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Sérgio Luiz Garavelli
Citações | GARAVELLI, S. L.;Sergio Luiz Garavelli;Sérgio Luiz Garavelli;Sérgio L. Garavelli;Garavelli, Sérgio Luiz;Sergio Garavelli;Garavelli S. L. |
Curso/Programa | Licenciatura Física |
Titulação | Pós-Doutorado |
Área | Ciências Exatas e da Terra :: Física |
Formação
- Pós-Doutorado - Periodo: 1996 a 1997 - Centro Internacional de Física da Matéria Condensada
- Doutorado - Periodo: 1990 a 1995 - Física
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 1987 a 1990 - Física
Universidade de Brasília - Graduação - Periodo: 1982 a 1986 - Física
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Atuação Profissional
- Centro Universitário de Brasília- / Periodo: 1988 a 2001
- Engenharia Sanitária e Ambiental- / Periodo: 2008 a atual
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2014 a atual
- Governo do Estado do Mato Grosso do Sul- / Periodo: 1983 a 1987
- HOLOS Environment (Online)- / Periodo: 2007 a atual
- Journal of Transport Literature- / Periodo: 2013 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 1997 a 2014
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1995 a 1996
- Universidade Paulista- / Periodo: 2015 a atual
Linha de Pesquisa
- Acústica Ambiental
- Acústica Ambiental
- Conforto acústico em Ambientes Escolares
- Estado Normal dos Supercondutores Cerâmicos
- Simulação e Modelagem em Sistema Dinâmicos
- Sistemas Complexos
Projetos de Pesquisa
- Incômodo sonoro decorrente da operação do Aeroporto Internacional de Brasília
A evolução do transporte aéreo tem seguido uma tendência crescente há várias décadas e, projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, indicam que o transporte de passageiros, no mercado aéreo nacional, deverá triplicar nos próximos 20 anos. Segundo o Instituto o Brasil terá nas próximas duas décadas uma das maiores expansões do tráfego aéreo no mundo. No momento estão sendo realizados investimentos significativos na ampliação da infraestrutura de transporte. Neste contexto tem-se o Aeroporto Internacional de Brasília (AIB), que é o terceiro em movimentação de aeronaves e de passageiros no Brasil. Por sua localização estratégica, é considerado ponto de conexão para destinos em todo o país. Conforme previsão da INFRAERO em 2018 este aeródromo irá atender cerca de 25 milhões de passageiros por ano. Estudos que predizem as alterações no clima acústico da região provocadas pelo aumento do tráfego aeroviário, rodoviário e a implantação de outros modais de transporte, o VLT (veículo leve sobre trilho) e VLP (veículo leve sobre pneus) são de extrema relevância, pois servem como subsídio para a tomada de decisão na adoção de medidas mitigadoras que minimizem os efeitos nocivos sobre a população e o meio ambiente. A proposta deste trabalho é realizar um estudo da situação atual do clima acústico na região diretamente afetada pelo tráfego aeroviário, rodoviário e dos outros modais de transporte no entorno do Aeroporto Internacional de Brasília (AIB) e através de modelagem predizer as alterações neste cenário em função do aumento do tráfego previsto para ocorrer num futuro próximo. O produto gerado por este estudo apresentará resultados que servirão como subsídios para a gestão do conflito entre os atores envolvidos em áreas de aeroportos, operadores de aeroportos, governos locais e comunidade e servirá para gerir, e preservar a qualidade do conforto acústico da região em questão além de proporcionar a articulação com os planos de ordenamento do território. Para atingir os objetivos proposto serão elaborados os mapas de ruídos de vido ao tráfego aeroviário, rodoviário e ferroviário, sendo que para o mapa referente ao ruído rodoviário será levado em conta o fluxo de veículos e o tráfego do VLP. Ou seja, serão elaborados inicialmente quatro mapas em separado e depois será feita a junção com a análise em conjunto. Para cada um dos mapas e também para a unificação de todos será calculado o percentual da população exposta por faixa do indicador de ruído e também a área. Através dos modelos matemáticos dose-resposta apresentados no final do projeto será feito o cálculo do percentual da população incomodada e altamente incomodada para cada um dos diferentes modais de transporte. Para determinar a população exposta por faixa dos indicadores de ruído será utilizada os bancos de dados do censo disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Será feita uma comparação dos dados preditos com os limites impostos pela Legislação vigente e pertinente para o ruído aeronáutico, que possui legislação específica e para os outros modais que se enquadram na legislação ambiental Lei Distrital.
Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Alterações no clima acústico devido à expansão do tráfego aéreo brasileiro: estudo de caso do AIB
A evolução do transporte aéreo tem seguido uma tendência crescente há várias décadas. A necessidade da ampliação das principais estruturas brasileira é incontestável, com o advento dos grandes eventos esportivos programados para ocorrer no Brasil nos próximos anos, esta necessidade fica potencializada. Neste contexto tem-se o Aeroporto Internacional de Brasília (AIB), que é o terceiro em movimentação de aeronaves e de passageiros no Brasil. Por sua localização estratégica, é considerado ponto de conexão para destinos em todo o país, estima-se que em 2018 este aeródromo atenda cerca de 25 milhões de passageiros por ano. Nos últimos anos a sociedade tem pressionado para que o desenvolvimento do setor respeite padrões de sustentabilidade. Este posicionamento reflete a preocupação social crescente com os impactos negativos que este modal impõe à comunidade residente na região circunvizinha aos aeródromos. O aumento do fluxo aeroviário nos principais aeroportos do Brasil versus o adensamento populacional nos centros urbanos e a crescente preocupação da população com a manutenção da qualidade de vida está agravando o conflito entre os vizinhos, gestores dos aeroportos e órgãos ambientais. O principal impacto negativo provocado pelo transporte aéreo é a poluição sonora, que prejudica a qualidade de vida humana, causando: incômodo, perturbação do sono, problemas de pressão sanguínea, risco cardiovascular, interferência no desenvolvimento cognitivo, deficiência auditiva, perda de produtividade e distúrbios de comunicação. Ruído aeroportuário vem afetando cada vez mais as comunidades e causando preocupações nas autoridades públicas e gestores do sistema. Atualmente, verifica-se a ausência de consenso na negociação entre os atores envolvidos em regiões próximas a aeroportos. Além dos impactos ambientais e sociais causados pelo ruído de aeronaves, também deve ser levado em conta os impactos de ordem econômica, vários estudos mostram a desvalorização ocorrida em áreas circu
Período: 2011 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Níveis de exposição devido ao uso de aparelhos MP3
Nos últimos anos ocorreu uma extraordinária popularização dos aparelhos portáteis de músicas, os celulares estão enquadrados nesta categoria. Na onda deste crescimento a exposição de jovens e adolescentes a música em volume alto aumentou drasticamente e na mesma proporção os riscos de danos à saúde. A perda auditiva induzida por música é um problema de saúde pública que atinge jovens em vários países. Na literatura especializada há vários trabalhos que relacionam perdas auditivas e a exposição a ruídos causados por música. No Brasil, apesar de nossos jovens estarem expostos ao mesmo tipo de agente, estudos neste sentido ainda são raros. Os principais objetivos desse trabalho são: Desenvolver e qualificar um adaptador que simule a orelha interna, possibilitando que as medidas dos níveis de pressão sonora nos aparelhos portáteis sejam realizadas de uma maneira relativamente simples; Avaliar os níveis de pressão sonora (NPS) durante a exposição, o ruído de fundo (RF) em bandas de oitava (frequência), com o intuito de observar se há alguma correlação entre o RF e o NPS. Outras correlações também serão feitas entre o NPS e sexo, tempo médio de exposição diária, tipo de música mais ouvida etc.; Aprofundar o conhecimento sobre a exposição de jovens a níveis elevados de ruídos, com vistas a subsidiar futuras políticas públicas que visem proteger a saúde da população.
Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Monitoramento Ambiental: Mapa de ruídos de Brasília, devido ao tráfego de veículos.
