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Luiza Beth Nunes Alonso
Citações | ALONSO, Luiza Beth Nunes;ALONSO, Luiza Klein;ALONSO, L.B.N.;Alonso, Luiza Beth Nunes |
Curso/Programa | Governança, Tecnologia e Inovação - Stricto Sensu |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Sociologia |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 1993 a 1993 - University of California System
- Doutorado - Periodo: 1981 a 1985 - Educação
Harvard University - Mestrado - Periodo: 1980 a 1981 - Educação
Harvard University - Especialização - Periodo: 1974 a 1975 - Educação
Universidade de São Paulo - Graduação - Periodo: 1971 a 1975 - Ciências Sociais
Universidade de São Paulo
Atuação Profissional
- Academy of Management Learning & Education- / Periodo: 2013 a 2014
- Ambiente e Sociedade (Campinas)- / Periodo: 2012 a 2012
- Fala Preta- / Periodo: 2000 a 2006
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia- / Periodo: 2013 a 2013
- Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos- / Periodo: 2014 a 2015
- Fundação Oswaldo Cruz- / Periodo: 2003 a 2004
- Fundo Nacional do Meio Ambiente- / Periodo: 2012 a 2014
- Gestão Pública: Práticas e Desafios- / Periodo: 2012 a 2012
- Gestão Pública: Práticas e Desafios- / Periodo: 2009 a 2011
- Instituto de Pesquisa Heffter de Santa Fé- / Periodo: 1998 a 2004
- Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa- / Periodo: 2018 a atual
- Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude- / Periodo: 2005 a 2005
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- / Periodo: 1977 a 1985
- Psicologia & Sociedade (Online)- / Periodo: 2012 a 2012
- Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília- / Periodo: 2012 a 2012
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a 2017
- Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 1986 a 1995
- Universidade de Uberaba- / Periodo: 1997 a 2003
Linha de Pesquisa
- Educação Permanente, Transdisciplinaridade e Integralidade
- Movimentos sociais e sobrevivência: pequenos produtos rurais.
- Redes de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional na Gestão do Conhecimento
- representações sociais e AIDS: homens heterossexuais
Projetos de Pesquisa
- Busca de sinais fracos na web no contexto de estudos de futuro
A busca de sinais fracos situa-se no contexto de estudos de futuro como uma possibilidade de antecipação para a ação. No ambiente de incerteza em que as organizações vivem, observar os futuros potenciais que podem emergir a partir destes sinais é uma forma de subsidiar a orientação estratégica destas organizações. Esses sinais devem ser capturados, avaliados e monitorados pelas organizações para lidar com oportunidades e ameaças com potenciais disruptivos, relacionadas ao seu contexto de atuação. Sinais fracos podem ser caracterizados como avisos externos ou internos, em geral incompletos, para permitir uma precisão estimada dos seus impactos e/ou determinar uma resposta mais completa para eles. São fatos potencialmente portadores de futuro e caracterizam-se por sua insignificância no ambiente, porém com possíveis consequências significativas. Considerando que a Web é uma fonte cada vez mais relevante de informação qualificada, justifica-se o desenvolvimento de mecanismos de busca de sinais fracos para o apoio à tomada de decisão. Este projeto propõe a concepção e desenvolvimento de um sistema para busca de sinais fracos na Web a partir do estado-da-arte em web mining, identificação de sinais fracos e engenharia de software. Como áreas de aplicação para provas de conceito, serão privilegiadas Políticas de Educação Básica e Planejamento Territorial em Áreas de Mineração. Daí as respectivas parcerias com especialistas em: (i) Tecnologia Educacional da Univali e (ii) Controle Externo do TCU.
Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Planejamento de longo prazo para Arranjos Produtivos Locais de base mineral (cerâmica vermelha) para a Região Nordeste
A apropriação pelos atores e a antecipação para a ação são características fundamentais da Prospectiva, escola francesa de estudos de futuro, que promove a efetividade e o monitoramento das ações de planejamento estratégico por meio de um processo baseado na Inteligência Coletiva. A equipe do projeto possui uma experiência bem sucedida com a aplicação do método da Prospectiva no Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas, Joias e Artesanato Mineral de Cristalina, GO. Neste caso, a apropriação se deu pelo envolvimento dos empreendedores locais nos processos de formação-ação e na participação nas oficinas de ideação e de formação estratégica. De forma complementar, a antecipação para a ação se iniciou por meio da priorização das variáveis motrizes e respectivas ações distribuídas no horizonte temporal de 2040 e seu monitoramento. Este projeto propõe a ampliação desta experiência para os APLs de base mineral do Seridó e Assú, RH. Esses APLs foram selecionados em função de estudos prévios do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) que constatam a carência de uma governança local de planejamento de longo prazo e a necessidade de garantir sustentabilidade energética-ambiental. Objetiva-se: (i) a inovação de produtos com agregação de valor visando à qualificação das pessoas que participam do APL; (ii) replicar a metodologia desenvolvida no APL de Cristalina; (iii) identificar demandas estruturantes e tecnologias para o melhoramento da produtividade do APL; (iv) avaliar os resultados alcançados em médio prazo após a aplicação da Prospectiva; e (v) garantir a continuidade do monitoramento e renovação ao longo do horizonte temporal definido. Espera-se como resultados: (i) o estabelecimento da governança do APL; (ii) adoção, a partir da prática, da metodologia de planejamento a longo prazo para APL de base mineral; (iii) a efetiva apropriação do processo prospectivo pelos empreendedores locais, com a participação ativa e engajamento em todas as etapas do processo.[Chamada CNPq/CT- Mineral nº 28/2022 ? PD, Gestão e Extensão Tecnológica, Infraestrutura Laboratorial, Capacitação e Formação de RH para Mineração e Transformação Mineral em Micro, Pequena e Média Escala].
Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Cartografia dos Territórios da Aprendizagem como estratégia de reconstrução do trabalho docente de professores e gestores para o Ensino Básico (CNPq)
A escola e seus professores passam por crises periódicas, já que eles possuem tarefa de articulação, do ponto de vista do conhecimento e da cultura, entre o passado e o futuro, conforme Hannah Arendt. A especificidade da crise atual não está na crise por si mesma, mas em dois aspectos inéditos: o ritmo de produção e de circulação de informações na sociedade, em especial, nos centros urbanos. A informação e a geração do conhecimento como bases para a ação social têm sido investigadas em várias áreas do conhecimento, tais como a ciência da informação, a sociologia, a economia, ciência política, entre outras. Em particular, este projeto pretende demonstrar que a área de educação também pode se beneficiar dos processos de gestão social do conhecimento, subsidiando, especialmente a formação de professores. Assim, o projeto tem como objetivo elaborar estratégias e instrumentos de reconstrução para prática pedagógica de professores e gestores da Educação básica, através da cartografia dos territórios de aprendizagem, visando contribuir para melhoria da aprendizagem nas escolas.
Período: 2017 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Tecno-labor: o sequestro do tempo nos trabalhadores do conhecimento
A introdução das novas tecnologias de informação e mídia no ambiente de trabalho promoveram significativas modificações e incidirem na formação de um novo trabalhador, o profissional da área de Tecnologia da Informação (TI) voltado principalmente para os proces-sos de armazenamento e processamento de informações. O deslumbramento com as novas tecnologias ensejou discursos de que a agilidade e otimização promovidas pela TI resultaria em maior flexibilidade na realização das rotinas e, consequentemente, maior controle do tempo. De modo geral, o profissional de TI representa um novo tipo de trabalhador: jovem, com ensino superior, disponibilidade de tempo e aberto a mudanças no mundo organizacio-nal. São profissionais que convivem com o crescimento exponencial de demandas feitas pelo Mercado em sua busca por novas oportunidades de negócio e que além das tarefas técnicas e atendimento às exigências administrativas contribuem para a governança organizacional. Nos órgãos governamentais o trabalho realizado pelos profissionais da área de Tecno-logia da Informação favorece a transparência de órgãos governamentais quanto ao uso do dinheiro público e o acompanhamento de políticas públicas em áreas nevrálgicas como edu-cação, saúde e segurança, essenciais para o bem-estar de todos os cidadãos. Em paralelo, coíbe práticas de corrupção e de uso inapropriado ou inadequado do dinheiro público. Facili-tar o acesso de cidadãos à informações fidedignas está associado com o fortalecimento do Estado democrático (BRASIL, 2011) e com a caracterização de cidadãos do conhecimento. No espaço privado e público é reconhecido que o processamento de informações não é uma atividade neutra podendo contribuir tanto para a cidadania participativa quanto pode ser usado para controle e manipulação de grupos sociais. É na distância entre o discurso e o cotidiano do trabalho na área tecnológica que se produzem questões relacionadas com os sentidos e sentimentos contraditórios entre o que é vivido por esse trabalho e a perspectiva de um trabalho intelectual vinculado à tecnologia da informação. Sobrecarregados com tarefas intermináveis, profissionais da área de Tecnolo-gia da Informação vivem a falta de tempo em todas as suas dimensões para a realização de atividades que se multiplicam constantemente, inseridos em rotinas de trabalho que exigem respostas rápidas em detrimento de estudos e reflexões. Esta proposta de pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensão das dinâmicas de trabalho associadas com a flexibilização das condições de contratação e investigar os possíveis liames com o adoecimento de profissionais da área de Tecnologia da Informação.
