetivamente por acelerômetro triaxial ActiGraph wGT3X-BT por 7 dias consecutivos; prática regular de atividade física, tempo gasto em dispositivos de tela, dependência de smartphone, duração e qualidade do sono, sonolência diurna excessiva, consumo alimentar, uso de substâncias psicoativas (álcool, cigarro e outras drogas) e situações em casa e na escola (incluindo bullying) avaliados por questionários específicos. A saúde mental, a qualidade de vida e os fatores de risco cardiometabólico serão avaliados como desfechos. Os sintomas de depressão, ansiedade, estresse, autoestima e insatisfação com a imagem corporal, bem como a qualidade de vida relacionada à saúde, serão avaliados por questionários específicos. Os fatores de risco cardiometabólico serão investigados por meio de medidas antropométricas, de composição corporal (bioimpedância tetrapolar) e de pressão arterial em repouso, avaliação da aptidão cardiorrespiratória pelo teste PACER e da força muscular pelos testes de preensão manual (dinamômetro) e salto horizontal. Resultados esperados: Espera-se que este estudo produza evidências de alto mérito científico, que possam ser utilizadas para desenvolver e implementar políticas públicas voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos adolescentes. Os resultados poderão subsidiar a criação de programas de intervenção e prevenção em saúde, além de orientar a formulação de estratégias educacionais e clínicas que contribuam para a melhoria dos programas de saúde pública, promovendo um ambiente escolar mais saudável e adequado ao desenvolvimento integral dos jovens, tanto no contexto local quanto nacional. |