Cesar Vieira Marques Filho

CitaçõesMARQUES FILHO, C. V.;VIEIRA MARQUES FILHO, CESAR;VIEIRA MARQUES FLHO, CESAR;MARQUES FILHO, CESAR VIEIRA
Curso/ProgramaEducação Física - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências da Saúde :: Educação Física

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2017 a 2022 - Doutorado em Educação Física
    Universidade Estadual de Campinas
  • Mestrado - Periodo: 2015 a 2017 - EDUCAÇÃO FÍSICA
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Especialização - Periodo: 2020 a 2022 - Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância
    Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Especialização - Periodo: 2014 a 2016 - Educação Física Escolar
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Graduação - Periodo: 2020 a 2021 - Educação Física
    Faculdade Jaguariúna
  • Graduação - Periodo: 2010 a 2014 - Educação Física - Licenciatura Plena
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Ensino Médio - Periodo: 2007 a 2009 - Instituto Estadual Rui Barbosa
  • Ensino Fundamental - Periodo: 1999 a 2006 - Instituto Estadual Rui Barbosa

Atuação Profissional

  • Associação Grande São Luiz- / Periodo: 2008 a 2008
  • Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio- / Periodo: 2022 a atual
  • Grupo UniEduK- / Periodo: 2018 a 2022
  • KINESIS (SANTA MARIA)- / Periodo: 2020 a atual
  • Motriz- / Periodo: 2022 a atual
  • RETOS- / Periodo: 2022 a atual
  • Revista Conexões- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Motrivivência- / Periodo: 2022 a atual
  • Sociedade Esportiva Novo Horizonte- / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
  • Universidade Estadual de Campinas- / Periodo: 2017 a 2022
  • Universidade Federal de Santa Maria- / Periodo: 2010 a 2017
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo- / Periodo: 2020 a 2022

