Francine Golghetto Casemiro

CitaçõesCASEMIRO, F. G.;CASEMIRO, FRANCINE GOLGHETTO;Casemiro FG;CASEMIRO, francine Golgheto
Curso/ProgramaGerontologia - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaN.I. :: N.I.

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2018 a 2022 - Enfermagem Fundamental
    Universidade de São Paulo
  • Mestrado - Periodo: 2015 a 2017 - Enfermagem
    Universidade Federal de São Carlos
  • Graduação - Periodo: 2011 a 2014 - Gerontologia
    Universidade Federal de São Carlos
  • Ensino Médio - Periodo: 2004 a 2006 - Colégio Militar de Brasilia

Atuação Profissional

  • Avante- / Periodo: 2019 a atual
  • Escola Profissionalizante Angloschool- / Periodo: 2017 a 2017
  • SUPERA- / Periodo: 2017 a 2018
  • Universidade Aberta da Terceira Idade- / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2023 a atual
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2018 a 2022
  • Universidade Federal de São Carlos- / Periodo: 2015 a 2017
  • Universidade Federal de São Carlos- / Periodo: 2015 a 2015
  • Universidade Federal de São Carlos- / Periodo: 2014 a 2014

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Centro Educativo em Gerontologia
      Trata-se de um projeto de extensão iniciado em 1991, cujo objetivo é de promover a saude de idosos e oportunizar o empoderamento social.
      Período: 1991 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • Promoção à saúde como estratégia de empoderamento de idosos
      Trata-se de um projeto de extensão a idosos que vivem no domicílio, com o objetivo de trabalhar questões voltadas a promoção á saúde.
      Período: 2019 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
    • O AUTOCUIDADO E A SÍNDROME DA FRAGILIDADE DE IDOSOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS- COVID 19
      analisar o impacto da pandemia pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) na fragilidade e nos sintomas depressivos, e os seus efeitos no autocuidado de idosos atendidos em uma unidade de saúde e em um grupo de extensão universitária..
      Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • ATIVIDADES TERAPÊUTICAS PARA O IDOSO CUIDADOR DE IDOSO: PREVENÇÃO DE SOBRECARGA NA PANDEMIA DO COVID-19
      A pandemia pelo COVID-19 vem afetando principalmente a saúde das pessoas idosas, propiciando um aumento na demanda de cuidados. Atualmente, nota-se um número crescente de idosos que são cuidadores. O processo de isolamento social devido a pandemia, pode acarretar uma avalanche de efeitos deletérios relacionadas a saúde mental do idoso cuidador, despertando sentimentos como ansiedade, tristeza, estresse, solidão e consequente aumento na sobrecarga do cuidado, devido as alterações imputadas na rotina diária desta população. O desenvolvimento de estratégias que estimulem a diminuição da sobrecarga dos idosos cuidadores é primordial para manutenção da sua qualidade de vida. Portanto, este projeto objetiva a produção de uma tecnologia cuidativo educacional para promover a saúde e prevenir a sobrecarga do idoso cuidador.
      Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • Universidade Aberta à Terceira Idade Grupo Nova Idade da EERP-USP
      O programa de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade, tem cerca de 40 participantes ativos com mais de 60 anos, e ocorre às quartas-feiras do período das 14hrs às 16hrs, na casa 5 da Universidade de São Paulo ? Campus Ribeirão Preto. Atualmente, conta com seis monitoras para o revezamento de atividades, sendo duas enfermeiras, duas gerontólogas, uma graduanda em música, uma em terapia ocupacional e uma em enfermagem. As atividades buscam auxiliar no envelhecimento saudável e na melhora da qualidade de vida, são realizadas atividades de estimulação cognitiva, musicoterapia, educação em saúde, jogos recreativos e relaxamento. O grupo conta com um coral que faz apresentações em eventos, além de realizarmos uma viagem a cada semestre para interação e fortalecimento social do grupo. Ainda na parte social, há festas comemorativas de aniversários, datas festivas, encerramentos e passeios culturais.
      Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • A música como promotora de bem-estar psicológico em idosos com Doença de Alzheimer
      A relevância da proposta se dá em consonância com a Política Nacional do Idoso, na qual é uma de suas prioridades a formação de pessoal técnico especializado para atuar com idosos saudáveis e doentes. Além disto de promover o envelhecimento saudável juntamente com as ações de intervenção, promoção de saúde e divulgação de conhecimento científico relacionado a Gerontologia a toda comunidade da UFSCar e profissionais da Saúde do município de São Carlos. Tem como objetivos: ÂMBITO ACADÊMICO: - Promover grupos de trabalho e estudo sobre o fenômeno populacional do envelhecimento humano e mudanças biopsicosociais do processo de envelhecer; - Treinamento e capacitação dos alunos de gerontologia para avaliação do idoso institucionalizado; - Introduzir alunos da graduação em projetos de pesquisa que caracterizem o processo de envelhecer e o trabalho desenvolvido pelo gerontólogo. ÂMBITO SOCIAL: - Descrever o perfil sociodemográfico e de saúde de idosos institucionalizados com demência; - Analisar sintomas psicológicos e comportamentais da demência pelo Inventário Neuropsiquiátrico (NPI) aplicado pelo cuidador. - Aplicar sessões musicais aos idosos com demência moradores de uma ILPI; - Treinamento dos cuidadores formais da ILPI quanto a avaliação de sintomas psicológicos e comportamentais da demência
      Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • Intervenção Cognitiva para cuidadores informais de idosos com Doença de Alzheimer
      rata-se de proposta de desenvolvimento de atividades de extensão relacionada às competências de avaliação e intervenção em saúde na área da gerontologia articulado com trabalho em rede enfatizando integralidade da atenção nos diferentes níveis de atenção a saúde no município de São Carlos. O projeto de extensão está inserido no grupo de pesquisa do CNPq "Laboratório de Avaliação e intervenção em Gerontologia (LAIG)". Conta com docentes da área da gerontologia, 2 alunos de graduação em Gerontologia e 2 alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar e 1 aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSCar. Tem como objetivos: ÂMBITO ACADÊMICO: - Promover grupos de trabalho e estudo sobre o fenômeno populacional do envelhecimento humano e mudanças biopsicosociais do processo de envelhecer; - Treinamento e capacitação dos alunos de gerontologia para avaliação do idoso e de seus cuidadores informais; - Introduzir alunos da graduação em projetos de pesquisa que caracterizem o processo de envelhecer individual e familiar,e o trabalho desenvolvido pelo gerontólogo. ÂMBITO SOCIAL: - Aplicar e avaliar grupo de intervenção cognitiva (treino cognitivo) para cuidadores informais de idosos com DA; - Propor protocolo de jogos cognitivos específicos para o bom funcionamento cognitivo de cuidadores informais; - Elaborar materiais educativos e instrucionais a cuidadores informais com temas relacionados à cognição e saúde em geral; - Treinamento e orientação de cuidadores de idosos, junto com outros profissionais da área da saúde.
      Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • Educação em Saúde para idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
      Trata-se de proposta de desenvolvimento de atividades de extensão relacionada às competências de avaliação e intervenção em saúde na área da gerontologia articulado com trabalho em rede enfatizando integralidade da atenção a saúde para idosos atendidos em uma unidade ambulatorial de neurologia em São Carlos. A relevância da proposta se dá em consonância com a Política Nacional do Idoso, na qual é uma de suas prioridades a formação de pessoal técnico especializado para atuar com idosos saudáveis e doentes. Além disto, de promover o envelhecimento saudável juntamente com as ações de intervenção, promoção de saúde e divulgação de conhecimento científico relacionado a Gerontologia.
      Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • Oficina de Gerontologia na Universidade Aberta da Terceira Idade - UATI/FESC.
      A Gerontologia é um novo campo do conhecimento que surge em um contexto de envelhecimento populacional e valorização da qualidade de vida associada à longevidade. Ainda desconhecido de parte da população, a divulgação do conhecimento desenvolvido na área de Gerontologia pode educar e equipar todos nós que envelhecemos no enfrentamento e na otimização das oportunidades no processo de envelhecimento. A oficina de Gerontologia surgiu, então, da demanda de alguns participantes da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI/FESC) para que os alunos da equipe de Prática Profissional do curso de Gerontologia elaborassem aulas com base nos temas do envelhecimento sugeridos por eles no questionário de opinião..
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
    • BIOMARKERS ASSOCIATED TO FRAILTY IN THE ELDERLY
