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Elaine Rabelo Neiva
Citações | NEIVA, E. R. |
Curso/Programa | Psicologia - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Psicologia |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2014 a atual - Columbia University
- Doutorado - Periodo: 2002 a 2006 - Psicologia
Universidade de Brasília - Doutorado - Periodo: 2003 a 2003 - Estágio Doutoral no Exterior - Doutorado Sanduiche
Universidade Complutense de Madri - Mestrado - Periodo: 2000 a 2001 - Psicologia
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1994 a 2000 - Psicologia
Universidade de Brasília
Atuação Profissional
- Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho- / Periodo: 2010 a 2014
- Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2002 a 2004
- Psicologia. Teoria e Pesquisa- / Periodo: 2008 a atual
- Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)- / Periodo: 2008 a 2010
- Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia- / Periodo: 2007 a atual
- Revista Interamericana de Psicología- / Periodo: 2007 a atual
- Revista Psicologia. Organizações e Trabalhos- / Periodo: 2004 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2008 a 2010
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1999 a 2010
Linha de Pesquisa
- 1) Cultura, Trabalho e Bem-estar 2) Aprendizagem, processos psicossociais e mudança nas organizações
Projetos de Pesquisa
- Contexto de mudança organizacional: sua influência sobre a aprendizagem, as redes sociais e as competências aprendidas no trabalho.
Embora existam muitos artigos sobre mudança organizacional, poucos identificam sistematicamente aspectos da mudança que são importantes para os indivíduos e que influenciam os comportamentos dos indivíduos (Rafferty e Griffin, 2006). Esse contexto de mudança e suas repercussões sobre os indivíduos se configuram como o problema maior a ser investigado por essa pesquisa, contudo as características constituintes desse contexto também figurem como sua justificativa de realização. O contexto de mudança organizacional, caracterizado por meio do grau de planejamento, intensidade das intervenções, grau de risco das intervenções, suporte oferecido pela organização para que as intervenções ocorram pode gerar aprendizagens que sejam expressas por competências no trabalho. O entendimento dos aspectos essenciais da competência humana não pode ser reduzido a uma lista externa de atributos relacionados ao trabalho, pois o desenvolvimento de competência deve ser compreendido com base nas práticas organizacionais, focalizando sua análise no enriquecimento de experiências e vivências (Sandberg, 1996). O processo de aprendizagem atua como mecanismo ao desenvolvimento de competências requeridas, para que os indivíduos e grupos possam apresentar novos padrões de desempenho necessários à consolidação das mudanças pretendidas, dentro de um ambiente mais dinâmico e complexo. O engajamento do individuo numa ação de aprendizagem é realizado quando emerge a necessidade de adquirir conhecimentos e habilidades que não dizem respeito ao suprimento de lacunas ou déficits atuais de competências, mas, também, refere-se ao enriquecimento de seu repertório atual (Ausubel, Novak & Hanesian,1983, citados por Coelho JR., 2009). O contexto de mudança organizacional oferece o cenário para que essas competências sejam desenvolvidas no ambiente de trabalho. As manifestações das competências por meio de comportamentos adequados no trabalho estão condicionadas pelo contexto de aprendizagem em que elas
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Aprendizagem e Mudança Organizacional: A Perspectiva das Redes Sociais Informais
O projeto relaciona os processos de aprendizagem ao contexto de mudança organizacional que ocorre nas organizações do agronegócio. O projeto tem por objetivo realizar pesquisa e atividades de extensão em contrapartida ao acesso que as organizações do agronegócio tem proporcionado para a realização de pesquisas na área. A principal parceira no projeto é a Cooperativa Agrícola de Taquara que proporciona os sujeitos e o contexto de mudança organizacional para realização das pesquisas.
Período: 2007 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO - Redes sociais e pesquisa em Psicologia: um panorama das áreas de pesquisa e da produtividade de pesquisadores
A rede pode configurar-se em um arranjo grupal, organizacional ou extra-organizacional formado por um grupo de atores, que se articulam ou são articulados por uma autoridade - com a finalidade de realizar objetivos complexos e inalcançáveis de forma isolada. A rede é caracterizada pela condição de autonomia das pessoas/organizações e pelas relações de interdependência que estabelecem entre si. É um espaço no qual pode se produzir uma visão compartilhada da realidade, se articular diferentes tipos de recursos e se conduzir ações de forma cooperada. Observa-se uma crescente ação de grupos em rede (Castells, 2000), principalmente a partir da incorporação das novas tecnologias de informação. Isto possibilita a formação de networks locais, nacionais e transnacionais. A partir da construção de novas relações entre atores na sociedade civil, estado e organizações nacionais e internacionais, multiplicam-se os canais de acesso a informações e a socialização de recursos, o que se configura como estratégico. Pode-se afirmar, portanto, que as redes interconectam instituições, práticas sociais diferenciadas e alargam o alcance das agendas de pesquisa. Desse modo, estudos que descrevam e analisem a formação, estrutura e conteúdo transacional de redes sociais entre pesquisadores devem ser considerados ferramentas estratégicas para ações em prol do desenvolvimento científico-tecnológico da disciplina estudada. Assim, esta proposta visa investigar os critérios estruturais e de conteúdo transacional que configuram as redes sociais entre pesquisadores de pós-graduação em Psicologia no Brasil. Identificar os conteúdos transacionais trocados entre os pesquisadores de pós-graduação em Psicologia no Brasil; Identificar as características estruturais, relacionais e posicionais das redes sociais de pesquisadores de pós-graduação em Psicologia do Brasil; Relacionar os indicadores de redes sociais com a produtividade dos pesquisadores.