Período: 2017 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal Brasileira
Conhecer a situação atual da implmentação da Gestão do Conhecimento (GC) na administração pública federal (APF). Verificar as mudanças ocorridas na APF quanto aos processos de implementação da GC no período de novembro de 2004 a julho de 2013. Diagnosticar o grau de maturidade em GC das organizações pesquisadas e identificar os referenciais ou modelos (frameworks) utilizados na implementação da GC.
Período: 2013 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Observatório de Controle Social: implantação de um ambiente de concentração, análise e compartilhamento de informações sobre a administração pública
Contribuir com o fortalecimento do capital social da sociedade brasileira fornecendo ferramentas, metodoloiga, informaçoes e conhecimento úteis ao controle social. Municiar cidadãos e movimento ssociais com informações e conhecimento que permitam o acompanhamento e a fiscalização dos serviços públicos. Apoio metodológico para uso das informações geradas e para a geração de conhecimento em temas ligados à administração e as políticas públicas. Implantar um ambiente de consulta e geração de relatórios de fácil acesso para a sociedade em geral.
Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Avaliação formativa da produção científica na área de Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação no Brasil
estudo qualitativo e quantitativo das dissertações e teses produzidas por três programas na área de gestão do conhecimento e tecnologia da informação
Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Gestão Social do Conhecimento: ciência e tecnologia para o desenvolvimento social
Conhecer com vias a promover maior interação entre o desenvolvimento da ciência e da tecnologia com o bem estar social
Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Comissão Própria de Avaliação - CPA /UCB
Comissão Própria de Avaliação da Universidade Católica de Brasília.
Período: 2014 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA - A água e o berço do Homem americano
Desenvolvimento social e econômico de comunidades circunvizinhas aos parques nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões. Levantamento de dados sócio-demográficos e dos recursos hídricos para a formulação de propostas de sustentabilidade econômica e social das comunidades e conservação dos parques nacionais.
Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO - Gestão do Conhecimento: criação e compartilhamento de conhecimento em espaços não acadêmicos.
Conhecer e dar visibilidade às condições e variáveis estruturantes e circunstancias que concorrem para a criação e compartilhamento de conhecimentos em órgãos públicos da Administração Pública federal.
