Denise Gisele de Britto Damasco

CitaçõesDAMASCO, Denise Gisele de Britto
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2010 a 2014 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2002 a 2003 - Administração Escolar
    Universidade Salgado de Oliveira
  • Graduação - Periodo: 1983 a 1986 - Letras
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Aliança Francesa de Brasília- / Periodo: 1986 a 1991
  • Associação dos Professores de Francês do Distrito Federal- / Periodo: 2017 a atual
  • Associação dos Professores de Francês do Distrito Federal- / Periodo: 2013 a 2017
  • Centre National d`Education à Distance- / Periodo: 2010 a 2016
  • Federação Brasileira dos Professores de Francês- / Periodo: 2017 a atual
  • Formation Profession - Revue scientifique internationale en éducation- / Periodo: 2016 a 2016
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2015 a 2015
  • Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2011 a 2011
  • Revista Cocar (UEPA)- / Periodo: 2016 a 2018
  • REVISTA COCAR (UEPA)- / Periodo: 2016 a atual
  • Revista Comunicologia- / Periodo: 2018 a atual
  • Revista da Faculdade de Educação Linhas Críticas- / Periodo: 2011 a 2011
  • Revista Helb- / Periodo: 2012 a atual
  • Revista Prática Docente- / Periodo: 2016 a atual
  • Revista Prática Docente (RPD)- / Periodo: 2016 a atual
  • Revista SER Social- / Periodo: 2011 a 2011
  • Secretaria de Estado de Educação- / Periodo: 1989 a 2015
  • Serviço Social em Revista (Impresso)- / Periodo: 2011 a 2011
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2016 a 2016

Linha de Pesquisa

  • Estudos Comparados em Educação - ECOE
  • Juventude e Gerações
  • Processo educacional e formação de professores

