Cleber Alves da Costa

CitaçõesCOSTA, C. A.
Curso/ProgramaLicenciatura Física
TitulaçãoMestrado
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Física

Formação

  • Mestrado - Periodo: 2009 a 2011 - Planejamento e Gestão Ambiental
    Universidade Católica de Brasília
  • Especialização - Periodo: 2005 a 2007 - Matemática e Estatística
    Centro Universitário Estácio Brasília
  • Graduação - Periodo: 1999 a 2003 - Física
    Universidade Católica de Brasília
  • Ensino Médio - Periodo: 1994 a 1997 - Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte

Atuação Profissional

  • Centro Cultural de Brasília- / Periodo: 2004 a 2004
  • Centro Universitário Estácio Brasília- / Periodo: 2009 a 2010
  • Centro Universitário Planalto do Distrito Federal- / Periodo: 2013 a 2015
  • Centro Universitário Projeção- / Periodo: 2003 a 2003
  • Centro Universitário Projeção- / Periodo: 2002 a 2002
  • Centro Universitário UDF- / Periodo: 2010 a 2012
  • Centro Universitário Unibrasília- / Periodo: 2006 a 2008
  • Colégio Madre Carmen Salles- / Periodo: 2004 a 2008
  • Colégio Marista João Paulo II- / Periodo: 2007 a 2009
  • Colégio Notre Dame (DF)- / Periodo: 2009 a 2010
  • Colégio Rogacionista- / Periodo: 2012 a 2012
  • COLÉGIO TÉCNICO JOÃO PAULO I- / Periodo: 2004 a 2005
  • Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal- / Periodo: 2009 a 2009
  • Faculdade Evangélica de Brasília- / Periodo: 2007 a 2010
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2012 a 2014
  • SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO- / Periodo: 2001 a 2002
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2015 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2000 a 2002
  • Universidade Paulista- / Periodo: 2009 a atual

Linha de Pesquisa

  • Acústica Ambiental
  • Acustica, Controle da poluição sonora
  • Transporte e meio ambiente

Projetos de Pesquisa

  • Barreiras acústicas como medida de mitigação dos ruídos gerados pelo tráfego rodoviário no DF
    A pesquisa tem como principal foco visa analisar as mudanças nos cenários acústicos de cidades, bairros ou municípios após a implantação de barreiras acústicas contornando as principais rodovias com alto volume de tráfego. Através de simulações computacionais, pretende-se obter com softwares de modelagem acústicas, mapas de ruídos e de conformidade que confrontem os níveis de pressão sonora provenientes das avenidas com a legislação vigente.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Incômodo sonoro decorrente da operação do Aeroporto Internacional de Brasília
    A evolução do transporte aéreo tem seguido uma tendência crescente há várias décadas e, projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, indicam que o transporte de passageiros, no mercado aéreo nacional, deverá triplicar nos próximos 20 anos. Segundo o Instituto o Brasil terá nas próximas duas décadas uma das maiores expansões do tráfego aéreo no mundo. No momento estão sendo realizados investimentos significativos na ampliação da infraestrutura de transporte. Neste contexto tem-se o Aeroporto Internacional de Brasília (AIB), que é o terceiro em movimentação de aeronaves e de passageiros no Brasil. Por sua localização estratégica, é considerado ponto de conexão para destinos em todo o país. Conforme previsão da INFRAERO em 2018 este aeródromo irá atender cerca de 25 milhões de passageiros por ano. Estudos que predizem as alterações no clima acústico da região provocadas pelo aumento do tráfego aeroviário, rodoviário e a implantação de outros modais de transporte, o VLT (veículo leve sobre trilho) e VLP (veículo leve sobre pneus) são de extrema relevância, pois servem como subsídio para a tomada de decisão na adoção de medidas mitigadoras que minimizem os efeitos nocivos sobre a população e o meio ambiente. A proposta deste trabalho é realizar um estudo da situação atual do clima acústico na região diretamente afetada pelo tráfego aeroviário, rodoviário e dos outros modais de transporte no entorno do Aeroporto Internacional de Brasília (AIB) e através de modelagem predizer as alterações neste cenário em função do aumento do tráfego previsto para ocorrer num futuro próximo. O produto gerado por este estudo apresentará resultados que servirão como subsídios para a gestão do conflito entre os atores envolvidos em áreas de aeroportos, operadores de aeroportos, governos locais e comunidade e servirá para gerir, e preservar a qualidade do conforto acústico da região em questão além de proporcionar a articulação com os planos de ordenamento do território. Para atingir os objetivos proposto serão elaborados os mapas de ruídos de vido ao tráfego aeroviário, rodoviário e ferroviário, sendo que para o mapa referente ao ruído rodoviário será levado em conta o fluxo de veículos e o tráfego do VLP. Ou seja, serão elaborados inicialmente quatro mapas em separado e depois será feita a junção com a análise em conjunto. Para cada um dos mapas e também para a unificação de todos será calculado o percentual da população exposta por faixa do indicador de ruído e também a área. Através dos modelos matemáticos dose-resposta apresentados no final do projeto será feito o cálculo do percentual da população incomodada e altamente incomodada para cada um dos diferentes modais de transporte. Para determinar a população exposta por faixa dos indicadores de ruído será utilizada os bancos de dados do censo disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Será feita uma comparação dos dados preditos com os limites impostos pela Legislação vigente e pertinente para o ruído aeronáutico, que possui legislação específica e para os outros modais que se enquadram na legislação ambiental Lei Distrital.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Monitoramento Ambiental: Mapa de ruídos de Brasília, devido ao tráfego de veículos.
    PROJETO 914BRZ2001 EDITAL Nº 02/2012 Projeto 914BRZ2001 - ESTUDO DE RUÍDO AMBIENTAL, COM FOCO NO RUÍDO VEICULAR, que trata do ruído ambiental gerado pelo tráfego de veículos em Brasília, que teve como objetivo principal avaliar o impacto sonoro provocado pelo transporte rodoviário em Brasília DF. Para tanto foram elaborados os mapas estratégicos de ruídos para os parâmetros acústicos Lden, Ln Leq - pico, calculada a área e população exposta por faixa desses indicadores de ruídos, o percentual das pessoas incomodadas e altamente incomodadas por faixa do indicador Lden. As regiões mais críticas em relação as condições de conforto acústico foram identificadas e para esses locais a recomendação da adoção de ações que visem à redução dos ruídos, através de um Plano de Redução de Ruídos (PRR).
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações :: Acústica

Idiomas

  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Participação em Banca de Graduação10111
Total10111

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso55
Participação em Seminário44
Total99

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica101
Orientações em Andamento para Graduação303
Outras Orientações Concluídas112
Total516

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
Apresentação de Trabalho1001
Capitulo de Livro Publicado2002
Organização de Evento1001
Programa de Rádio ou TV1001
Texto em Jornal ou Revista1001
Trabalho em Eventos122216
Total182222

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Trabalho Técnico88
Total88