Fernanda Lima

CitaçõesLIMA, F.;FERNANDA LIMA
Curso/ProgramaGovernança, Tecnologia e Inovação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 1997 a 2003 - Informática
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Mestrado - Periodo: 1994 a 1996 - Engenharia de Sistemas e Computação
    Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia

Atuação Profissional

  • Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social- / Periodo: 1994 a 1997
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- / Periodo: 2006 a atual
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- / Periodo: 1999 a 2003
  • Revista Brasileira de Informática na Educação- / Periodo: 2009 a atual
  • Revista Tecnologia da Informação- / Periodo: 2008 a 2008
  • Scientia (Unisinos)- / Periodo: 2008 a 2008
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2008
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2008 a atual

Linha de Pesquisa

  • Engenharia de Software
  • Gestão do Conhecimento
  • Hipertexto/Hipermidia

Projetos de Pesquisa

  • quizWiki2: Modelagem computacional de conhecimento para apoio ao ensino de questionamento no quizWiki
    No projeto quizWiki buscamos prover suporte computacional para a aprendizagem significativa crítica. Foi elaborada uma proposta conceitual de uma ferramenta a partir do princípio da interação social e do questionamento, tendo o estudante como (i) elaborador de questões e como (ii) avaliador das questões elaboradas por seus pares. Um protótipo foi implementado e sua validação está em andamento. Além da vertente empírica, questões de cunho teórico foram abertas a partir da investigação iniciada. Uma coleta preliminar de dados foi realizada junto a estudantes e, quando perguntados sobre os critérios que haviam utilizado para avaliar as questões de seus pares, clareza, profundidade, adequação ao tema, criatividade e se poderia aparecer em prova foram alguns dos critérios explicitados. Por um lado, tais informações são meramente sugestivas, uma vez que foram coletadas informalmente. Por outro lado, o ambiente proposto não se propunha a guiar a elaboração nem a avaliação de questões, uma vez que não dispunha de conhecimento embutido que possibilitasse tal guiagem. Sendo assim, neste projeto busca-se prover uma modelagem computacional de conhecimento que permita ao quizWiki contribuir mais ativamente no ensino do questionamento.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • engageGrid+ Apoio à configuração de compromissos profissionais para realização em rede e em nuvem
    Em pesquisa anterior, a equipe do projeto ora proposto deu início à Concepção e prototipagem de uma Rede de Compromissos sobre ambiente Grid. A pesquisa buscava conceber e prototipar uma Rede de Compromissos como um arcabouço teórico e um ambiente computacional de suporte a profissionais do conhecimento - conectados no âmbito de uma organização segundo algum critério - no estabelecimento de compromissos de maneira mais segura, levando em conta compromissos passados assumidos, ao mesmo tempo em que identificando novas possibilidades a partir da dinâmica da Rede. A solução adotada partiu do pressuposto de que uma gestão efetiva de compromissos em rede (apoiada por computador) demanda um suporte ao ciclo de vida de cada compromisso. Esse ciclo foi elaborado, incluindo as fases de configuração, de negociação, de realização, de análise e de síntese. Entretanto, a concepção inicialmente proposta revelou-se suficientemente complexa para motivar a presente proposta, que deverá aprofundar a fase de Configuração de um compromisso, com a perspectiva mais genérica de realização na nuvem.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • quizWiki - Concepção de um mecanismo adaptativo de suporte à avaliação de aprendizagem
    Tecnologias de suporte a redes sociais e/ou autoria coletiva (e.g. Orkut, Twitter, Wikipedia) têm sido cada vez mais exploradas por crianças, jovens e adultos em suas vidas cotidianas. O ambiente educacional pode tirar proveito da utilização de tais tecnologias para engajar estudantes na construção de seu conhecimento de forma mais ativa. Entretanto, esforços de pesquisa e desenvolvimento são ainda necessários para endereçar questões como sobrecarga de informação, sustentabilidade de participação, entre outras. Este projeto busca prover bases conceituais e tecnológicas para uma melhoria do processo de aprendizagem, dando um passo rumo à avaliação em ambiente Wiki a partir do questionamento discente