Período: 2004 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - MODELA - Modelagem Colaborativa Assíncrona
: Em torno da temática da Modelagem Colaborativa Assíncrona, um aparato conceitual vem sendo elaborado pelo grupo que se busca consolidar no âmbito do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Tal aparato conceitual se desenha como proposta de solução a duas questões particularmente identificadas como relevantes, a saber, (i) a questão da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no âmbito de subáreas temáticas em Instituições de Ensino Superior (IES`s) e (ii) a questão da colaboração científica. Relativamente a (i), iniciativas que buscam a padronização de material instrucional têm sido conduzidas no sentido da formação de redes de docentes. Entretanto, o foco de direcionamento de tais iniciativas parece ser para o reuso de material instrucional em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, pouca ou nenhuma atenção tendo sido dada à exploração de tais padrões como apoio ao docente atuando em ambiente presencial, tampouco à sua agregação a experiências em ministrar tais materiais. Considerando (ii), muito do trabalho em Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador (CSCW) sobre Colaboração Científica focaliza o suporte isolado a uma única fase do ciclo de vida científico. Trabalhos recentes buscam, entretanto, explorar ferramentas de CSCW para dar suporte e integrar o trabalho realizado por pesquisadores ao longo de todo o ciclo de vida científico - desde a geração de hipóteses/suposições até o projeto de experimentos, experimentação, coleção de dados, análise e publicação. No âmbito do projeto que ora se propõe, busca-se consolidar o arcabouço conceitual supramencionado, inicialmente pela disponibilização de ambientes computacionais, visando contribuir para se fazer face às questões (i) e (ii) acima. Este projeto busca propor um modelo conceitual de ambiente de apoio à modelagem colaborativa assíncrona. A partir do modelo conceitual proposto, conceber e desenvolver um ambiente para compartilhamento e reu
Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Gênero, raça e sexualidade
Estudo com 70 mulheres negras representantes das sete últimas décadas do século XX sobre suas percepções, experiências e representações a cerca de gênero, raça e sexualidade em suas estórias de vida.
Período: 2000 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - O uso do chá de Hoasca entre adolescentes
Avaliar a saúde física e mental de adolescentes que frequentam regularmente os rituais da União do Vegetal, entidade beneficiente religiosa, e indicar se o consumo do chá por longo prazo resulta em prejuízos para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Período: 1998 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Prevenção de AIDS e DSTs entre homens heterossexuais na cidade de São Paulo
Estudo de caso sobre os condicionantes positivos e negativos que inibem comportamentos de risco e influenciam na adoção de práticas preventivas a disseminação de DSTs e HIV positivo entre homens heterosseuxais.
Período: 1993 - 1996 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Trabalhadores sem terra
estudo sobre as representações e percepções dos trabalhadores rurais e a construção de um movimento social
Período: 1986 - 1992 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia do Conhecimento :: Interdisciplinaridade
- Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia do Conhecimento :: Movimentos Sociais e Representações Sociais
- Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia do Conhecimento :: Novos Paradigmas Científicos
- Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia do Conhecimento :: Produção e Legitimação do Conhecimento Pela Práxis
- Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia do Conhecimento :: Projetos de Pesquisa
- Ciências Humanas :: Sociologia :: Sociologia do Conhecimento :: Relações de Gênero
Idiomas
- Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Italiano: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Concurso Público | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização | 30 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 30 |
Participação em Banca de Doutorado | 15 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 17 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 7 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 8 |
Participação em Banca de Graduação | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Banca de Mestrado | 68 | 10 | 1 | 1 | 0 | 1 | 1 | 2 | 84 |
Total | 122 | 11 | 4 | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 143 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Congresso | 5 | 3 | 8 |
Participação em Encontro | 11 | 0 | 11 |
Participação em Oficina | 1 | 0 | 1 |
Participação em Seminário | 5 | 0 | 5 |
Participação em Simpósio | 3 | 0 | 3 |
Total | 25 | 3 | 28 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | Total |
---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Mestrado | 1 | 0 | 1 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 1 | 1 | 2 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 42 | 0 | 42 |
Outras Orientações Concluídas | 22 | 0 | 22 |
Total | 66 | 1 | 67 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Prêmios | 3 | 3 |
Total | 3 | 3 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2021 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 9 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 10 |
Artigo Aceito para Publicação | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Artigo Publicado | 28 | 0 | 4 | 1 | 0 | 1 | 34 |
Capitulo de Livro Publicado | 13 | 0 | 1 | 0 | 1 | 0 | 15 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Demais Trabalhos | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Livro Publicado ou Organizado | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Organização de Evento | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 3 | 1 | 2 | 0 | 0 | 0 | 6 |
Relatório de Pesquisa | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Texto em Jornal ou Revista | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Trabalho em Eventos | 51 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 51 |
Total | 127 | 2 | 7 | 1 | 1 | 1 | 139 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | 2019 | 2020 | Total |
---|---|---|---|---|---|
Carta Mapa ou Similar | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Outra Produção Técnica | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Trabalho Técnico | 11 | 1 | 4 | 2 | 18 |
Total | 13 | 1 | 4 | 2 | 20 |