This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Gidalti Guedes da Silva
Citações | SILVA, Gidalti Guedes;SILVA, Gidalti G.;SILVA, G.G. |
Curso/Programa | Núcleo de Formação Geral |
Titulação | Mestrado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2021 a atual - Educação
Universidade Católica de Brasília - Doutorado - Periodo: 2016 a 2017 - Ciências da Religião
Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Mestrado - Periodo: 2010 a 2012 - Educação
Universidade Federal de Rondônia - Especialização - Periodo: 2021 a 2023 - Educação, Protagonismo e Propósito de Vida
Universidade Católica de Brasília - Especialização - Periodo: 2004 a 2006 - Estudos Wesleyanos (teologia e história)
Universidade Metodista de São Paulo - Graduação - Periodo: 2000 a 2003 - Teologia
Universidade Metodista de São Paulo - Graduação - Periodo: 2012 a 2016 - Pedagogia
Faculdade Geremário Dantas
Atuação Profissional
- Aprendizagem em EAD - UCB- / Periodo: 2020 a atual
- Associação Educativa Evangélica- / Periodo: 2013 a 2017
- Centro de Estudos Bíblicos- / Periodo: 2007 a 2011
- Faculdade de Cièncias e de Tecnologia de Rondônia- / Periodo: 2012 a 2012
- Faculdade Evangélica Goianésia- / Periodo: 2019 a 2019
- Faculdade Evangélica Goianésia- / Periodo: 2019 a 2019
- Faculdade Evangélica Goianésia- / Periodo: 2019 a 2019
- Faculdades Integradas Aparício Carvalho- / Periodo: 2018 a 2018
- Faculdades Integradas Aparício Carvalho- / Periodo: 2017 a 2018
- Hien Karatê Kyokai- / Periodo: 2010 a atual
- Igreja Metodista- / Periodo: 2001 a 2010
- INSTITUTO MAUA DE PESQUISA E EDUCACAO- / Periodo: 2019 a 2022
- Instituto Metodista da Amazônia- / Periodo: 2010 a 2011
- Instituto Metodista da Amazônia- / Periodo: 2004 a 2010
- Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio- / Periodo: 2021 a 2021
- Ministério da Educação- / Periodo: 2021 a 2022
- Polícia Militar do Estado do Acre- / Periodo: 2023 a atual
- Prefeitura Municipal de Porto Velho- / Periodo: 2012 a 2012
- Revista Aprendizagem em EAD- / Periodo: 2021 a atual
- REVISTA CIENTIFIC@- / Periodo: 2016 a 2016
- Revista FIMCA- / Periodo: 2018 a 2019
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2019 a atual
- Universidade Federal de Rondônia- / Periodo: 2010 a 2012
- Universidade Metodista de São Paulo- / Periodo: 2004 a 2006
Linha de Pesquisa
- Formação Docente
- Processo Educacional e Formação de Professores
- Teologia e História
Projetos de Pesquisa
- A Semiformação docente para a Educação Superior: a estética como possibilidade de emancipação
Projeto de Pesquisa desenvolvido durante os estudos do Doutorado em Educação, pela Universidade Católica de Brasília (UCB), sob orientação do Prof. Dr. Luiz Síveres. O problema da Pesquisa gira em torno da seguinte questão: de que modo a dimensão estética pode estar presente na formação continuada de docentes do Ensino Superior, enquanto experiência estética emancipatória? A pesquisa tem por fundamento teórico-epistemológico a "sociologia dialética" de Theodor Adorno, que por si contempla uma abordagem qualitativa fenomenológica e interdisciplinar, mas que também pode se valer de um método misto de pesquisa, integrando instrumentos qualitativos e quantitativos de coleta e análise dos dados, na busca de melhor compreensão do fenômeno estudado.
Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Projeto Universidade Ativa - Karatê-Do
Participação como instrutor de Karatê-Do, estilo Shotokan, no Projeto Universidade Ativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), sob gestão do Curso de Educação Física, destinado aos colaboradores da UCB.
Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Diálogo: Um Processo Pedagógico Transversal (DPP)
O Grupo de Pesquisa é formado por doutores e mestres, por pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos, bem como, por docentes e discentes da graduação e membros voluntários interessados na temática do diálogo. O Grupo de Pesquisa segue uma dinâmica formativa, no sentido de que nos encontros mensais se faça um aprofundamento temático, abordando aspectos de uma área do conhecimento; atua como grupo de estudo para partilhar as experiências de produção do conhecimento; e, constitui-se como um colegiado que, anualmente, publica um livro, tendo como dinâmica transversal o diálogo. O Grupo de Pesquisa caracteriza-se, ainda, como uma caixa de ressonância daquilo que está sendo produzido pelos seus integrantes e contribui com os Trabalhos de Conclusão do Curso, as Dissertações e Teses, bem como, com artigos que são publicados em revistas nacionais e internacionais.
