Maria Therezinha de Lima Monteiro

CitaçõesMONTEIRO, M. T. L.
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 1973 a 1977 - Curso de Doutor Em Filosofia Ph D
    Georgia State University
  • Mestrado - Periodo: 1973 a 1973 - Mestre Em Educação
    Georgia State University
  • Especialização - Periodo: 1996 a 1996 - Curso de Psicopedagogia Clínica Para Graduados
    Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires
  • Especialização - Periodo: 1978 a 1978 - Professores do Programa de Informação Profissional
    Centro de Integração Empresa Escola
  • Especialização - Periodo: 1985 a 1985 - Medicina Sociopsicossomática
    Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Graduação - Periodo: 1964 a 1964 - Curso de Animador de Circulos de Pais
    Escola de Pais de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 1968 a 1971 - Curso de Pedagogia
    Universidade Júlio de Mesquita Filho S José do Rio Preto
  • Graduação - Periodo: 1970 a 1975 - Curso de Ciências Jurídicas e Sociais
    Faculdade de Direito Riopretense
  • Graduação - Periodo: 1977 a 1982 - Curso de Psicologia
    Universidade do Sagrado Coração

Atuação Profissional

  • Fac Riopretense de Filos Ciências e Letras de S José do R Preto Sp- / Periodo: 1980 a 1980
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1993 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1995 a 1995
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1982 a 1982
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1968 a 1971
  • Universidade do Sagrado Coração- / Periodo: 1982 a 1982
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1987 a 1993

Linha de Pesquisa

  • A Constrção do Número Decimal. Pesquisa desenvolvida dentro do Projeto de Extensão "Alfabetização Num Contexto Interdisciplinar".
  • A Construção dasTabuadas: Curso oferecido aos professores.
  • A Construção das Tabuadas pelo Esquema Operatório-Trabalho.
  • A Construção dio Conhecimento e a Interdisciplinaridade-minicurso.
  • A Construção do Raciocínio Verbal: Operações Lógicas e Infra-Lógicas. Estudo Longitudinal. 3ª Série do E.F. EC. 708 Norte.
  • Afetividade e Cognição- Debatedora. Palestra proferida pelo Prof. Fernando Vidal da Univ. De Genébra.
  • Afetividade e Cognição: O Clima Eocional Predominante nas Salas de Aula das Escolas-Classe do DF.
  • A Formação de Conceitos em Crianças de Rua. O Nome, O pensamento e Os Sonhos.
  • Alfabetização em um Contexto Interdisciplinar-Escola Classe 102 Sul.
  • Apresentação de trabalho: Operation Concept Construction.
  • Cognição e Afetividade: Avaliação do Clima Emocional em Sala de Aula.
  • "Construção das Operações Num Contexto Interdisciplinar". Escola Classe 708 Norte.
  • Coordenadora e Relatora da Pesquisa "Epistemologia Implícita no Programa Bolsa-Escola do Distrito Federal".
  • Coordenadora e Relatora da Pesquisa: O Impacto Social do Programa Bolsa-Escola no Distrito Federal.
  • Debatedora da palestra proferida pelo Prof. Dr. Palo Rodrigues da UCB: Conhecimento e Globalização.
  • Desenvolvimento do Raciocínio Verbal em Crianças de Níveis Socioeconômicos Diferentes.
  • DIGIT-OP: Desenvolvimento de Conteúdo Pedagógico em MeioDigital- Constrção das Operções num ContextoInterdisciplinar.
  • Ensino e Aprendizagem
  • Ensino e Aprendizagem.
  • Licitação Pública e Convênio entre Secretaria da Educação e Universidade Católica de Brasília.
  • Minicurso: Temas Transversais e Projeto de Ensino Como Estratégia Didática.-Dra. Carmen Campoy Scriptorum.
  • Multiplicação e Associatividade Multiplicativa- EEC 308 Sul.-Concluída.
  • Multiplicação e Associatividade Multiplicativa. Em Colaboração com alunos de Epistemologia Genética.
  • O Clima Emocional Predominante nas Salas de Aula das $Escolas da Rede Pública do Ensino Fndamental do DF.
  • O Conceito de Números Decimais em um Contexto Interdisciplinar-Escola Classe102 Sul. Concluída.
  • O Impacto daPsicopedagogia na Educação noDistrito Federal. Pesquisa realizadapela CB e pela ABPp-Seção Brasília.
  • O Impacto Social do Programa Bolsa-Escola no Distrito Federal.
  • O Impacto Social do Programa Bolsa-Escola no Distrito Federal.
  • Palestra: A Criança e a Matemática.
  • Palestra: A Criança e a Matemática.
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação
  • Participação.
  • Participação.
  • Participação.
  • Pesqisa concluída: Alfabetização num Contexto Interdisciplinar-Escola Classe 102 Sul.
  • Pesqisa: Desenvolvimento do Raciocínio Verbal em Grpos Experimentais de Níveis Socioeconômicos Diferentes. EC. Vila Areal e Centro Educacional Católica de Brasília.
  • Pesqisa: Operações Lógicas e Infra-Lógicas por Reconstrução de Experiências num Contexto Interdisciplinar. EC 708 Norte, 3ª Série do EF.
  • Pesqisa: Pedagogia da Interação por Coordenação de Ações, Reconstrução e Ressignificação de Experiências"- Convênio entre UCB e SEC de Ed. do DF.
  • Pesqisa. Requisito parcial da disciplina "Psicogênese e Alfabetização: Aspectos Formais do Grafismo e sua Interpretação- Letras, Números e Sinais de Pontuação".
  • Pesqisa- requisito parcial da disciplina Psicogênese e Alfabetização: "Leitura sem Imagem. A Interpretação dos Fragmentos de um Texto.".
  • Pesquisa Concluída.A Multiplicação e a Associatividade Multiplicativa. Escola Classe 308 Sul.
  • Pesquisa concluída. O Conceito de Números Decimais num Contexto Interdisciplinar. Escola Classe 102 Sul.
  • Pesquisa em Colaboração com Alunos do Mestrado: A Construção do Conceito em Meninos de Rua: Os Nomes, O Pensamento e Os Sonhos.
  • Pesquisa inserida no projeto de extensão: A Alfabetização num Contexto Interdiscipliar: A Construção do Número Inteiro.
  • Pesquisa. Requisito da Disciplia Psicogênese e Alfabetização: "Alfabetização de Adultos e o Desenvolvimento do Pensamento Lógico".
  • Pesquisa- Requisito Parcial da disciplina "Psicogênese e Alfabetização: Atos deLeitura".
  • Pesquisa. Requisito parcial da disciplina "PsicogêneseeAlfabetização: Evolução da Escrita".
  • Pesquisa-Requisito parcial da disciplina "Psicogênese e Alfabetização: Leitura com Imagens. A Interpretação dos Fragmentos de um Texto".
  • Presidente do Congresso.
  • Presidente do Congresso.
  • Presidente do Congresso.
  • Presidente do Congresso.
  • Requisito parcial da Disciplina: Psicogênese e a Construção do Conhecimento:O clima Emocional nas Salas de Aula das Escolas da Fundação Educacional do DF-
  • Supervisão: Aprendendo a Aprender-Programa de Enriquecimento Instrumental-PEI.
  • Trabalho: A Epistemologia Implícita no Programa Bolsa-Escola no Distrito Federal.
  • Trabalho apresentado: Afetividade e Cognição.
  • Trabalho: O Clima Emocional Predominante nas Escolas do Ensino Fundamental do Distrito Federal.
  • VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste-Relatório de pesquisa:"Desenvolvimento do Raciocínio Verbal Nm Contexto Interdisciplinar. Estudo Longitudinal. EC. 708 Norte. DF.

