Florence Marie Dravet

CitaçõesDRAVET, Florence Marie;DRAVET, FLORENCE
Curso/ProgramaInovação em Com. Econ. Criativa-Mestrado
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2021 a 2021 - Universidade do Algarve
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2010 a 2011 - Universidade de Brasília
  • Doutorado - Periodo: 1998 a 2002 - Didactologia das Línguas e Culturas
    Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
  • Mestrado - Periodo: 1996 a 1997 - Didactologie Des Langues Et Des Cultures
    Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
  • Especialização - Periodo: 2021 a 2023 - Psicologia Junguiana
    Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa
  • Especialização - Periodo: 1995 a 1996 - Français Langue Étrangère
    Université Lumiere Lyon 2
  • Graduação - Periodo: 1992 a 1995 - Letras
    Université de Montpellier II

Atuação Profissional

  • Alliance Française de Lyon- / Periodo: 1997 a 1998
  • Anais do Interprogramas Secomunica- / Periodo: 2016 a atual
  • Associação Cultural Franco Brasileira de Natal- / Periodo: 2002 a 2003
  • Associação Cultural Franco Brasileira de Natal- / Periodo: 1990 a 1995
  • Brazilian Creative Industries Journal- / Periodo: 2022 a atual
  • Casa das Musas- / Periodo: 2005 a atual
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2008 a atual
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 2022 a atual
  • E-Compós (Brasília)- / Periodo: 2013 a 2016
  • Equipe de Conservação da Amazônia- / Periodo: 2009 a 2021
  • Esferas- / Periodo: 2012 a atual
  • Esferas- / Periodo: 2012 a atual
  • Faculdade de Administração Ciêncis Econômicas e Contábeis de Natal- / Periodo: 2000 a 2004
  • Faculdade Integrada JK- / Periodo: 2004 a 2004
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2022 a atual
  • Líbero- / Periodo: 2022 a atual
  • REVISTA COMUNICOLOGIA- / Periodo: 2007 a atual
  • União Brasileira de Educação Católica- / Periodo: 2023 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2006 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a 2021
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a 2012
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2005 a 2007
  • Universidade de Paris-Sorbonne IV- / Periodo: 2018 a atual
  • Universidade do Algarve- / Periodo: 2021 a atual
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte- / Periodo: 2000 a 2001

Linha de Pesquisa

  • Artes e Comunicação Digital
  • EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
  • Études Lusophones (EL) do CRIMIC (Centre de Recherche Interdisciplinaire sur les Mondes Ibériques Contemporains)
  • PRODUÇÃO EM AUDIOVISUAL E MÍDIAS DIGITAIS

