This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Alfredo Feres Neto
Citações | FERES NETO, A. |
Curso/Programa | Educação Física - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências da Saúde :: Educação Física |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 2015 a 2015 - University of British Columbia
- Pós-Doutorado - Periodo: 2016 a 2016 - Universidade da Beira Interior
- Doutorado - Periodo: 1997 a 2001 - Educação
Universidade Estadual de Campinas - Mestrado - Periodo: 1991 a 1994 - Educação Física
Universidade Estadual de Campinas - Especialização - Periodo: 1989 a 1990 - Especialização em Educação Física escolar
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Graduação - Periodo: 1985 a 1988 - Licenciatura em Educação Física
Universidade de São Paulo
Atuação Profissional
- Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte- / Periodo: 2007 a 2009
- Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte- / Periodo: 2007 a 2008
- Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte- / Periodo: 2005 a 2007
- Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte- / Periodo: 2003 a 2005
- Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte- / Periodo: 2001 a 2003
- Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte- / Periodo: 1999 a 2001
- Leisure Sciences- / Periodo: 2011 a atual
- Movimento (UFRGS. Impresso)- / Periodo: 2011 a atual
- Pensar a Prática (UFG)- / Periodo: 2007 a atual
- Pro-Posições (Unicamp)- / Periodo: 2006 a 2006
- Psicologia. Teoria e Prática- / Periodo: 2005 a 2005
- Revista Brasileira de Ciências do Esporte- / Periodo: 2005 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2001 a 2004
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2006 a atual
- Universidade de Guarulhos- / Periodo: 2005 a 2006
- Universidade do Grande ABC- / Periodo: 1995 a 1996
- Universidade do Vale do Paraíba- / Periodo: 1996 a 1998
- University of British Columbia- / Periodo: 2015 a atual
Linha de Pesquisa
- Educação Física/Esporte Comunicação e Mídia
- Estudos sociais e pedagógicos da educação física, esporte e lazer
Projetos de Pesquisa
- Mídias, Educação e Educação Física.
O presente projeto busca algumas possibilidades de atualização da prática pedagógica e de extensão em Educação Física, especialmente com relação ao uso das TIC`s (Tecnologias de Informação e Comunicação), e de forma mais contundente, a sua apropriação por parte dos professores de Educação Física, da rede pública e privada.
Período: 2007 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Física escolar no Ensino Médio.
O presente projeto é voltado para a produção de materiais didáticos multimídia (banco de objetos de aprendizagem: vídeos, áudios, simulações, jogos interativos) e proposição de metodologias híbridas que contribuam para a melhoria da qualidade do processo de formação de educadores no uso das TICs no âmbito de suas atividades pedagógicas, com base em informações sobre o quê um professor de Educação Física deve saber e o quê deve ensinar aos seus alunos em relação à Educação, Rendimento/Performance, à Saúde e ao Lazer no Ensino Médio.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Transdisciplinaridade e Motricidade Humana: Implicações para a Educação Física nas dimensões da Saúde e da Educação
A modernidade estabeleceu a ciência como o modo de produção de conhecimento hegemônico. Esta se firmou por meio da filosofia cartesiana, defendendo a idéia de dividir o todo em partes para conhecer, o que levou ao surgimento das mais diversas disciplinas e especialidades. Como não poderia deixar de ser, o corpo sofreu e ainda sofre a influência desta já consolidada hegemonia da ciência moderna, reproduzindo, por dentro, a sua implícita lógica instrumental e mecanicista. Entre outros, pode ser citado a "abordagem anátomofisiológica do corpo, a obsessão pela decomposição biomecânica do seu movimento, a acentuação da centralidade referencial do sistema músculo-esquelético, a fixação pelo cronômetro, entre outros? (Sousa, 2011). As colocações acima se coadunam, de modo geral, a um movimento de insatisfação frente aos cânones da ciência moderna, desta vez, a partir das proposições de um novo campo, a saber, a Motricidade Humana (MH). Tendo surgido como uma reação à Educação Física, ela propõe uma nova relação com o corpo e com as práticas corporais, desta vez levando em conta a intencionalidade do humano. Ao criticar a ciência moderna, e um de seus frutos, a Educação Física, a MH sugere possíveis aproximações com a denominada Abordagem Transdisciplinar (Nicolescu, 1999). Esta a questão a ser investigada. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é verificar se há e, em caso afirmativo, quais seriam as aproximações entre a Ciência da Motricidade Humana e a Abordagem Transdisciplinar, seus autores, teorias, métodos e possíveis implicações para a Educação/Educação Física. Trata-se aqui de um trabalho de pesquisa bibliográfica (Severino, 2007) utilizando como ferramentas: livros, revistas, anais de Seminários/Congressos, sites da Internet, entre outros, com abordagem qualitativa. Com vistas a efetivar a pesquisa bibliográfica, buscar-se-á, em um primeiro momento, proceder a uma revisão de literatura, a partir dos principais pilares desta investigação, a saber: Motricidade Humana, Abordagem Transdisciplinar, Corpo e Educação/Educação Física, de acordo com o delineamento teórico anteriormente apresentado.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Implementação de espaço multimídia polivalente para a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na construção de métodos e de novas práticas de ensino-aprendizagem nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Fisica
O projeto prevê a criação de uma sala de capacitação e edição de vídeo para o uso das TIC, com vistas a construção e o compartilhamento de conhecimentos dos atores que transitam em torno dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.
