This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Wellington Ferreira de Jesus
Citações | JESUS, W. F. de |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2015 a atual - Universidade Federal de Goiás
- Doutorado - Periodo: 2007 a 2011 - Educação
Universidade Federal de Goiás - Mestrado - Periodo: 2005 a 2007 - Educação
Universidade Católica de Brasília - Graduação - Periodo: 1981 a 1985 - História
FFLCH da USP
Atuação Profissional
- Atos de Pesquisa em Educação (FURB)- / Periodo: 2015 a 2015
- Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste- / Periodo: 2007 a 2007
- Faculdade Santa Terezinha- / Periodo: 2007 a 2008
- Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2013 a atual
- SECRETARIA DE ESTADO DA ED. DO DF- / Periodo: 1989 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Cinema na Educação: Olhares transdisciplinares
Muito já se estudou e se conhece sobre a relevância do cinema como um elemento pedagógico. Discute-se a influência do cinema na formação ou deformação de corações e mentes. Ensaios, dissertações e teses estudaram e estudam a denominada ?sétima arte? como difusora e produtor de cultura, ou como responsável pela construção de uma cultura de massa, bem como aporte da indústria cultural a que Adorno e Horkheimer se referiram. Contudo, uma questão, entre tantas, ainda permanece: como utilizar pedagógica e transdisciplinarmente o cinema em um curso de pós-graduação em Educação? A resposta a tal pergunta só pode ser construída se levarmos o cinema aos participantes deste curso. Este é um dos desafios do Projeto ?Cinema na Educação: Olhares transdisciplinares? que, entre outros aspectos, objetiva também pensar no cinema como um elemento que pode ressignificar a cultura e auxiliar a prática pedagógica, contextualizando o mundo em que vivemos.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - Política e Governança Educacional para o desenvolvimento da Cidadania no Brasil: desafios democráticos e emancipatórios
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Educação Básica: políticas, financiamento e controle social democrático
Em uma perspectiva histórico crítica e política discutir os limites, possibilidades e contradições para a Educação Brasileira, no contexto da agenda e das demandas do início do século XXI
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Os Ministros da Educação no Brasil pós-Constituição de 1988: a construção de uma política de Estado para a Educação brasileira
O projeto faz um levantamento histórico dos ministros da Educação brasileira após a Constituição Federal de 1988, discute as políticas, a participação e, em especial, destaca a possibilidade de construção de uma política de Estado para a educação no Brasil.
Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - ONDE ESTÃO E O QUE FAZEM NOSSOS JOVENS?
No Brasil, como em inúmeros outros países, do desemprego juvenil tende a superar expressivamente o desemprego total e o desemprego dos adultos, levando a situações difíceis, como a pobreza; a mobilidade social descendente ou estabilidade, contrariamente às aspirações sociais; o adiamento da assunção plena do papel de adulto e a atração por atividades ilegais, em particular do crime organizado transnacional. Ademais, o grupo dos chamados ?nem-nem? (não estudam nem trabalham) assume dimensões preocupantes, em face dos fatores acima, da gravidez precoce, da falta de atratividade da escola em si e da inflação educacional, que requer níveis cada vez mais altos de escolaridade para alcançar as posições da estrutura ocupacional. Entre os ?nem-nem? se contam tanto os que já se cansaram de procurar trabalho como os que se afastaram da escola. Por outro lado, uma parte crescente destes jovens, especialmente de 18 anos de idade e mais, tem ingressado na educação superior, aproveitando as suas oportunidades de expansão. Como a maior parte das matrículas se encontra no setor particular, embora haja expressivos programas governamentais de financiamento ao estudante, é importante verificar como os custos diretos e indiretos desse nível educacional se inserem nos orçamentos dos estudantes.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - AS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA E AS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES
As violências da/na/contra a escola têm sido elementos marcantes da paisagem da nossa época. As dinâmicas das relações entre alunos têm se modificado de forma pouco notada e compreendida pelos adultos e pelos profissionais da educação em particular. Como parte de uma crise e possível declínio institucional, isso ocorre particularmente com adolescentes e jovens, inclusive aqueles matriculados na educação superior. Tais mudanças implicam também alterações na formação dos educadores e na compreensão dos motivos do seu mal-estar, evasão e não procura da profissão, bem como as implicações do/para o insucesso escolar e as diversas faces da concretização dos direitos humanos. Assim, este projeto tem em vista: - identificar e analisar as relações entre estudantes e suas implicações com as violências da/na/contra a escola; - identificar e analisar as respectivas implicações para a formação inicial e continuada de educadores. Este projeto utiliza intercomplementarmente métodos qualitativos e quantitativos, como entrevistas semi-estruturadas e estruturadas, grupos focais, observação e análise documental.
Período: 2014 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Escola Conceito
Discussão sobre a organização e o funcionamento de uma escola de educação básica localizada em área de baixo status sócioeconômico em região do Entorno de Brasília
Período: 2013 - 2014 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Educação ::
- Ciências Humanas :: Educação :: Políticas, gestão e financiamento da educação ::
- Ciências Humanas :: História :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | Total |
---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 0 | 0 | 1 |
Banca Julgadora para Professor Titular | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 1 | 0 | 0 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 2 | 6 | 0 | 8 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 16 | 3 | 0 | 19 |
Participação em Banca de Graduação | 4 | 0 | 0 | 4 |
Participação em Banca de Mestrado | 23 | 6 | 1 | 30 |
Total | 48 | 15 | 1 | 64 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 16 | 3 | 19 |
Participação em Encontro | 17 | 3 | 20 |
Participação em Seminário | 33 | 5 | 38 |
Participação em Simpósio | 3 | 0 | 3 |
Total | 69 | 11 | 80 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 1 | 0 | 1 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 14 | 0 | 14 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 10 | 2 | 12 |
Outras Orientações Concluídas | 1 | 0 | 1 |
Total | 26 | 2 | 28 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 17 | 1 | 18 |
Artigo Aceito para Publicação | 5 | 0 | 5 |
Artigo Publicado | 23 | 1 | 24 |
Capitulo de Livro Publicado | 21 | 11 | 32 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 5 | 1 | 6 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 2 | 0 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 2 | 4 | 6 |
Organização de Evento | 6 | 4 | 10 |
Outras Bancas Julgadoras | 5 | 0 | 5 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 5 | 1 | 6 |
Outras Produções Bibliográfica | 3 | 0 | 3 |
Programa de Rádio ou TV | 2 | 0 | 2 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 35 | 3 | 38 |
Total | 132 | 26 | 158 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Outra Produção Técnica | 10 | 2 | 12 |
Prefacio Posfacio | 0 | 1 | 1 |
Trabalho Técnico | 8 | 0 | 8 |
Total | 18 | 3 | 21 |