Projetos de Pesquisa

  • Compartilhando experiências docentes de mobilidade internacional em formações continuada: o caso dos professores de francês do Distrito Federal
    Este projeto visa resgatar as experiências de mobilidade internacional e de formações continuadas ocorridas por meio do recebimento de bolsas de estudo de curta duração e de longa duração com o compartilhamento das mesmas a outros docentes de francês do DF. A partir de 2015, a Associação dos professores de Francês do DF - APFDF implantou uma dinâmica de multiplicação de experiências didático-profissionais em ensino e aprendizagem do francês por meio da organização anual das atividades de formação a partir das experiências de seus membros que receberam bolsas de estudo. Assim, esse projeto visa à reverberação das aprendizagens ocorridas no exterior e no pais a fim de promover as aprendizagens ocorridas em experiências didático-pedagógicas por meio de formações organizadas para esse fim.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: ENSINO
  • Geração de Professores : docentes de francês do Distrito Federal
    Em 8 de maio de 1968, na Aliança francesa de Brasilia, vinte e seis professores de francês e de português decidiram se reunir para fundar a Associação dos Professores de Francês do Distrito Federal e seu estatuto. Foi criada a APFDF com perfil eminentemente pedagógico-cultural, com o intuito de reunir os professores do ensino secundário do DF e trocar ideias sobre como divulgar e aperfeiçoar e a língua francesa no sistema educativo do DF. Há poucos traços do momento de criação da APFDF e das atividades realizadas entre 1968-1977. Somente o registro do cartório de sua fundação oficial em 14 de outubro de 1968. Contudo, há os registros da entidade a partir de 1977 que estão à disposição por meio das atas de reuniões e de assembleias ordinárias e gerais da mesma. Os registros das discussões que ocorreram a partir de 1977 mostram as questões de ensino e de aprendizagem dos docentes em francês e a análise e intercâmbio de materiais didático-pedagógicos para o ensino de francês, sobretudo com os novos métodos de ensino para atuação em sala de aula. Há também o registro da mobilidade docente das décadas finais do século XX. Até 2009, a APFDF contou com 35 atas registradas em cartório. Após o XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês que ocorreu em Brasília no ano de 2009, com a presença de aproximadamente hum mil e cem participantes, a APFDF esteve bloqueada juridicamente e sem atividade registrada. No final do ano de 2013, um grupo de docentes de francês reuniram-se para reativar a APFDF que desde então reassumiu seu projeto de formação continuada docente. Em 2018, com a celebração dos 50 anos da entidade, o projeto Geração de Professores pretende reunir os docentes pioneiros nesse ensino e pertencentes à APFDF com os seus estudantes que se tornaram docentes de francês no DF. A partir da compreensão de que as gerações não são substituídas, mas se sucedem (Karl Mannheim), afastando-se do olhar positivista que compreende geração apenas pelo critério etário, entende-se que a experiência dos sujeitos não é linear, pois há um tempo interno e histórico-social que se delineia. Assim, aconteceu com os membros da APFDF. Não se trata de compreender geração como um grupo social, pois em grupos sociais há pessoas pertencentes às várias gerações. Consideramos que um docente e seus estudantes compartilham de um conjunto de experiências comuns em um tempo comum independentemente de suas idades devido ao laço que se estabeleceu, surge uma conexão geracional (Karl Mannheim). No seio da APFDF esse fenômeno é marcante pois constata-se que há um espaço de experiências conjuntivas de gerações de docentes de francês. Esse projeto pretende fazer interagir as diversas gerações de docentes e retratá-las por meio de uma foto comum com os pertencentes à linha geracional de cada docente. Por meio dos depoimentos individuais escritos de cada docente sobre seu professor de francês e da fotografia desse docente e de seus descendentes na docência pretende-se revelar a memória viva do ensino de francês no DF e na APFDF. Tendo em vista a mobilidade dos docentes de franc6es no pais e no mundo, a Federação Brasileira dos Professores de Francês e a Federação Internacional dos Professores de Francês são parceiras nesse projeto intitulado Geração de Professores, pois houve docentes francês no país e no DF que formaram os docentes que ainda atuam no DF.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: ENSINO
  • Cartografia dos Territórios da Aprendizagem como estratégia de reconstrução do trabalho docente de professores e gestores para o Ensino Básico - Financiado pelo CNPq
    A escola e seus professores passam por crises periódicas, já que eles possuem tarefa de articulação, do ponto de vista do conhecimento e da cultura, entre o passado e o futuro, conforme Hannah Arendt. A especificidade da crise atual não está na crise por si mesma, mas em dois aspectos inéditos: o ritmo de produção e de circulação de informações na sociedade, em especial, nos centros urbanos. A informação e a geração do conhecimento como bases para a ação social têm sido investigadas em várias áreas do conhecimento, tais como a ciência da informação, a sociologia, a economia, ciência política, entre outras. Em particular, este projeto pretende demonstrar que a área de educação também pode se beneficiar dos processos de gestão social do conhecimento, subsidiando, especialmente a formação de professores. Assim, o projeto tem como objetivo elaborar estratégias e instrumentos de reconstrução para prática pedagógica de professores e gestores da Educação básica, através da cartografia dos territórios de aprendizagem, visando contribuir para melhoria da aprendizagem nas escolas.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • (In)Aptidões em Línguas Estrangeiras entre discentes e docentes universitários: desafios para a internacionalização da Educação Superior
