Viviane Neves Legnani

CitaçõesLEGNANI, V. N.
Curso/ProgramaPsicologia
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Psicologia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2014 a atual - Universidade Católica de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 1999 a 2003 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 1995 a 1998 - Psicologia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1981 a 1988 - Psicologia
    Universidade Federal de Minas Gerais

Atuação Profissional

  • Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) (Cessou em 2002)- / Periodo: 2007 a 2007
  • Estilos da Clínica (USP)- / Periodo: 2010 a atual
  • Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2011 a atual
  • Psicologia em Estudo- / Periodo: 2006 a 2006
  • Psicologia. Teoria e Prática- / Periodo: 2010 a atual
  • Psico-USF (Impresso)- / Periodo: 2011 a 2011
  • Revista do Departamento de Psicologia da UFF (Impresso)- / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1996 a 2008
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1996 a 1997
  • Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2008 a 2009

Linha de Pesquisa

  • 1) Inclusão escolar de crianças e adolescentes em situação de risco social e ou portadores de desordens psicopatológicas. 2) Psicanálise e educação
  • Avaliação de modelos de atendimentos clínicos voltados para o segmento infanto juvenil. 2) Psicanálise clínica com crianças.
  • O traumatismo na clínica com crianças vítimas de abuso sexual

Projetos de Pesquisa

  • PIBID
    Projeto fomentado pela Capes que objetiva fortalecer a formação inicial do pedagogo no contexto da infância, potencializando a prática docente no contexto da polivalência.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Concepções dos educadores e alunos adolescentes sobre a problemática das drogas as possibilidades de inclusão escolar de alunos usuários de substâncias químicas ilícitas
    Investigação sobre as concepções de alunos adolescentes e de professores de escolas públicas do Distrito Federal sobre a problemática das drogas, a percepção construída sobre os usuários dessas substâncias e as estratégias utilizadas para incluir esses sujeitos no espaço escolar.
    Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Concepções e práticas sobre o letramento: uma pesquisa exploratória e interventiva a partir das interdependências entre avaliações do sistema e a prática pedagógica.
    Este projeto se insere no Programa Observatório da Educação - Capes/ INEP/ SECAD.
    Período: 2010 - 2014 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Construção de metodologia de atendimento psicossocial a crianças e adolescentes com transtornos alimentares e suas famílias
    Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Crianças e adolescentes em acolhimento institucional no Distrito Federal: estudo das condições familiares, institucionais e sociais.
    Este projeto de pesquisa está em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente, e suas alterações que constam na Lei 12.010/2009 e com o Plano Nacional de Promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, no seu argumento de que o melhor lugar para a criança crescer e se desenvolver é sua família, espaço ideal e privilegiado para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Visa dar prosseguimento e aprofundar os dados de uma outra pesquisa realizada pela Universidade Católica de Brasília em parceria com a Escola superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude do Distrito Federal que analisou 545 processos de abrigamento, hoje denominado acolhimento institucional, de acordo com a lei 12.010/2009 (Brasil, 2009) no período de janeiro de 2007 a agosto de 2009, envolvendo 1002 crianças e adolescentes do Distrito Federal (PANTOJA; PENSO, RIBEIRO, FERRO, 2010). Tendo como base os dados apresentados acima, a presente proposta pretende conhecer as condições familiares, institucionais e sociais das crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, mais de uma vez (30% dos processos da pesquisa anterior). Os procedimentos envolverão o estudo documental destes processos, visitas domiciliares para realização de entrevistas semi-estruturadas com as famílias e construção de genogramas, visitas às instituições de acolhimento para realização de entrevistas semi-estruturadas com seus os dirigentes e funcionários, entrevistas com outros atores envolvidos no processo de acolhimento institucional destas crianças e adolescentes como: conselheiros tutelares, Promotores de Justiça e outros atores do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. Para isto serão utilizados os seguintes instrumentos: Roteiro de análise documental, roteiros de entrevista semi-estruturada para as famílias e dirigentes e funcionários de instituições de .
    Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • ADOLESCENTES E GRUPOS: O ENCONTRO COM O OUTRO NOS ESPAÇOS URBANOS E ESCOLAR
    Investigaçao sobre a constituição de grupos de adolescentes nos contextos urbanos e nas escolas. Sistematizar sobre os fenômenos grupais dos alunos adolescentes torna-se fundamental para revelar e explicitar vários mecanismos sociais, subjetivos e culturais que perpassam a tríade: professor/ aluno/ conhecimento, no contexto contemporâneo. Pretende-se, com essa investigação ultrapassar a lógica adaptativa da educação que visa meramente assegurar um estilo de vida correto e saudável para os jovens, ou seja, visa auxiliar no resgate de uma visão no campo educativo de que os alunos adolescentes são parceiros sociais ativos e não sujeitos inacabados e passivos que suportam crises e angústias.
    Período: 2009 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Configurações Familiares e Práticas Educativas
