João José Azevedo Curvello

CitaçõesCURVELLO, J. J. A.;CURVELLO, João José A.;CURVELLO, João José Azevedo Curvello;CURVELLO, João J. A.
Curso/ProgramaInovação em Com. Econ. Criativa-Mestrado
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2011 a 2011 - Universidade Nacional de Córdoba
  • Doutorado - Periodo: 1996 a 2001 - Ciências da Comunicação
    Universidade de São Paulo
  • Mestrado - Periodo: 1988 a 1993 - Comunicação Social
    Universidade Metodista de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 1981 a 1984 - Comunicação Social Habilitação Jornalismo
    Universidade Católica de Pelotas

Atuação Profissional

  • Animus (Santa Maria)- / Periodo: 2012 a atual
  • Assoc. de Pesquisadores, Empresários e Gestores em C&T&I do DF- / Periodo: 2012 a 2014
  • Associação Brasileira dos Pesquisadores da Comunicação Organizacional e das- / Periodo: 2015 a atual
  • Associação Brasileira dos Pesquisadores da Comunicação Organizacional e das- / Periodo: 2012 a 2014
  • Associação Brasileira dos Pesquisadores da Comunicação Organizacional e das- / Periodo: 2008 a 2012
  • Associação Brasileira dos Pesquisadores da Comunicação Organizacional e das- / Periodo: 2006 a 2008
  • Banco do Brasil - Direção Geral- / Periodo: 1977 a 2013
  • Centro de Pós-Graduação- / Periodo: 2009 a 2014
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 1994 a 1997
  • Centro Universitário do Triângulo- / Periodo: 1998 a 1998
  • Comunicação & Estratégia - ISSN 1809-6794- / Periodo: 2004 a atual
  • Comunicação & Sociedade- / Periodo: 2010 a 2010
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2007 a atual
  • Comunicologia - Revista de Comunicação e Epistemologia da UCB- / Periodo: 2006 a atual
  • Conexão - Comunicação e Cultura-UCS- / Periodo: 2011 a atual
  • Conexão (UCS)- / Periodo: 2011 a atual
  • Cultura Midiática (1983-5930)- / Periodo: 2009 a atual
  • Esferas- / Periodo: 2012 a atual
  • Faculdade Católica do Tocantins- / Periodo: 2004 a 2006
  • Faculdade FIA de Administração e Negócios- / Periodo: 2003 a 2003
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- / Periodo: 2013 a 2013
  • Fundação Universa- / Periodo: 2009 a 2009
  • Imagem.N (UCB. Online)- / Periodo: 2004 a 2006
  • In Texto (UFRGS. Online)- / Periodo: 2011 a atual
  • Matrizes (Online)- / Periodo: 2014 a atual
  • Matrizes (USP. Impresso)- / Periodo: 2014 a atual
  • Organicom. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públ- / Periodo: 2004 a atual
  • Organicom (USP)- / Periodo: 2006 a atual
  • Revista Comunicação Organizacional - Famecos - PUC-RS- / Periodo: 2002 a 2002
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2008 a atual
  • Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación- / Periodo: 2012 a atual
  • Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación- / Periodo: 2012 a atual
  • Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- / Periodo: 2004 a 2006
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1998 a 2014
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó- / Periodo: 2012 a 2012
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó- / Periodo: 2008 a 2008
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 1997 a 1998
  • Universidade Federal da Bahia- / Periodo: 2004 a 2007

Linha de Pesquisa

  • Epistemologia da Comunicação
  • NECI - Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Imprensa
  • Núcleo de Estudos de Cidadania, Cultura e Comunicação
  • Processos Comunicacionais nas Organizações