Linha de Pesquisa

  • Formação de Treinadores
  • Pedagogia do Esporte
  • Praxiologia Motriz

Projetos de Pesquisa

  • Programa de Extensão: O Ensino dos Esportes na Escola - Intervenções a Partir dos Cenários Esportivos Produzidos na Mídia
    O "Programa de extensão: O ensino dos esportes na escola - intervenções a partir dos cenários esportivos produzidos na mídia" visa estabelecer um escopo de conhecimento capaz de sustentar a atuação dos acadêmicos dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da UFSM no âmbito da Educação Básica escolar, dos professores das escolas envolvidas no mesmo e também dos professores dos cursos de graduação mencionados anteriormente, na proposição de uma formação continuada prescrita nas orientações complementares apontada a todos os níveis dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • PROJETO UFSM NA SÉRIE BRONZE DO FUTSAL GAÚCHO
    A equipe de Futsal da UFSM, que completa em 2015 seu décimo ano de atividade apresenta como base de sustentação em seu histórico esportivo o envolvimento acadêmico de seus integrantes desde o ano de 2005, o que reforça o encaminhamento da proposta. O projeto iniciou coma a iniciativa dos acadêmicos do curso de Educação Física, que contaram na época com o apoio do Professor Cyro Knackfuss para oficializar, junto ao Gabinete de Projetos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), os primeiros passos dessa jornada esportiva através do Projeto de Extensão Futsal no CEFD (registro GAP/CEFD n° 018160). Em seguida, no ano de 2006, com a criação do Núcleo Universitário de Esportes (NUE), o projeto passou a integrar o Programa Esporte, Cultura e Jornalismo: Esboços para ações a partir da UFSM (registro GAP/CEFD n° 019470), sob a tutela do Professor Antonio Guilherme Schmitz Filho. As configurações iniciais incrementaram, de forma preliminar e consistente, a contextualização acadêmica entre o ensino, a pesquisa e a extensão. De tal forma que os treinamentos da equipe de Futsal masculina, que integra hoje o Projeto de Extensão Departamento Experimental de Futebol: Equipes Laboratório (registro GAP/CEFD n° 029292) ocorrem desde o início do ano em consonância à Disciplina Complementar de Graduação denominada de Aprofundamento nos Esportes I - DEC 1036 (com ênfase no Futsal), oferecida pelo Departamento de Desportos Coletivos do CEFD. Cabe destacar que, a estruturação acadêmica citada encontra-se inserida no organograma do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM/CEFD), que desde o início de suas atividades (agosto de 2010), investiga a compreensão do jogo em diferentes modalidades esportivas a partir de contextos midiáticos e a sua ressignificação para o ensino esportivo. Nos dez anos de existência, a equipe participou de competições como os Jogos Universitários de Santa Maria (JUSM), Jogos Universitários Gaúchos (JUG`s), Jogos Universitários Brasileiros (JUB`s) e Jogos Universitários do Mercosul, além de competições amadoras na cidade de Santa Maria (conforme histórico esportivo em anexo). Para além das conquistas esportivas alcançadas no período, ganham destaque as contribuições acadêmicas que o projeto proporciona a diferentes áreas do conhecimento. A equipe serviu e serve como campo de estágio para diversos acadêmicos do curso de Educação Física, e constantemente é utilizada como objeto de estudo para diversas pesquisas científicas nos campos da pedagogia do esporte, jornalismo esportivo, fisiologia do exercício, biomecânica, cineantropometria, fisioterapia e outras áreas. O Futsal é um esporte peculiar em se tratando de cultura gaúcha. Sua abrangência junto ao ensino escolar é muito grande. As crianças acorrem à prática quase que de forma natural. Neste contexto, e a partir de uma projeção da participação na Série Bronze do Futsal Gaúcho para 2016, estima-se trazer para o campo acadêmico uma discussão sobre o ensino esportivo com densidade e protagonismo voltados a essa realidade. Os requisitos esportivos passados de uma geração para a outra são os grandes constituintes de uma dada cultura. Eles não devem ser esquecidos ou deixados à margem em um processo de desenvolvimento. Decorre do envolvimento com o aspecto cultural a necessidade de se relacionar o conhecimento pregresso com a efetiva atuação prática. Portanto, o campo acadêmico torna-se promissor para a exploração contextualizada do fenômeno esportivo em nossa sociedade.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Estratégias de formação para treinadores de futsal no Brasil - EFTFB
    O futsal e o futebol são considerados os esportes mais praticados do país. Em alguns ambientes específicos, como na educação básica e nas escolinhas de iniciação, o futsal chama atenção por ser a modalidade com o maior número de adeptos. Desta forma, tem relação íntima com o contexto esportivo brasileiro e com a formação de indivíduos no esporte, seja para aqueles que seguem carreiras como atletas profissionais ou aos que irão buscar outras áreas de atuação. Considerando este cenário, é possível perceber a importância dos treinadores/professores da modalidade, pois serão os responsáveis por mediar o processo de desenvolvimento dos praticantes, que transcende as competências esportivas e adentra as esferas psicológicas, culturais e sociais. Tal reconhecimento gerou a ampliação dos investimentos realizados em programas de qualificação para estes indivíduos nacional e internacionalmente. Os Programas de Formação de Treinadores (PFTs) são iniciativas pensadas contribuir com o desenvolvimento dos profissionais que atuam frente ao ensino-aprendizagem-treinamento esportivo. Esses programas podem ser divididos em: 1) Pequena Escala: de enfoque regional e temática mais específica; 2) Larga Escala: organizados a partir de entidades governamentais e compostos por diferentes níveis de certificação e 3) Universitários: realizados no âmbito do ensino superior, vinculados a um sistema educacional mais amplo. Investigar o panorama nacional sobre os PTFs faz-se necessário para compreender de que forma se dá a formação destes profissionais, qual o perfil de treinador/professor desenvolvido, quais os direcionamentos dos programas e de que forma esse processo impacta no ensino do futsal no contexto prático. A coerência entre estratégias educacionais e conteúdos abordados, bem como a percepção dos treinadores/professores inseridos nestes ambientes, gera a possibilidade de uma ampla avaliação e possibilidades de intervenção frente a estes programas. Portanto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação dos treinadores de futsal no Brasil e o impacto dos programas educacionais voltados a esses indivíduos. Os dados que possibilitam a investigação foram coletados a partir de pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAE: 20466519.7.0000.5404). Os instrumentos de coleta envolveram análises documentais e observação-participante, além de questionários e entrevistas semiestruturadas com treinadores e coordenadores de diferentes PFTs voltados ao futsal. Compõem a amostra 121 documentos e 162 indivíduos. As análises serão realizadas em caráter misto, com o âmbito quantitativo voltado à estatística descritiva, enquanto a segmento qualitativo atrelado à Análise Temática. É esperado que os resultados encontrados contribuam com o diagnóstico sobre os elementos que compõem a formação de treinadores/professores de futsal em âmbito nacional e, a partir dele, a construção de insumos para intervenções frente a esse processo. Ainda, este olhar para o contexto macro gera subsídios para ações no âmbito regional e local, construindo um embasamento que contribua com o planejamento, implementação e avaliação de PFTs aos treinadores e professores de futsal do Distrito Federal.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Esporte, Cultura e Jornalismo: Formulações Para Ações na UFSM
    A programa fundamenta-se inicialmente em uma proposta de análise do ponto de vista do sentido produzido entre os sistemas: jornalístico, político e esportivo. Principalmente no que diz respeito à formação da ambiência sistêmica. A idéia central é de que nas aproximações sistêmicas ocorrem trocas importantes de manutenção e sobreposição entre os sistemas. E posteriormente se complementa na intermediação das relações sistêmicas, onde existe a possibilidade de compreensão das funções assumidas entre atores, papéis e encenações. Deste modo, o `esboço` criativo de uma determinada cultura (esportiva) toma relevo e surge como ação passível de registro, criação, análise e desenvolvimento.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • PIBID: Educação Física na Educação Básica
    A iniciação à docência pressupõe regularidade ou constância no que se refere aos processos de interação com o Ensino Médio. Nesse contexto, o PIBID surge como elemento de garantia à manutenção ou melhoria das processualidades existentes, acrescida por subsídios interdisciplinares e multidisciplinares. Além de efeitos pressupostamente coletivos, o caráter crítico que reveste as etapas da iniciação à docênciase torna importante componente de articulação entre os diferentes segmentos de atuação (o brincar, o jogo, o esporte e o ensino) existentes no Subprojeto "Educação Física na Educação Básica" e o Ensino Médio.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Cenas de Racismo no Futebol Brasileiro: Uma Proposta de Ensino Para a Educação Física Escolar
    O tema objeto de estudo se concentra nas ocorrências de racismo, acontecidas no futebol brasileiro apartir do ano de 2014. Considerando as ocorrências dos fatos e os seus desdobramentos, objetiva-se compreender algumas das dimensões envolvidas no desenvolvimento dos casos de racismo no meio esportivo.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • O PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA - INSTITUCIONALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PERENIDADE ESPORTIVA
    O projeto será revestido de uma metodologia cartográfica baseada nas notícias relacionadas a criação e desenvolvimento do Programa Atleta na Escola com o intuito de fazer uma contraposição entre aquilo que é midiaticamente apresentado para o desenvolvimento da proposta e aquilo que efetivamente ocorre no ambiente escolar. Desta forma será possível analisar como os aspectos relacionados à vinculação da ideia são alocados efetivamente junto ao contexto prático (chão de escola). O estudo será subdividido em: Primeiro ato - um esboço à institucionalização esportiva escolar, Primeiro Ano de Aplicação, Propostas para 2014, Pontos Positivos e Negativos, Parte Aplicada e Discussões, para que assim as analises e considerações da proposta possam refletir sobre a forma com que o desenvolvimento esportivo escolar é estabelecido pelos sistemas midiáticos e governamentais em tempos de megaeventos esportivos.
    Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A Estruturação do Futebol e Seus Elementos Pedagógicos: uma Visão a Partir da Praxiologia Motriz
