Pedro Ergnaldo Gontijo

CitaçõesGONTIJO, Pedro Ergnaldo;GONTIJO, Pedro
Curso/ProgramaDiretoria de Programas de Extensão
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Filosofia

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2004 a 2008 - Educação
    Universidade Estadual de Campinas
  • Mestrado - Periodo: 2001 a 2003 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2001 a 2002 - Especialização Em Ensino de Filosofia nos Níveis F
    Universidade de Brasília
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1994 a 1994 - Análise Social Brasileira Numa Perspectiva Ética e
    Instituto Brasileiro de Desenvolvimento
  • Graduação - Periodo: 1989 a 1993 - Filosofia
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ensino Médio - Periodo: 1983 a 1985 - Fundação Educacional do Distrito Federal

Atuação Profissional

  • Cadernos do NEFI/UFPI- / Periodo: 2011 a atual
  • Centro de Ensino Superior do Brasil Intituto de Ciências Sociais e Humanas- / Periodo: 2001 a 2004
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2011 a atual
  • Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas- / Periodo: 2005 a 2006
  • Faculdades Integradas do Planalto Central- / Periodo: 2000 a 2002
  • Faculdades Jk- / Periodo: 2004 a 2004
  • Faculdades Jk- / Periodo: 2003 a 2003
  • Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1996 a 2006
  • Governo do Distrito Federal- / Periodo: 1997 a 1998
  • Governo do Distrito Federal- / Periodo: 1995 a 1996
  • Intituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos- / Periodo: 1996 a 1997
  • Intituto Superior de Educação de Brasília- / Periodo: 2003 a 2006
  • Revista de Educação e Filosofia - UFU- / Periodo: 2013 a atual
  • Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação- / Periodo: 2010 a atual
  • Scopus Tecnologia - Matriz- / Periodo: 1990 a 1992
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2009
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2009
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2006 a 2006
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1985 a 1985

Linha de Pesquisa

  • Ética e Filosofia Política

Projetos de Pesquisa

  • O Ensino de Filosofia como Problema Filosófico
    O Ensino da Filosofia, ou seja, sua transmissibilidde faz parte da tradição da própria filosofia. Em cada época, cada escola e cada filósofo teve alguma relação com a questão da aprendizagem e do ensino da filosofia. O projeto em questão visa resgatar essa tradição, mapear o campo conceitural específico e desenvolver as temáticas subjacentes a ele buscando, explicitando e problematizando as transversalizações presentes.
    Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Ensino de Filosofia no Brasil: a formação de professores e a presença no Ensino Médio
    Investigação e mapeamento desse campo de práticas e saberes relacionados ao ensino de filosofia no Brasil. Possui 03 linhas específicas: 1 - O cotidiano do Ensino de Filosofia nas escolas, mapeando as especificidades filosóficas e pedagógicas dos desafios encontrados no trabalho docente e discente. A interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e contextualização da Filosofia. A filosofia e temas como direitos humanos, gênero, meio ambiente, culturas, questões raciais. A produção e o uso de livros didáticos e outros materiais para o ensino de Filosofia. 2 - A formação inicial e continuada de professores de Filosofia, incluíndo a análise documental sobre projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em filosofia das universidades públicas e/ou privadas, PIBID, PARFOR e outros programas de formação. 3 - As políticas públicas e o Ensino de Filosofia - abrangendo as produções de diretrizes, orientações currículares, currículos e outros instrumentos de políticas públicas que procuram definir o que ensinar ou o como deve ser ensinada a filosofia. Trata-se de pesquisa continuada, com definição de focos periódicos conforme os resultados de investigações exploratórias explicitem potencialidades ou necessidades conjunturais. Também a introdução pelos governos de novas definições, regras, diretrizes poderá ser indutora de novas definições metodológicas. Nesse trabalho exploratório, a metodologia compreende: - Coleta documental sobre projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em filosofia, propostas curriculares para ensino de filosofia nos sistemas de ensino estaduais, documentos de instituições e projetos específicos que permitam analisar a prática do ensino de filosofia que se faz e a prática de formação de professores de filosofia nas universidades brasileiras. - A análise documental terá como perspectiva o mapeamento de informações sobre as práticas de ensino e de formação de professores. - Investigação acerca da relação entre a formação docente, as propostas curriculares nos sistemas educacionais estaduais e as práticas de ensino de filosofia desenvolvidas nas escolas de ensino médio. - Estudos exploratórios sobre o cotidiano escolar a partir de observação, estudos etnográficos, Teoria das Representações Sociais, etc.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Gilles Deleuze e a Política
    Trata-se de uma revisão da bibliografia deleuziana na busca de mapear e analisar as proposições a respeito da política. A política perpassa todo o pensamento de Deleuze. Há uma forte crítica ao capitalismo em suas diferentes formas de agenciamentos, do "macro" na organização da política, dos poderes estatais ao "micro" na análise dos processos de subjetivação.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • O Estudo e o Ensino de Filosofia à Luz da Teoria das Representações Sociais e da Psicodinâmica do Trabalho
    Com base na Teoria das Representações Sociais e da Psicodinâmica do Trabalho pretende-se identificar a rede de significações que tem sustentado as relações estabelecidas por estudantes e docentes com a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Pesquisa realizada em escolas da rede pública do Distrito Federal.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Educação Superior :: Extensão Universitária
  • Ciências Humanas :: Filosofia :: Ética ::
  • Ciências Humanas :: Filosofia :: Filosofia Brasileira ::
  • Ciências Humanas :: Filosofia :: Filosofia da Educação :: Filosofia da Educação
  • Ciências Humanas :: Filosofia :: Profissionalização do Filósofo :: Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Concurso Público11
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização11
Participação em Banca de Exame de Qualificação44
Participação em Banca de Graduação88
Participação em Banca de Mestrado66
Total2020

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1313
Participação em Encontro1919
Participação em Oficina11
Participação em Seminário88
Participação em Simpósio44
Total4545

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientações Concluídas para Mestrado11
Outras Orientações Concluídas2222
Total2323

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho2525
Artigo Publicado66
Capitulo de Livro Publicado11
Curso de Curta Duração Ministrado1212
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional77
Outras Bancas Julgadoras55
Outras Participações em Eventos e Congressos55
Outras Produções Bibliográfica88
Programa de Rádio ou TV88
Texto em Jornal ou Revista2020
Trabalho em Eventos1313
Total110110

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Processos e Técnicas44
Trabalho Técnico77
Total1111