Janara Kalline Leal Lopes de Sousa

CitaçõesSOUSA, Janara
Curso/ProgramaComunicação Social - Publicidade e Propaganda
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2006 a 2009 - Sociologia
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2001 a 2003 - Comunicação
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1997 a 2000 - Comunicação Jornalismo
    Universidade de Brasília

Atuação Profissional

  • Agência de Notícias dos Direitos da Infância- / Periodo: 2003 a 2003
  • Artefato- / Periodo: 2005 a 2007
  • Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 2001 a 2002
  • Conselho Nacional de Secretários de Educação- / Periodo: 2002 a 2003
  • Faculdade Juscelino Kubtscheck- / Periodo: 2002 a 2002
  • Faculdades Integradas Icesp- / Periodo: 2003 a 2005
  • Fundação Athos Bulcão- / Periodo: 2000 a 2001
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2009 a 2010
  • Mediaciones Sociales- / Periodo: 2012 a atual
  • Mediaciones Sociales- / Periodo: 2011 a 2011
  • Ministério da Justiça- / Periodo: 2001 a 2002
  • Ministério da Previdência Social- / Periodo: 2003 a 2004
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2004 a 2007
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2010 a atual

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Lei de Acesso à Informação e Comunicação Pública
      A proposta deste projeto de investigação é observar e analisar os primeiros anos de implementação da Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527, aprovada em 18 de novembro de 2011. Esta Lei pode significar um substantivo passo na consolidação de uma cultura democrática no Brasil, fruto do esforço de diversas organizações não-governamentais que, especialmente, a partir do início deste novo século, vêm lutando pelo direito à informação. O objetivo dela é garantir o acesso público às informações públicas. Logo, qualquer cidadão brasileiro pode solicitar informações aos órgãos públicos das três esferas e dos três níveis de poder, sem ônus, sem ter de explicar a razão da solicitação e contando com um prazo definido para receber a resposta. Devido à importância de tal documento, esta pesquisa se propõe a observar como os órgãos públicos brasileiros têm se organizado para atender os pressupostos da Lei. Assim colocado, interessa-nos saber quais as áreas no âmbito das instituições têm se tornado competentes para responder às demandas do documento, assim como observar como se articula o diálogo com as outras áreas em busca de uma cultura do acesso. Aqui chegamos a uma questão crucial: se esta Lei provoca no âmbito dos órgãos públicos uma discussão sobre os processos comunicacionais, vistos como mais amplos do que os informacionais. Isto implica dizer: será que a implementação da Lei de Acesso à Informação provoca um debate sobre os fluxos comunicacionais dos órgãos públicos com a sociedade? Neste aspecto, interessa-nos saber se as assessorias de comunicação, vistas como espaço de gestão dos fluxos comunicacionais e relacionais das organizações (OLIVEIRA, 2005), e os Serviços de Informação ao Consumidor (SICs)/Ouvidorias também estão envolvidas neste processo. O objetivo é compreender se a Lei provoca o debate interno sobre a estratégia de comunicação dos órgãos com o cidadão. Como eixo teórico para observar este fenômeno, trabalharemos o conceito de Comunicação Pública que, em termos gerais, entende-se como a comunicação baseada no tripé Estado, sociedade e governo e cujo fundamento é o estímulo e fomento à interlocução e ao diálogo como pressupostos para ampliar as condições de participação cidadã (GIL e MATOS, 2012; MAINIERI e RIBEIRO, 2011). Como procedimento metodológico utilizaremos para esta investigação a teoria Ator-Rede, que preconiza a necessidade de observar as redes, seguir os passos dos agentes e actantes e descrever como esta se forma, organiza-se e estabelece relações de poder (LATOUR, 1994 e 2006). Neste sentido, não observaremos somente o papel dos atores sociais, agência humana, mas também dos artefatos tecnológicos, actantes, como, por exemplo, os sites, uma dimensão seminal da transparência ativa. Em um primeiro momento da pesquisa, para observar esse cenário, lançaremos mão de entrevistas e questionários aplicados nos órgãos públicos federais, do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, e nos órgãos públicos do Distrito Federal, também nas três esferas de poder. Em um segundo momento, analisaremos os sítios webs dos órgãos públicos consultados para analisar as questões relativas à transparência ativa. A etapa final consiste em cotejar os dados da primeira e segunda fase.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • O papel da Comunicação Organizacional na implementação da Lei de Acesso à Informação nos órgãos do Governo do Distrito Federal