    Projeto vinculado ao NEPPEC (FE UFG). Tem por objetivo investigar a utilização de práticas violentas na educação dos filhos/dependentes, com ênfase nos processos psíquicos do agressor. A pesquisa, ao fim, será realizada com seis famílias previamente selecionadas nos Conselhos Tutelares de Goiânia com ocorrência de violência física contra crianças e/ou adolescentes.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Teorias de Grupo, adolescência e Alteridade: uma investigação transdisciplinar
    Os adolescentes desenvolvem uma forma singular de lidar com o outro e com o que eles idealizam para suas experiências. Situações culturais diferentes permitem a construção de modalidades diversas na constituição de grupos, o que envolve tanto a relação com seus pares quanto com o modelo a ser alcançado. Na busca de auto-identificação, o grupo tem também como referência a alteridade, ou seja, a crença na igualdade se estabelece por oposição ao que se define como diferente. Pretende-se, neste projeto, em primeiro lugar, promover e acompanhar a formação de grupos de adolescentes em ambientes sócio-culturais distintos, estudando seus mecanismos particulares no que concerne ao seu envolvimento com a produção de objetos culturais tais como textos escritos, textos orais e imagens. Em segundo lugar, possibilitar o encontro/confronto simbólico entre esses grupos particulares, observando, nas trocas aí estabelecidas, os resultados da pluralização das maneiras de manejar com o outro e com ideais.
    Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Sujeito, cultura e sofrimento psíquico: uma investigação sobre as relações entre formações discursivas e manifestações psicopatológicas
    Esse projeto de pesquisa tem um caráter interdisciplinar e visa uma análise da relação sujeito/cultura, de modo a focalizar as mudanças na expressão do sofrimento psíquico tanto em uma perspectiva histórica, quanto no eixo contemporâneo. Além dos aspectos internos ao sujeito, relacionados com a sua posição subjetiva, também serão levados em conta, em uma perspectiva dialética, os diferentes modos através dos quais os sujeitos sociais se confrontam, se interpelam e são interpelados em diferentes arranjos hierárquicos e de poder, potencialmente desencadeadores de sofrimento psíquico.
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Violência intrafamiliar: estudo dos padrões transgeracionais de violência na família
    o objetivo do projeto é estudar os padrões transgeracionais de violência junto às famílias encaminhadas pelo TJDFT e participantes do Grupo Multifamiliar realizado na UCB. Por meio de um proposta de pesquisa-ação , visa ajudá-las a desenvolver formas de relacionamento dentro da família que não incluam a violência.
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação do modelo de atendimento interdisciplinar aos portadores de Transtornos psicopatológicos do segmento infanto juvenil
    Este projeto tem por objetivo investigar um modelo interdisciplinar da atenção, em termos de avaliação diagnóstica e tratamento das desordens psicopatológicas que acometem o segmento infanto/juvenil: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno de Conduta, Transtorno Alimentares (Compulsão Alimentar , Anorexia, Bulimia), os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno de Asperger) e os quadros de Transtorno de Humor (Depressão).
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Saúde mental e aprendizagem humana: o caso de populações marginais em ecossistemas urbanos
    Investigação dos fatores sócio-culturais propícios à constituição de tendências anti-sociais, na infância e na adolescência, em populações empobrecidas moradoras de assentamentos e favelas de Brasília.
    Período: 2000 - 2000 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Trabalho infantil: Concepções familiares e a possibilidade de inclusão social - entre a escola e o assistencialismo.
    Investigação acerca da possibilidade de inclusão social através da escola. Análise histórica e documental das metas preventivas assistencialistas direcionadas às crianças e adolescentes em situação de risco.
    Período: 1998 - 1999 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Redesenhando a Psicologia
    Investigação da concepção inicial dos estudantes de psicologia da UCB acerca da atuação profissional do psicólogo.
    Período: 1998 - 1999 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicanálise ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Clínica ::
  • Ciências Humanas :: Psicologia :: Psicologia Escolar ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Italiano: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Concurso Público44
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização1616
Participação em Banca de Doutorado22
Participação em Banca de Exame de Qualificação11
Participação em Banca de Graduação1313
Participação em Banca de Mestrado1515
Total5151

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso1111
Participação em Encontro1616
Participação em Seminário66
Participação em Simpósio22
Total3535

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Mestrado44
Outras Orientações Concluídas8888
Total9292

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios44
Total44

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho1212
Artigo Publicado1010
Capitulo de Livro Publicado77
Demais Trabalhos22
Organização de Evento11
Outras Participações em Eventos e Congressos44
Programa de Rádio ou TV22
Relatório de Pesquisa33
Texto em Jornal ou Revista22
Trabalho em Eventos4242
Total8585

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outra Produção Técnica22
Trabalho Técnico1717
Total1919