Wellington Ferreira de Jesus

CitaçõesJESUS, W. F. de
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2015 a atual - Universidade Federal de Goiás
  • Doutorado - Periodo: 2007 a 2011 - Educação
    Universidade Federal de Goiás
  • Mestrado - Periodo: 2005 a 2007 - Educação
    Universidade Católica de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1981 a 1985 - História
    FFLCH da USP

Atuação Profissional

  • Atos de Pesquisa em Educação (FURB)- / Periodo: 2015 a 2015
  • Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste- / Periodo: 2007 a 2007
  • Faculdade Santa Terezinha- / Periodo: 2007 a 2008
  • Linhas Críticas (UnB)- / Periodo: 2013 a atual
  • SECRETARIA DE ESTADO DA ED. DO DF- / Periodo: 1989 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2012 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Cinema na Educação: Olhares transdisciplinares
      Muito já se estudou e se conhece sobre a relevância do cinema como um elemento pedagógico. Discute-se a influência do cinema na formação ou deformação de corações e mentes. Ensaios, dissertações e teses estudaram e estudam a denominada ?sétima arte? como difusora e produtor de cultura, ou como responsável pela construção de uma cultura de massa, bem como aporte da indústria cultural a que Adorno e Horkheimer se referiram. Contudo, uma questão, entre tantas, ainda permanece: como utilizar pedagógica e transdisciplinarmente o cinema em um curso de pós-graduação em Educação? A resposta a tal pergunta só pode ser construída se levarmos o cinema aos participantes deste curso. Este é um dos desafios do Projeto ?Cinema na Educação: Olhares transdisciplinares? que, entre outros aspectos, objetiva também pensar no cinema como um elemento que pode ressignificar a cultura e auxiliar a prática pedagógica, contextualizando o mundo em que vivemos.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
    • Política e Governança Educacional para o desenvolvimento da Cidadania no Brasil: desafios democráticos e emancipatórios
      Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Educação Básica: políticas, financiamento e controle social democrático
      Em uma perspectiva histórico crítica e política discutir os limites, possibilidades e contradições para a Educação Brasileira, no contexto da agenda e das demandas do início do século XXI
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Os Ministros da Educação no Brasil pós-Constituição de 1988: a construção de uma política de Estado para a Educação brasileira
      O projeto faz um levantamento histórico dos ministros da Educação brasileira após a Constituição Federal de 1988, discute as políticas, a participação e, em especial, destaca a possibilidade de construção de uma política de Estado para a educação no Brasil.
      Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • ONDE ESTÃO E O QUE FAZEM NOSSOS JOVENS?
      No Brasil, como em inúmeros outros países, do desemprego juvenil tende a superar expressivamente o desemprego total e o desemprego dos adultos, levando a situações difíceis, como a pobreza; a mobilidade social descendente ou estabilidade, contrariamente às aspirações sociais; o adiamento da assunção plena do papel de adulto e a atração por atividades ilegais, em particular do crime organizado transnacional. Ademais, o grupo dos chamados ?nem-nem? (não estudam nem trabalham) assume dimensões preocupantes, em face dos fatores acima, da gravidez precoce, da falta de atratividade da escola em si e da inflação educacional, que requer níveis cada vez mais altos de escolaridade para alcançar as posições da estrutura ocupacional. Entre os ?nem-nem? se contam tanto os que já se cansaram de procurar trabalho como os que se afastaram da escola. Por outro lado, uma parte crescente destes jovens, especialmente de 18 anos de idade e mais, tem ingressado na educação superior, aproveitando as suas oportunidades de expansão. Como a maior parte das matrículas se encontra no setor particular, embora haja expressivos programas governamentais de financiamento ao estudante, é importante verificar como os custos diretos e indiretos desse nível educacional se inserem nos orçamentos dos estudantes.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • AS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA E AS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES
      As violências da/na/contra a escola têm sido elementos marcantes da paisagem da nossa época. As dinâmicas das relações entre alunos têm se modificado de forma pouco notada e compreendida pelos adultos e pelos profissionais da educação em particular. Como parte de uma crise e possível declínio institucional, isso ocorre particularmente com adolescentes e jovens, inclusive aqueles matriculados na educação superior. Tais mudanças implicam também alterações na formação dos educadores e na compreensão dos motivos do seu mal-estar, evasão e não procura da profissão, bem como as implicações do/para o insucesso escolar e as diversas faces da concretização dos direitos humanos. Assim, este projeto tem em vista: - identificar e analisar as relações entre estudantes e suas implicações com as violências da/na/contra a escola; - identificar e analisar as respectivas implicações para a formação inicial e continuada de educadores. Este projeto utiliza intercomplementarmente métodos qualitativos e quantitativos, como entrevistas semi-estruturadas e estruturadas, grupos focais, observação e análise documental.
      Período: 2014 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Escola Conceito
      Discussão sobre a organização e o funcionamento de uma escola de educação básica localizada em área de baixo status sócioeconômico em região do Entorno de Brasília
      Período: 2013 - 2014 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: Educação ::
    • Ciências Humanas :: Educação :: Políticas, gestão e financiamento da educação ::
    • Ciências Humanas :: História :: ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior20162017Total
    Banca Julgadora para Concurso Público1001
    Banca Julgadora para Professor Titular1001
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização1001
    Participação em Banca de Doutorado2608
    Participação em Banca de Exame de Qualificação163019
    Participação em Banca de Graduação4004
    Participação em Banca de Mestrado236130
    Total4815164

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Participação em Congresso16319
    Participação em Encontro17320
    Participação em Seminário33538
    Participação em Simpósio303
    Total691180

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Orientação em Andamento de Doutorado101
    Orientação em Andamento de Mestrado14014
    Orientações Concluídas para Mestrado10212
    Outras Orientações Concluídas101
    Total26228

    Produção Artistícas

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outra Produção Artística Cultural11
    Total11

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Apresentação de Trabalho17118
    Artigo Aceito para Publicação505
    Artigo Publicado23124
    Capitulo de Livro Publicado211132
    Curso de Curta Duração Ministrado516
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional202
    Livro Publicado ou Organizado246
    Organização de Evento6410
    Outras Bancas Julgadoras505
    Outras Participações em Eventos e Congressos516
    Outras Produções Bibliográfica303
    Programa de Rádio ou TV202
    Texto em Jornal ou Revista101
    Trabalho em Eventos35338
    Total13226158

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnterior2016Total
    Outra Produção Técnica10212
    Prefacio Posfacio011
    Trabalho Técnico808
    Total18321