Viviane Aparecida da Silva Falcomer

CitaçõesFALCOMER, V. A. S.
Curso/ProgramaLicenciatura Química
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Exatas e da Terra :: Química

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2005 a 2009 - Química
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2002 a 2004 - Química
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 1996 a 2000 - Licenciatura Em Química
    Universidade Católica de Brasília

Atuação Profissional

  • Colégio Dinâmico- / Periodo: 2001 a 2001
  • Curso Souza Lima- / Periodo: 2001 a 2003
  • Secretaria de Educação do Distrito Federal- / Periodo: 1999 a 2012
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2007 a 2012
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2003 a 2007

Linha de Pesquisa

  • Compostos de Coordenação
  • Ensino de Ciências
  • Ensino de Química
  • Formação de professores

Projetos de Pesquisa

  • Desenvolvimento do Pensamento Científico
    Projeto Novos Talentos - CAPES: "Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Escola e na Formação Continuada de Professores".
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - Pibid
    Coordenadora de gestão do Pibid institucional da UnB.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Desenvolvimento do Pensamento Científico por meio do Ensino de Química em Estudantes do Ensino Médio
    Projeto de Iniciação Científica Junior - UnB
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - Pibid
    O PIBID-FUP (Ciências Naturais) tem como objetivos proporcionar melhoria do ensino de ciências na região de Planaltina, pela aproximação entre escola e universidade, assim como pela reflexão da prática docente por parte de nossos alunos e professores da educação básica. Além disso, estaremos contribuindo para o crescimento e consolidação de nosso curso.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Síntese e Avaliação Farmacológica de Compostos de Coordenação com Bases de Schiff Derivadas da Condensação de Aminas Primárias
    O projeto propõe a síntese, caracterização físico-química e avaliação farmacológica de novos agentes complexantes e compostos de coordenação que possam atuar como modeladores de metaloproteínas e agentes de diagnósticos. Dentro deste contexto, uma classe de agentes complexantes que podem ser de grande interesse são as bases de Schiff, que são compostos formados pela condensação de uma amina primária com a carbonila ativa de um aldeído ou cetona, representadas pelo grupo funcional azometano R1HC= N-R2. A s bases de Schi ff vêm desempenhando um papel muito importante no desenvolvimento da química de coordenação desde o século XIX, sendo de grande importância dentro do estudo de compostos organometálicos e na química bioinorgânica. Bases de Schiff derivadas de aminoácidos bem como os complexos de metais de transição obtidos pela complexação com essas bases, têm recebido muita atenção por parte dos cientistas devido às propriedades fungicida, bactericida, antiviral e antitubercular. Compostos de coordenação com bases de Schiff também apresentam as mesmas atividades que essas bases livres, porém, a presença do metal pode potencializar os efeitos do composto.
    Período: 2011 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de Experimentos Didáticos em Química Inorgânica para o Ensino Médio com auxílio de um projetor de slides: Construindo Competências e Pensamento Científico
    Alunos de ensino médio de escolas públicas da Secretaria de Estado e Educação do DF recebem bolsas para desenvolverem na universidade, com a ajuda de alunos de graduação, experimentos didáticos em Química Inorgânica com o auxílio de um projetor de slides e os validam nas escolas de educação básica.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Implementação de Clubes de Química em Escolas Públicas de Ensino Médio do Distrito Federal
    Alunos de graduação do Curso de Química da UCB, bolsistas e voluntários, desenvolvem e testam materiais didáticos que serão validados em Clubes de Química nas escolas públicas da Secretaria de Estado e Educação do DF.
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Desenvolvimento de Experimentos e Jogos Didáticos em Química para o Ensino Médio: Construindo Competências e Pensamento Científico
    Alunos de ensino médio da Secretaria de Estado de Educação do DF recebem bolsas para desenvolver e testar experimentos e jogos didáticos em Química na Universidade Católica de Brasília e os validam em suas escolas públicas. São auxiliados por alunos de graduação do Curso de Química da UCB
    Período: 2009 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

Áreas de Atuação

  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Compostos de Coordenação ::
  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Compostos Organo-Metálicos ::
  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Ensino de Química ::
  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Química Bioinorgânica ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino de Ciências ::

Idiomas

  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Concurso Público22
Participação em Banca de Exame de Qualificação11
Participação em Banca de Graduação3838
Participação em Banca de Mestrado22
Total4343

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso77
Participação em Encontro44
Participação em Seminário22
Total1313

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Outras Orientações Concluídas2424
Total2424

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho1212
Artigo Publicado99
Demais Trabalhos33
Organização de Evento55
Outras Bancas Julgadoras1818
Outras Participações em Eventos e Congressos33
Participação em Feira11
Trabalho em Eventos88
Total5959