André Luis Nogueira da Silva

CitaçõesSILVA, André Luis Nogueira da.;SILVA, André;DA SILVA, ANDRÉ LUIS NOGUEIRA;SILVA, ANDRÉ LUIS NOGUEIRA DA;SILVA, ANDRÉ LUÍS NOGUEIRA DA;Nogueira da Silva, André Luis
Curso/ProgramaPolíticas Públicas - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Administração

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2016 a 2020 - Administração Pública e Governo
    Fundação Getúlio Vargas
  • Mestrado - Periodo: 2013 a 2015 - Estudos Urbanos e Regionais
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Especialização - Periodo: 2011 a 2012 - Gestão Pública
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Graduação - Periodo: 2009 a 2013 - GESTÃO DE POLITICAS PUBLICAS
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Graduação - Periodo: 2003 a 2007 - HISTORIA LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atuação Profissional

  • Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV/SP- / Periodo: 2017 a 2017
  • Escola Nacional de Administração Pública- / Periodo: 2016 a atual
  • Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica- / Periodo: 2010 a atual
  • Instituto Singularidades- / Periodo: 2022 a 2022
  • Movimento Colabora- / Periodo: 2021 a 2021
  • Presidência da República- / Periodo: 2023 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2025 a atual
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte- / Periodo: 2014 a 2014