Período: 2012 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINRA - 02/2010 Mídias e Educação Física: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para a apesquisa e a produção de conhecimento no campo da Atividade Física, Esporte e Lazer/Media Lab/LABOMÍDIA FEF UnB.
Implantação de um laboratório de mídias e de novas tecnologias de informação e comunicação para dar respaldo aos diversos projetos de pesquisa, de professores e de estudantes, sobretudo em nível de pós-graduação "stricto sensu", com ênfase na linha de pesquisa "Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física", do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília.
Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Fomento ao Uso das Tecnologias de Comunicação e Informação nos Cursos de Graduação
Aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação na capacitação e na avaliação do aproveitamento dos diversos atores que transitam em torno do curso de Licenciatura em Educação Física
Período: 2010 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na capacitação e na avaliação do aproveitamento dos diversos atores que transitam em torno do cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física
Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na capacitação e na avaliação do aproveitamento dos diversos atores que transitam em torno do cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Esporte e Lazer - A cidadania em construção: análise do programa.
Pesquisa induzida pelo MEE, via Rede CEDES, núcleo FEF-UnB, com financiamento da FInep, parceria Finep/Finatec.
Período: 2006 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Cooperação Bilateral entre o Brasil e a Autoridade Nacional Palestina nas áreas de Esporte e Lazer
Participação em equipe multidisciplinar coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores com o objetivo de estabelecer projetos de pesquisa e extensão nas áreas acima citadas entre o Brasil e a Autoridade Nacional Palestina.
Período: 2008 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Políticas públicas para o lazer no Brasil (1996-2005)
Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Observatório do Mídia Esportiva e do Torcedor
Demanda induzida, via Rede CEDES, núcleo FEF-UnB.
Período: 2006 - 2007 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A virtualização do esporte e suas novas vivências eletrônicas
Limites e possibilidades das novas tecnologias de comunicação na área de Educação/Educação Física.
Período: 2001 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências da Saúde :: Educação Física :: Estudos do Lazer ::
- Ciências da Saúde :: Educação Física :: Estudos do Lazer :: Educação Física/Esporte Comunicação e Mídia
- Ciências Humanas :: Educação :: Fundamentos da Educação :: Filosofia da Educação
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 1 | 1 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 15 | 15 |
Participação em Banca de Doutorado | 1 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 3 | 3 |
Participação em Banca de Mestrado | 23 | 23 |
Total | 43 | 43 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 24 | 24 |
Participação em Encontro | 5 | 5 |
Participação em Seminário | 9 | 9 |
Participação em Simpósio | 7 | 7 |
Total | 45 | 45 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Iniciação Científica | 7 | 7 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 4 | 4 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 14 | 14 |
Outras Orientações Concluídas | 3 | 3 |
Total | 28 | 28 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 24 | 24 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 21 | 21 |
Capitulo de Livro Publicado | 12 | 12 |
Demais Trabalhos | 1 | 1 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 1 |
Livro Publicado ou Organizado | 2 | 2 |
Organização de Evento | 3 | 3 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 10 | 10 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 25 | 25 |
Total | 102 | 102 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |