This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Pedro Ergnaldo Gontijo
Citações | GONTIJO, Pedro Ergnaldo;GONTIJO, Pedro |
Curso/Programa | Diretoria de Programas de Extensão |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Filosofia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2004 a 2008 - Educação
Universidade Estadual de Campinas - Mestrado - Periodo: 2001 a 2003 - Educação
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 2001 a 2002 - Especialização Em Ensino de Filosofia nos Níveis F
Universidade de Brasília - Aperfeiçoamento - Periodo: 1994 a 1994 - Análise Social Brasileira Numa Perspectiva Ética e
Instituto Brasileiro de Desenvolvimento - Graduação - Periodo: 1989 a 1993 - Filosofia
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Ensino Médio - Periodo: 1983 a 1985 - Fundação Educacional do Distrito Federal
Atuação Profissional
- Cadernos do NEFI/UFPI- / Periodo: 2011 a atual
- Centro de Ensino Superior do Brasil Intituto de Ciências Sociais e Humanas- / Periodo: 2001 a 2004
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2011 a atual
- Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas- / Periodo: 2005 a 2006
- Faculdades Integradas do Planalto Central- / Periodo: 2000 a 2002
- Faculdades Jk- / Periodo: 2004 a 2004
- Faculdades Jk- / Periodo: 2003 a 2003
- Fundação Educacional do Distrito Federal- / Periodo: 1996 a 2006
- Governo do Distrito Federal- / Periodo: 1997 a 1998
- Governo do Distrito Federal- / Periodo: 1995 a 1996
- Intituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos- / Periodo: 1996 a 1997
- Intituto Superior de Educação de Brasília- / Periodo: 2003 a 2006
- Revista de Educação e Filosofia - UFU- / Periodo: 2013 a atual
- Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação- / Periodo: 2010 a atual
- Scopus Tecnologia - Matriz- / Periodo: 1990 a 1992
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2009 a 2009
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2009
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2006 a 2006
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1985 a 1985
Linha de Pesquisa
- Ética e Filosofia Política
Projetos de Pesquisa
- O Ensino de Filosofia como Problema Filosófico
O Ensino da Filosofia, ou seja, sua transmissibilidde faz parte da tradição da própria filosofia. Em cada época, cada escola e cada filósofo teve alguma relação com a questão da aprendizagem e do ensino da filosofia. O projeto em questão visa resgatar essa tradição, mapear o campo conceitural específico e desenvolver as temáticas subjacentes a ele buscando, explicitando e problematizando as transversalizações presentes.
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Ensino de Filosofia no Brasil: a formação de professores e a presença no Ensino Médio
Investigação e mapeamento desse campo de práticas e saberes relacionados ao ensino de filosofia no Brasil. Possui 03 linhas específicas: 1 - O cotidiano do Ensino de Filosofia nas escolas, mapeando as especificidades filosóficas e pedagógicas dos desafios encontrados no trabalho docente e discente. A interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e contextualização da Filosofia. A filosofia e temas como direitos humanos, gênero, meio ambiente, culturas, questões raciais. A produção e o uso de livros didáticos e outros materiais para o ensino de Filosofia. 2 - A formação inicial e continuada de professores de Filosofia, incluíndo a análise documental sobre projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em filosofia das universidades públicas e/ou privadas, PIBID, PARFOR e outros programas de formação. 3 - As políticas públicas e o Ensino de Filosofia - abrangendo as produções de diretrizes, orientações currículares, currículos e outros instrumentos de políticas públicas que procuram definir o que ensinar ou o como deve ser ensinada a filosofia. Trata-se de pesquisa continuada, com definição de focos periódicos conforme os resultados de investigações exploratórias explicitem potencialidades ou necessidades conjunturais. Também a introdução pelos governos de novas definições, regras, diretrizes poderá ser indutora de novas definições metodológicas. Nesse trabalho exploratório, a metodologia compreende: - Coleta documental sobre projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em filosofia, propostas curriculares para ensino de filosofia nos sistemas de ensino estaduais, documentos de instituições e projetos específicos que permitam analisar a prática do ensino de filosofia que se faz e a prática de formação de professores de filosofia nas universidades brasileiras. - A análise documental terá como perspectiva o mapeamento de informações sobre as práticas de ensino e de formação de professores. - Investigação acerca da relação entre a formação docente, as propostas curriculares nos sistemas educacionais estaduais e as práticas de ensino de filosofia desenvolvidas nas escolas de ensino médio. - Estudos exploratórios sobre o cotidiano escolar a partir de observação, estudos etnográficos, Teoria das Representações Sociais, etc.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Gilles Deleuze e a Política
Trata-se de uma revisão da bibliografia deleuziana na busca de mapear e analisar as proposições a respeito da política. A política perpassa todo o pensamento de Deleuze. Há uma forte crítica ao capitalismo em suas diferentes formas de agenciamentos, do "macro" na organização da política, dos poderes estatais ao "micro" na análise dos processos de subjetivação.
Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - O Estudo e o Ensino de Filosofia à Luz da Teoria das Representações Sociais e da Psicodinâmica do Trabalho
Com base na Teoria das Representações Sociais e da Psicodinâmica do Trabalho pretende-se identificar a rede de significações que tem sustentado as relações estabelecidas por estudantes e docentes com a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Pesquisa realizada em escolas da rede pública do Distrito Federal.
Período: 2011 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Educação Superior :: Extensão Universitária
- Ciências Humanas :: Filosofia :: Ética ::
- Ciências Humanas :: Filosofia :: Filosofia Brasileira ::
- Ciências Humanas :: Filosofia :: Filosofia da Educação :: Filosofia da Educação
- Ciências Humanas :: Filosofia :: Profissionalização do Filósofo :: Ensino de Filosofia no Ensino Médio
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 1 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 1 | 1 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 4 | 4 |
Participação em Banca de Graduação | 8 | 8 |
Participação em Banca de Mestrado | 6 | 6 |
Total | 20 | 20 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 13 | 13 |
Participação em Encontro | 19 | 19 |
Participação em Oficina | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 8 | 8 |
Participação em Simpósio | 4 | 4 |
Total | 45 | 45 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações Concluídas para Mestrado | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 22 | 22 |
Total | 23 | 23 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 25 | 25 |
Artigo Publicado | 6 | 6 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 12 | 12 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 7 | 7 |
Outras Bancas Julgadoras | 5 | 5 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 5 | 5 |
Outras Produções Bibliográfica | 8 | 8 |
Programa de Rádio ou TV | 8 | 8 |
Texto em Jornal ou Revista | 20 | 20 |
Trabalho em Eventos | 13 | 13 |
Total | 110 | 110 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Processos e Técnicas | 4 | 4 |
Trabalho Técnico | 7 | 7 |
Total | 11 | 11 |