This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Germana Menezes da Nóbrega
Citações | NÓBREGA, G. M. da |
Curso/Programa | Governança, Tecnologia e Inovação - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 1998 a 2002 - Doctorat En Informatique
Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques - Mestrado - Periodo: 1996 a 1998 - Ciência da Computação
Universidade Federal da Paraíba - Graduação - Periodo: 1990 a 1995 - Bacharelado Em Ciência da Computação
Universidade Federal da Paraíba
Atuação Profissional
- Applied Artificial Intelligence- / Periodo: 2005 a 2005
- Revista Brasileira de Informática na Educação- / Periodo: 2010 a atual
- Revista Tecnologia da Informação (1516-9197)- / Periodo: 2006 a 2006
- Scientia (Unisinos)- / Periodo: 2008 a 2008
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2003 a 2009
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2009 a atual
Linha de Pesquisa
- Ambientes Computacionais de Aprendizagem
- Gestão de Conhecimento acadêmico-científico
- Informática na Educação
- Inteligência Artificial Aplicada
- Sistemas para Colaboração
Projetos de Pesquisa
- engageGrid+ Apoio à configuração de compromissos profissionais para realização em rede e em nuvem
Em pesquisa anterior, a equipe do projeto ora proposto deu início à Concepção e prototipagem de uma Rede de Compromissos sobre ambiente Grid. A pesquisa buscava conceber e prototipar uma Rede de Compromissos como um arcabouço teórico e um ambiente computacional de suporte a profissionais do conhecimento - conectados no âmbito de uma organização segundo algum critério - no estabelecimento de compromissos de maneira mais segura, levando em conta compromissos passados assumidos, ao mesmo tempo em que identificando novas possibilidades a partir da dinâmica da Rede. A solução adotada partiu do pressuposto de que uma gestão efetiva de compromissos em rede (apoiada por computador) demanda um suporte ao ciclo de vida de cada compromisso. Esse ciclo foi elaborado, incluindo as fases de configuração, de negociação, de realização, de análise e de síntese. Entretanto, a concepção inicialmente proposta revelou-se suficientemente complexa para motivar a presente proposta, que deverá aprofundar a fase de Configuração de um compromisso, com a perspectiva mais genérica de realização na nuvem.
Período: 2012 - 2014 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Frank: Re-utilização de abordagens e ferramentas da IE em um Sistema Multi-Agente para identificação de Estilos de Aprendizagem
Pesquisas em Informática na Educação remotam ao início da década de 60, sendo que a popularização dos computadores pessoais tornou viável a transferência de resultados dessas pesquisas à sua prática em contexto presencial ou à distância. No Brasil, a comunidade Informática da Educação (IE) está completando 22 anos em 2011. Ao longo desse tempo, novas problemáticas têm se acrescido aos temas de interesse da comunidade e pesquisas cada vez mais específicas vêm sendo realizadas. Se, do ponto de vista técnico, essa especificidade progressiva é benéfica, sob uma ótica pragmática, isso parece tornar mais rara a disponibilização de ambientes computacionais que integram as várias abordagens para utilização em larga escala. Assim, o objetivo geral (estratégico) do presente projeto é endereçar tal questão, buscando integrar algumas abordagens já validadas pela comunidade IE em um só ambiente computacional que possa ser explorado na prática por todos os professores de um curso de graduação ao longo de toda a formação do estudante. Tecnicamente, tal proposta se viabiliza por meio de um Sistema Multi-Agente que, a partir da interação com o estudante e da observação de seu desempenho ao longo das várias disciplinas, constrói e mantém um modelo que permitirá a identificação continuada de seu(s) estilo(s) de aprendizagem. Isso fornecerá mais subsídios ao docente para prover ensino personalizado, possivelmente alternando entre as zonas de conforto do estudante e desafiando-o a desenvolver estratégias para lidar com situações menos confortáveis.
Período: 2012 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - quizWiki2: Modelagem computacional de conhecimento para apoio ao ensino de questionamento no quizWiki
No projeto quizWiki buscamos prover suporte computacional para a aprendizagem significativa crítica. Foi elaborada uma proposta conceitual de uma ferramenta a partir do princípio da interação social e do questionamento, tendo o estudante como (i) elaborador de questões e como (ii) avaliador das questões elaboradas por seus pares. Um protótipo foi implementado e sua validação está em andamento. Além da vertente empírica, questões de cunho teórico foram abertas a partir da investigação iniciada. Uma coleta preliminar de dados foi realizada junto a estudantes e, quando perguntados sobre os critérios que haviam utilizado para avaliar as questões de seus pares, clareza, profundidade, adequação ao tema, criatividade e se poderia aparecer em prova foram alguns dos critérios explicitados. Por um lado, tais informações são meramente sugestivas, uma vez que foram coletadas informalmente. Por outro lado, o ambiente proposto não se propunha a guiar a elaboração nem a avaliação de questões, uma vez que não dispunha de conhecimento embutido que possibilitasse tal guiagem. Sendo assim, neste projeto busca-se prover uma modelagem computacional de conhecimento que permita ao quizWiki contribuir mais ativamente no ensino do questionamento.