    O trabalho com o futebol está inserido em diferentes contextos e muitas vezes percebe-se que prática pedagógica do professor/treinador está sustentada por um conhecimento empírico, baseado no senso comum. O presente projeto intenciona elaborar uma nova forma de compreender os parâmetros que estruturam o jogo de futebol, tomando por base os conhecimentos da Praxiologia Motriz. O estudo descritivo propositivo, de cunho qualitativo, busca o entendimento da lógica interna do jogo e das ações motrizes que dela emergem, caracterizando o jogo a partir da relação de cooperação/oposição e analisando a dinâmica dos papéis e subpapéis que os participantes exercem. Nesta linha, propõe elaborar conteúdos relevantes que venham a alicerçar o ensino do futebol com ênfase na iniciação esportiva.
    Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • PROJETO FORMAÇÃO DE ATLETAS NO FUTEBOL: O JOGADOR MODERNO
    O projeto constitui-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa do tipo teórica, baseada nos procedimentos técnicos de revisão bibliográfica, que objetiva a formação de um material adequado para a discussão relacionada à formação de atletas e todos os fatores importantes que precisam ser considerados, como também o caráter exploratório e analítico relacionado ao objeto de investigação. Neste sentido, o projeto pretende abordar a formação de atletas e tudo aquilo que cerca o processo formativo e profissional de um jogador de futebol. Concomitantemente, perspectiva-se a criação do grupo de estudos com objetivo incrementar a produção do conhecimento a partir da análise do atual processo formativo do jogador de futebol e as consequentes possibilidades de evolução e adaptação de metodologias a serem desenvolvidas nas categorias de base dos clubes esportivos. Processo esse respaldado por encontros regulares, com debates e leituras, participações em eventos científicos e criação de um seminário para a apresentação e debate dos temas inerentes ao projeto.
    Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Pressupostos Midiáticos Sobre o Entendimento de Tática Pós Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil
    Objetiva-se com esta pesquisa investigar e compreender quais os principais pressupostos midiáticos referentes ao assunto tático após a derrota sofrida pela seleção brasileira de futebol frente à seleção alemã na semifinal da Copa do Mundo de Futebol realizado no Brasil em 2014. A metodologia a ser utilizada concentra-se na busca e aquisição de materiais midiáticos seguindo uma ordem cronológica de acontecimentos e vinculados a personagens de grande notoriedade ligados ao fato. Para tanto, o mesmo será subdividido nas seguintes partes: A Incredulidade da Imprensa; O Apagão de Felipão; A Incrível Revelação de Neymar e Dunga Discorda de Todos. Portanto e considerando as ocorrências midiáticas relacionadas ao assunto e vinculadas à notoriedade de personagens específicos, estima-se compreender quais os principais pressupostos desenvolvidos na esfera midiática, sobretudo àqueles elencados para dar conta de uma desenvoltura tática ou a falta dela, junto ao futebol brasileiro, com especial atenção as indicações teóricas sobre a concepção de tática existente na literatura pertinente.
    Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A Copa Améria de Futebol 2015: Perspectivas Didáticas Para o Ensino a Partir de Experiências Radiofônicas
    Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O ENSINO DOS ESPORTES NA ESCOLA: INTERVENÇÕES A PARTIR DOS CENÁRIOS ESPORTIVOS PRODUZIDOS NA MÍDIA
    O projeto: "O ENSINO DOS ESPORTES NA ESCOLA: intervenções a partir dos cenários esportivos produzidos na mídia", visa estabelecer um escopo de conhecimento capaz de sustentar a atuação na docência vinculada à Escola de Educação Básica por parte dos acadêmicos de Licenciatura do Curso de Educação Física da UFSM, dos professores das escolas envolvidas e dos professores do Curso de Graduação, na proposição de uma formação continuada prescrita nas orientações complementares apontada a todos os níveis dos PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto Difusão Esportiva: Desenvolvimento Sustentável e as Plataformas Midiáticas da UFSM
    O esporte é um exemplo típico da transformação que o entretenimento sofre na cultura brasileira. A sua disposição e absorção é cotidianamente veiculada nas diferentes plataformas. Tal condição elevou o esporte à categoria de matriz no que diz respeito à construção da informação especializada/fragmentada. Desta forma, é possível apontar o esporte como um elemento constitutivo do universo jornalístico capaz de fornecer uma série de indicativos à apreciação de condutas jornalísticas que aumentam a cada dia em diversos graus de complexidade. Através do processo de naturalização, as coberturas esportivas portam inúmeras apreciações e análises. Na maioria dos casos a apreciação (a exemplo das notícias, colunas, críticas, coberturas, etc.) surge como algo impreciso e desfocado, o que acaba por dificultar a reconstituição e a análise da fundamentação que a sustenta. A diversificação no enquadramento da informação existente é algo inerente ao sistema midiático e a tendência é a de ampliação nas condições para a sua apreensão. Uma estrutura capaz de abranger os diferentes níveis e graus de relação entre os cenários midiáticos produzidos em determinada circunstância, reforça o movimento de reconstituição dos fundamentos geradores dos episódios esportivos. O futebol é o grande representante do contexto esportivo brasileiro. Ao longo dos anos, especialmente na cobertura dos campeonatos mundiais, envolvendo a seleção brasileira, apreciações jornalísticas organizaram-se em torno dos jogadores e das comissões técnicas constituídas. Na formatação de cenários esportivos e, sobretudo, a partir da importância adquirida por eles (Copa, Olimpíada Civil e Militar no Brasil), torna-se importante compreender as razões e os fundamentos das apreciações feitas pelos jornalistas em relação a