This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Júlio César Lindemann
Citações | LINDEMANN, J. C. |
Curso/Programa | Pró-Reitoria de Administração - PROAD |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Mestrado - Periodo: 2011 a 2013 - Desenvolvimento
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Especialização - Periodo: 1998 a 1999 - Administração Escolar
Universidade La Salle - Canoas - Especialização - Periodo: 2014 a 2014 - MBA em Gestão Educacional
Faculdade Cenecista de Osório - Graduação - Periodo: 1990 a 1995 - Direito
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Atuação Profissional
- Campanha Nacional de Escolas da Comunidade- / Periodo: 2004 a 2010
- Campanha Nacional de Escolas da Comunidade- / Periodo: 2000 a 2004
- Centro Universitário Cenecista de Osório- / Periodo: 2014 a 2018
- Colégio Cenecista Sepé Tiaraju- / Periodo: 2010 a 2014
- Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo- / Periodo: 2010 a 2014
- Instituto de Educação Cenecista Marquês de Herval- / Periodo: 2014 a 2018
- Sociedade Porvir Científico- / Periodo: 1988 a 2000
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2018 a atual
- Universidade La Salle - Canoas- / Periodo: 2015 a atual
Linha de Pesquisa
- Gestão, Educação e Políticas Públicas
Projetos de Pesquisa
- Educação de Qualidade: fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais
A pesquisa tem como foco analítico-discursivo o direito a educação de qualidade, compreendida a partir do que preconizam os Marcos Regulatórios da Educação, nos âmbitos nacional e internacional, a partir da década de cinquenta, refletindo sobre as decorrências do que estabelecem tais Marcos para a ação educativa nos diferentes contextos. Dentre tais decorrências, focaliza as seguintes temáticas: a governança da educação (nos níveis macro e micro estruturais) enfatizando a perspectiva democrática; o planejamento da ação educativa e suas diferentes tipologias; a práxis educativa e a avaliação da aprendizagem e institucional (interna e externa) e a formação docente. O corpus investigativo está composto por documentos nacionais e internacionais, dissertações e teses, artigos, livros e coletâneas que discutem as temáticas em tela. O estudo fundamenta-se em autores cujos pressupostos estão alicerçados na ideia da constituição do ser humano, a partir de suas interações com o meio físico e social, efetivadas em determinado contexto histórico-cultural, social, econômico e político. A análise dos dados está sendo realizada através da Técnica de Análise de Conteúdo. A investigação em tela mobiliza e articula as demais pesquisas realizadas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Indicadores de Qualidade e Práticas Educativas, seja no âmbito de TCC, monografias, dissertações ou teses.
Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: ::
- Ciências Socias Aplicadas :: Direito :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | 2016 | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 3 | 3 |
Total | 3 | 3 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 1 | 0 | 2 | 1 | 1 | 5 |
Participação em Encontro | 2 | 3 | 1 | 2 | 0 | 8 |
Participação em Oficina | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Participação em Seminário | 12 | 0 | 0 | 0 | 0 | 12 |
Participação em Simpósio | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Total | 21 | 3 | 3 | 3 | 1 | 31 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Prêmios | 10 | 1 | 11 |
Total | 10 | 1 | 11 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 20 | 2 | 1 | 0 | 0 | 23 |
Artigo Aceito para Publicação | 0 | 4 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 2 |
Editoração | 1 | 1 | 1 | 0 | 0 | 3 |
Organização de Evento | 4 | 1 | 2 | 0 | 0 | 7 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 2 | 0 | 0 | 1 | 1 | 4 |
Outras Produções Bibliográfica | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 |
Texto em Jornal ou Revista | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Trabalho em Eventos | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 |
Total | 38 | 8 | 6 | 2 | 1 | 55 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 8 | 1 | 1 | 10 |
Prefacio Posfacio | 6 | 1 | 1 | 8 |
Trabalho Técnico | 6 | 1 | 0 | 7 |
Total | 20 | 3 | 2 | 25 |