Período: 2007 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Mudança nas organizações: um estudo do contexto de mudança e suas implicações para as atitudes, o engajamento a resistência, a justiça, o bem-estar e a percepção de mudanças.
Os autores que escrevem sobre mudança organizacional iniciam seus textos com comentários acerca da velocidade fantástica das mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas e sobre como as organizações precisam adaptar-se para fazer frente a essas mudanças. Embora existam muitos artigos sobre mudança organizacional, poucos identificam sistematicamente aspectos da mudança que são importantes para os indivíduos e que influenciam as atitudes e os comportamentos dos indivíduos (Rafferty e Griffin, 2006). Duas questões são norteadoras da pesquisa neste projeto de pesquisa. Em primeiro lugar, quais são as dimensões relevantes da mudança organizacional que os indivíduos percebem no seu ambiente de trabalho? Em um segundo momento, como essas percepções das características do contexto de mudanças influenciam atitudes e comportamentos individuais? Autores como Armenakis e Bedeian (1999) sugerem que critérios comportamentais e afetivos sejam usados como indicadores para avaliação do sucesso das mudanças. Esse contexto de mudança e suas repercussões sobre os indivíduos se configuram como o problema maior a ser investigado por essa pesquisa que tem a necessidade de estudo desse contexto como a sua principal justificativa de realização. Como objetivo geral, este projeto pretende elaborar um modelo de relações empíricas entre as características do contexto de mudança organizacional com as atitudes em relação às mudanças, o engajamento a resistência, a justiça, o bem-estar e as mudanças percebidas. Serão aplicados em amostras representativas de empregados de organizações que estejam vivenciando intervenções para mudança organizacional, os instrumentos para avaliação de: contexto de mudança organizacional, atitudes em relação a mudança, engajamento e resistência a mudanças, percepção de justiça nas organizações e percepção de mudanças e bem-estar nas organizações. Os instrumentos serão aplicados duas vezes na mesma organização com um intervalo de, no mínimo, um ano ent
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Gestão por competências, redes sociais e mudanças: fatores de competitividade e inovação no agronegócio
A importância deste projeto se estabelece na medida em que este se propõe a buscar respostas integradas para questões amplamente discutidas na nova era do conhecimento. Além disso, vem atender a demandas apontadas na literatura nacional e estrangeira quanto a uma clara necessidade de estudos que relacionem fenômenos complexos do mundo do trabalho e especifiquem articulações conceituais e metodológicas entre seus diferentes níveis de análise, indivíduo, grupo e organização. A suposição básica é de que o desenvolvimento de competências, como apontado por inúmeros autores, é básico para efetivação de mudanças e inovações necessárias à competitividade e sustentabilidade organizacional. Assim, o projeto visa responder as seguintes questões: Como ocorre o desenvolvimento de competências grupais e organizacionais? Existem competências específicas relacionadas à inovação? Quais as competências estão relacionadas à introdução de inovações? Redes sociais fomentam o desenvolvimento de competências por meio de aprendizagem natural nos grupos de trabalho? Quais competências estão relacionadas positivamente com o processo de mudança organizacional? O processo de mudança gera impacto sobre as competências e sobre as redes sociais? As redes sociais podem fomentar a mudança organizacional, facilitando ou dificultando a introdução de mudanças? O estudo será desenvolvido por meio de abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas em organizações inovadoras.
