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Carlos Enrique Carrasco Gutierrez
Citações | CARRASCO-GUTIERREZ, C.E;CARRASCO-GUTIERREZ, CARLOS ENRIQUE;CARRASCO-GUTIERREZ, CARLOS E.;CARRASCO, C.E;GUTIERREZ, CARLOS E. CARRASCO;CARRASCO-GUTIERREZ, C.E.;Carrasco-Gutierrez, C.E.;CARRASCO`GUTIERREZ, CARLOS ENRIQUE;CARRASCO-GUTIERREZ, CARLOS;Carrasco Gutierrez, Carlos Enrique |
Curso/Programa | Economia de Empresas - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Socias Aplicadas :: Economia |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2004 a 2008 - Economia
Fundação Getúlio Vargas - Doutorado - Periodo: 2002 a 2006 - Doutorado em Engenharia Elétrica - Pontifícia Universidade Católica, RJ
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Mestrado - Periodo: 2000 a 2002 - Engenharia Elétrica
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Atuação Profissional
- BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online)- / Periodo: 2009 a atual
- Brazilian review of econometrics- / Periodo: 2008 a atual
- FUCAPE- / Periodo: 2008 a 2010
- Fundação Getúlio Vargas- / Periodo: 2007 a 2008
- Fundação Getúlio Vargas- / Periodo: 2006 a 2008
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- / Periodo: 2004 a 2005
- RBEE. Revista Brasileira de Economia de Empresas- / Periodo: 2011 a atual
- RBEE. Revista Brasileira de Economia de Empresas- / Periodo: 2011 a atual
- REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL- / Periodo: 2017 a atual
- Revista Brasileira de Economia (Impresso)- / Periodo: 2009 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2010 a atual
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Impacto do TECH Learning e Ecossistemas das TICs nas escolas rurais do Distrito Federal - EDUCA.CONECTA Learning
O projeto tem como objetivo a integração da tecnologia digital ao ensino por meio da construção de aplicativos de aperfeiçoamento dos estudos das disciplinas de matemática, português e/ou outras disciplinas a serem empregados, inicialmente, nas escolas rurais do Distrito Federal, onde a deficiência e analfabetismo digital são mais prementes. Isso ajudará a adequar a aprendizagem aos novos desafios e tendências da vida privada e profissional. A iniciativa será complementada com a viabilização do acesso à internet via sinal de satélite e emprego de energia limpa fotovoltaica, bateria de grande porte, mini pc de última geração e sinal de satélite, constituindo assim, um Laboratório de Inovação Tecnológico Autossustentável (LITA). Desta forma, será possível a inclusão digital desses indivíduos e o combate ao analfabetismo digital, adequando a aprendizagem aos novos desafios e tendências da vida privada e profissional para as próximas gerações.Finalmente, com o intuito de validar a efetividade da intervenção, propomos, inicialmente, o desenho e execução de um projeto piloto em uma escola rural do Distrito Federal em um ambiente controlado onde um grupo de alunos será contemplado (grupo de tratamento) segundo critérios de elegibilidade. Outras escolas rurais similares também serão contempladas no projeto e incluídas na análise de impacto como grupos de comparação (controle).A avaliação de impacto contemplará os efeitos da intervenção em algumas dimensões como inclusão digital, desempenho educacional e evasão escolar e servirá para apreciar seus efeitos e, possivelmente, legitimar sua expansão.
Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Violência Escolar: Uma Análise Do Desenvolvimento Emocional E Sua Relação Com A Aprendizagem E Interações Interpessoais Dos Estudantes Nas Escolas Da Rede Pública Do Df- Educa.emotional
O objetivo deste projeto é analisar as demandas socioemocionais e os impactos dessas demandas no desenvolvimento afetivo, cognitivo e nas relações interpessoais dos estudantes, além de identificar possíveis fragilidades emocionais que possam contribuir para a violência nas escolas da rede pública do Distrito Federal. Serão abordados diferentes aspectos das competências socioemocionais como fatores de proteção para a saúde mental, tais como: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Impacto da Conectividade Digital no Desempenho Educacional das Escolas Públicas Rurais no Distrito Federal - EDUCA.CONECTA
O projeto viabilizará acesso à internet via satélite a escolas, seus estudantes e famílias, em locais isolados. Pretende-se combater o analfabetismo digital, adequando a aprendizagem aos novos desafios da vida privada e profissional. Outro impacto da oferta de acesso será a mitigação dos efeitos da Pandemia, já que muitos alunos que não possuíam os devidos recursos tiveram seu aprendizado dificultado. Dessa forma, a iniciativa ajudará a reduzir a evasão, gerando um impacto educacional ao beneficiar instituições e alunos carentes.A tecnologia apresentada tem as seguintes vantagens: (i) baixo custo de manutenção; (ii) ínfimo consumo energético; (iii) estímulo à inovação; (iv) melhora das técnicas de aprendizagem e (v) facilidade de acesso à informação. O sistema também incorpora o uso de energia renovável através tanto de placas fotovoltaicas quanto de miniturbinas eólicas.Com o intuito de validar a efetividade da intervenção, executaremos um projeto piloto em uma escola do DF onde um grupo de alunos será contemplado segundo critérios de elegibilidade, visando uma avaliação de impacto do programa. A avaliação contemplará os efeitos da intervenção em dimensões como desempenho educacional, evasão escolar e aumento de renda dos alunos e famílias.Os resultados esperados são: (i) introdução de novas tecnologias na implementação de internet em escolas e casas de alunos não assistidos; (ii) melhora do desempenho educacional via acesso à internet; (iii) melhora na relação de ensino-aprendizagem nas escolas; (iv) acesso a oportunidades para o desenvolvimento educacional e econômico; (v) combate ao analfabetismo digital; (vi) produção de externalidades sociais semeando o protagonismo estudantil.
Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS
A adoção de programa de reserva de vagas como instrumentos de políticas públicas tem propiciado um intenso debate, sobretudo, quando analisada do ponto de vista dos seus efeitos e resultados. Caracterizada pela vinculação aos ideais de justiça e igualdade de oportunidade, as ações afirmativas por meio de cotas de vagas nas universidades públicas, buscam reduzir as diferenças no acesso, com proposta de melhorar a inclusão socioeducacional. Reservar um determinado número de vagas, em condições especiais aos grupos que historicamente foram alvos de desigualdades e que, ao longo do ciclo educacional, não tiveram acesso às mesmas condições e oportunidades, representa parte do mecanismo de inclusão. Este projeto tem como objetivo avaliar o impacto das ações afirmativas nas universidades públicas, entre os assuntos a serem tratados, abordamos as políticas de cotas para estudantes negros e pobres em universidades públicas e programas que ofertam bolsas de estudo de ensino superior para a população de baixa renda, como por exemplo, o programa Prouni.
Período: 2019 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Projeto: Convexidade e monotonia generalizada aplicada na economia matemática
A otimização Matemática tem desenvolvido teorias sistemáticas. Por exemplo temos a Programação Matemática Diferenciável, a programação convexa y a programação lineal. Pero, todas essas teorias foram desenvolvidas pela demanda existente em diversas aplicações da física, a engenharia, a biologia, etc. Mas, outras demandas não estão sendo satisfeitas, como por exemplo la Economia Matemática, onde as hipóteses de diferenciabilidade y convexidade das funções não são razoáveis ou naturais. Segundo a teoria do crescimento econômico, os mercados reúnem as famílias y a las empresas. El problema das famílias es maximizar suas utilidades, enquanto que o problema das empresas é maximizar o lucro ou minimizar los costos de produção, pero desde nosso modesto punto de vista teórico no se entendem essas relações entre ambos problemas, incluindo o equilíbrio entre a oferta e a demanda. Infelizmente, la tendencia de la nova geração de economistas é dar más atenção aos dados e as econometrias (a parte empírica). Sem duvida alguma, esta tendencia tem gerado muitos aportes importantes na economia, mas estão largando a teoria, simplesmente porque las ferramentas matemáticas existentes no permitem explicar adequadamente essas relaciones. Alias, se diz que a teoria do crescimento econômico nos anos setenta morreu miseravelmente mergulhada em sua própria irrelevância por egoísmo da beleza matemática. De acordo com nosso modesto punto de vista, a Matemática no é uma ciência natural, por tanto, a beleza matemática se impõe quando se trata de entender comportamentos econômicos raros. As relações entre os problemas das famílias y las empresas, desde la convexidade y monotonia generalizada es muito difícil e não existe uma teoria que permita um estudo sistemático. Em este projeto, pretendemos desenvolver ferramentas matemáticas para tratar de entender essas relações.
Período: 2017 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Vantagens de aglomerações nos municípios brasileiros entre 1970 e 2010 ? Os efeitos de aprender, trabalhar, sortear e do ciclo econômico
O presente projeto pretende verificar se as economias de aglomerações são estáveis ao longo do tempo ou se dependem do ciclo econômica bem como outras variáveis que refletem o estado geral da economia. Também será investigado se os salários de trabalhadores, ao longo dos últimos 40 anos, sempre refletiam sua produtividade. O projeto ainda intende desenvolver um modelo teórico que seja capaz de prever se e por que certos tipos de trabalhadores mudam entre grandes e pequenos cidades. A estimação estrutural deste modelo revelará se existem diferenças iniciais de habilidades relacionados com o lugar de origem e qual é a magnitude de vantagens dinâmicas em aglomerações devido a melhor aprendizagem durante o tempo empregado. As novas implicações dessa pesquisa contribuirão ao entendimento de fenômenos como a superpopulação de cidades, os fluxos de migração interna ou a desigualdade espacial de riqueza e produtividade no Brasil
Período: 2016 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Miopia ou Comportamento Otimizador? Uma abordagem baseada em Teoria de Finanças
Este trabalho investiga o tradicional problema do consumo intertemporal ótimo do tipo CCAPM sobre a perspectiva do fator estocástico de desconto. Testamos a hipótese dos consumidores de uma economia optarem por otimizar a suas descrições de consumo. Caso contrário, poderemos afirmar que existe um percentual da população apenas consumindo uma proporção fixa da sua renda corrente. A abordagem aqui tratada sugere o uso de modelos para precificação de ativos baseado no modelo de consumo (CCAPM) na qual é possível incorporar modelos baseados em Teoria de Finanças para a estimação do fator estocástico de desconto. A metodologia proposta é aplicada para dados do Brasil, para o período após o plano Real. Usaremos dados da BM&FBovespa para estimar o fator estocástico de desconto, dados do IpeaData para encontrar os valores agregados das variáveis usadas nos modelos de consumo e métodos econométricos de estimação incluindo o método generalizado de momentos (GMM) para a estimação e teste.
Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Os efeitos dos gastos públicos no consumo, no investimento e na produtividade da economia brasileira
A recente crise financeira internacional forçou os países a responderem com o uso de políticas fiscais e monetárias como forma de conter os impactos da crise em suas economias. O Brasil adotou uma matriz econômica baseada em flexibilidade fiscal, monetária e câmbio desvalorizado. As medidas visaram estimular o crescimento da economia, porém com efeitos que aparentam serem de curto prazo e pouco sustentáveis no longo prazo. Analisar cientificamente se as políticas recentes adotadas pelo governo afetaram o consumo, o investimento e a produtividade da economia ou se tiveram apenas efeitos adversos sobre a inflação e a dívida pública é o objetivo desse projeto.
Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Cópulas em Economia e Finanças
O objetivo geral desse projeto é avaliar a estrutura de dependência entre variáveis econômicas de uma maneira mais geral do que a comumente utilizada, baseada em modelos de regressão que consideram distribuições multivariadas elípticas (distribuições Normal ou t-Student, cujo parâmetro de dependência é, frequentemente, o coeficiente de correlação linear), considerando e tratando tanto a dinâmica da dependência quanto problemas de dimensionalidade que surgem ao tratarmos de estruturas multivariadas de dimensão elevada. Para tanto, serão utilizados modelos baseados em cópulas para analisar a estrutura de dependência entre as variáveis. O projeto conta com o LABFIN (Laboratório de Finanças) que inclui a participação de alunos da Graduação em Economia e curso correlatos que elaboram estudos econômicos e fazem discussões semanais sobre o andamento conjuntural da economia como um todo
Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Modelagem do preço spot da energia no Brasil
Previsão do Preço Spot de Energia Elétrica de Curto Prazo (Custo Marginal de Operação) da região Nordeste do Brasil. Implementação dos modelos de Redes Neurais e implementação em MATLAB.
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Socias Aplicadas :: Economia :: ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 4 | 0 | 3 | 4 | 1 | 4 | 1 | 9 | 1 | 27 |
Participação em Banca de Graduação | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 4 |
Participação em Banca de Mestrado | 22 | 3 | 0 | 2 | 0 | 9 | 3 | 13 | 5 | 57 |
Total | 29 | 3 | 3 | 6 | 1 | 13 | 4 | 23 | 6 | 88 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2019 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 2 | 8 |
Participação em Encontro | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Participação em Oficina | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Total | 1 | 1 | 1 | 2 | 3 | 3 | 11 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Orientações Concluídas para Doutorado | 0 | 0 | 1 | 1 | 1 | 0 | 2 | 1 | 6 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 15 | 3 | 0 | 1 | 0 | 5 | 6 | 2 | 32 |
Outras Orientações Concluídas | 7 | 3 | 2 | 2 | 1 | 1 | 1 | 0 | 17 |
Total | 22 | 6 | 3 | 4 | 2 | 6 | 9 | 3 | 55 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 4 | 4 |
Total | 4 | 4 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | 2025 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 5 | 0 | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 5 | 5 | 0 | 19 |
Artigo Aceito para Publicação | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 10 | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 7 | 6 | 7 | 1 | 40 |
Capitulo de Livro Publicado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 0 | 1 | 0 | 4 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Editoração | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 2 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Livro Publicado ou Organizado | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 1 | 1 | 0 | 0 | 4 |
Organização de Evento | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 6 | 0 | 0 | 7 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 1 | 0 | 3 |
Outras Produções Bibliográfica | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 9 |
Programa de Rádio ou TV | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 2 | 2 | 0 | 5 |
Relatório de Pesquisa | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 2 |
Texto em Jornal ou Revista | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho em Eventos | 16 | 4 | 4 | 3 | 4 | 6 | 3 | 3 | 5 | 0 | 48 |
Total | 41 | 6 | 7 | 7 | 9 | 15 | 18 | 26 | 22 | 2 | 153 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 5 | 0 | 6 |
Outra Produção Técnica | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 |
Produto Tecnologico | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 2 |
Trabalho Técnico | 2 | 1 | 9 | 3 | 5 | 1 | 2 | 23 |
Total | 2 | 1 | 10 | 3 | 8 | 6 | 3 | 33 |