      The world population is aging rapidly in the twenty-first century and health, social, economic and psychological problems are challenges to be faced before the emergence of new syndromes, including the frailty. Objective: Determine the biomarkers associated with the frailty syndrome. Methods: Observational study of association, characterized as longitudinal and prospective. It will be held at the Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP/Secretaria Municipal de Saúde of the city Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil. The population will be composed of elderly aged 60 years or older, of both genders, living in household, able to communicate and attended at the health unit, the sample size will be 258 elderly. Data collection will take place in the proper environment in the unit (interview and blood sampling) . The interview will consist of socio-demographic and clinical data and blood collection will analyze allostatic load biological indicators and genetic biomarkers. Data analysis will be descriptive with simultaneous contribution of predictors on frailty scores through linear regression or the categories by multivariate logistic regression taking as outcomes the differences between baseline and the final scores for frailty. Alternatively, we may try modeling equations with generalized estimating having as outcomes the frailty scores in the follow-up period. The project was submitted to the Research Ethics Committee of the Ribeirão Preto School of Nursing, USP, approved.
      Período: 2018 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Associação da cognição na velocidade de marcha e dupla tarefa em idosos não-frágeis, pré-frágeis e frágeis que vivem no domicílio
      Objetivo geral: Associar a cognição na velocidade de marcha e dupla tarefa em idosos não frágeis, pré-frágeis e frágeis. Objetivos Específicos: caracterizar os idosos não frágeis, pré-frágeis, frágeis e a cognição; associar os níveis de fragilidade com desempenho cognitivo dos idosos; identificar a relação entre os domínios cognitivos, velocidade de marcha e o desempenho da dupla tarefa em idosos; identificar os fatores sociodemográficos e sua associação com a velocidade de marcha e o desempenho da dupla tarefa em idosos; relacionar a fragilidade, cognição e a dupla tarefa em idosos.Método: Trata-se de um estudo transversal analítico, observacional, que será realizado com idosos que vivem no domicílio, residentes da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
      Período: 2018 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • O AUTOCUIDADO E A SÍNDROME DA FRAGILIDADE DE IDOSOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS- COVID 19
      analisar o impacto da pandemia pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) na fragilidade e nos sintomas depressivos, e os seus efeitos no autocuidado de idosos atendidos em uma unidade de saúde e em um grupo de extensão universitária
      Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • EFEITOS DE INTERVENÇÃO COGNITIVA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE IDOSOS SAUDÁVEIS E IDOSOS COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE.
      Com o envelhecimento populacional, a demência tornou-se um dos mais relevantes problemasde saúde pública mundial. Dentre os diferentes tipos, a causada pela doença de Alzheimer(DA) é a mais frequente, respondendo por quase 60 dos casos. Acredita-se que o subtipoamnéstico do comprometimento cognitivo leve do tipo amnéstico (CCLa) pode ser uma formasintomática inicial da DA. A literatura aponta que este grupo, apesar das dificuldades, têmpreservada a capacidade de aprender novas informações e adaptar o seu comportamento e, háevidência de plasticidade cognitiva em tarefas envolvendo memória verbal, visual e funçõesexecutivas. Dentre as intervenções, na área da Gerontologia, para essa população o TreinoCognitivo (TC) pode ser importante escolha para a melhora da memória, funcionalidade equalidade de vida. Desta forma, torna-se imperativo o desenvolvimento de estudos, queutilizam estratégias de intervenções para essa população. Considerando o exposto, esse estudotem como objetivo verificar os efeitos do TC (atenção, memória e funções executivas) emidosos com CCLa, com avaliações da transferência das estratégias para o cotidiano, pré e pósintervenção e de seguimento. Os participantes serão avaliados antes e depois das intervençõespor instrumentos de avaliação multidimensional, com follow up após 6 meses da intervenção.Em atingindo esse objetivo, o estudo deverá contribuir para o avanço da prática daGerontologia com intervenções baseadas em evidências clínicas o que esclarecerá questõesimportantes e ainda não suficientemente resolvidas em relação à prevenção de doençasdevastadoras como a Doença de Alzheimer.
      Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • COORIENTAÇÃO- Efeitos do treino cognitivo sobre a cognição, ansiedade, estresse e sobrecarga em cuidadores de idosos com Alzheimer: ensaio clínico randomizado
      A doença de Alzheimer causa grande impacto na estrutura familiar, acarretando uma série de complicações aos cuidadores informais. Entre elas, o comprometimento no desempenho cognitivo, que pode afetar diretamente na qualidade de vida desses indivíduos, estabelecendo a necessidade de programas de apoio. Por este motivo, o objetivo principal deste estudo é avaliar e analisar os efeitos treino cognitivo sobre a cognição, ansiedade, estresse e sobrecarga em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, com grupo controle e avaliação pré e pós-intervenção. A pesquisa será realizada no município de São Carlos, situado no Estado de São Paulo, com cuidadores informais de idosos diagnosticados com a doença de Alzheimer. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista individual, em data e horário previamente agendados. Serão utilizados como instrumentos: um questionário de caracterização dos cuidadores, o Addenbrooke?s Cognitive Examination-Revised (ACE-R), Escala de Estresse Percebido, o Inventário de Depressão e Ansiedade de Beck, e a Escala de Sobrecarga de Zarit. Todos os cuidados éticos serão observados durante o processo de coleta e análise dos dados
      Período: 2017 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • COORIENTAÇÃO
      O envelhecimento é singular a cada individuo e é influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Durante o processo de envelhecimento o indivíduo está predisposto a sofrer uma gama de modificações morfológicas, tais como perda da massa óssea, diminuição da massa muscular (sarcopenía) e diminuição da força muscular, fisiológicas, como a baixa da acuidade visual, auditiva e vestibular, bioquímicas e psicologicas. Essas modificações que o organismo sofre, quando em conjunto com patologias e fatores extrínsecos podem resultar em quedas. Nos idosos, os acidentes por quedas podem resultar em fraturas, medo de cair novamente, prejuízo físico e psicológico além do alto risco de morte. O risco de quedas aumenta quando o indivíduo está andando e fazendo alguma outra atividade ao mesmo tempo, ou seja, dupla-tarefa. Essa segunda tarefa pode ser motora, cognitiva ou até motora-cognitiva. Poucos e controversos são os estudos que associam o fator cognitivo ás quedas. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo analisar a influência de uma intervenção cognitiva na execução de duplas-tarefas, controle postural, marcha e ocorrências de quedas, em Oficinas de prevenção de quedas da Atenção Básica no município de São Carlos, além de verificar se idosos com déficit cognitivo tem alterações no equilíbrio e mobilidade, se treinos cognitivos tem influência no equilíbrio e mobilidade e verificar os efeitos do treino cognitivo na execução de dupla-tarefa em idosos com e sem déficit cognitivo. Esse é um estudo longitudinal onde serão avaliados 30 indivíduos idade de 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com relato de quedas e/ou medo de cair, usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade Saúde da Família (USF), que residem no município de São Carlos - SP. Os indivíduos serão divididos em dois grupos, um grupo de idosos que apresentam déficit cognitivo (GICC) e o outro de idosos sem déficit cognitivo (GICS). Serão excluídos idosos que apresentarem menos que 75 de frequência nas intervenções; que apresentarem deficiência auditiva e visual sem correção; que apresente distúrbios vestibulares; doenças que afetam o sistema locomotor ocasionando limitações físicas, por exemplo, as deformidades articulares e amputações; e que sejam diagnosticados com doença de Alzheimer. Os sujeitos serão avaliados antes do treino cognitivo e após 4 meses deintervenção. A intervenção consistirá em treinos cognitivos com duração de 1 hora, 1 vez por semana durante 4 meses associada ou não ao treino físico. O estudo será realizado na Atenção Primária do município de São Carlos, interior do estado de São Paulo. Os instrumentos que serão utilizados são Addenbrookes Cognitive Examination Revised (ACE-R), Questionário de Mudança Cognitiva (QMC22), Medida de Independência Funcional (MIF), Escala de Equilíbrio de Berg, teste de levantar e Caminhar (TUG), teste Amplitude de dígitos (DigitSpan), Bateria Cognitiva Leve, Teste de Queixa de Memória e uma ficha de avaliação básica especificamente elaborada para esse estudo para captar informações gerais e socioeconômicas dos participantes da pesquisa. Espera-se que com os resultados do estudo seja possível melhor compreender: Se o treino cognitivo é capaz de melhorar a mobilidade e equilíbrio de idosos caidores com déficit cognitivo e sem déficit cognitivo, se a intervenção motora e cognitiva foi capaz de reduzir o risco de quedas, se o programa de intervenção motora e cognitiva pode fortalecer as ações de políticas públicas para prevenção de quedas na atenção primária.
      Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • COORIENTAÇÃO Análise da função cognitiva, mobilidade e equilíbrio após estimulação cognitiva de idosos participantes de uma oficina de prevenção de quedas.
      O processo de envelhecimento é acompanhado por várias alterações em diversos sistemas do organismo. Essas alterações podem resultar em prejuízos funcionais observados na saúde da população idosa, como nas funções cognitivas, na execução da marcha, na realização de Dupla-Tarefas e na estabilidade postural; uma vez somadas, essas alterações elevam a chance da ocorrência de quedas em idosos. Diante disso, a prevenção do déficit de equilíbrio desempenha um papel importante para diminuição dos desfechos negativos decorrentes do episódio de quedas e dos custos em Saúde Pública. O objetivo desse estudo é verificar a influência da estimulação cognitiva no equilíbrio e na mobilidade de idosos participantes de um programa de Prevenção de Quedas no município de São Carlos (SP). A amostra será composta por 30 idosos divididos em 2 grupos; o primeiro será composto por 15 indivíduos participantes da oficina de prevenção de quedas da Atenção Básica que irão receber a estimulação cognitiva e o segundo grupo controle composto por 15 idosos que participam da oficina de prevenção de quedas que não receberão a estimulação cognitiva. Para a avaliação do equilíbrio dinâmico e da marcha será aplicado o Mini-BESTest, para a análise das funções cognitivas: MEEM, QMC22, DigitSpan, Bateria Cognitiva Leve e Teste de Queixa de Memória e o medo de cair por meio do instrumento FES-I. Com isso, os resultados esperados do estudo são obter a melhor compreensão se estimulação cognitiva é capaz de trazer melhoras na mobilidade, equilíbrio e na execução de Dupla-Tarefa de idosos participantes de uma oficina de prevenção de quedas na Atenção Primária.
      Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Auxílio Regular FAPESP_ Estratégias de Intervenção para idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
      Trata-se de um estudo longitudinal, experimental, tipo caso-controle com análise quanti-qualitativa. Oitenta voluntários com idade igual ou superior a 60 anos, dentre eles pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) e do subtipo amnésico (CCLa), atendidos no Ambulatório de Neurologia Cognitiva e Comportamental da UFSCar, e acompanhantes destes pacientes serão avaliados através dos seguintes instrumentos: questionários sociodemográficos, Critério de Classificação Econômica Brasil, Escala de Queixa de Memória, Mini-Exame do Estado Mental, Teste de fluência verbal semântica, Teste do Desenho do Relógio, Escala de Depressão Geriátrica, Medida da Independência Funcional, Questionário das Atividades Funcionais de Pfeffer, Qualidade de Vida e Estagiamento Clínico de Demência. Em seguida, serão realizadas intervenções objetivando a estimulação, reorganização e planejamento das sessões a partir das habilidades mostradas pelo grupo (Grupo do Treino Cognitivo ? TC), enquanto no Grupo Educação em Saúde, terá como objetivos esclarecimentos sobre o curso clínico de doenças neurocomportamentais, como CCLa, Doença de Alzheimer, suas particularidades, tratamento, prevenção, além de propiciar a troca de experiências positivas e negativas entre os integrantes do grupo. Os acompanhantes dos pacientes farão parte do grupo ?Controle? para cada uma das intervenções.
      Período: 2015 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Palestra de atualização sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), conceitos e utilização em pesquisa.
      Dentre as possibilidades para avaliar a funcionalidade humana, a utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é tida como uma ferramenta para a resolução de uma lacuna na informação em saúde relativa ao processo de reabilitação e classificação em saúde, pois possui como objetivo a unificação da linguagem. A CIF tende a servir como base para a estruturação dos serviços de saúde, tanto como um guia para a prática do processo de reabilitação como para formação de um sistema de informação. A utilização da CIF ainda é restrita devido à complexidade de sua utilização e baixa disseminação de seus conceitos. Assim a atividade propõe discutir sua utilização em diferentes campos com ênfase na pesquisa em saúde, bem como demonstrar a base de sua utilização prática.