Projetos de Pesquisa

  • Plataforma digital para mulheres empreendedoras de Samambaia
    Trata-se de desenvolver, junto com as mulheres do Coletivo Sempreviva - Coletivo de mulheres empreendedoras de Samambaia/DF, uma plataforma de troca e circulação de saberes femininos para pessoas em situação de dependência financeira ganharem autonomia, primeiro passo para a garantia dos direitos fundamentais da mulher na sociedade. Chamamos de saberes femininos, as noções de coletividade, solidariedade, apoio mútuo e sororidade.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • INOVARTE - Plataforma digital para mulheres empreendedoras de Samambaia
    Trata-se de desenvolver, junto com as mulheres do Coletivo Sempreviva - Coletivo de mulheres empreendedoras de Samambaia/DF, uma plataforma de troca e circulação de saberes femininos para pessoas em situação de dependência financeira ganharem autonomia, primeiro passo para a garantia dos direitos fundamentais da mulher na sociedade. Chamamos de saberes femininos, as noções de coletividade, solidariedade, apoio mútuo e sororidade.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Lab Metaverse UCB: O futuro é ancestral
    Fundamentada na perspectiva complexa e transdisciplinar, esta pesquisa propõe estabelecer um diálogo entre os saberes imersivos do mito, dos sonhos e da literatura (mythos) e os saberes imersivos tecnológicos (logos) a fim de compreender: 1) como as mídias imersivas se apresentam como meios de realizar experiências sensoriais formativas em mundos simulados e 2) como os sujeitos em formação poderão constituir-se em relação ao mundo, aos outros e a si mesmos de um modo individual e socialmente viável. Trata-se de uma contribuição do pensamento comunicacional à educação mediante os princípios da complexidade e da transdisciplinaridade, tais como a ecologia da ação, a recursividade, a dialogia, os níveis de realidade e o terceiro-incluído. O objetivo geral do projeto consiste em implantar na UCB um laboratório imersivo e desenvolver uma experiência piloto imersiva utilizando uma suíte de tecnologias complementares integrando IA Generativa e Modelagem 3D com Midjourney, Blender3D, Unity , Sandbox etc. a fim de desenvolver propostas pedagógicas inovadoras e adaptadas à realidade do século XXI. São objetivos específicos: 1) Criar o laboratório imersivo com ambiente e equipamentos adequados tanto ao desenvolvimento, prototipagem e entrega de ambientes virtuais responsivos, quanto ao acesso do nosso público-alvo a estas experiências; 2) Desenvolver uma experiência piloto metarreflexiva sobre imersão com um filme documentário em VR 360 sobre uma etnia indígena na floresta amazônica e a narração de um mito. A escolha por essa temática se dá em função da aproximação entre a imersão mítica e a imersão tecnológica e do trabalho de autoconsciência e de consciência coletiva quanto ao fenômeno da imersão. Mas também em função do alcance transdisciplinar da questão indígena no Brasil e a urgência do enfrentamento do tema tanto em termos epistemológicos, antropológicos, ambientais e de equidade racial e social. O ambiente do filme será gamificado no metaverso para atender às necessidades da inovação pedagógica na relação com a inovação tecnológica. 3) Estruturar a proposta pedagógica transdisciplinar para docentes e discentes, com vistas à consciência das implicações do fenômeno imersivo tecnológico; 4) Realizar e avaliar as oficinas direcionadas a estudantes e docentes da Educação Superior, implementando uma pedagogia inovadora baseada na exploração lúdica desses ambientes.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Rede Latinoamericana de Mitocrítica Pachamama
    O projeto consiste na criação e estruturação de uma rede latinoamericana de estudos de mito (Mitocrítica), de modo a sistematizar e fortalecer as perspectivas latinoamericanas de estudos dos mitos: registro de narrativas míticas; pensamento mítico; teorias do mito; relação entre pensamento e prática ritualística, entre outras. A rede, por enquanto, conta com a participação de pesquisadores de universidades dos seguintes países: Porto Rico, Chile, Colômbia, México, Argentina, Nicarágua e Brasil, mas pretende ser ampliada ao longo dos anos.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Novas formas do mito na cultura digital
    Elaboração de material didático para o ensino do Mito e das suas formas na cultura digital
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: ENSINO
  • Epistemologia
    Disciplina de conteúdo transdisciplinar destina a alunos de pós-graduação stricto Sensu. Introdução ao pensamento científico, à organização disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar do ensino e da aprendizagem, à produção e aos modos de difusão da ciência, às noções de paradigma, programa de pesquisa e projeto de pesquisa.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: ENSINO
  • AS FORMAS DO MITO NAS NARRATIVAS DIGITAIS SERIADAS: Contribuição ao Letramento Digital