Projetos de Pesquisa

  • Teorias da Comunicação Organizacional
    O presente projeto pretende desvendar o marco teórico da comunicação organizacional, a partir do mapeamento das principais teorias aplicadas em pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação em comunicação no Brasil. O estudo se dará por meio da análise dos trabalhos apresentados no GT Comunicação em Contextos Organizacionais durante os encontros da COMPÓS e nos Congressos promovidos pela ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas), das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação que contam com linhas de pesquisa dedicadas ao estudo da comunicação organizacional, e dos artigos publicados na principal revista dedicada à temática: Organicom, da Abrapcorp e ECA/USP, além da pesquisa direta junto a pesquisadores e docentes de comunicação organizacional. Tal proposta se justifica em razão de o campo da Comunicação Organizacional no Brasil experimentar processo de consolidação e de ampliação de temáticas e objetos. O trabalho pretende trazer à discussão as questões epistemológicas subjacentes ao campo da Comunicação Organizacional, a partir da análise dos diversos percursos teóricos e metodológicos e do levantamento das tendências de pesquisa na área. O estudo faz um com o estudo desenvolvido por Jones, Watson, Gardner e Gallois (2004) sobre a produção norte-americana, identificada principalmente nos trabalhos apresentados na Organizational Communication Division da International Communication Association. Nossa intenção é a de conhecer e estabelecer bases mais sólidas para dar suporte à investigação, à produção, à interpretação e ao ensino.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Observatório da Comunicação Organizacional Interna na Área Pública: mapeamento e acompanhamento
    O projeto foi concebido com a intenção de compreender como se articula o Estado com os múltiplos perfis que compõem a sua força de trabalho (servidores, contratados, terceirizados, celetistas e consultores e assessores vinculados a projetos internacionais), que nos propomos a desenvolver este projeto de pesquisa.. Para tanto, será necessário identificar as estruturas que sustentam a comunicação interna em quatro tipos de organizações públicas (ministérios, órgãos do parlamento, instituições do judiciário e empresas estatais e/ou de economia mista), no intuito de observar e compreender as estratégias, os discursos e os mecanismos envolvidos no funcionamento das redes sociais internas num cenário de mudanças nas formas de relações de trabalho e de reorganização dos atores sociais sob novas bases política e econômica. Também buscamos compreender sob que novas bases de sentido se dá a construção do imaginário e do perfil do funcionário na área pública. Metodologicamente, o projeto se desenvolverá por meio de mapeamento da estrutura e dos processos de comunicação nos órgãos públicos federais instalados no Distrito Federal, mapeamento das Redes Sociais Internas na área Pública, avaliação dos impactos das ações de comunicação interna no relacionamento com a sociedade e no atendimento ao cidadão. Por fim, o projeto pretende fomentar a instalação de um Centro Permanente de Observação da Comunicação Organizacional na Área Pública. Objetivos: Geral: Observar e compreender as estratégias, os discursos e os mecanismos envolvidos na comunicação praticada no interior das organizações públicas e como interfere nos processos de relacionamento com a sociedade civil e os cidadãos. Específicos Perceber os aspectos constitutivos do sentido aplicados à comunicação interna em organizações públicas federais instaladas no Distrito Federal; Mapear e classificar os campos teóricos e metodológicos aplicados aos estudos da comunicação pública, priorizando as abordagens sobre a com. interna.
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Comunicação, Cognição e Aprendizagem em Jogos Eletrônicos: mapeamento e produção de conteúdos digitais
    As tecnologias digitais emergentes e convergentes, o advento das novas gerações filhas da interatividade, a economia dos bens simbólicos, os processos co-criativos e rizomáticos e a subversão da hipertextualidade para diferentes plataformas tecnológicas sinalizam mudanças profundas nos campos da comunicação e da aprendizagem. Para refletir sobre essas mudanças, em 2009, no âmbito do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e do Grupo de Estudos Avançados em Comunicação Mediática e Organizacional, cadastrado no CNPq, realizamos o I Ciclo de Debates sobre as Rupturas da Convergência Digital, no qual aprofundamos o debate sobre a produção de conteúdos digitais interativos pensados para diferentes plataformas como televisão digital, celulares, videojogos em rede e computadores mediados por internet. Durante o evento, entre as diversas questões que emergiram, destacou-se a dos jogos eletrônicos, principalmente quanto às mudanças no processo de produção narrativa advindos das interações mediadas pelo jogo, assim como pelos impactos provocados entre diferentes grupos sociais. Este projeto pretende dar continuidade aos estudos sobre a temática da produção de conteúdos digitais, alinhando-se, neste Edital, à área de Educação e concentrando-se no tema Jogos eletrônicos e sua aplicação em educação . O foco em jogos eletrônicos não ocorre por acaso. O Brasil é hoje o quarto desenvolvedor mundial de videojogos, uma indústria que encontra a cada dia mais adeptos e construtores de conteúdos digitais interativos. Nesse sentido, este projeto reflete sobre esse espaço criativo e de mercado de trabalho, que está diretamente ligado à educação contemporânea e que tem gerado novos processos de comunicação, linguagem e cognição. O presente projeto tem caráter inédito na Universidade e será desenvolvido de forma transdisciplinar e sistêmica, envolvendo pesquisadores de várias áreas, como a Comunicação, a Educação, as Artes e Tecnologias da Informação para análise e construçã
    Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Os conceitos de sujeito, subjetividade e identidade na Comunicação Organizacional
    Este projeto de pesquisa analisa os conceitos de sujeito, subjetividade e identidade aplicados nos estudos de comunicação organizacional no Brasil. A motivação para a investigação partiu da observação de ainda que esses copnceitos apareçam com freqüência nos textos e pesquisas recentes na área, são ainda pouco problematizados e investigados. Por isso, nosso problema de pesquisa consiste em responder como os pesquisadores da comunicação organizacional conceituam os temas sujeito, subjetividade e identidade nos contextos organizacionais. Quais são as linhas teóricas predominantes? Que novas contribuições provêm da pesquisa na área? Metodologicamente, pretendemos analisar os conceitos de sujeito, subjetividade e identidade no campo da comunicação organizacional, a partir das teses e dissertações apresentadas nos programas de pós-graduação em Comunicação nas Universidades brasileiras, desde 2006 até 2010. Em primeiro momento, discutiremos o termo sujeito desde a filosofia, o sujeito iluminista, o sujeito autônomo, o sujeito da psicologia, o sujeito pós-moderno, o sujeito sociológico, o sujeito desde os estudos culturais, o sujeito da comunicação, o sujeito autopoiético. A segunda parte da pesquisa pretende resgatar os estudos sobre subjetividade, desde a psicologia social, a sociologia e a própria comunicação. O termo identidade será trabalhado na terceira parte da pesquisa, desde sua perspectiva como elemento invariante, como determinado pela estrutura, como auto-identidade, como identidade participativa (identidade com o ambiente social) e como identidade relacional (testada e confirmada pelo reconhecimento social). Depois, investigaremos as teses e dissertações sobre comunicação organizacional para identificar quais visões prevalecem quando os autores se referem a sujeitos, subjetividades e identidades. A necessidade de questionar os conceitos de sujeito, subjetividade e identidade se reforça quando percebemos a transversalidade dos termos, que se mesclam nas dicot
    Período: 2011 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Rupturas da Convergência Digital: na comunicação, nas organizações, na sociedade
    As tecnologias emergentes e convergentes, o advento das novas gerações filhas da interatividade, a economia dos bens simbólicos, os processos co-criativos e rizomáticos e a subversão da hipertextualidade sinalizam com rupturas paradigmáticas profundas nos campos da comunicação, das organizações e da sociedade. Essas mudanças demandam uma reinvenção cognitiva por parte de profissionais e pesquisadores, porque as teorias e os relatos que atribuíam sentido ao mundo já não são suficientes para dar conta da realidade mutável, mutante. Porque os paradigmas até então vigentes mais nos cegam do que iluminam. Porque seus métodos mais engessam, esquartejam e fragmentam do que dão conta de uma nova totalidade complexa e sistêmica. Parece compulsório indagar: que efeitos terão sobre a práxis comunicacional? Qual o futuro dos cursos de Comunicação, cujos currículos ainda estão marcados pela linearidade cumulativa dos conteúdos, diante da subversão da interatividade e da hipertextualidade? Que impactos econômicos, culturais e sociais as rupturas já constatadas provocarão no âmbito das organizações sociais? Que novas competências precisam ser desenvolvidas? Que novos métodos e teorias emergirão da observação e da intervenção nesse cenário? No campo das organizações, a convergência digital provoca uma redefinição e flexibilização de objetivos, fluxos e processos. Aponta para uma relação sem vínculos, sem estabilidade, em que a tecnologia permite concentrar poder sem centralizar e leva a reinvenção descontinuada. A concepção dinâmica dos sistemas e a oportunidade de abordá-los desde os paradigmas da complexidade, do fluxo e da transformação, permite pensar a comunicação organizacional como uma matriz relacional e participativa, concebida como lugar de encontro e de geração de significações, espaços e símbolos compartilhados .
    Período: 2009 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Imagem e Reputação das Organizações: novas metodologias de aferição, monitoramento e análise para aperfeiçoamento dos processos comunicacionais