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • engageGrid - Concepção e prototipagem de uma Rede de Compromissos sobre ambiente Grid
    Existem problemas que desafiam a chamada lógica tradicional linear, determinística e objetiva. Os problemas que enfrenta a sociedade contemporânea influenciam e são fortemente influenciados por um ambiente global e interconectado. Como conseqüência dessas relações não-lineares cujas partes são totalmente interdependentes tem-se uma complexidade jamais vista. Torna-se cada vez mais necessário um novo paradigma capaz de lidar com incertezas, ambigüidades e contradições do nosso mundo. Em contexto organizacional, novas formas e tipos de relacionamentos entre empresas e clientes surgiram. Já não basta cuidar das necessidades das pessoas; elas continuam querendo tê-las atendidas mas, agora, querem também conveniência. As transações de negócio, que antes se estruturavam como não mais que uma troca de dinheiro por produtos, assumem novas características. As pessoas agora querem produtos acompanhados de serviços, de treinamento, de manutenção e, além de tudo, na hora (just-in-time) e no lugar em que precisam deles. Para que essa nova modalidade de transação organizacional tenha sucesso é fundamental que o uso das tecnologias, da Internet e outras redes, seja capaz de expandir a capacidade das equipes para estabelecerem compromissos. Além disso, é fundamental também que sistemas de coordenação dêem suporte à gestão impecável desses compromissos, tornando possível atender às expectativas de eficiência e de sensibilidade a estilos de vida por parte dos clientes internos e externos ao domínio das equipes; se torna possível produzir satisfação em redes de compromissos. Nesse contexto, o projeto engageGrid tem como objetivos geral conceber e prototipar uma Rede de Compromissos como um arcabouço teórico e um ambiente computacional de suporte a profissionais do conhecimento - conectados no âmbito de uma organização segundo algum critério - no estabelecimento de compromissos de maneira mais segura, levando em conta compromissos passados assumidos, ao mesmo tempo em que identifican.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Modelo para Avaliação de Acessibilidade de Sítios Web
    As organizações têm se apoiado na tecnologia Web para tornar conhecidos seus produtos ou suas ações, atrair e fidelizar clientes ou informar seus usuários. A Internet tornou-se vitrine para a maioria das organizações e também campo fértil para a disseminação de informações em larga escala. É comum o conteúdo dos sítios Web não ser de fácil acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais como deficiências visuais, por exemplo. Existem barreiras de acessibilidade que podem impedir a correta interpretação do conteúdo Web por parte destes usuários. Para empresas, essas barreiras podem significar a perda de clientes, para governos, elas podem resultar em usuários impossibilitados de gozar de seus direitos ou sem condição de se informar adequadamente sobre as ações e realizações de seus representantes. De fato, essas barreiras implicam na criação de uma categoria de exclusão digital. Reconhecendo essa realidade, no Brasil, o Governo Federal publicou o Decreto Lei 5.296 em 02 de dezembro de 2004 que prevê a acessibilidade dos conteúdos dos sítios Web da Administração Pública Federal. Além da conscientização dos patrocinadores e desenvolvedores de sítios Web, fazem-se necessárias técnicas de apoio para criar e avaliar sítios acessíveis adequados aos usuários portadores de necessidades especiais. Tais técnicas vão além das capacidades tradicionais dos desenvolvedores de sítios que são, geralmente, técnicos especializados em ciência da computação. Deve ser considerado, também, o envolvimento de usuários reais durante sessões de avaliação baseadas em testes de usabilidade. Esse tipo de avaliação se insere tanto dentro do campo de pesquisa tecnológico quanto na esfera das ciências sociais. Este projeto pretende, portanto, reunir professores de ciência da computação e professores de psicologia para desenvolver um modelo para avaliação da acessibilidade de sítios Web, com aplicação nos sítios do Governo Federal, segundo unificação de metodologias das ciências sociais.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Portais para Conhecimento Acessível