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Enfrentando as desigualdades educacionais: Tipologia e proposta de intervenção para a educação básica do RN
      Este projeto de pesquisa aplicada tem como objetivo geral produzir subsídios para a formulação de políticas e adoção de práticas municipais que promovam maior equidade educacional. Para tanto, a pesquisa se divide em duas etapas. A primeira, de natureza quantitativa e conceitual, desenvolve uma tipologia das desigualdades educacionais nos 167 municípios do Rio Grande do Norte para captar e especificar a diversidade de situações. A partir dos resultados da tipologia, serão escolhidos dois municípios para um estudo mais aprofundado e qualitativo e com formação de parceria com gestores municipais. Nesta segunda etapa, serão aplicados instrumentos de pesquisa para aferir a capacidade institucional dos municípios potiguares, quais tipos de respostas às desigualdades educacionais são ou não dadas, resultando em uma proposta de intervenção para o enfrentamento das desigualdades educacionais locais adequada ao contexto de cada município, que subsidie a gestão municipal da educação. Espera-se, com este amplo mapeamento, produzir metodologias que possam ser replicadas para outros estados da federação e textos analíticos que identifiquem onde se localizam e quais são as práticas que podem ser adotadas para a diminuição das desigualdades educacionais.
      Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Formulação e Implementação de Políticas: promoção da equidade ou reprodução das desigualdades?
      Este projeto de pesquisa discute as escolhas de políticas educacionais e seus efeitos na promoção da igualdade de oportunidades (equidade) e na diminuição das desigualdades assim como de seus efeitos contrários, isto é, aqueles indutores ou reprodutores das desigualdades existentes. Dois focos analíticos foram selecionados para observar os impactos gerados sobre a equidade ou a desigualdade: 1) os fatores políticos que explicam a tomada de decisão sobre políticas educacionais e 2) como estas são implementadas na prática. O projeto é composto por diferentes planos de trabalhos interligados que procuram explorar como a desigualdade é problematizada e tratada tanto no momento da formulação (escolhas de modelos educacionais) quanto na implementação de políticas educacionais. Fatores explicativos como a origem social do alunado, o papel da escola, a distribuição de condições de ensino e aprendizagem no interior das redes de ensino, modos de implementação de programas educacionais, relações entre comunidades, atores e educação, relação entre instituições políticas e escolha de modelos educacionais são alguns dos elementos analíticos que embasam o diálogo com teorias dessa área de discussão. Empiricamente, o projeto parte de 1) uma análise quantitativa da situação escolar geral para 2) uma seleção de estudos de caso em profundidade em escolas do Rio Grande do Norte e 3) análises comparativas de construção de modelos educacionais em outros países. Espera-se que o conjunto de estudos produzido possa colaborar tanto com a discussão teórica e acadêmica sobre políticas educacionais e desigualdades quanto subsidiar decisões na gestão pública.
      Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Proposta de Construção de um Diagnóstico das Desigualdades Educacionais no RN
      Produzir um diagnóstico das condições educacionais e de gestão no RN, com base em evidências empíricas, com especial ênfase nas desigualdades de oportunidades de modo a produzir um debate público sobre a questão e criar subsídios para a tomada de decisão de gestores da educação. Para além de apenas apresentar dados estatísticos, o diagnóstico estará voltado a identificar e discutir os aspectos relevantes para que a gestão pública possa produzir maior equidade ou correção das desigualdades existentes.
      Período: 2020 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
    • Sistemas de Políticas Públicas no Brasil em perspectiva comparada: insights para construção do Sistema Nacional de Educação
      A pesquisa teve como objetivo analisar os sistemas de políticas públicas da Saúde (SUS), Assistência Social (SUAS), Segurança Pública (SUSP) e Recursos Hídricos (SNRH), enfatizando seu papel na coordenação federativa e demonstrando como a reflexão sobre esses modelos pode ajudar na construção do Sistema Nacional de Educação. Trata-se de um estudo que se utilizou de estratégia de pesquisa qualitativa, por meio de análise de conteúdo de documentos, entrevistas com gestores, ex-gestores e especialistas e também de bibliografia de cada setor.
      Período: 2021 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Rethinking the civic university for the 21st century: new directions and practical propositions
      The relationship between the university as an intellectual venture and its insertion in urban and rural life has never been a simple one. Over the years, different political, social and epistemological tensions can be found in such expressions as ?the house of knowledge?, ?town and gown?, ?extra mural?, ?extension? and ?outreach?, that not only make very clear the separation but also suggest that there is some kind of explicit or implicit requirement to connect. What is the difference in the knowledge that circulates within and without the walls? Should the university be dedicated to the pursuit of knowledge for knowledge sake or is the reason for the university existence to be found in the questions being faced by those beyond its gates? Is there a balance to be found between teaching, research and extension or are the three ? like most triangular relationships ? doomed to an eternity of instability?
      Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • As instituições Políticas Subnacionais: Um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros
      A descentralização das últimas décadas, ao ampliar a importância dos governos estaduais e municipais na execução das políticas públicas, gerou um aumento considerável da produção bibliográfica sobre o poder subnacional no Brasil. A despeito dessa importância, o conhecimento sobre a dinâmica política estadual em termos comparativos ainda é relativamente escasso. A maior parte dos estudos, no entanto, concentrou-se na análise dos municípios, tais estudos apresentaram questões e hipóteses importantes, mas o conhecimento comparado da política estadual e, principalmente, a sua articulação com a política municipal, ainda é insuficiente. Em projeto anterior, o objetivo principal foi investigar os efeitos das instituições e do modus operandi político (variáveis independentes) sobre a alocação dos recursos públicos (variável dependente) no plano estadual. As variáveis independentes foram divididas em duas linhas de investigação. A primeira focava nas estratégias eleitorais dos governadores e partidos e os padrões de accountability estaduais. A segunda linha analisava as formas pelas quais o Executivo interage e procura construir maioria nas Assembleias Legislativas. Este projeto é uma continuidade e uma evolução daquele projeto temático. Ele representa uma continuidade ao manter os mesmos objetivos de pesquisa e a abordagem analítica, ou seja, investigar de forma comparada as instituições políticas estaduais e seu impacto nas escolhas dos governos. Ele é uma continuidade também porque se propõe a finalizar a pesquisa iniciada no primeiro projeto, completando a investigação local de todos os estados brasileiros e ampliando a cobertura do banco de dados políticos. Entretanto, o projeto atual representa evolução, na medida em que reformula alguns dos antigos objetivos, acrescenta novos e, introduz novas abordagens. A mudança mais importante foi a percepção de que a análise da política nos estados impunha uma abordagem mais compreensiva sobre a política estadual; particularmente, a relação entre a política estadual e a municipal. Este aspecto fundamenta a preocupação com a geografia eleitoral dos estados. Também ganharam maior importância neste novo projeto as indicações dos partidos para a burocracia estadual nas questões sobre administração das coalizões de governo e as transferências intergovernamentais nas questões sobre finanças públicas. Portanto, embora o foco do projeto, continue sendo as instituições políticas estaduais, este novo projeto traz uma nova ênfase na atuação dos partidos políticos nos estados, uma vez que - com exceção do presidente - todos os políticos são eleitos no interior de seus estados. Em linhas gerais, esta ênfase estará voltada para as três áreas clássicas de ação dos partidos, quais sejam: sua relação aos eleitores, sua atuação como organização política e seu desempenho como governo. Finalmente, este projeto mantém sua pareceria com a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) na busca da consolidação e ampliação de dois grandes produtos do projeto anterior. O primeiro é a rede federativa de pesquisadores, que agrupa pesquisadores de todo o País a trabalhar com os mesmos dados. O segundo produto importante é o banco de dados políticos já disponível para a comunidade acadêmica (www.fgv.br/cepesp/cepespdata), como uma forma de disseminar e estimular a produção de conhecimento nesta área de pesquisa
      Período: 2014 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Ciência Política :: Políticas Públicas ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração Pública ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração Pública :: Política e Planejamento Governamentais

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de Produção20192020Total
    Participação em Banca de Graduação112
    Participação em Banca de Mestrado011
    Total123

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Encontro11
    Participação em Simpósio11
    Total22

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior20172018201920202021202220232024Total
    Apresentação de Trabalho1010010003
    Artigo Publicado30002122212
    Capitulo de Livro Publicado0001011429
    Curso de Curta Duração Ministrado1010010003
    Livro Publicado ou Organizado0000000101
    Organização de Evento0001000001
    Outras Participações em Eventos e Congressos5000000005
    Relatório de Pesquisa0100000001
    Texto em Jornal ou Revista0000220307
    Trabalho em Eventos1311020008
    Total1143348310450

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outra Produção Técnica11
    Total11