      A proposta deste projeto de pesquisa é investigar o processo de implementação da Lei de Acesso à Informação (Lai) nos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Como recorte específico, tentaremos compreender qual o papel das assessorias de comunicação neste processo. Compreendemos a Lai como uma Política Pública de Comunicação de ampla capilaridade, visto que impacta diretamente nas milhares de instituições públicas brasileiras, dos três níveis e dos três poderes, cujo principal objetivo é construir canais de diálogo entre o governo e a sociedade. Certamente, para lograr essa conquista, a Lei também tem o objetivo de alterar a cultura do serviço público baseada no sigilo para uma cultura de acesso. Diante desse cenário, a comunicação organizacional tem um papel fundamental, estratégico e político, de consolidar no governo brasileiro a Comunicação Pública, entendida como o diálogo simétrico entre governo e sociedade para a busca de soluções para questões comuns. Passados três anos da aprovação da Lei, nos perguntamos como esse processo esta sendo gerido no seio de cada organização pública e qual o papel ocupado pelas assessorias de comunicação. Para realizar essa investigação propomos como amparo metodológico a aplicação de questionários nas assessorias de comunicação nos órgãos da Administração Direita da GDF, entrevista em profundidade com alguns assessores de comunicação e ouvidores públicos e análise dos sítios webs desses órgãos para avaliar as ações de transparência ativa. A hipótese dessa pesquisa é que as assessorias de comunicação têm um papel no processo de implementação da Lei, ainda que seja operacional, já que como na maioria das vezes ela é gestora das páginas webs, fica responsável pela transparência ativa. Resta-nos averiguar a hipótese e observar se essa participação supera a questão operacional e propõe uma nova comunicação para o Estado brasileiro, baseada nos princípios da Comunicação Pública.
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Análise da produção científica da pesquisa em Comunicação brasileira: um olhar sobre Internet
      A proposta deste projeto é analisar a produção científica da pesquisa em Comunicação brasileira, especificamente no que concerne aos estudos de internet. A preocupação é examinar o que os investigadores brasileiros têm publicado nos periódicos da área da Comunicação sobre a rede mundial de computadores, quais as temáticas e métodos mais recorrentes nesta pesquisa, quem esses são esses pesquisadores e quais são suas redes de influência. Assim colocado, nosso objetivo é fazer um estudo exaustivo que combine Análise de Conteúdo e Análise Bibliométrica. Isto se faz necessário na medida em que queremos compreender esta produção para além do seu aspecto quantitativo (como se costuma fazer, especialmente nas análises de citações). No entanto, consideramos que o aspecto qualitativo também não responde a todas as nossas indagações, já que limita nossa observância dos aspectos da rede de influência que se forma na pesquisa nesta área. Com esta análise buscamos responder questões de três tipos. A primeira é quantitativa e está relacionada com o quadro de investigadores, periódicos e programas de pós-graduação em Comunicação (doravante PPGCOM). Neste sentido, vamos analisar aspectos como: investigadores mais produtivos; procedência institucional deles; média de publicação a procedência dos periódicos e PPGs mais produtivos; a produtividade científica deles; e a formação de rede ou grupos de investigação sobre internet na pesquisa em Comunicação Brasileira. O segundo conjunto de questões está também relacionado à Análise Bibliométrica, especificamente análise de citações. Buscamos com essa ação compreender ainda melhor a rede influência que se forma na pesquisa sobre internet. Portanto, nos interessa aspectos como: pesquisadores e periódicos mais citados; procedência destes; obras mais citadas; obsolescência da literatura; e média de produtividade científica. Finalmente, o terceiro tipo de questão que gostaríamos de mergulhar é eminentemente qualitativo, o qual implica a lei
      Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Os valores profissionais dos estudantes de jornalismo: Uma pesquisa comparada