    Trata-se, em um primeiro momento, de investigar como o mito (enquanto pensamento, mas tambe#769;m enquanto pote#770;ncia arqueti#769;pica manifesta em suas diversas mitologias) se apresenta nas narrativas audiovisuais digitais seriadas, de maneira a propor uma contribuição ao Letramento Digital nas escolas de Ensino Médio. Analisaremos narrativas seriadas a fim de identificar como o mito, sob suas mais diversas formas, e#769; potencializado pelas possibilidades criativas fornecidas pelas ferramentas tecnolo#769;gicas a#768; disposic#807;a#771;o na cultura digital (plataformas de streaming, tecnologias imersivas, linguagens multimi#769;dia e transmi#769;dia, estruturas complexas etc). Como a inovac#807;a#771;o tecnolo#769;gica dialoga com a tradic#807;a#771;o mi#769;tica? E nesse contexto, quais sa#771;o os velhos e novos saberes necessa#769;rios a um letramento digital transdisciplinar e a uma retomada da narrativa como construc#807;a#771;o de saber?
    Período: 2021 - 2024 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Vocações, competências e organizações da economia criativa
    O projeto Vocações, competências e organizações da economia criativa se ancora no Macroprojeto Panorama da Economia Criativa . Essa etapa busca mapear os sistemas de produção da economia criativa no Distrito Federal. A proposta é a) identificar vocações, competências da economia Criativa no Distrito Federal nas regiões administrativas. (b) indicar a organização de polos articulados e os arranjos produtivos locais; (c) detectar as competências e vocações por região; (d) conhecer as necessidades e nível de formação; (e) mapear a natureza das organizações produtivas por segmento; (f) detectar os setores em crise e mais vulneráveis, especialmente em setores atingidos e impactados pela pandemia.
    Período: 2021 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • INOVAÇÃO SOCIAL E ECONOMIA DA CULTURA: UM PILOTO PARA O DESENVOLVIMENTO ? DIAGNÓSTICO E MAPEAMENTO
    Trata-se das três primeiras etapas para implantação de um projeto de desenvolvimento sustentável com base na economia da cultura na cidade de Samambaia (DF): 1) Diagnóstico das demandas locais no âmbito da arte e da cultura e de seu potencial para a economia da cidade; 2) Mapeamento do ecossistema de inovação no domínio da economia da cultura; 3) Elaboração de uma proposta de gestão da rede local de agentes envolvidos. O diagnóstico e o mapeamento serão frutos de uma metodologia colaborativa de identificação e construção coletiva de demandas a partir dos potenciais identificados. A proposta de gestão da rede será feita com base na teoria sistêmica da complexidade e recorrerá às competências multidisciplinares de especialistas em Gestão Cultural, em Tecnologia da Informação e em Comunicação. O resultado esperado permitirá a implantação de um piloto a ser executado em concomitância com um projeto de extensão da Universidade Católica.
    Período: 2018 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • AS FORMAS DO MITO: TECNOLOGIA, IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE
    O presente projeto tem por objetivo a elaboração de propostas epistemológicas para pensar de forma compreensiva e crítica os saberes da comunicação por meio da narrativa em ambiente digital, com foco nas relações entre esta e o mito. Como toda forma de cultura, a cultura digital é atravessada pelo mito, em suas produções narrativas, suas manifestações e organização nas redes sociais, nas séries ficcionais e nas diversas formas de arte. Trata-se, em um primeiro momento, de investigar como o mito (enquanto pensamento, mas também em suas diversas mitologias) se manifesta no ambiente digital e como é apreendido pela ciência. Esta etapa se cumprirá por meio de uma revisão sistemática da literatura científica multidisciplinar dos últimos cinco anos sobre o tema. Em um segundo momento, analisaremos o material obtido a fim de identificar como o mito, sob suas mais diversas formas, é potencializado pelas possibilidades criativas fornecidas pelas ferramentas tecnológicas à disposição na cultura digital (plataformas de streaming, tecnologias imersivas, linguagens multimídia e transmídia, estruturas complexas, etc). Nessa etapa, as teorias do imaginário propostas por Jung (2011), Durand (2002, 2004) , Morin (2005, 2007 e 2014) e Maffesoli (2008) embasarão nossa leitura crítica a fim de identificarmos o potencial do mito na formação de um imaginário criativo no ambiente digital. Os resultados esperados deverão apontar para novos caminhos possíveis em direção a um letramento digital transdisciplinar; caminhos capazes de despertar posturas críticas e criativas nas novas gerações hiperconectadas e imersas no ambiente digital, especialmente quanto a suas competências narrativas e criativas. Como a inovação tecnológica dialoga com a tradição mítica? E nesse contexto, quais são os velhos e novos saberes necessários a um letramento digital transdisciplinar?
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Projeto ComArte