jogadores, as comissões técnicas das equipes, e sobretudo, a idéia vigente de jogo. Isso ajuda na compreensão e na análise das críticas nas diferentes apreciações esportivas atualmente em curso (especialmente durante grandes eventos esportivos). Talvez existam razões jornalísticas que justifiquem tal procedimento. A pergunta a se fazer seria: Que razões seriam essas? A versatilidade cultural dos jogos (futebol, rúgbi, natação, basquetebol, etc.), bem como a sua condição espetacular, diz respeito ao desenvolvimento de uma compreensão própria atribuída a apresentação dos diferentes cenários esportivos entremeados culturalmente. Neste sentido, o projeto visa "intervir no desenvolvimento esportivo - local, regional e nacional - através de ações baseadas nas plataformas midiáticas existentes na UFSM, sobretudo, fundamentado na sustentabilidade gerada a partir da difusão esportiva e do uso das novas tecnologias".
    Período: 2011 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • DEPARTAMENTO EXPERIMENTAL DE FUTEBOL: EQUIPES LABORATÓRIO
    O Projeto Departamento Experimental de Futebol: Equipes Laboratório contempla as diretrizes/metas estabelecidas a partir do momento em que o Departamento de Desportos Coletivos assumiu a representação da UFSM junto ao Programa de incentivo à prática esportiva nas IFES/Ministério do Esporte 2006. Com o desenvolvimento e a sustentação a práticas esportivas em diferentes níveis através das equipes laboratório, se reforça a máxima extensionista da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Considerando-se a direta relação das mesmas com as disciplinas dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado do CEFD/UFSM, da efetiva utilização como campo de Estágio Profissionalizante, do incremento esportivo necessário a manutenção do Departamento Experimental de Futebol. Além do lastro de orientação às discussões e os debates do Grupo de Estudos Avançados em Futebol, cadastrado junto à linha de pesquisa da Base Lattes: Análise dos Cenários Esportivos na Mídia. Compondo neste sentido, o apoio necessário a ampliação de análises e estudos sobre os processos técnico-táticos e os diversos elementos que integram o universo esportivo, especialmente aqueles relacionados à sua constituição como fenômeno e como elemento social institucionalizado
    Período: 2011 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Projeto PIBID/2011: O ENSINO DOS ESPORTES NA ESCOLA: intervenções a partir dos cenários esportivos produzidos na mídia
    O projeto visa estabelecer um escopo de conhecimento capaz de sustentar a atuação na docência vinculada à Escola de Educação Básica por parte dos acadêmicos de Licenciatura do Curso de Educação Física da UFSM, dos professores das escolas envolvidas e dos professores do Curso de Graduação, na proposição de uma formação continuada prescrita nas orientações complementares apontada a todos os níveis dos PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.
    Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • PROGRAMA DE EXTENSÃO: ESPORTE, CULTURA E JORNALISMO - FASE II: DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE ESPORTIVA
    A referida proposta é uma continuação do Programa sob registro de nº019470 e contempla as diversas frentes desenvolvidas,para o ensino, a pesquisa e a extensão,nestes cinco anos de manutenção do mesmo. Neste sentido, optou-se pela sustentação do Programa, observando-se as reestruturações necessárias relacionadas com as metas e os objetivos almejados para a Fase II em proposição. Cabe destacar que, o Programa em sua primeira etapa, possibilitou a estruturação e a materialização de um espaço específico junto à estrutura acadêmica do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. O Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM) tornou-se um ambiente inovador que perspectiva novos horizontes profissionais para o campo de formação da Educação Física. Fundamentalmente no que diz respeito à convergência das plataformas midiáticas institucionais e no uso das novas tecnologias como integrantes dos processos de ensino, a exemplo do EAD entre outros.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • MÍDIAS DIGITAIS E TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIA INTERDISCLIPLINAR DOCENTE A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA
    Período: 2013 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

Áreas de Atuação

  • Ciências da Saúde :: Educação Física :: ::

Idiomas

  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201920222023Total
Participação em Banca de Exame de Qualificação0000101
Participação em Banca de Graduação75140017
Participação em Banca de Mestrado0000011
Total75141119

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019202120222023Total
Participação em Congresso6101101010
Participação em Encontro100000012
Participação em Oficina100200069
Participação em Seminário600101008
Participação em Simpósio312000006
Total17224111735

Orientação

Tipo de Produção201720192022Total
Orientação em Andamento de Doutorado0011
Orientação em Andamento de Mestrado0033
Outras Orientações Concluídas1203
Total1247

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Apresentação de Trabalho216212111035
Artigo Publicado41132451122
Capitulo de Livro Publicado0010000012
Livro Publicado ou Organizado0000000011
Organização de Evento6101000008
Outras Bancas Julgadoras1000000001
Outras Participações em Eventos e Congressos111250310023
Outras Produções Bibliográfica0100000001
Participação em Olimpiadas1000000001
Trabalho em Eventos317091001150
Total751761958734144

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica33
Total33