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Aprendizagem, redes sociais e desempenho no contexto de mudança organizacional
O projeto tem por objetivo investigar as redes sociais, a aprendizagem e as competências aprendidas por equipes de trabalho em um organização e suas filiais que atualmente passa por contexto de mudança tecnológica. O projeto será dessenvolvido em duas etapas: uma qualitativa e outra quantitativa. A etapa qualitativa terá por objetivo a construção e revalidação de instrumentos a serem aplicados na segunda etapa. As seguintes peguntas serão respondidas pelo projeto: Quais as características do contexto organizacional de mudança nas organizações que facilitam ou dificultam o processo de aprendizagem? Considerando o contexto de mudança, as características estruturais e relacionais das redes sociais das equipes influenciam o processo de aprendizagem? Considerando o contexto de mudança, quais as competências desenvolvidas por membros de equipes de trabalho em virtude de determinados fatores contextuais e relacionais identificados? Considerando o contexto de mudança da organização, as competências desenvolvidas por membros de equipes de trabalho em virtude de determinados fatores contextuais e relacionais identificados são expressas por meio de diferentes desempenhos no contexto de trabalho? Quais são as relações de influência entre o contexto de mudança, os fatores facilitadores da aprendizagem, as características estruturais e relacionais da rede social da equipe de trabalho, as competências aprendidas e o desempenho no contexto de trabalho?
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Mudança nas organizações: conteúdo, resultados e bem-estar organizacional
O projeto visa avaliar um programa de mudanças em uma organização, estabelecendo os conteúdos de mudança para serem avaliados sob a perspectiva da percepção dos indivíduos. Além de avaliar os conteúdos de mudança, o projeto avalia características organizacionais que estão relacionadas ao sucesso da implantação de programas. Capacidade organizacional para a mudança, atitudes em relação à mudança e bem-estar dos membros organizacionais são avaliados como fatores que interferem nas mudanças percebidas.
Período: 2005 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Aprendizagem, Inovação e Mudança nas Organizações: A Perspectiva das Redes Sociais Informais
O estudo aqui proposto abordará as temáticas aprendizagem, inovação e mudança nas organizações e nos grupos sociais, sob a ótica das redes sociais formais e informais e concebidas como fenômenos complexos, articulados entre si, que retratam os processos sociais e organizacionais cujo interesse é primordial na literatura por seu vínculo com as demandas de uma economia globalizada. Os temas citados possuem interfaces, pois são apontados como aspectos que necessitam ser estudados e muitas vezes, são objeto de prescrições sobre como o funcionamento do grupo social e da organização deve ocorrer. O objetivo dessa pesquisa é analisar os conceitos de aprendizagem, inovação e mudança nos grupos sociais e nas organizações, ressaltando as interfaces e distinções entre eles. Com base na análise conceitual, será testado um modelo de investigação que integra esses fenômenos em seus diferentes níveis de análise. O tema aprendizagem será abordado considerando suas várias concepções no ambiente organizacional: aprendizagem formal, aprendizagem natural e aprendizagem organizacional. Será ressaltada ainda sua repercussão como ferramenta estratégica de sustentabilidade das organizações e como instrumento de empregabilidade para os indivíduos em suas diversas áreas de atuação profissional. Além da aquisição e transferência de conhecimentos, os indivíduos necessitam apresentar outros comportamentos que, em última instância, alterem, transformem e inovem os grupos sociais e o ambiente organizacional. A inovação é vista como a implementação de idéias criativas, assim como de processos e produtos, gerados ou não pelas pessoas naquele contexto. As redes sociais analisam as posições dos atores, a estrutura do grupo e a qualidade da interação entre eles. Constitui uma ferramenta que analisa a formação do fenômeno social na sua gênese.
Período: 2007 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Percepção de Mudança Organizacional
O projeto estabelece indicadores para investigação da percepção de mudança organizacional, além de estabelecer relações entre essa percepção e aplicações longitudinais de escalas que visam avaliar mudança organizacional.
Período: 2000 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - O poder invisível nas organizações
O projeto elaborou e validou instrumentos para análise das configurações de poder, valores organizacionais, percepção de justiça distributiva e de procedimentos, jogos políticos, padrões de comportamento dos indivíduos nas organizações
Período: 1999 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Trabalho e Organizacional ::
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia do Trabalho e Organizacional :: Análise Institucional
- Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Social ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 3 | 3 |
Participação em Banca de Doutorado | 6 | 6 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 5 | 5 |
Participação em Banca de Graduação | 1 | 1 |
Participação em Banca de Mestrado | 34 | 34 |
Total | 49 | 49 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 3 | 3 |
Participação em Simpósio | 1 | 1 |
Total | 4 | 4 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 1 | 1 |
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 2 | 2 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 5 | 5 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 2 | 2 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 12 | 12 |
Outras Orientações Concluídas | 46 | 46 |
Total | 68 | 68 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Artigo Aceito para Publicação | 5 | 5 |
Artigo Publicado | 21 | 21 |
Capitulo de Livro Publicado | 15 | 15 |
Livro Publicado ou Organizado | 1 | 1 |
Organização de Evento | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 57 | 57 |
Total | 100 | 100 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 10 | 10 |
Total | 10 | 10 |