    De caráter extraclasse, o projeto ComArte atende às demandas dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, por estes possuírem uma dinâmica expressiva na produção de projetos e produtos criativos. Planejado e alinhado com as disciplinas práticas e de laboratório o ComArte propõe uma junção entre habilidades apreendidas no decorrer dos cursos de Comunicação e a promoção de atividades artísticas tais como: exposições de fotografia ou trabalhos de estética, debates e mostras audiovisuais, performances, música e tecnologia, entre outros. Também, através do ComArte, pretende-se que os alunos percebam que pensar e trabalhar na área de comunicação envolve competências criativas e possibilita o desenvolvimento de diversas formas de expressão. O ComArte delineia-se como um núcleo, que deve atuar dentro da coordenação dos cursos de comunicação. É composto por um(a) professor(a) coordenador(a), que deve possuir habilidade e experiência em gestão de projetos culturais, bem como ministrar disciplinas práticas; uma equipe de professores, responsáveis por disciplinas práticas, de laboratório e/ou agências experimentais, que formam o conselho consultivo do projeto, os quais devem auxiliar na construção semestral do planejamento das atividades e exposições; alunos monitores para auxiliar nas ações práticas do projeto (mínimo dois) e auxiliares técnicos da coordenação de curso.
    Período: 2016 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • IN-CORPO: Corpo, incorporação e virtualização dos sentidos
    O projeto busca identificar os saberes corporais da cultura afro-brasileira e sua dinâmica com relação à problemática da perda do corpóreo na cultura digital contemporânea a fim de contribuir para um ?pensamento-corpo?, por meio de uma revisão bibliográfica sobre a noção de corporeidade na cultura digital e aproximá-la da noção fenomenológica de experiência. Suas metas são I) Produzir um levantamento descritivo das práticas corporais ritualísticas em terreiros de umbanda; II) Fazer uma revisão bibliográfica crítica cruzando a temática do corpo na era digital com a temática do corpo na cultura afro-brasileira focando na noção de experiência; III) Produzir junto com os outros membros da equipe artigos científicos sobre a problemática do corpo na cultura digital e as práticas corporais na cultura afro-brasileira; IV) Promover um seminário para debater a temática com outros pesquisadores; V) Organizar e publicar um livro com as contribuições do seminário.
    Período: 2016 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Migração Tecnológica da TV Aberta no Distrito Federal: do analógico para o digital
    O projeto Migração para Televisão Digital (MTVD) é o resultado do convênio da Universidade Católica de Brasília (UCB) com a Seja Digital, antiga Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD). O objetivo convênio é sensibilizar a população sobre o desligamento do sinal da televisão analógica programado para novembro de 2016 e informar sobre a importância da digitalização. O MTVD conta com a participação de professores e alunos (bolsistas e voluntários) dos cursos de Computação, Comunicação Social, Licenciaturas, Saúde, Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Comunicação. As ações de extensão, ensino e pesquisa serão realizadas entre maio a dezembro nas regiões administrativas de Areal, Arniqueiras, Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia e Taguatinga.
    Período: 2016 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Observatório de Migração e Comunicação Intercultural: fluxos transnacionais, interferências locais e uso das TICs
    Este projeto de pesquisa propõe a construção de um observatório sobre migrações contemporâneas para o Brasil com o foco sobre as práticas e usos das chamadas Tecnologias Informacionais e Comunicacionais, as TICs, entrelaçada ao contexto da globalização. Os conceitos de transnacionalidade e interculturalidade apresentam-se como balizares teóricos desta pesquisa, uma vez que a reivindicação de uma ?cidadania intercultural? integra a agenda de debates das comunidades de migrantes, pois que?não se vincula unicamente à satisfação dos direitos que levam à igualdade, mas tambémàqueles que se reportam à diferença como componentes da democracia? (COGO, 2012, 46).
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O FEMININO DA TRADIÇÃO AFROBRASILEIRA À CULTURA BRASILEIRA? ESTUDO DA FIGURA DA POMBAGIRA, SUAS IMAGENS E IMAGINÁRIOS MEDIÁTICOS
    c) Objetivos e metas Objetivo principal Compreender e interpretar como se coordenam as relações do feminino com o mundo na tradição afrobrasileira desde seu nível cosmológico até o nível das relações sociais e suas manifestações estéticas, focando na figura da pombagira e sua evolução fora do ambiente sagrado para uma representação profana em discursos mediáticos. Objetivos específicos ? Apreender as relações transcendentais do feminino com o mundo, através do estudo dos mitos e da liturgia em terreiros de Umbanda e de Candomblé; ? Identificar as relações sociais tecidas em torno da noção de feminino pelos participantes de um terreiro, dentro e fora da comunidade; ? Estudar a figura da pombagira como figura sagrada e sua dessacralização como representação do imaginário brasileiro em torno do feminino; ? Identificar e analisar algumas figuras emblemáticas do deslocamento da pombagira para o ambiente cultural mediático: Carmen, Madame Satã e outras que pesquisaremos. ? Identificar os sentidos e de-sentidos de uma estética do oculto ligada à figura da pombagira e a seus aspectos inconfessos na cultura brasileira e dali extrair elemento para uma estética brasileira