    O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender e explicitar o panorama linguístico contemporâneo quanto à aptidão ou inaptidão em línguas estrangeiras de discentes e docentes de instituições de ensino superior no Distrito Federal, visando às estratégias para a internacionalização na Educação Superior. Este estudo classifica-se como pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e com uso de técnicas estatísticas, de análise de conteúdo de dados escritos e de análise de dados orais por meio de abordagem reconstrutiva de dados com o emprego do Método Documentário de Interpretação. Para coleta de dados serão utilizados a aplicação de questionário de pesquisa e grupos de discussão para compreensão em profundidade. Os resultados esperados dessa pesquisa se apresentam diante da possibilidade de proposição de iniciativas que poderiam permitir ações para a formação, ensino e aprendizagem em línguas estrangeiras, por idioma e nível de conhecimento e competência, a fim de romper as barreiras linguísticas que se configuram como empecilhos à internacionalização da Educação Superior.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Estudos comparados sobre o ensino médio e seus exames: repercussões nos currículos e nos projetos de vida de jovens dos BRICS - FAP/DF Edital No 03/2016; CNPq Edital Universal No 01/2016
    A utilização do Enem como exame de ingresso à educação superior e a ampliação das vagas para estudantes de escolas públicas nas universidades públicas, vem promovendo mudanças nos currículos e projetos político pedagógicos das escolas de ensino médio. Nesse sentido, um dos eixos do projeto está voltado para a realização de um estudo comparado sobre o Gaokao e o Enem, exames em larga escala que dão acesso à educação superior na China e no Brasil. O propósito é compreender o funcionamento, a adequação e os objetivos de cada exame, permitindo a realização de debates acerca da trajetória escolar daqueles que participam dos testes, da utilização desses exames como modelo de avaliação do ensino médio e de seleção para o ingresso na educação superior. Outro eixo consiste na realização de estudos comparados sobre o ensino médio e seus sujeitos. O ensino médio representa uma etapa de formação na vida dos jovens, não apenas intelectual-cognitiva, mas também um momento de construção de identidades e de pertencimentos a grupos, de elaboração de projetos de vida que acontecem a partir de condições socioeconômicas e de percursos biográfico-familiares bastante distintos. Desse modo, torna-se importante conhecer a organização dessa etapa da educação básica, do que e de como se está ensinando e aprendendo em diferentes contextos, bem como das possibilidades que se apresentam aos jovens após a conclusão do ensino médio. Palavras-chave: Educação Internacional e Comparada. Estudos Comparados. Juventude. Ensino médio. Currículo. Avaliação em larga escala
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Estudo Comparado dos Exames ENEM (Brasil) e GAOKAO (China): repercussões nos currículos do Ensino Médio e no acesso à educação superior de jovens brasileiros e chineses
    A utilização do Enem como exame de ingresso à educação superior e a ampliação das vagas para estudantes de escolas públicas nas universidades públicas por meio de políticas de ação afirmativa, vem promovendo mudanças nos currículos e projetos político pedagógicos das escolas de ensino médio. Nesse sentido, um dos eixos do projeto está voltado para a realização de um estudo comparado sobre o Gaokao e o Enem, exames em larga escala que dão acesso à educação superior na China e no Brasil. O propósito é compreender o funcionamento, a adequação e os objetivos de cada exame, permitindo a realização de debates acerca da trajetória escolar daqueles que participam dos testes, da utilização desses exames como modelo de avaliação do ensino médio e de seleção para o ingresso na educação superior. Outro eixo consiste na realização de estudos comparados sobre o ensino médio e seus sujeitos. O ensino médio representa uma etapa de formação na vida dos jovens, não apenas intelectual-cognitiva, mas também um momento de construção de identidades e de pertencimentos a grupos, de elaboração de projetos de vida que acontecem a partir de condições socioeconômicas e de percursos biográfico-familiares bastante distintos. Desse modo, torna-se importante conhecer a organização dessa etapa da educação básica, do que e de como se está ensinando e aprendendo em diferentes contextos, bem como das possibilidades que se apresentam aos jovens após a conclusão do ensino médio. Palavras-chave: Educação Comparada. Juventude. Ensino médio. Currículo. Avaliação em larga escala.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Seminário Regional de Pesquisas de Expressão Francesa - SEMIFRA
    O SEMIFRA é um projeto concebido por duas gestões da Associação dos Professores de Francês do DF, gestões de 2015/2017 e de 2017/2019 respectivamente. O primeiro SEMIFRA ocorreu em 2016, o II SEMIFRA em 10 e 11 de abril de 2017 e o III SEMIFRA em junho de 2018. A coordenação geral em 2016 foi da Profa Dra Maria da Gloria Magalhães, para a edição de 2017, foi da Profa Dra Adriana Santos Correa e para terceira edição, a coordenação geral foi de Maria Del Carmen Aranda. Assumo a coordenação logística das três edições desse evento durante os anos de 2016 e 2018.
    Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Geração sem Fronteiras: experiências de intercâmbio internacional de jovens universitários - www.geracaosemfronteiras.com.br - Edital CNPq 43/2013