PROJETO 914BRZ2001 EDITAL Nº 02/2012 Projeto 914BRZ2001 - ESTUDO DE RUÍDO AMBIENTAL, COM FOCO NO RUÍDO VEICULAR, que trata do ruído ambiental gerado pelo tráfego de veículos em Brasília, que teve como objetivo principal avaliar o impacto sonoro provocado pelo transporte rodoviário em Brasília ? DF. Para tanto foram elaborados os mapas estratégicos de ruídos para os parâmetros acústicos Lden, Ln Leq - pico, calculada a área e população exposta por faixa desses indicadores de ruídos, o percentual das pessoas incomodadas e altamente incomodadas por faixa do indicador Lden. As regiões mais críticas em relação as condições de conforto acústico foram identificadas e para esses locais a recomendação da adoção de ações que visem à redução dos ruídos, através de um Plano de Redução de Ruídos (PRR).
Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Mapa de ruídos da cidade de Brasília-DF utilizando a contagem volumétrica de veículos dos controladores eletrônicos de velocidade
O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver uma metodologia para execução de um mapa de ruídos devido ao tráfego veicular com um programa de modelagem utilizando como dados de entrada a contagem volumétrica de veículos dos controladores eletrônicos de velocidade. A região de interesse será o bairro Asa Sul da cidade de Brasília-DF, incluindo a zona central. O projeto tem os seguintes objetivos específicos: elaborar o mapa de ruídos do bairro Asa Sul da cidade de Brasília-DF; Validar a metodologia a partir de medidas experimentais ao longo das principais vias do bairro Asa Sul; Avaliar os níveis de pressão sonora nas principais vias do bairro Asa Sul e comparar os valores recomendados pela legislação vigente; Identificar os locais com maiores índices de poluição sonora com o objetivo de propor soluções mitigadoras; Fornecer aos Administradores e Legisladores mais uma ferramenta de suporte a tomada de decisão visando melhorar ou preservar a qualidade do conforto acústico nos vários ambientes urbanos melhorando assim a qualidade de vida da população; Disponibilizar na internet o mapa para conhecimento e informação da população dos pontos críticos referentes à poluição sonora no bairro Asa sul da cidade de Brasília-DF; Formar e treinar futuros profissionais (alunos de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso) na área voltada à gestão da poluição sonora em centros urbanos.
Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A UCB e a Popularização da Ciência Astronômica
A Astronomia faz parte do nosso cotidiano e possibilita o ser humano compreender o que é parte integrante mundo, não só como observador, mas como agente modificador. Num período em que a humanidade está ameaçada de sofrer consequências decorrentes de atividades antrópicas, como o aquecimento global, é oportuno o aprofundamento da conscientização planetária, o que pode ser potencializado com o estudo da Ciência Astronômica principalmente neste ano que é o Ano Internacional da Astronomia. Neste contexto, a Universidade Católica de Brasília, por meio do curso de Física, já desenvolve, desde 2008, atividades mensais envolvendo estudantes e comunidade externa em noites de observações astronômicas e palestras sobre Astronomia tanto no Campus I como em escolas públicas e privadas. Todas essas atividades são registradas no site do curso de Física (http://www.fisica.ucb.br/) e em um blog (http://www.astronoticiasucb.blogspot.com/) criado para dinamizar a divulgação das atividades e promover o acesso a novos conhecimentos e a experiências observacionais. Dessa maneira, as atuais atividades desenvolvidas no curso de Física, no que diz respeito à Astronomia, buscam melhorar a inclusão social dessa ciência, pois o crescimento fantástico dos conhecimentos adquiridos sobre o Universo no último século torna imperativo o aprendizado dos fundamentos da Ciência Astronômica. Desta forma, este projeto teve por objetivo principal desenvolver atividades de divulgação da Ciência Astronômica e as atividades desenvolvidas foram: utilização semanal dos equipamentos relacionados como material de consumo e permanente em realização de oficinas, palestras e noites de observação na UCB e a realização de atividades (oficinas, palestras, noites de observação, etc.) mensais envolvendo estudantes da rede pública e a comunidade em geral.
Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO - Monitoramento e Controle da Poluição Sonora em Ambientes Urbanos
O crescimento da população urbana nas últimas décadas teve como conseqüência o aumento significativo dos problemas ambientais nas grandes cidades, como por exemplo, a poluição sonora, que traz prejuízos à saúde humana e prejudica a qualidade de vida da população. O conhecimento e controle das varáveis que interferem neste problema são fundamentais para a manutenção e melhoria destes ambientes. O monitoramento e os mapas estratégicos de ruídos são ferramentas poderosas de diagnóstico nos programas de controle dos ruídos ambientais, planejamento, uso e ocupação do solo. Na Comunidade Européia a partir da Diretriz 2002/49/EC o monitoramento e a elaboração dos mapas estratégicos de ruídos são obrigatórios para cidades com mais de 100.000 habitantes, no Brasil ainda não há um programa de monitoramento de ruídos, porém algumas cidades (poucas) têm iniciativas neste sentido. No DF o grupo de pesquisa do Laboratório de Física Aplicada ao Meio Ambiente vem trabalhando neste tema na última década. A mesma Diretriz normatiza os parâmetros referentes as medições, indicando que estas devem ser de longo prazo. O objetivo principal deste trabalho é realizar o monitoramento de ruídos na cidade de Águas Claras e Brasília, construir o mapa de ruídos da região central de Brasília e montar a estação de monitoramento de ruídos móvel, que é fundamental para a realização de medidas de longo prazo.
Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Monitoramento e Controle da Poluição Sonora em Ambientes Urbanos
Este projeto está subdividido em quatro linhas de pesquisa: 1 - MONITORAMENTO E MAPA DE RUÍDOS AMBIENTAIS 2 - MODELO MATEMÁTICO PARA A PREVISÃO DE RUÍDOS DEVIDO AO TRÁFEGO VEICULAR 3 - RUÍDOS URBANOS E AS CONDIÇÕES DE CONFORTO ACÚSTICO EM AMBIENTES ESCOLARES 4 - GESTÃO DE RUÍDOS EM AMBIENTES INTERNOS DA UCB
Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Controle da Poluição Sonora - Mapa de Ruídos
A automação da atividade humana, a concentração da população em centros urbanos, entre outros motivos, tem agravado a contaminação acústica, exigindo soluções para controlar seus efeitos sobre o meio ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos. A medida do nível de pressão sonora como uma medição acústica rotineira traz importantes vantagens para o Administrador e Legisladores. As medições e análise de ruído e vibrações são poderosas ferramentas de diagnóstico nos programas de controle de ruído, planejamento de ocupação do solo, do tráfego etc. O mapa de ruídos é um poderoso instrumento tecnológico básico de investigação, descrição e monitoração de ambientes sonoros urbanos, que gera um diagnóstico capaz de ser integrado a um sistema especial de análise ambiental urbana, como por exemplo, no levantamento de dados para relatórios de impactos ambientais. Em vários países do mundo, principalmente, na comunidade européia, levantamentos sistemático dos níveis de ruídos tem sido realizado constantemente nas cidades de porte médio e grande. No Brasil este estudo é muito tímido, podemos observar poucas iniciativas isoladas neste sentido, no Centro Oeste temos somente o grupo da UCB trabalhando neste problema. No Distrito Federal optamos iniciar este trabalho pela cidade de Taguatinga, por ter apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, 2,16% de 1996 a 2000 segundo o IBGE e também conviver com problemas de grandes metrópoles. Será feito também a avaliação do Plano Piloto, já que o crescimento muito acima do previsto, no plano inicial, do Distrito Federal está provocando grandes alterações com prejuízo na qualidade de vida de sua população.