    O reconhecimento da necessidade de métodos específicos para o desenvolvimento de aplicações hipermídia ocorreu no início da década de 90, com o surgimento do HDM (Hypermedia Design Model) [Garzotto et al., 1991, 1993]. A partir de então, vários outros métodos específicos para hipermídia foram definidos: RMM [Isakowitz et al., 1995], WebML [Ceri et al., 2000], UWE [Hennicker & Koch, 2000], OO-H Method [Gómez et al., 2000] e OOHDM [Schwabe & Rossi 1998]. De modo geral, além do projeto conceitual e de outras fases conhecidas do ciclo de desenvolvimento, tais métodos precisam incluir uma fase específica para o projeto navegacional [Rossi, 1999]. A navegação permite ao usuário, como parte da tarefa, explorar as informações necessárias para a realização desta. No projeto de navegação, são identificados os objetos navegacionais e a navegação entre estes objetos. A navegação é a operação pela qual se seguem os links (elos) de hipertexto que estão associados aos objetos de hipertexto e é, assim, um dos possíveis tipos de operações disparadas por meio da interface com o usuário. Com os método OOHDM e SHDM, utiliza-se uma abordagem baseada em modelos para projetar aplicações Web, em um processo composto de 5 etapas: Levantamento de Requisitos, Modelagem Conceitual, Modelagem Navegacional, Projeto da Interface Abstrata e Implementação. A cada etapa, um conjunto de modelos orientados a objetos é construído ou enriquecido, descrevendo detalhes do projeto
    Período: 2004 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Portais Semânticos
    Esta proposta de projeto aborda a junção de três temas de pesquisa e propõe uma solução integrada através do uso de Portais Semânticos. Os principais temas de pesquisa abordados são: Web Semântica, Inteligência organizacional e Modelo Evolutivo de Gestão Acadêmica da UCB. Portais fazem parte de nossa realidade na Web atual. Existem diversos tipos de portais e também uma grande diversidade de soluções tecnológicas para oferecer suporte a estas implementações. No entanto, em muitas situações, ainda temos dificuldade para encontrar o que procuramos. Os portais existentes foram construídos para a Web atual e esta Web, por sua vez, foi construída com base em soluções tecnológicas simples e revolucionárias, para a época (cc1993). A nova geração da Web, chamada Web Semântica, vem sendo construída como alternativa para muitos dos problemas que enfrentamos, devido à ausência de semântica. Segundo Berners-Lee et al. (2001), a Web Semântica é uma visão onde dados são definidos e conectados para serem utilizados por máquinas, não só com objetivo de apresentação, mas também para automação, integração e reuso de dados através de várias aplicações. A idéia principal é associar explicitamente semântica a conteúdo. Neste projeto propomos a modelagem de portais corporativos/educacionais que visam explorar recursos de Inteligência Organizacional (como Memória Organizacional, Comunicação Organizacional e Arquitetura da Informação) para auxiliar a implantação e manutenção de Redes Conversacionais propostas no Modelo Evolutivo de Gestão Acadêmica (Rocha, 2003). O objetivo geral deste projeto é modelar um sistema de informação avançado, com base nos métodos OOHDM e SHDM, para auxiliar a implantação do modelo evolutivo de gestão acadêmica.
    Período: 2005 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • WebGep
    As organizações têm valorizado, cada vez mais, a informação, o conhecimento e a inteligência como recursos estratégicos e fontes de vantagens competitivas para garantir sua participação ativa no mercado. Neste sentido, a coleta, o processamento, a análise e a disseminação de informações sobre tendências e demandas devem ser apropriadas pelas organizações visando antecipar o futuro e alimentar o planejamento e a execução de suas atividades. Neste processo, a gestão do conhecimento emerge como um dos fatores decisivos para o estabelecimento sustentável de vantagens competitivas pelas empresas. A suposição básica é de que o conhecimento é um ativo que pode e deve ser gerenciado para melhorar o desempenho organizacional e que tem por fonte um processo permanente de aprendizagem, sobre o qual pode-se e deve-se exercer maior influência. As instituições de ensino superior, no cenário atual, enquadram-se nas mesmas necessidades de qualquer organização. A gestão da informação e do conhecimento