do feminino. Metas ? Fazer um levantamento dos mitos e entidades relativos à força feminina e da liturgia relacionada a tais mitos e entidades dentro dos terreiros de Umbanda, descrevendo o lugar do feminino na organização interna dos terreiros; ? Produzir um diário de observação com o repertório da vivência do feminino pelos membros de um terreiro de Umbanda de Brasília: o valor do riso, dos gestos, do palavreado, das falas, canções, etc. ? Redigir um artigo sobre as relações coordenadas do feminino, relacionando o caráter social e o transcendental, a fim de compreender e interpretar o nível poético do elemento feminino em suas coordenações comunicacionais; ? Observar as figuras do feminino (Carmen, Madame Satã e outros) construídas e narradas pela mídia (TV e cinema). Redigir um artigo sobre os imaginários mediáticos relacionados à pombagira; ? Voltar ao terreiros de Umbanda para uma segunda fase de pesquisa etnográfica e produzir um livro com com registro da iconografia, dos mitos, das entidades e da vivência ritual do feminino dentro e fora do Terreiro (da cultura religiosa popular à cultura popular mediática). ? Organizar, em parceria com a UnB, PPGCOM, linha Imagem e Som, um seminário de pesquisa, para discussão dos sub-temas do projeto, em torno da temática central: a pombagira e a estética do feminino no Brasil.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Mídia, migração e interculturalidade: discursos e imaginários
    Em um país miscigenado como o Brasil, onde os encontros interculturais estão na origem da formação do povo, como se manifesta a interculturalidade quando, num contexto contemporâneo, o país passa a ser cultura receptora de populações historicamente indesejadas como as africanas, latino-americanas e asiáticas? O que motiva essas populações a escolherem o Brasil como destino migratório, como se dá o processo de negociação de pertencimentos uma vez chegado ao Brasil e como o país trata dessas negociações no âmbito midiático? Tendo como meta a resposta a estas perguntas, gostaríamos de analisar o processo migratório desenvolvido pelos novos grupos de migrantes para o Brasil. Desta forma, procuramos distinguir a migração atual da migração histórica, uma vez que se pretende acompanhar o processo de negociação do pertencimento desses grupos na sociedade brasileira, tendo como foco a comunicação intercultural que se estabelece entre as culturas envolvidas, seja a cultura de acolhimento, a cultura das comunidades de imigrantes e a cultura dos recém-chegados. Por meio de levantamento nas entidades que trabalham com imigração para o Brasil, podemos desenhar o seguinte panorama: destacamos dois tipos de imigração para o país, o acolhimento de refugiados, onde se destacam os africanos e, mais recentemente, os haitianos, e os dos chamados migrantes econômicos, que buscam no país possibilidades de prosperidade. Salientamos a nossa posição quanto à associação entre migração e economia, em que suspeitamos que a economia, muitas vezes, pode figurar como álibi para a reelaboração de uma nova forma de vida, baseada muito mais em uma miríade de subjetividades difíceis de serem apreendidas. Assim, destacamos que o recorte dos grupos de imigrantes está amparado em dados fornecidos pelos órgãos do governo e entidades que trabalham com migração no Brasil. No entanto, nossas perguntas de pesquisa estão focadas nos discursos e imaginários elaborados nos fluxos comunicacionais, sejam eles in
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Edumídia: Mídia e Educação: novos paradigmas para pensar as relações da mídia contemporânea com a violência no contexto educacional das escolas píblicas do DF
    O presente projeto atende à chamada em Tecnologias Sociais da Educação, com enfoque em gestão democrática da educação, ensino-aprendizagem e formação dos profissionais. Visa à construção de propostas metodológicas padrão aptas a trabalhar conceitos para a cidadania e a igualdade social em várias perspectivas distintas e complementares, todas focadas na questão das relações da mídia com a violência : 1. Numa perspectiva de tratamento da estética e do design veiculados por modelos midiáticos adaptados ao mundo contemporâneo e à realidade local vivida pela escola estudada; 2. Numa perspectiva de tratamento das estruturas narrativas subjacentes aos discursos midiáticos e próximas da oralidade própria da cultura do público local estudado. 3. Numa perspectiva de tratamento da violência contra o adolescente e contra a mulher cujos discursos são reiterados pela mídia e refletidos entre os alunos da comunidade estudada. 4. Por fim, numa perspectiva de gestão democrática da Educação, permeada por discursos e significações salientes entre os próprios gestores do processo de educação e aqueles que, por necessidade individual, se submetem a seus sistemas ? os alunos pesquisados.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Comunicação Intercultural ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino de Língua e Cultura ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Tradução ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Transdisciplinaridade ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação :: Comunicação e Cultura