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Poluição Sonora em Ambientes Escolares
Os jovens passam em média de 4 a 5 horas por dia nas escolas, e estes ambientes, infelizmente nem sempre estão livres da poluição sonora. Existem estudos envolvendo várias escolas que sofrem com os efeitos do barulho, não só com o ruído interno, mas também com o ruído externo, provindo principalmente do tráfego de aviões, veículos automotores, trens e outros. Combinado com os ruídos as condições acústicas das salas de aulas, que quase sempre não são adequadas, causa sérias interferências no processo ensino-apredizagem, além de alterações na saúde física e mental, tanto dos professores como alunos. Acústica inadequada e níveis de ruídos externos altos, potencializam as dificuldades de comunicação e de aprendizado e provocam ainda o aumento dos ruídos internos produzidos pelos próprios alunos, que prejudicam muito a aprendizagem devido principalmente à dificuldade de concentração e a comunicação truncada. Este projeto se propõe a realizar um estudo detalhado e aprofundado, em dez escolas que sejam representativas, da rede pública e particular do DF. O estudo irá avaliar as condições do conforto acústico nos ambientes escolares, avaliando o ruído de fundo, os níveis de pressão sonora em salas durante as atividades e também o tempo de reverberação destes ambientes. Serão avaliados, através de questionário, a percepção que os usuários das escolas tem das condições ambientais, e também as condições de saúde física e mental que o desconforto acústico pode estar provocando nos alunos e professores.
Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Gestão Ambiental e Qualidade de Vida Urbana: Controle da Poluição Sonora
Esta proposta tem como objetivos gerais : Ampliar as linhas de Pesquisa em andamento na UCB: - Mapas de Ruídos e o - PEA - Programa de Educação Ambiental. Implementar outras : - Modelos Matemáticos - Adaptação de um modelo matemático para previsão de ruídos devido ao tráfego veicular a realidade de Brasília. - Avaliações dos níveis de pressão sonora e doses de ruídos que cirurgiões dentistas do Distrito Federal, estão submetidos. - Conforto Acústico em Ambiente Escolares. Principais objetivos : - Mapear a contaminação acústica em vários ambientes e populações do DF. - Dar subsídios aos Administradores e Legisladores para o aprimoramento da legislação e normas existentes e para a qualificação do planejamento urbano visando a diminuição e controle da poluição sonora. - Encontrar soluções que minimizem o problema dos altos níveis de pressão sonora que determinadas populações estão submetidas. - Consolidar e estabelecer convênios, contratos e atividades afins com órgãos e entidades que possam contribuir para o controle da Poluição Sonora, como o Núcleo de Ruídos da SEMARH - DF, IBAMA - DF. - Melhorar a qualidade de vida da população em geral do Distrito Federal.
Período: 2000 - 2003 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Estudo da Fase Normal de Supercondutores Cerâmicos
Estudo da Fase Normal de Condures Cerâmicos
Período: 1999 - 2000 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Exatas e da Terra :: Física :: Acústica Ambiental ::
Idiomas
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Banca Julgadora para Professor Titular | 1 | 1 |
Participação em Banca de Doutorado | 2 | 2 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 2 | 2 |
Participação em Banca de Graduação | 35 | 35 |
Participação em Banca de Mestrado | 10 | 10 |
Total | 50 | 50 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Participação em Congresso | 20 | 20 |
Participação em Encontro | 5 | 5 |
Participação em Oficina | 8 | 8 |
Participação em Seminário | 1 | 1 |
Participação em Simpósio | 6 | 6 |
Total | 40 | 40 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 1 | 1 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 2 | 2 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 8 | 8 |
Outras Orientações Concluídas | 64 | 64 |
Total | 75 | 75 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 2 | 2 |
Artigo Publicado | 16 | 16 |
Capitulo de Livro Publicado | 1 | 1 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 2 | 2 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 3 | 3 |
Organização de Evento | 2 | 2 |
Outras Bancas Julgadoras | 9 | 9 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 1 | 1 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 1 |
Relatório de Pesquisa | 3 | 3 |
Trabalho em Eventos | 105 | 105 |
Total | 145 | 145 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Carta Mapa ou Similar | 7 | 7 |
Trabalho Técnico | 52 | 52 |
Total | 59 | 59 |