Coordenador(a): | SILVIA KELI DE BARROS ALCANFOR | ||||
Vigência: | 01/09/2024 a 01/10/2025 | ||||
Situação: | Ativo | ||||
Programa/Curso: | Coordenação de Pesquisa e Extensão | ||||
Escola: | {nme_escola} | ||||
Agência: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | ||||
Edital: | Chamada CNPq Nº 07/2024 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC-EM Edição 2024 - 2027 | ||||
Chamada | Chamada Única | ||||
Resumo: Criada em julho de 1993 pela Lei Distrital nº 510/93 e regulamentada pelo Decreto nº 15.046/93, a Região Administrativa Recanto das Emas (RA XV) que possui 147.000 habitantes, com densidade demográfica de 2.928 habitantes por quilometro quadrado (IBGE, 2020) conta com algumas reservas naturais, dentre elas o Ribeirão Monjolo, que corre em meio a um exuberante vale. A beleza cênica do local contribuiu para a criação do Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas por meio da Lei Distrital nº 1.188/96, localizado na área delimitada pela chácara Aldeia da paz, compreendendo a cabeceira do córrego Monjolo. Em 1999 foi criado o Parque Urbano, que incorporou parte do Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas. Trata-se de uma área destinada à conservação, visando à manutenção das espécies do cerrado e a garantia da qualidade dos recursos hídricos disponíveis, além da recreação e lazer em harmonia com a preservação do ecossistema da região. Na referida RA está inserido o Centro Educacional (CEd) 104 com oferta de vagas do Ensino Médio cujas bases do Projeto Pedagógico contemplam a inserção curricular de atividades teórico-práticas, com desenvolvimento em laboratórios específicos que permitam melhor experiência das atividades disciplinares e a promoção da integração da comunidade escolar por meio de atividades desenvolvidas na escola. A escola tem como função social basilar o desenvolvimento de competências e habilidades físicas, cognitivas e afetivas do estudante, fornecendo-o a capacitação necessária para exercer sua cidadania de forma atuante, crítica e integral em sua sociedade. O Ced 104 entende que uma das melhores estratégias para o desenvolvimento dessas habilidades é a inserção de projetos multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares na rotina de aprendizagem dos estudantes, garantindo a integração entre pensamentos diferentes, a promoção do espaço de debate e a colaboração entre os estudantes. |
|||||
Equipe: |
|||||
Orçamento Aprovado:
|