    O presente projeto foi aprovado no Edital CNPq 43/2013 Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (processo n.409049/2013). RESUMO: As possibilidades para realização de intercâmbio internacional durante a graduação ainda são restritas e as dificuldades citadas estão geralmente relacionadas a aspectos de ordem financeira. Mas apesar das limitações e barreiras, mais de 73.300 estudantes de graduação das áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento econômico do Brasil foram contemplados com bolsas de estudo do programa Ciência Sem Fronteiras no período de 2011 a 2015. Julgamos necessário conhecer mais a fundo as experiências interculturais dos estudantes assim como os conhecimentos adquiridos durante a estadia no exterior. Alguns impactos (positivos ou negativos) da experiência de intercâmbio nem sempre são percebidos de forma imediata. No entanto, a mudança de um lugar para outro promove um processo de revisão da própria trajetória bem como da relação construída com o país de origem. Na medida em que os estudantes são convocados a se posicionar sobre questões políticas ou outros aspectos relacionados ao país em que vivem ? seja em sala de aula ou em outros espaços durante a estadia no exterior ?, são colocados em situações que os levam a conhecer melhor o próprio país e a refletir, por exemplo, sobre o que significa ?ser brasileiro? no exterior. O projeto está organizado em torno de três eixos: 1) Experiências de estudantes oriundos de universidades localizadas na região Centro-Oeste; 2) Experiências de estudantes brasileiros que se deslocaram para países que integram os BRICS; 3) Experiências de intercâmbio estudantil na Alemanha. Palavras-chave: Educação Comparada. Juventude. Educação Superior. Intercâmbio Universitário. Ciência sem Fronteiras.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • III Seminário GERAJU
    10 anos pesquisando gerações, juventude, relações de gênero e étnico/raciais com o Método Documentário
    Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Juventude e percursos educativos: saberes geracionais, institucionais e virtuais - novas demandas políticas para o ensino médio e educação superior
    A produção do conhecimento sobre juventude e suas trajetórias de vida pode subsidiar a formulação de políticas públicas que atentem para as formas de interação contemporâneas e amplamente utilizadas pelo público jovem. Em todas as sociedades, sejam elas tradicionais ou não, os/as jovens desenvolvem um papel reconhecidamente importante, pois podem ser considerados tanto no sentido de continuidade quanto no de mudança e de revitalização do status quo. O presente projeto visa analisar percursos educativos e aspectos da educação representados pelas relações de gênero e geracionais, bem como pelas novas demandas políticas para o ensino médio, educação superior e para formação de professores que atuam em contextos multiculturais e diversos
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Portal Ensino Médio EMdiálogo: Animando redes sociais na escola pública
    No ano de 2012, o EMdiálogo/DF teve como objetivo geral: Promover um espaço de formação continuada de profissionais da educação que atuam nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador, socializando as experiências inovadoras desenvolvidas pelas escolas utilizando como ferramenta de divulgação o Portal EMdiálogo. E, como objetivos específicos: Mapear as ações e projetos desenvolvidos pelas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador; Instituir um Grupo de Trabalho (GT) sobre Juventude e Escola com os professores (as) das escolas de ensino médio públicas do Distrito Federal que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador a fim de aprofundar o debate sobre a escolarização da juventude nesta etapa de ensino; Potencializar o diálogo de forma horizontal e transparente entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade escolar com objetivo de contribuir para a construção de um Ensino Médio inclusivo e de qualidade, por meio da divulgação do Portal EMdiálogo; incentivar a socialização de experiências inovadoras no ensino médio e a comunicação em rede entre as instituições de ensino e comunidade escolar.
    Período: 2012 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional :: Administração de Unidades Educativas
  • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Lingüística Aplicada ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior201620182019Total
Participação em Banca de Doutorado00202
Participação em Banca de Exame de Qualificação11204
Participação em Banca de Graduação00404
Participação em Banca de Mestrado11114
Total229114

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018Total
Participação em Congresso2117837
Participação em Encontro1520118
Participação em Oficina1200315
Participação em Seminário1821122
Participação em Simpósio50207
Total715101399

Orientação

Tipo de Produção2018Total
Orientação em Andamento de Doutorado11
Orientação em Andamento de Mestrado88
Orientações Concluídas para Doutorado11
Total1010

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnterior2018Total
Prêmios527
Total527

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
Apresentação de Trabalho194127244
Artigo Aceito para Publicação000011
Artigo Publicado611008
Capitulo de Livro Publicado310105
Curso de Curta Duração Ministrado000202
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional210205
Livro Publicado ou Organizado100001
Organização de Evento3246116
Outras Bancas Julgadoras4203211
Outras Participações em Eventos e Congressos711009
Participação em Feira001001
Programa de Rádio ou TV000101
Texto em Jornal ou Revista200002
Trabalho em Eventos501107
Total521220236113

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2018Total
Mídia Social, Website ou Blog404
Outra Produção Técnica213
Prefacio Posfacio101
Trabalho Técnico011
Tradução101
Total8210