      A proposta deste projeto, que se insere na pesquisa transnational Journalism Student Project, é compreender a cultura profissional do jornalismo no Distrito Federal. Para além do ethos apreendido nas redações de rádio, televisão e jornal, cremos que a formação desses valores é anterior, ainda que possa ser reforçada ou sofrer modificações ao longo da vida profissional. Seguramente, as escolas de Jornalismo têm grande influência na formação dessa cultura profissional. É nesse ambiente que o discente vivencia suas primeiras experiências no jornalismo, passa a ter contato mais frequente com profissionais da área como os professores e convive com um coletivo de aspirantes a jornalistas. Nesse sentido, propomos como uma primeira etapa do projeto a investigação dos valores profissionais dos estudantes de jornalismo da Faculdade de Comunicação, na Universidade de Brasília. Certamente, a posse desses dados nos dará pistas desse cenário e condição de compará-lo com outros estados do Brasil e outros países do mundo, na medida em que esse projeto se insere em um programa de trabalho mais amplo, coordenado por pesquisadores da Universidade de Santiago, Chile e University of Sunshine Coast, Austrália, e replicado em diversas regiões.
      Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • O Social e o Tecnológico nas Estratégias Metodológicas Utilizadas para Compreender a Sociabilidade na Internet
      O objetivo desse trabalho de investigação é compreender as estratégias metodológicas utilizadas pelos pesquisadores da Comunicação quando na feitura de pesquisas empíricas sobre a sociabilidade na rede mundial de computadores, possibilitada pela interatividade. Nesse sentido, conforme a classificação de Demo (2000), trata-se de uma pesquisa metodológica que se debruça sobre métodos e técnicas de pesquisa adotados como científicos. "Faz parte da pesquisa metodológica o estudo dos paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica" (Demo, 1994, p. 37). Por outro lado, é preciso deixar claro que se trata também de uma pesquisa empírica que busca verificar esses procedimentos metodológicos na própria produção da área publicada em forma de artigo científico relacionados a um fenômeno tão novo que, certamente, desafia e intriga os pesquisadores da Comunicação: a sociabilidade na Internet. Os aspectos fundamentais desse trabalho estão relacionados aos procedimentos metodológicos e à questão da pesquisa sobre a sociabilidade na Internet. A pergunta que faremos aos artigos publicados que estejam dentro dos critérios de seleção é: como as estratégias metodológicas das pesquisas empíricas são traçadas de modo a valorizar ou não a dimensão sócio-técnica da sociabilidade na rede mundial de computadores? A hipótese principal dessa pesquisa é que os trabalhos de investigação, que têm como foco a sociabilidade que acontece nos meios de comunicação, consideram a dimensão sócio-técnica desse fenômeno, especialmente, quando tecem a contextualização teórica, mas falham no plano metodológico já empregam métodos que não conseguem abarcar esses aspectos. Via de regra, cremos que a balança tende a dar foco ao aspecto social, enquanto o aspecto tecnológico tão importante quanto o anterior é obliterado da pesquisa, sendo considerado como um fato dado, natural, que não requer investigação.
      Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • ComClick - Integração de TICs ao processo de ensino-aprendizagem FAC/UnB
      Projeto de pesquisa aplicada com objetivo de implementar TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) ao processo de ensino-aprendizagem.
      Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • A Comunicação da História e a História na Comunicação: análise dos gêneros jornalísticos e dos aspectos mercadológicos de cinco revistas de História brasileiras
      Neste projeto tentamos compreender os aspectos jornalísticos e mercadológicos de cinco revistas de História, que aproximam a população de temas antes considerados áridos ou de interesse restrito. Da mesma forma, buscamos analisar se das revistas de história não destinadas primordialmente ao público acadêmico emerge um novo modelo de jornalismo científico, cuja ênfase não se daria mais nas hard sciences e nos produtos tecnológicos, mas nas ciências humanas e sociais aplicadas. Segundo Scalzo, o gênero revista encontra amplo sucesso no mercado editorial brasileiro, pois permite a segmentação de públicos e a identificação de grupos sem voz ou vez na Comunicação. Autores como Kucinski apontam uma crise do jornalismo nesses tempos de internet, com o desaparecimento do repórter investigativo, a burocratização das pautas e o desinteresse do público, que se foca mais no entretenimento que na informação. Nesse contexto, como explicar o sucesso de revistas com pautas mais aprofundadas e matérias mais longas e melhor apuradas? Como a memória e o passado são pensados nas ilustrações e fotos dessas revistas: prioriza-se a informação ou os apelos estéticos?
      Período: 2008 - 2010 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Saber Comunicacional: um olhar epistemológico sobre a construção e o ensino da Teoria da Comunicação