      Período: 2015 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • A MATRIZ EXTRACELULAR NO ENVELHECIMENTO, NO EXERCÍCIO E NO MICROAMBIENTE TUMORAL
      A matriz extracelular (MEC) é uma estrutura de suporte dos diferentes tecidos, constituída por uma complexa rede de macromoléculas tais como colágenos, glicosaminoglicanos e proteoglicanos. A MEC fornece o volume, tamanho e a força dos tecidos, além de ser a base de sustentação para o crescimento, divisão e a migração celular. No entanto, a função da MEC vai bem mais além de estrutural e de suporte mecânico. A MEC influencia ativamente o comportamento celular, a polaridade celular, migração, diferenciação, proliferação e sobrevivência das células, fornecendo sinais que são transmitidos ao citoesqueleto e determinando o destino das células. Estudos de larga escala e de interações moleculares evidenciaram o papel importante da MEC e de suas relações com as células em inúmeros processos fisiológicos e patológicos. O desenho de fármacos dirigidos para a interação das celulas com a MEC representa uma nova área na fronteira do conhecimento. Neste projeto reunimos um conjunto de pesquisadores com experiência comprovada em trabalhos com a MEC para contribuirmos associadamente ao conhecimento das funções da MEC nos processos do envelhecimento, do exercicio como forma de prevenção dos efeitos deletérios do envelhecimento, e no cancer, considerando-se a evidente importância destas duas temáticas (exercício e câncer) na longevidade dos seres humanos. Serão utilizados ensaios in vitro (cultura de células), in vivo (em humanos e modelos animais) e ex vivo (tecidos humanos e de animais) para análises de expressão gênica por diferentes técnicas em pequena e média escala.
      Período: 2014 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Mecanismos biológicos envolvidos na atividade pró-apoptótica da cedrelona, uma substância isolada de Trichilia catigua
      O projeto Mecanismos biológicos envolvidos na atividade pró-apoptótica dacedrelona, uma substância isolada de Trichilia catigua foi desenvolvido com subsídioda Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A bolsa referente aoprocesso 2013/09623-0 teve vigência de sete meses, no período de Junho a Dezembrode 2013. Os experimentos referentes a esse projeto foram realizados no Laboratório deBiologia do Envelhecimento (LABEN), localizado no Departamento de Gerontologia daUFSCar com a liderança da professora doutora Márcia Regina Cominetti. Algunsresultados sobre o efeito da cedrelona já foram publicados por nosso grupo de pesquisa(1). Resultados prévios indicam que este composto é capaz de induzir a morte de célulastumorais da linhagem MDA-MB-231 por apoptose. A apoptose é mediada por duasvias, a via extrínseca mediada por receptores de morte celular e a via intrínseca ativadapor proteínas mitocondriais. Catepsinas lisossomais também estão envolvidas noprocesso (2). No citosol da célula, enzimas lisossomais contribuem para a execução damorte celular programada, ou por clivagem direta dos principais substratos celulares, ouagindo em conjunto com caspases.
      Período: 2013 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

      Idiomas

      • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

      Banca Julgadora

      Tipo de ProduçãoAnterior2016201820202021Total
      Participação em Banca de Graduação2312210
      Total2312210

      Eventos

      Tipo de ProduçãoAnterior20162018201920202021Total
      Participação em Congresso51312113
      Participação em Seminário0001102
      Participação em Simpósio5001006
      Total101333121

      Prêmios

      Tipo de ProduçãoAnterior201920202022Total
      Prêmios12115
      Total12115

      Produção Bibliográfica

      Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
      Apresentação de Trabalho224020420034
      Artigo Publicado21231122115
      Capitulo de Livro Publicado0000011002
      Livro Publicado ou Organizado0000020002
      Organização de Evento2001000003
      Outras Bancas Julgadoras1001001003
      Outras Participações em Eventos e Congressos70012900019
      Programa de Rádio ou TV0100000001
      Trabalho em Eventos40205310015
      Total3864882072194

      Produção Técnica

      Tipo de Produção2020Total
      Outra Produção Técnica11
      Total11