Idiomas

  • Alemão: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Grego: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Banca Julgadora para Professor Titular10000000001
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização10000011003
Participação em Banca de Doutorado631322613027
Participação em Banca de Exame de Qualificação19231043764058
Participação em Banca de Graduação41617053130076
Participação em Banca de Mestrado19528101555262
Total871623212192016122227

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Participação em Congresso280003103136
Participação em Encontro31111110211
Participação em Seminário1000000001
Participação em Simpósio0000012003
Total321114333351

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado00000100001
Orientação em Andamento de Iniciação Científica00000002002
Orientação em Andamento de Mestrado00001000001
Orientações Concluídas para Doutorado00000002002
Orientações Concluídas para Mestrado9304312110134
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado10010000002
Orientações em Andamento para Graduação10000000001
Outras Orientações Concluídas2322532000037
Total345210742510180

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnterior2020Total
Artes Visuais044
Outra Produção Artística Cultural202
Total246

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho1624553365150
Artigo Aceito para Publicação10000000001
Artigo Publicado2621555515156
Capitulo de Livro Publicado1033623022031
Curso de Curta Duração Ministrado700101101011
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional00000001023
Editoração320003333017
Livro Publicado ou Organizado1010211001016
Organização de Evento513112119024
Outras Bancas Julgadoras832100000014
Outras Participações em Eventos e Congressos20000000002
Outras Produções Bibliográfica20000110004
Programa de Rádio ou TV20110211109
Relatório de Pesquisa10000001103
Texto em Jornal ou Revista00001000001
Trabalho em Eventos1511111012023
Total10815152316221517304265

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018202020222023Total
Mídia Social, Website ou Blog10011036
Outra Produção Técnica20040006
Patente00000011
Prefacio Posfacio42001007
Processos e Técnicas00001001
Produto Tecnologico00010001
Trabalho Técnico355318025
Tradução1210100014
Total22851048461