      A epistemologia da Comunicação é um projeto inacabado. A dinâmica da área; seus múltiplos desdobramentos como disciplina científica, como campo de atuação profissional, como espaço de prática política e sua juventude fazem com que haja múltiplas leituras sobre a especificidade do objeto e as formas de apreendê-lo. Essas interpretações não costumam ser apenas diversificadas, mas freqüentemente excludentes, pouco dialógicas. É oportuno entender como dessa pluralidade se faz Teoria da Comunicação e a partir de quais fundamentos. Como está sendo construída a Teoria da Comunicação no país? Quais autores são fundamentais para essa construção? Como essa construção se reflete no ensino de Teoria da Comunicação, que ajuda a formar as novas gerações de pesquisadores deste campo científico? Diante da inquietude provocada por essas questões, colocamos o seguinte problema: quais autores e quais correntes teóricas formam o pensamento comunicacional dos professores de Teoria da Comunicação, dos programas de Pós-Graduação em Comunicação brasileiros?.
      Período: 2007 - 2009 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Consumidores de sonhos? Análide de recepção do programa Caldeirão do Huck por estudantes do Ensino Médio da periferia do Distrito Federal
      O projeto "Consumidores de Sonhos?"" irá analisar a recepção do quadro "A nova das oito", do programa Caldeirão do Huck, por 80 estudantes de Ensino Médio de escolas públicas de Taguatinga e Ceilândia. As justificativas científicas para a sua realização são a retomada dos estudos de recepção no contexto latino-americano a partir da valorização do papel do sujeito no processo comunicacional e a contribuição para a reduzida bibliografia brasileira de análise de programas de televisão para jovens. Uma justificativa de cunho mais estritamente social é a necessidade de se compreender os personagens dos programas de televisão voltados para os jovens, um público numericamente expressivo e muito vulnerável, a fim de elaborar propostas para a crítica desses conteúdos no ambiente escolar e no Congresso Nacional. Tem como objetivos analisar a recepção do quadro "A nova das oito", do programa Caldeirão do Huck, por meio de grupos focais; realizar uma análise de discurso do programa;compreender o processo de construção de personagens no quadro, a partir da Teoria do Meio; e estudar as representações sociais dos jovens na e sobre a televisão. Os resultados, de natureza qualitativa, irão possibilitar a realização de um curso de capacitação para docentes de ensino médio sobre leitura crítica dos meios de Comunicação; uma edição de 20 mil exemplares do jornal Artefato, do curso de Comunicação da UCB, sobre o tema, e a produção de um documento, a ser encaminhado à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados (que discute Ética na Mídia e qualidade televisiva) para orientar a criação de políticas públicas sobre programação para essa faixa etária. A relevância será local, pelo retorno às comunidades pesquisadas com a oferta do curso de extensão e do Jornal Artefato, e nacional, por meio do ineditismo dessa proposta, com suas estratégias metodológicas, para a pesquisa em Comunicação no país.
      Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Epistemologia da Comunicação
      O Projeto trata do estudo da Comunicação como filosofia, ciência e atividade, contemplando aspectos como educacão, interdisciplinaridade e comunicação pública. A pesquisa envolve perguntas, objetos e métodos relacionados com o estudo da comunicação; teorias empregadas no estudo de meios e linguagens; e efeitos da comunicação.
      Período: 2005 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Metodologia da Comunicação ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Políticas de Comunicação ::
    • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Teoria da Comunicação ::

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização22
    Participação em Banca de Doutorado22
    Participação em Banca de Exame de Qualificação1414
    Participação em Banca de Graduação5252
    Participação em Banca de Mestrado77
    Total7777

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Participação em Congresso1818
    Participação em Seminário33
    Total2121

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica11
    Orientação em Andamento de Mestrado11
    Orientações Concluídas para Mestrado33
    Outras Orientações Concluídas4343
    Total4848

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prêmios33
    Total33

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Apresentação de Trabalho2828
    Artigo Publicado1616
    Capitulo de Livro Publicado1212
    Curso de Curta Duração Ministrado44
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional22
    Livro Publicado ou Organizado44
    Organização de Evento33
    Programa de Rádio ou TV11
    Texto em Jornal ou Revista22
    Trabalho em Eventos3333
    Total105105

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Prefacio Posfacio11
    Trabalho Técnico33
    Total44