Período: 2012 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - quizWiki - Concepção de um mecanismo adaptativo de suporte à avaliação de aprendizagem
Tecnologias de suporte a redes sociais e/ou autoria coletiva (e.g. Orkut, Twitter, Wikipedia) têm sido cada vez mais exploradas por crianças, jovens e adultos em suas vidas cotidianas. O ambiente educacional pode tirar proveito da utilização de tais tecnologias para engajar estudantes na construção de seu conhecimento de forma mais ativa. Entretanto, esforços de pesquisa e desenvolvimento são ainda necessários para endereçar questões como sobrecarga de informação, sustentabilidade de participação, entre outras. Este projeto busca prover bases conceituais e tecnológicas para uma melhoria do processo de aprendizagem, dando um passo rumo à avaliação em ambiente Wiki a partir do questionamento discente.
Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - engageGrid - Concepção e prototipagem de uma Rede de Compromissos sobre ambiente Grid
Existem problemas que desafiam a chamada lógica tradicional linear, determinística e objetiva. Os problemas que enfrenta a sociedade contemporânea influenciam e são fortemente influenciados por um ambiente global e interconectado. Como conseqüência dessas relações não-lineares cujas partes são totalmente interdependentes tem-se uma complexidade jamais vista. Torna-se cada vez mais necessário um novo paradigma capaz de lidar com incertezas, ambigüidades e contradições do nosso mundo. Em contexto organizacional, novas formas e tipos de relacionamentos entre empresas e clientes surgiram. Já não basta cuidar das necessidades das pessoas; elas continuam querendo tê-las atendidas mas, agora, querem também conveniência. As transações de negócio, que antes se estruturavam como não mais que uma troca de dinheiro por produtos, assumem novas características. As pessoas agora querem produtos acompanhados de serviços, de treinamento, de manutenção e, além de tudo, na hora (just-in-time) e no lugar em que precisam deles. Para que essa nova modalidade de transação organizacional tenha sucesso é fundamental que o uso das tecnologias, da Internet e outras redes, seja capaz de expandir a capacidade das equipes para estabelecerem compromissos. Além disso, é fundamental também que sistemas de coordenação dêem suporte à gestão impecável desses compromissos, tornando possível atender às expectativas de eficiência e de sensibilidade a estilos de vida por parte dos clientes internos e externos ao domínio das equipes; se torna possível produzir satisfação em redes de compromissos. Nesse contexto, o projeto engageGrid tem como objetivos geral conceber e prototipar uma Rede de Compromissos como um arcabouço teórico e um ambiente computacional de suporte a profissionais do conhecimento - conectados no âmbito de uma organização segundo algum critério - no estabelecimento de compromissos de maneira mais segura, levando em conta compromissos passados assumidos, ao mesmo tempo em que identifican
Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - MODELA - Modelagem Colaborativa Assíncrona
Em torno da temática da Modelagem Colaborativa Assíncrona, um aparato conceitual vem sendo elaborado pelo grupo que se busca consolidar no âmbito do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Tal aparato conceitual se desenha como proposta de solução a duas questões particularmente identificadas como relevantes, a saber, (i) a questão da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no âmbito de subáreas temáticas em Instituições de Ensino Superior (IES`s) e (ii) a questão da colaboração científica. Relativamente a (i), iniciativas que buscam a padronização de material instrucional têm sido conduzidas no sentido da formação de redes de docentes. Entretanto, o foco de direcionamento de tais iniciativas parece ser para o reuso de material instrucional em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, pouca ou nenhuma atenção tendo sido dada à exploração de tais padrões como apoio ao docente atuando em ambiente presencial, tampouco à sua agregação a experiências em ministrar tais materiais. Considerando (ii), muito do trabalho em Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador (CSCW) sobre Colaboração Científica focaliza o suporte isolado a uma única fase do ciclo de vida científico. Trabalhos recentes buscam, entretanto, explorar ferramentas de CSCW para dar suporte e integrar o trabalho realizado por pesquisadores ao longo de todo o ciclo de vida científico - desde a geração de hipóteses/suposições até o projeto de experimentos, experimentação, coleção de dados, análise e publicação. No âmbito do projeto que ora se propõe, busca-se consolidar o arcabouço conceitual supramencionado, inicialmente pela disponibilização de ambientes computacionais, visando contribuir para se fazer face às questões (i) e (ii) acima. Este projeto busca propor um modelo conceitual de ambiente de apoio à modelagem colaborativa assíncrona. A partir do modelo conceitual proposto, conceber e desenvolver um ambiente para compartilhamento e reu
Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Sistemas de Computação :: Arquitetura de Sistemas de Computação
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Sistemas de Computação :: Software Básico
- Ciências Exatas e da Terra :: Ciência da Computação :: Teoria da Computação :: Linguagem Formais e Autômatos
Idiomas
- Francês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Banca de Doutorado | 1 | 1 |
Participação em Banca de Graduação | 4 | 4 |
Participação em Banca de Mestrado | 7 | 7 |
Total | 12 | 12 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 7 | 7 |
Total | 7 | 7 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientações Concluídas para Mestrado | 8 | 8 |
Orientações em Andamento para Graduação | 1 | 1 |
Outras Orientações Concluídas | 11 | 11 |
Total | 20 | 20 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 1 | 1 |
Total | 1 | 1 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Artigo Publicado | 5 | 5 |
Capitulo de Livro Publicado | 4 | 4 |
Organização de Evento | 2 | 2 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 1 |
Trabalho em Eventos | 39 | 39 |
Total | 51 | 51 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Trabalho Técnico | 32 | 32 |
Total | 32 | 32 |