    A Comunicação Organizacional emerge como área multidisciplinar que possibilita a interface com diversas ciências, sobretudo com Administração, a Psicologia Social, a Sociologia e a Antropologia, concentrando seu objeto de estudo na análise e na busca de soluções integradas para variáveis presentes nas relações entre organizações e seus públicos de interesse. Entre essas variáveis, destacam-se a imagem e a reputação públicas. Mas de qual imagem e de qual reputação se fala quando se afirma que são decisivas para o sucesso ou para o fracasso de um indivíduo, uma empresa ou uma instituição? As diferentes acepções da IMAGEM num mundo cada vez mais visual e que exige visibilidade, nos levam a refletir sobre os elementos que interagem na sua formação, a morfologia e o desenvolvimento de suas nuances, bem como sobre formas de administrá-la para contornar eventuais crises e disfunções mercadológicas. Sabemos que são demasiadamente complexos os fatores que colaboram na formação, na manutenção e na reformulação da imagem pública de uma organização. E sabemos também que não temos como agir sobre muitos desses fatores, uma vez que quase sempre escapam ao nosso controle e até mesmo à nossa percepção. Esta pesquisa propõe uma reflexão em profundidade e em abrangência sobre as condições de formação de uma imagem, com vistas a ampliar a percepção dos gestores das Instituições públicas, proporcionando-lhes condições de melhor Tratará também de questões técnicas sobre a aferição da imagem e sobre demais mecanismos de comunicação capazes de otimizar e estabilizar os dados identitários de uma organização em situação de crise. São objetivos da pesquisa: - Desenvolver novas metodologias aplicáveis para a aferição da imagem institucional. - Evidenciar, para gestores de organizações públicas e privadas a importância da administração da imagem e da reputação institucional no âmbito da gestão da comunicação institucional. - Elucidar a dinâmica dos elementos que interagem na formação da imagem
    Período: 2008 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Saber Comunicacional: um olhar epistemológico sobre a construção e o ensino da Teoria da Comunicação
    A epistemologia da Comunicação continua sendo um projeto inacabado. A dinâmica da área; seus múltiplos desdobramentos como disciplina científica, como campo de atuação profissional, como espaço de prática política e sua juventude fazem com que haja múltiplas leituras sobre a especificidade do objeto e as formas de apreendê-lo. Essas interpretações não costumam ser apenas diversificadas, mas freqüentemente excludentes, pouco dialógicas. É oportuno entender como dessa pluralidade se faz Teoria da Comunicação e a partir de quais fundamentos. Como está sendo construída a Teoria da Comunicação no país? Quais autores são fundamentais para essa construção? Como essa construção se reflete no ensino de Teoria da Comunicação, que ajuda a formar as novas gerações de pesquisadores deste campo científico? Diante da inquietude provocada por essas questões, colocamos o seguinte problema: quais autores e quais correntes teóricas formam o pensamento comunicacional dos professores de Teoria da Comunicação, dos programas de Pós-Graduação em Comunicação brasileiros?
    Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Observatório da Comunicação Organizacional na Área Pública: a gestão de relacionamentos entre Estado, Sociedade Civil Organizada e Cidadão
    A comunicação organizacional e particularmente a temática de comunicação pública crescem em interesse na academia, nos órgãos do Estado e na sociedade. Uma das motivações pode estar na relação entre as democracias contemporâneas e a questão da representatividade provocada por novas configurações na troca de informações entre Estado, Sociedade Civil e cidadão, este último visto cada vez mais como parceiro do Estado. Desde após Segunda Grande Guerra, o conceito de cidadania adquire importância crescente, devido à visão de que o Estado é o legítimo representante dos interesses do cidadão e ao incremento dos movimentos sociais e da participação da sociedade civil nos processos decisórios. Mais recentemente, presenciamos o fortalecimento das Organizações Não-Governamentais que se apresentam como complementares à ação do Estado e lideram movimentos regionais e globais. Nesse contexto, a comunicação pública nas sociedades democráticas se apresenta sobre três grandes dimensões: comunicação de relacionamento (voltada para o cidadão-usuário do serviço público), comunicação de imagem (voltada para o cidadão-defensor do patrimônio de Estado) e comunicação política (voltada para o cidadão-eleitor). Um desafio que se apresenta é o da articulação da comunicação pública para além da comunicação política, numa perspectiva cívica. Assim, temas como a transparência entre Estado e sociedade civil; o aumento dos fluxos de difusão de informações e serviços públicos; a abertura de processos decisórios no Estado por meio da comunicação e das chamadas a discussões públicas; a comunicação interna, as culturas organizacionais e as relações de trabalho na área pública; a gestão de crises com a opinião pública; a consolidação das informações em um cenário de mídia pulverizada; entre outros, surgem como centrais para a compreensão dessa nova ordem comunicativa que lança renovados desafios como as articulações entre a comunicação publicitária, as políticas públicas de incentivos culturais, a pr
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Epistemologia da Comunicação