Período: 2021 - 2023 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA - Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos - CEEDE
Atuo no Grupo de Pesquisa CEEDE, liderado pelo Prof. Dr. Luiz Síveres, na qualidade de Estudante do Doutorado em Educação da UCB. O grupo de pesquisa tem por objetivo: Contribuir para o fortalecimento da Comunidade Escolar, tendo como princípio, a dinâmica da emancipação de todos os sujeitos envolvidos. Para isso está se propondo o desenvolvimento de uma pedagogia da presença, proximidade e partida, tendo como referencial o pressuposto antropológico, epistemológico e pedagógico. Com base nesta pedagogia está se pesquisando, por meio de pesquisa-ação a possibilidade da formação de professores na respectiva pedagogia e encaminhando uma proposta de avaliação que contemple a passagem da regulação para a emancipação. Enfim, seria fortalecer a Comunidade Escolar, naquilo que já existe, bem como, por meio dos encontros e diálogos educativos.
Período: 2019 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Projeto Karatê - Formar para Cidadania
Projeto desenvolvido como parceria entre a Hien Karatê Kyokai (HKK) com a Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), desenvolvido em várias frentes: Dojô FACEG-Clube do Laço, Dojô Colégio Militar Jesé Carrilho, Dojô Escola Estadual Luiz de Oliveira, e Dojô Colégio Luiz Cesar. O projeto é Dirigido pelo Prof. Gidalti Guedes, assessorado pelos seus alunos-instrutores: Luiz Carlos Canedo de Medeiros e Bruno Camargo Dias.
Período: 2013 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Nós na Prevenção
OBJETIVO GERAL: Inserir nas escolas de Porto Velho e distritos de Jaci-Parana, através do projeto Nós na Prevenção a temática de prevenção ao uso de drogas, formando jovens multiplicadores apoiando-se em conteúdos sócio-culturais/desportivos, educacionais, áudio visuais e midiáticos, instrumentalizando conceitualmente os jovens para que seja os próprios protagonistas sociais.
Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - A Estética da Sensibilidade como princípio filosófico curricular: Modernidade, estética e educação sob uma perspectiva dialética
Projeto desenvolvido como Dissertação do Mestrado em Educação (UFRO), sob orientação da Profa. Dra. Maria do Carmo dos Santos. Teve por objetivo analisar o princípio filosófico-curricular da Estética da Sensibilidade, considerado em seu caráter dialético, expresso especificamente nos seguintes objetivos: a) analisar as intenções subjacentes ao princípio da Estética da Sensibilidade tal como proposto na legislação educacional vigente; e b) identificar de que modo a Estética da Sensibilidade orienta (ou não) os saberes de educadores em exercício na Educação Básica. A análise dos significados apresentados nas entrevistas revelou que os educadores não possuem a Estética da Sensibilidade como elemento norteador de suas concepções educacionais. Exceto em casos específicos, as concepções dos educadores estão arraigadas ao modelo de educação moral e estética da modernidade capitalista, não dialogando com as novas dinâmicas socioeconômicas, tão pouco fazendo crítica aos ditames culturais do capitalismo. As entrevistas apresentaram que os educadores possuem uma forte tendência à coercitividade e ao controle, tornando inócuas as declarações sobre o desejo de se formar cidadãos críticos. Quando muito, o modelo educacional revelado nos saberes dos educadores pode facilitar um tipo de socialização niveladora e harmonizante dos sujeitos.
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A importância da criação para o método Quadrilátero Wesleyano
Pesquisa desenvolvida por mim como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Estudos Wesleyanos, realizado na UMESP, tendo como orientador o Prof. Dr. Helmut Renders. O trabalho reflete criticamente sobre a criação como fundamento epistemológico da teologia cristã, em especial no contexto da tradição protestante e metodista. Para tanto, analisa a formação histórica do método teológico apregoado pelo metodismo na segunda metade do século XX, considerando as críticas feitas pelos teólogos brasileiros, acerca da teologia da criação. Num segundo momento, estuda as dinâmicas socioculturais presentes na relação entre o pensamento moderno e a ?teologia da criação?, e reconhece a emergência do paradigma ecológico. Num terceiro momento, a pesquisa é aprofundada e concluída com a análise do pensamento do teólogo inglês João Wesley (século XVIII), a partir dos seguintes questionamentos: como se daria a revelação de Deus por meio da natureza? Quais as implicações ecológicas da santificação? E, como a compreensão escatológica possui implicações para a teologia da criação? O trabalho revelou a necessidade da teologia contemporânea superar o antropocentrismo, a fragmentação do conhecimento e a secularização da criação, no intuito de oferecer melhor fundamento para a espiritualidade e para a prática cristã, diante das urgentes demandas sociais e ecológicas que afligem o mundo na atualidade.
Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Eclesiologia urbana: forjando uma igreja para o contexto urbano brasileiro
Projeto desenvolvido como Trabalho de Conclusão do Curso de Teologia (UMESP), sob orientação do Prof. Dr. Clóvis Pinto de Castro. O trabalho apresenta uma reflexão de cunho interdisciplinar, que analisa de modo dialético a relação entre o fenômeno religioso e a realidade sociocultural do mundo urbano brasileiro. Em especial, busca subsídios para a compreensão da experiência de fé comunitária na atualidade. De um lado, aspectos conjunturais próprios do mundo moderno urbano condicionam de modo direto ou indireto a cultura, a teologia, a espiritualidade e a própria forma de ser comunidade (igreja). De outro lado, a partir de uma leitura histórica e sociológica, buscam-se os fundamentos eclesiológicos essenciais, pela análise da relação que os povos bíblicos e os cristãos primitivos estabeleceram com o fenômeno urbano no decorrer da história, dando-se destaque às propostas eclesiológicas da Reforma Protestante e do metodismo histórico do século XVIII. Sobre o contraste dialético destas duas premissas, o terceiro capítulo apresenta princípios de uma eclesiologia para o contexto urbano brasileiro na atualidade, no intento de garantir a contextualização da experiência de fé cristã-comunitária às dinâmicas da cultura urbana, o que implica em relativa adequação, sem, contudo, abrir mão de elementos essenciais da fé na busca de amor, justiça e libertação dos oprimidos.
Período: 2002 - 2002 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Cuidados em Capelania e Direitos Humanos ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Docência do Ensino Superior ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Educação Corporativa - Desenvolvimento de Líderes ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Formação Continuada Docente ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Pesquisa em Filosofia e Sociologia da Educação ::
- Ciências Humanas :: Teologia :: Teologia e Ciências da Religião ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 15 | 3 | 1 | 2 | 5 | 7 | 4 | 37 |
Total | 15 | 3 | 1 | 2 | 6 | 7 | 4 | 38 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2019 | 2020 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 3 | 1 | 0 | 1 | 5 |
Participação em Encontro | 9 | 0 | 1 | 1 | 11 |
Participação em Oficina | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Participação em Seminário | 14 | 1 | 0 | 0 | 15 |
Participação em Simpósio | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Total | 32 | 2 | 1 | 2 | 37 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2020 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 12 | 3 | 1 | 1 | 17 |
Total | 12 | 3 | 1 | 1 | 17 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2021 | 2022 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Prêmios | 6 | 1 | 1 | 1 | 9 |
Total | 6 | 1 | 1 | 1 | 9 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | 2021 | 2023 | Total |
---|---|---|---|
Música | 1 | 2 | 3 |
Total | 1 | 2 | 3 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 18 | 0 | 0 | 0 | 2 | 1 | 5 | 0 | 1 | 27 |
Artigo Publicado | 6 | 1 | 2 | 0 | 1 | 1 | 1 | 2 | 0 | 14 |
Capitulo de Livro Publicado | 2 | 2 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 3 | 1 | 9 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 5 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 8 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 2 | 0 | 0 | 6 | 3 | 12 | 2 | 2 | 0 | 27 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 3 |
Organização de Evento | 4 | 1 | 0 | 1 | 0 | 2 | 1 | 3 | 1 | 13 |
Outras Bancas Julgadoras | 4 | 0 | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 19 | 0 | 1 | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 22 |
Outras Produções Bibliográfica | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Programa de Rádio ou TV | 9 | 0 | 1 | 0 | 2 | 5 | 4 | 3 | 0 | 24 |
Texto em Jornal ou Revista | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Trabalho em Eventos | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 |
Total | 82 | 5 | 4 | 13 | 8 | 23 | 14 | 14 | 4 | 167 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Processos e Técnicas | 3 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 6 |
Trabalho Técnico | 1 | 1 | 2 | 0 | 4 | 3 | 2 | 3 | 0 | 16 |
Total | 4 | 1 | 3 | 1 | 4 | 3 | 3 | 4 | 1 | 24 |