deve estar adequada às suas necessidades e exige mudança na cultura gerencial, qualificação de pessoal e uso de informações sobre o mercado, que lhes permita identificar influências externas, monitorar o desempenho e aperfeiçoar a produtividade e a qualidade. Embora seja grande o número de pesquisadores e, conseqüentemente, de pesquisas realizadas, as informações sobre as pesquisas desenvolvidas e o resultados dessa pesquisa são, normalmente, de difíceis acesso ou mesmo apenas disponíveis para os próprios pesquisadores que formam os grupos de pesquisa de cada projeto. Os resultados estão dispersos nas publicações e trabalhos de cada pesquisador sem ter uma informação consolidada com a pesquisa realizada. Dentro do próprio grupo as discussões são realizadas em reuniões nas quais, muitas vezes, não há registro do que foi discutido e do conhecimento trocado na equipe. Além de tudo isso, os grupos não fazem uma gerência de disponibilidade e controle do conteúdo da pesquisa que não seja a.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Coordena-Web
    Do ponto de vista computacional bem como das teorias correntes hoje em voga no que tem sido chamado de gestão do conhecimento, a modelagem de conhecimento pode ser entendida como um processo que busca (enfatiza) prover a explicitação e/ou formalização de conhecimento especialista: aquele geralmente embutido na mente de um indivíduo (ou grupo) com experiência em um domínio e evidenciado pela conduta do indivíduo (ou grupo) em situações que requerem uma exploração apropriada de tal conhecimento. Dois aspectos são interessantes de serem observados nessa perspectiva. De um lado, que essa tentativa de formalização conduz a uma visão conteudista do que vem a ser conhecimento (o que explica a confusão comumente feita quando se confunde erroneamente gestão do conhecimento com gestão da informação), ainda que se parta de uma sugestiva definição como Conhecimento = Informação em Uso (ou Conhecimento = Informação + Ação ) em que a componente em uso (ou + Ação ) é praticamente ignorada na tarefa de modelagem do conhecimento. De outro lado, ao remeter a manifestação do conhecimento embutido na mente de um indivíduo... à uma evidência através da conduta do indivíduo , ela traz uma associação no mínimo interessante entre conhecer e atuar (comportamento) que melhor seria representado nesta caracterização do problema que pretendemos abordar neste projeto por duas das máximas-síntese do original e cada vez mais influente trabalho dos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela: todo conhecer é um fazer e todo fazer é um conhecer e tudo que é dito, é dito por um observador . A partir desse segundo atributo, trazemos para a nossa perspectiva de modelagem do conhecimento a presença necessária e definitiva do observador, seja este um humano, um artefato de software (um típico agente inteligente, nos dias de hoje) ou um agente híbrido - homem-máquina ou máquina-homem - que, mais que um mero receptáculo ou provedor de informação, at.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: ::
  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Banco de Dados
  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Engenharia de Software
  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Linguagens de Programação
  • Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Metodologia e Técnicas da Computação :: Sistemas de Informação

Idiomas

  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos44
Banca Julgadora para Concurso Público33
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização33
Participação em Banca de Doutorado88
Participação em Banca de Exame de Qualificação11
Participação em Banca de Graduação1010
Participação em Banca de Mestrado1616
Total4545

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1010
Participação em Seminário11
Participação em Simpósio1414
Total2525

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Mestrado11
Orientações Concluídas para Mestrado66
Outras Orientações Concluídas2727
Total3434

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Artigo Publicado11
Curso de Curta Duração Ministrado22
Organização de Evento99
Outras Bancas Julgadoras3939
Outras Participações em Eventos e Congressos77
Outras Produções Bibliográfica11
Trabalho em Eventos5353
Total112112

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Trabalho Técnico66
Total66