    Este projeto vincula-se à proposta de implantação do Mestrado em Comunicação, que tem como área de concentração justamente a temática da epistemologia. Diante das novas configurações observadas no mundo pós-moderno, desejamos destacar a significativa importância adquirida pela comunicação. Desde biólogos até filósofos, ela tem sido apontada como fenômeno que melhor viabiliza a compreensão da estruturação da realidade, tanto natural como social. Mas sua conceituação apresenta uma série de variações, entre as quais podemos encontrar aparentes dicotomias. Neste contexto, o propósito do grupo é constituir um espaço interdisciplinar de discussão das questões epistemológicas subjacentes ao campo da Comunicação, em interface com sua aplicação. Da análise dos diversos percursos teóricos e metodológicos da pesquisa em comunicação, procuramos estabelecer bases para a produção, a interpretação e o ensino. O debate em torno do campo da comunicação domina a cena acadêmica e gera impactos diretos na dinâmica da vida social.
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Portais Semânticos
    Esta proposta de projeto aborda a junção de três temas de pesquisa e propõe uma solução integrada através do uso de Portais Semânticos. Os principais temas de pesquisa abordados são: Web Semântica, Inteligência organizacional e Modelo Evolutivo de Gestão Acadêmica da UCB. Portais fazem parte de nossa realidade na Web atual. Existem diversos tipos de portais e também uma grande diversidade de soluções tecnológicas para oferecer suporte a estas implementações. No entanto, em muitas situações, ainda temos dificuldade para encontrar o que procuramos. Os portais existentes foram construídos para a Web atual e esta Web, por sua vez, foi construída com base em soluções tecnológicas simples e revolucionárias, para a época (cc1993). A nova geração da Web, chamada Web Semântica, vem sendo construída como alternativa para muitos dos problemas que enfrentamos, devido à ausência de semântica. Segundo Berners-Lee et al. (2001), a Web Semântica é uma visão onde dados são definidos e conectados para serem utilizados por máquinas, não só com objetivo de apresentação, mas também para automação, integração e reuso de dados através de várias aplicações. Esta futura Web é uma extensão da Web atual para que máquinas possam processar e integrar de forma mais inteligente a imensa quantidade de dados existente. A idéia principal é associar explicitamente semântica a conteúdo. Neste projeto propomos a modelagem e implementação de protótipos para dois portais corporativos/educacionais: um Portal Semântico (a médio prazo) e um Portal para Web Atual (a curto prazo). Estes portais visam explorar recursos de Inteligência Organizacional (como Memória Organizacional, Comunicação Organizacional e Arquitetura da Informação) para auxiliar a implantação e manutenção de Redes Conversacionais propostas no Modelo Evolutivo de Gestão Acadêmica (Rocha, 2003).
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Personagens da Propaganda Brasileira
    O projeto teve por objetivos: Familiarizar os alunos com os métodos de investigação e análise, para que eles compreendam a utilização de personagens no enredo de comerciais como forma de representar grupos da população. - Elaborar um livro sobre o tema Personagens da Propaganda Brasileira, contendo os artigos produzidos por cada membro da equipe. - Desenvolver um campanha publicitária para clientes reais, procurando meios de representar pessoas de nível socioeconômico mais baixo, com o intuito de incluí-las na sociedade por meio do consumo e da educação. - Integrar ainda mais alunos e professores da UCB com o mercado de trabalho e a sociedade.
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Organizacional :: Ensino da Comunicação
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Organizacional :: Estratégia de Comunicação
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Organizacional :: Gestão da Comunicação
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Organizacional :: Pesquisa Em Comunicação
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Organizacional :: Planejamento da Comunicação Organizacional
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Organizacional :: Redes Sociais de Comunicação

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos33
Banca Julgadora para Concurso Público33
Participação em Banca de Doutorado1414
Participação em Banca de Exame de Qualificação1111
Participação em Banca de Graduação1616
Participação em Banca de Mestrado4141
Total8888

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso2828
Participação em Encontro1717
Participação em Seminário99
Participação em Simpósio11
Total5555

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Iniciação Científica11
Orientações Concluídas para Mestrado1010
Orientações em Andamento para Graduação22
Outras Orientações Concluídas157157
Total170170

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios66
Total66

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho3232
Artigo Publicado1717
Capitulo de Livro Publicado1616
Curso de Curta Duração Ministrado2020
Demais Trabalhos44
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional55
Livro Publicado ou Organizado77
Organização de Evento88
Outras Bancas Julgadoras2121
Outras Participações em Eventos e Congressos1616
Outras Produções Bibliográfica1212
Programa de Rádio ou TV33
Relatório de Pesquisa11
Texto em Jornal ou Revista44
Trabalho em Eventos4444
Total210210

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Mídia Social, Website ou Blog44
Prefacio Posfacio44
Trabalho Técnico99
Total1717