Projetos de Pesquisa

  • Desenvolvimento de Conteúdo Pedagógico em Meio Digital: construção das operações num contexto interdisciplinar.
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • O Impacto da Psicopedagogia na Educação no Distrito Federal.
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • O Aprender a Aprender- Feurstein.
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • O Impacto da Psicopedagogia na Educação do Distrito Federal.
    Período: 0 - atual / Situação: DESATIVADO / Natureza: OUTRA
  • Desenvolvimento do Raciocínio Verbal pelo Agrupamento das Operações
    Período: 1996 - 1998 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Construção das Tabuadas pelo Esquema Operatório.
    Concluido
    Período: 1994 - 1996 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Avaliação da Aprendizagem
  • Ciências Humanas :: História :: História Antiga e Medieval :: História da Educação

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos55
Banca Julgadora para Concurso Público44
Banca Julgadora para Professor Titular11
Participação em Banca de Mestrado99
Total1919

Eventos

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Participação em Congresso2929
Participação em Encontro55
Participação em Seminário22
Participação em Simpósio33
Total3939

Orientação

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Orientação em Andamento de Mestrado77
Orientações Concluídas para Mestrado2727
Outras Orientações Concluídas11
Total3535

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios88
Total88

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Artes Visuais11
Outra Produção Artística Cultural4949
Total5050

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Apresentação de Trabalho1010
Artigo Publicado5959
Capitulo de Livro Publicado22
Curso de Curta Duração Ministrado1111
Demais Trabalhos3333
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional55
Editoração22
Livro Publicado ou Organizado33
Organização de Evento99
Outras Bancas Julgadoras1919
Outras Participações em Eventos e Congressos11
Outras Produções Bibliográfica4646
Relatório de Pesquisa55
Texto em Jornal ou Revista55
Trabalho em Eventos3232
Total242242

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Carta Mapa ou Similar11
Outra Produção Técnica1111
Prefacio Posfacio22
Processos e Técnicas77
Produto Tecnologico44
Software33
Trabalho Técnico1010
Tradução11
Total3939